Recife: sertanejos participam de protesto pró governo
Por André Luis
Larissa, Felipe, Gilvan, Emídio e Amintas
Larissa, Felipe, Gilvan, Emídio e Amintas
Por André Luis
A Frente Popular organizou movimento em defesa do Governo Dilma Rousseff, nesta sexta-feira (18), na área central do Recife. O grupo se concentrou desde às 15 horas e seguiu em caminhada por três quilômetros até a Praça da Independência, no bairro da Boa Vista. Segundo os organizadores, cerca de 200 mil pessoas compareceram à manifestação.
O sertanejo Emídio Vasconcelos esteve lá e em contato com a redação do blog deu a seguinte declaração: “Você pode até ter motivos pra não defender o PT, pra não defender as conquistas sociais do Brasil nos últimos anos, Mas não tem motivo para não defender a democracia”.
Luciano Siqueira (vice-prefeito do Recife), Emídio Vasconcelos, Felipe Siqueira e Amintas FigueiredoConcentração no Derby
A Fenesje é realizada pelo Sebrae em Pernambuco e está no segundo ano consecutivo com oportunidades de negócios para comerciantes da região A Unidade do Sebrae Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica realiza, de 7 a 9 de setembro, a II Feira de Negócios de São José do Egito (Fenesje), que será realizada no Parque […]
A Fenesje é realizada pelo Sebrae em Pernambuco e está no segundo ano consecutivo com oportunidades de negócios para comerciantes da região
A Unidade do Sebrae Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica realiza, de 7 a 9 de setembro, a II Feira de Negócios de São José do Egito (Fenesje), que será realizada no Parque de Eventos Miguel Arraes, das 18h às 22h.
O evento, que acontece em parceria com CDL, Aciagro e Adesje, vai contar com 40 expositores, comerciantes locais de segmentos como beleza, confecção, calçados, perfumaria, entre outros e promete movimentar a região nessas três noites da segunda edição.
A Fenesje traz oportunidades, principalmente para os pequenos comerciantes, que poderão divulgar suas marcas, gerar novos negócios, realizar vendas diretas e fazer contatos com fornecedores e compradores. Já o público consumidor terá um leque de opções para fazer compras, conhecer novos produtos e empresas locais.
O Sebrae estará com um posto avançado para atendimento, além de promover sua arena gastronômica, uma praça de alimentação onde empreendedores irão expor pratos com receitas desenvolvidas especialmente para a ocasião.
O município de São José do Egito também compartilha dos resultados da feira, pois o evento gera aumento da arrecadação com o incremento das vendas, aumento da visibilidade da cidade, que também é conhecida pelo potencial cultural da economia criativa na região.
“Essa iniciativa é do Sebrae, que desenvolve, organiza e executa as edições da Fenesje, e é de grande importância no cenário econômico da cidade e de toda a região no seu entorno”, pontuou o gerente da Unidade Sebrae na região, Pedro Lira. Ele reforça que o Sebrae está sempre presente apoiando e gerando parcerias com pequenos empresários, comerciantes e empreendedores e que, este ano, espera alcançar as metas propostas, promovendo oficinas e palestras sobre gestão empresarial.
II Fenesje
7 a 9 de setembro – 18h às 22h
Parque de Eventos Miguel Arraes
Os professores da rede municipal de Educação de Venturosa, no Agreste do Estado, que recebem pelos 60% do Fundeb (Fundo de Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica) e os servidores da Secretaria que recebem pelos outros 40% receberam salários de setembro. Segundo a Secretaria de Finanças do município, já são mais de 200 meses seguidos, […]
Os professores da rede municipal de Educação de Venturosa, no Agreste do Estado, que recebem pelos 60% do Fundeb (Fundo de Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica) e os servidores da Secretaria que recebem pelos outros 40% receberam salários de setembro.
Segundo a Secretaria de Finanças do município, já são mais de 200 meses seguidos, desde meados de 2005, que o salário do funcionalismo municipal vem sendo pago de forma antecipada.
Todos os servidores de Venturosa recebem seus vencimentos dentro do mês com até 10 dias de antecedência. Desta vez a antecipação foi maior.
De acordo com a pasta, hoje, sábado (19), o salário de setembro entrou nas contas do funcionalismo efetivos de todas as demais secretarias, além do pagamento dos contratados, comissionados e aposentados.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reassumiu a presidência do Republicanos em Pernambuco, cargo do qual estava licenciado. Com isso, Silvio passará a acumular a função de dirigente partidário à atividade como ministro de Estado. O atual presidente do partido, Samuel Andrade, assumirá a primeira-secretaria da sigla. “Vamos ao longo de 2025 […]
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reassumiu a presidência do Republicanos em Pernambuco, cargo do qual estava licenciado.
Com isso, Silvio passará a acumular a função de dirigente partidário à atividade como ministro de Estado. O atual presidente do partido, Samuel Andrade, assumirá a primeira-secretaria da sigla.
“Vamos ao longo de 2025 andar Pernambuco buscando o fortalecimento do partido em todas as regiões. Vamos trabalhar ao lado dos deputados federais Augusto Coutinho, Fernando Monteiro e Ossésio Silva; e ao lado dos deputados estaduais William Brígido e Mário Ricardo, para avançar no fortalecimento da chapa proporcional em 2026. Estou muito confiante que vamos eleger Dé quatro a cinco deputados federais e de cinco a seis estaduais”, destacou Silvio Costa Filho.
Folha de Pernambuco O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), no Recife, acatou o pedido do Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro), que representa os professores da rede privada, e mandou suspender a volta das atividades presenciais nas escolas particulares no Estado. A decisão, assinada pelo juiz Hugo Cavalcanti Melo Filho, não inclui […]
O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), no Recife, acatou o pedido do Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro), que representa os professores da rede privada, e mandou suspender a volta das atividades presenciais nas escolas particulares no Estado. A decisão, assinada pelo juiz Hugo Cavalcanti Melo Filho, não inclui as unidades públicas de ensino. O presidente do sindicato patronal, José Ricardo Diniz, informou que, nesta terça-feira (6), ingressará com novo processo na própria Justiça do Trabalho para reverter a determinação.
A ação civil pública foi movida pelo sindicato no último sábado (3) como reação à decisão do Executivo estadual de liberar as aulas presenciais no ensino médio a partir desta terça-feira (6). Um dos principais argumentos do órgão sindical para contestar a medida é que parte das escolas não tem condições de cumprir as normas de distanciamento social e higiene estabelecidas pela Secretaria de Educação e Esportes.
Na decisão, o juiz Hugo Melo Filho determinou a suspensão dos efeitos do artigo 18 do decreto 49.480 e, consequentemente, o retorno às aulas nos “estabelecimentos particulares de ensino do Estado” até que o Governo comprove, por meio de “fiscalização eficaz”, a adoção dos protocolos sanitários pelas unidades.
“A rigor, não há como se saber, neste momento, se todos os estabelecimentos de ensino do Estado de Pernambuco adotaram, integralmente, as providências indicadas na norma estadual”, justificou o magistrado no texto da decisão. “A não retomada das atividades, neste momento, não trará maior prejuízo aos alunos que optariam por retornar às escolas particulares, se for considerado apenas o período necessário à comprovação de que todas as medidas previstas no protocolo de retorno tenham sido devidamente implementadas”.
Além disso, segundo o documento, as escolas devem ser comunicadas sobre a determinação para que “se abstenham de retomar as atividades presenciais”. Os estabelecimentos também não poderão convocar os professores que façam parte do grupo de risco, conforme critérios que devem ser definidos pelo Governo com base nos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A Secretaria de Imprensa do Governo do Estado informou que o Executivo não foi notificado e não comentará a decisão judicial. O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Pernambuco (Sinepe-PE), José Ricardo Diniz, disse que as escolas devem cumprir a determinação, mas que, nesta terça (6), entrará com uma nova ação no tribunal. “[Vamos defender] em cima da convenção de trabalho assinada em comum acordo em julho, que prevê justamente as situações quanto ao retorno ao presencial. Como a convenção é a lei maior entre as partes, vamos invocá-la para buscar reverter a decisão”.
O radialista Saulo Gomes esteve hoje no Debate das Dez do programa Manhã Total criticando a importação de “lixo musical ” no carnaval de algumas cidades no interior de Pernambuco. Ele deu exemplo dos paredões de som, que agridem os foliões com música de má qualidade no carnaval. Para ele, as músicas executadas em trios […]
O radialista Saulo Gomes esteve hoje no Debate das Dez do programa Manhã Total criticando a importação de “lixo musical ” no carnaval de algumas cidades no interior de Pernambuco. Ele deu exemplo dos paredões de som, que agridem os foliões com música de má qualidade no carnaval.
Para ele, as músicas executadas em trios e paredões de som não podem ser rotuladas como músicas baianas. “A música baiana tem talentos como Caymmi, Gil… não podemos importar esse lixo musical e dizer que isso é música baiana. Essa música agride a mulher, estimula violência, deseduca”.
Saulo comparou a preferência desse tipo de música em algumas cidades em detrimento do frevo a escalar um perna de pau em lugar de um craque no futebol. “Zagalo uma vez deixou Ademir da Guia no banco. Ele jogou quarenta minutos. Os jornalistas peguntaram: como ter um jogador desse e não utilizá-lo? O mesmo se aplica ao frevo. Como temos esse ritmo e damos lugar a essa música de péssimo gosto?”
As críticas foram ao estilo musical chamado de quebradeira. Durante o debate, muitos ouvintes criticaram a qualidade das músicas executadas em trios e eventos cidades afora, depreciando a mulher, incitando a violência, sem qualidade. Houve exemplos como o de ontem quando a orquestra contratada pela Prefeitura executava frevo e responsáveis por um paredão de som encostaram e impediram a execução das músicas. Segundo acordo com o chamado Sistema Integrado de Justiça, esses equipamentos estão proibidos.
Saulo também destacou que a cultura dos tabaqueiros, figuras mascaradas que marcam o carnaval da cidade, deve ser ainda mais estimuladas. “As crianças devem ser estimuladas a dançar frevo, brincar de tabaqueiro, viveniar o que há de belo no carnaval.
Ele esteve com César Tenório, responsável pelo bloco Leão do Norte, que também busca valorizar a tradição do carnaval, desde quando, menino, acompanhava o Boi de Hermes, expressão do carnaval afogadense.
Você precisa fazer login para comentar.