Notícias

Renan Calheiros recebe Presidente da AMUPE e promete pôr ISS e Repatriação na pauta

Por Nill Júnior

thumbnail_22112016_cnm_e_renan_ag-_cnmO presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB – AL), recebeu o conselho político da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na manhã desta terça-feira, 22 de novembro, na presidência da Casa.

O parlamentar se comprometeu a colocar em pauta para a votação duas propostas que são de interesses dos Municípios: os Projetos de Lei 386/2012 e 405/2016, que tratam da distribuição de recursos do Imposto sobre Serviços (ISS) e da repatriação.

Os dirigentes da CNM entregaram ao presidente um oficio e explicaram a importância da aprovação das matérias pautadas em Plenário. O PL 386/2012, se aprovado na forma do relatório do senador Cidinho Santos (PR/MT), acabará com a guerra fiscal e fará uma melhor distribuição de recursos do ISS beneficiando de forma justa a todos os Municípios brasileiros.

Já o PLS 405/2016, que trata da repatriação, aprovado na forma do relatório do senador José Maranhão (PMDB/PB), em consonância com a Emenda 4, destinando parte dos recursos das multas aos Municípios, receita fundamental para equilibrar as receitas municipais.

whatsapp-image-2016-11-22-at-15-40-05

Possibilitar a votação: Renan disse, em entrevista coletiva, que hoje o dia terá sessões de debates temáticos, para possibilitar a votação de uma série de projetos e propostas de emenda à Constituição, como a reforma política e o limite nos gastos públicos. “Nós hoje vamos fazer uma sessão temática sobre a PEC 55 e vamos ter debatedores defendendo posições antagônicas e isso é muito bom porque nós podemos retomar os grandes debates aqui no Senado Federal”.

O presidente afirmou ainda que a matéria do ISS deve ser o primeiro item da pauta do plenário do Senado Federal. “Nós vamos seguir aquela agenda que foi publicada na semana passada. Depois das sessões temáticas entraram em votação as matérias da ordem do dia, o ISS é o primeiro item da pauta que será discutido”, explicou Renan.

Estavam na reunião o senador, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN); a senadora, Lucia Vania (PSB- GO); o vice-presidente da CNM, Glademir Aroldi; o 1.º secretário da entidade, Eduardo Tabosa; e os presidentes da Federação Goiana de Municípios (FGM), Divino Alexandre; da Associação Goiana de Municípios (AGM), Cleudes Baré; da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Expedito José do Nascimento; da Associação dos Municípios do Mato Groso do Sul (Assomasul), Antonio Angelo; e da Associação dos Municípios do Estado de Pernambuco (Amupe), Luciano Torres.

Outras Notícias

Sebastião anuncia recursos para BR 104 e comemora estágio do Aeroporto de ST

Em Brasília, onde reassumiu o seu mandato de deputado federal, após se desligar do cargo de secretário de Transportes de Pernambuco, Sebastião Oliveira (PR), se reuniu, na manhã desta terça-feira (10), com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Cassimiro. O resultado da reunião está sendo bastante comemorado pelo parlamentar, tendo em vista que […]

Em Brasília, onde reassumiu o seu mandato de deputado federal, após se desligar do cargo de secretário de Transportes de Pernambuco, Sebastião Oliveira (PR), se reuniu, na manhã desta terça-feira (10), com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Cassimiro.

O resultado da reunião está sendo bastante comemorado pelo parlamentar, tendo em vista que foi assegurado para a obra de duplicação da BR-104 um reforço orçamentário extra no valor de R$ 15 milhões. A intervenção, que está em execução, é realizada por meio de parceria firmada entre os Governos Federal e Estadual.

Além dessa importante conquista, o encontro possibilitou a realização do monitoramento das obras de requalificação do Aeroporto de Serra Talhada e da BR-101, no Contorno do Recife.

“O saldo do encontro é motivo de comemoração. Conseguimos um importante reforço financeiro para a duplicação da BR-104. Trata-se de uma intervenção que vai beneficiar diretamente o Polo de Confecção do Agreste, um dos mais importantes doPaís. Além disso, o ministro Valter Cassimiro ficou bastante satisfeito com o ritmo das obras do Aeroporto de Serra Talhada e da requalificação da BR-101. Estamos falando em mais de R$ 300 milhões em investimentos nessas três obras que estão em andamento no Estado de Pernambuco”, ressaltou Sebastião Oliveira.

Na oportunidade, Sebastião Oliveira apresentou ao ministro o seu sucessor na pasta Secretaria de Transportes, Antônio Cavalcanti Júnior. Estiveram presentes ao encontro, Silvano Carvalho e Hélder Rômulo, gestores do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em Pernambuco.

Brejinho inicia neste sábado a maior manifestação cultural do município

Brejinho dá início, neste sábado (10), a uma das mais tradicionais e aguardadas manifestações culturais do município. O Barracão de Janeiro, evento que tem mais de uma década de história, segue até o dia 21 de janeiro, reunindo moradores e visitantes em um grande espaço de cultura, lazer e confraternização. Ao longo de 12 dias […]

Brejinho dá início, neste sábado (10), a uma das mais tradicionais e aguardadas manifestações culturais do município. O Barracão de Janeiro, evento que tem mais de uma década de história, segue até o dia 21 de janeiro, reunindo moradores e visitantes em um grande espaço de cultura, lazer e confraternização.

Ao longo de 12 dias consecutivos, o Barracão de Janeiro transforma o início do ano em um período de intensa movimentação cultural. A programação conta com barracas de artesanato produzidas por artistas do próprio município, apresentações culturais, comidas típicas, além de muita música com artistas locais e regionais. Em 2026, uma novidade passa a integrar o evento: a realização de um festival de poesia, valorizando ainda mais a produção cultural e literária da região.

Mais do que um espaço de entretenimento, o Barracão de Janeiro é reconhecido como um momento de encontro entre a população brejinhense e os visitantes que chegam à cidade nesta época do ano. A cada edição, o evento se consolida como símbolo de identidade cultural e acolhimento, marcando o calendário festivo do município.

A realização do Barracão conta com investimentos da gestão municipal, em parceria com setores da iniciativa privada, que vêm fortalecendo a estrutura e ampliando a programação do evento. Além disso, o Barracão de Janeiro marca o pontapé inicial da tradicional Festa de Janeiro de Brejinho, que neste ano acontece nos dias 22 e 23 de janeiro.

Para o prefeito Gilson Bento, o período é fundamental para o desenvolvimento econômico local. Segundo ele, o mês de janeiro aquece completamente a economia do município, com aumento significativo nas vendas do comércio, maior ocupação das pousadas e intenso movimento em bares, restaurantes e no setor de prestação de serviços. “Isso faz a roda da economia girar, gera renda e traz muitos recursos para o município”, destacou.

O prefeito também aproveitou para convidar visitantes de cidades vizinhas e de outras regiões a participarem da programação. A expectativa é de que o Barracão de Janeiro 2026 reafirme Brejinho como um polo cultural regional, movimentando a cidade e fortalecendo suas tradições logo no início do ano.

Wellington Júnior comemora: Afogados receberá veículo para reforçar políticas públicas das mulheres

Embora o Dia Internacional da Mulher já tenha passado, as ações em prol dos direitos e do bem-estar feminino continuam em alta em Pernambuco. Nesta quarta-feira (12), a governadora Raquel Lyra irá autorizar a licitação para a compra de veículos que fortalecerão o atendimento e a proteção das mulheres em diversas regiões do estado. “Afogados […]

Embora o Dia Internacional da Mulher já tenha passado, as ações em prol dos direitos e do bem-estar feminino continuam em alta em Pernambuco. Nesta quarta-feira (12), a governadora Raquel Lyra irá autorizar a licitação para a compra de veículos que fortalecerão o atendimento e a proteção das mulheres em diversas regiões do estado.

“Afogados da Ingazeira está entre os municípios contemplados e receberá um automóvel destinado a dar suporte às políticas públicas voltadas ao combate à violência, à promoção da igualdade de gênero e ao empoderamento feminino. Essa nova aquisição permitirá maior agilidade no atendimento e facilitará o deslocamento das equipes responsáveis por prestar serviços de apoio, acolhimento e orientação às mulheres da região”, destacou Wellington.

“Além disso, o prefeito Sandrinho vem implementando políticas específicas para as mulheres, reforçando o compromisso conjunto entre os governos estadual e municipal em promover ações que garantam proteção, oportunidades e inclusão. Essa sinergia entre as iniciativas demonstra um esforço contínuo para consolidar uma rede de assistência sólida e eficaz no enfrentamento da violência de gênero e na promoção dos direitos femininos”, completou.

SJE: Albérico Tiago entra na disputa pela Presidência da Câmara

Os bastidores da eleição da Mesa Diretora da Câmara em São José do Egito estão bastante movimentados. A última notícia, divulgada pela Coluna do Domingão,  tem relação com o interesse de Albérico Tiago (Podemos), primo do prefeito eleito Fredson Brito, de se cacifar para a presidência da Câmara. O problema é que alguns tem invocado […]

Os bastidores da eleição da Mesa Diretora da Câmara em São José do Egito estão bastante movimentados. A última notícia, divulgada pela Coluna do Domingão,  tem relação com o interesse de Albérico Tiago (Podemos), primo do prefeito eleito Fredson Brito, de se cacifar para a presidência da Câmara.

O problema é que alguns tem invocado a fala de Fredson sobre a participação da família direta ou indiretamente na gestão. Para alguns, se Fredson trabalhar a eleição do primo, já quebraria a palavra. Quem defende Albérico diz que o legislativo é independente e não haveria problema.  Se unido, grupo tem grandes chances porque conta com pelo menos dois votos de eleitos na base de George Borja.

O vice-prefeito eleito de São José do Egito, Zé Marcos, também do Podemos, ante os comentários de insatisfação de correligionários pela movimentação prega harmonia e participação entre os poderes Executivo e Legislativo. “Para alcançar a harmonia, é fundamental o diálogo e a consistência; essa é uma lição que absorvi ao longo da minha trajetória. O período de imposição e autoritarismo ficou para trás; agora é hora de convergir, por meio da colaboração, preservar a união.” disse.

O prefeito eleito Fredson Brito volta de viagem ao exterior esta semana para descascar o abacaxi. Será o primeiro teste de fogo em se tratando de poder de articulação política do novo mandatário municipal.

Júlio Cavalcanti cobra pagamento do auxílio-moradia para os sem teto de Arcoverde

Na reunião plenária desta terça-feira (08) o deputado Júlio Cavalcanti foi à tribuna cobrar o pagamento dos auxílios-moradia, concedidos por meio da Lei nº 15.666/2015, que deveriam estar sendo pagos desde janeiro deste ano a 200 famílias de sem teto do município de Arcoverde. “Houve seleção feita pela Secretaria de Habitação, cadastramento das famílias, abertura […]

02.18-JULIO-CAVALCANTI-JB-22

Na reunião plenária desta terça-feira (08) o deputado Júlio Cavalcanti foi à tribuna cobrar o pagamento dos auxílios-moradia, concedidos por meio da Lei nº 15.666/2015, que deveriam estar sendo pagos desde janeiro deste ano a 200 famílias de sem teto do município de Arcoverde.

“Houve seleção feita pela Secretaria de Habitação, cadastramento das famílias, abertura de contas bancárias para recebimento do benefício… mas, até agora, o dinheiro – que deveria ter sido pago a partir de janeiro deste ano – conforme compromisso assumido pela Secretaria – ainda não chegou para essas famílias”, afirmou o parlamentar.

De acordo com Júlio Cavalcanti, o auxílio moradia será repassado para a Prefeitura de Arcoverde, para que o pagamento seja feito via executivo municipal. “Algo que deveria sair diretamente dos cofres do estado para as famílias de sem teto vai ter que passar pela Prefeitura. Qual o objetivo de complicar uma coisa que deveria ser simples?”, questionou.

O parlamentar criticou que os objetivos da política sejam desvirtuados pelas finalidades eleitoreiras. “Trata-se de uma verdadeira manobra política que visa tão somente colocar o movimento e suas famílias reféns da boa ou má vontade da prefeitura municipal, que por três anos vem empurrando esse problema sem dar solução. até promessa de entrega de 350 casas já teve, mas foi apenas mais uma das muitas promessas vazias da gestão municipal”, afirmou.

Júlio Cavalcanti discordou da atitude do Governo do Estado  e disse que vai permanecer atento para que a solução desse problema das famílias de Arcoverde não seja usada como manobras político-eleitoral.

“E, agora, o Estado repassa essa responsabilidade para uma administração municipal que sequer recebe os representantes do movimento dos sem teto? Fica claro, aí, o viés político que está sendo dado à situação. Uma tentativa notória de beneficiar a Prefeitura, que é aliada política do Governo do Estado”, concluiu.