Receita exclui 521 mil empresas devedoras do Simples Nacional
Por Nill Júnior
A Receita Federal informou nesta terça-feira (15) ter excluído 521.018 empresas do Simples Nacional, o regime simplificado de pagamento de tributos. De acordo com a Receita, essas empresas não regularizaram débitos e foram excluídas do regime em 1º de janeiro.
As empresas excluídas, segundo o governo federal, devem mais de R$ 14,4 bilhões à Receita Federal ou à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Em setembro do ano passado, a Receita notificou 732.664 empresas do Simples que tinham débitos previdenciários e não previdenciários à época.
Segundo a Receita, as empresas excluídas podem solicitar a reintegração ao regime simplificado até o dia 31 de janeiro, desde que paguei seus débitos antes dessa data. O pagamento pode ser feito à vista ou por parcelamento.1
A Prefeita de Arcoverde, Madalena Britto participou de audiência no gabinete do secretário de Saúde do Estado, José Iran, segundo nota. O objetivo foi buscar alternativas e melhorias, quanto a situação do Hospital Regional Ruy de Barros Correia. De acordo com o Secretário de Saúde, Jose Iran, providências estão sendo tomadas no concerne ao reforço médico […]
A Prefeita de Arcoverde, Madalena Britto participou de audiência no gabinete do secretário de Saúde do Estado, José Iran, segundo nota. O objetivo foi buscar alternativas e melhorias, quanto a situação do Hospital Regional Ruy de Barros Correia.
De acordo com o Secretário de Saúde, Jose Iran, providências estão sendo tomadas no concerne ao reforço médico e dos demais profissionais de saúde, assim como, para não faltar insumos medicamentosos.
Para fortalecer ainda mais o encaminhamento das providências, a secretária Executiva de Atenção à Saúde, Cristina Mota, visitará Arcoverde na próxima semana, garantiu o Secretário.
“Viemos pedir apoio, assim como, nos colocar à disposição para o que for preciso”, falou a prefeita.
Arcoverde recebeu com uma grande festa popular, na tarde de domingo, 02 de fevereiro, o calunga Homem da Meia-Noite. Pela primeira vez fora de Olinda e no Sertão de Pernambuco – durante a data de aniversário – o boneco gigante e um dos Patrimônios Vivos da cultura estadual chegou aos 88 anos de tradição, demonstrando […]
Arcoverde recebeu com uma grande festa popular, na tarde de domingo, 02 de fevereiro, o calunga Homem da Meia-Noite.
Pela primeira vez fora de Olinda e no Sertão de Pernambuco – durante a data de aniversário – o boneco gigante e um dos Patrimônios Vivos da cultura estadual chegou aos 88 anos de tradição, demonstrando que ainda tem muitos carnavais pela frente, sendo acompanhado por várias gerações de seguidores.
Diversos artistas e grupos de cultura popular, não apenas arcoverdenses, como de Olinda, Recife e de outras cidades, estiveram misturados a uma multidão de participantes do cortejo pré-carnavalesco.
A concentração aconteceu no Largo do Cecora, seguindo até o Alto do Cruzeiro, onde aos pés da cruz, o Homem da Meia-Noite foi recebido pela prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, pelo vice-prefeito Wellington Araújo, pelo presidente da agremiação, Luiz Adolpho, por Rogério Rangel e Maestro Oséas, além de representantes da marca Período Fértil, de Olinda, responsável há vários anos pela composição do figurino especial do calunga gigante, que só será revelado ao público no próximo dia 22 de fevereiro, à meia-noite, em Olinda, como manda a tradição de desfiles da agremiação.
Em seguida, o cortejo se deslocou até o pátio montado onde no São João do município funciona o Polo Raízes do Coco, para apreciarem performances de Rogério Rangel, Maestro Oséas e Ed Carlos. Com muito frevo, mangue beat e outros ritmos marcantes do Carnaval pernambucano, os músicos possibilitaram um aquecimento para uma das atrações mais aguardadas: o Cordel do Fogo Encantado, um dos homenageados nesta edição de celebração carnavalesca do Homem da Meia-Noite.
Com repertório iniciado pela mais recente produção artística, a composição ‘Homem da Meia-Noite ou É Carnaval no Sertão’, disponível em todas as plataformas de streaming, Lirinha, Clayton Barros e demais integrantes promoveram um verdadeiro passeio por novos e antigos sucessos, como ‘Chover’ e ‘Antes dos Mouros’, contando um pouco a trajetória cultural do grupo, originado no ano de 1997, em Arcoverde, e que após um período de intervalo, retornou aos palcos em fevereiro de 2018. Emocionado pela homenagem na terra natal prestada pelo boneco gigante mais antigo de Olinda, Lirinha recordou durante a apresentação que o dia 02 de fevereiro também coincidiu com os 23 anos da morte de Chico Science, uma das referências musicais do grupo arcoverdense.
Quedas nos repasses do FPM e redução de liberação de emendas parlamentares preocupam gestores municipais Por: André Luis O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, recorreu às redes sociais para destacar a importância de uma reunião que aconteceu nesta segunda-feira (14) na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O encontro reuniu prefeitos de diversos municípios pernambucanos para […]
Quedas nos repasses do FPM e redução de liberação de emendas parlamentares preocupam gestores municipais
Por: André Luis
O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, recorreu às redes sociais para destacar a importância de uma reunião que aconteceu nesta segunda-feira (14) na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O encontro reuniu prefeitos de diversos municípios pernambucanos para discutir uma crise agravada pela acentuada queda de mais de 33% nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O encontro teve como foco central analisar a crise resultante das significativas reduções nos repasses do FPM. “No primeiro decêndio de julho, os municípios enfrentaram um declínio superior a 33% nesse fundo. E, para agravar ainda mais o cenário, no mês de agosto, as cidades pernambucanas estão enfrentando uma queda de 20% no mesmo índice e período”, destacou Zeinha na legenda da foto que aparece ao lado da presidente da Amupe, Márcia Conrado, prefeita de Serra Talhada, e Luciano Torres, prefeito de Ingazeira.
Outro aspecto que tem impactado de maneira drástica a gestão municipal em 2023 é a expressiva diminuição na liberação das emendas parlamentares. Até o momento, somente 20% dos valores que foram creditados no ano de 2022 foram efetivamente recebidos pelos municípios.
“No momento, há emendas parlamentares para custeio e a falta dessas verbas causa uma grande repercussão na gestão”, disse Zeinha.
O prefeito Zeinha Torres, ao compartilhar o debate e as preocupações discutidas na reunião da Amupe, demonstrou sua consternação diante dos desafios enfrentados pelos gestores municipais. A crise nos repasses do FPM e a escassez de recursos provenientes de emendas parlamentares têm afetado a capacidade dos municípios de fornecer serviços e atender às demandas de suas populações.
Em entrevista ao Debate das Dez, da Rádio Pajeú, nesta quarta-feira (23), o vice-prefeito reeleito de Afogados da Ingazeira, Daniel Valadares (MDB), fez uma análise sobre a recente vitória da Frente Popular nas eleições de 6 de outubro e projetou as perspectivas para os próximos quatro anos da gestão municipal. O programa, apresentado pelos comunicadores […]
Em entrevista ao Debate das Dez, da Rádio Pajeú, nesta quarta-feira (23), o vice-prefeito reeleito de Afogados da Ingazeira, Daniel Valadares (MDB), fez uma análise sobre a recente vitória da Frente Popular nas eleições de 6 de outubro e projetou as perspectivas para os próximos quatro anos da gestão municipal. O programa, apresentado pelos comunicadores Júnior Cavalcanti e Juliana Lima, abordou temas como geração de empregos, infraestrutura, crescimento do MDB no cenário local, e investimentos futuros.
Valadares começou destacando o resultado das urnas para a Frente Popular, que conquistou 11 das 13 cadeiras na Câmara de Vereadores. “Tivemos uma vitória que reafirma a confiança da população no nosso trabalho. O MDB, em particular, saiu fortalecido, elegendo três vereadores: Gal Mariano, Cancão e Douglas Eletricista. Foram 4.935 votos, um crescimento significativo em relação às eleições anteriores”, celebrou. Ele também ressaltou a articulação com o presidente estadual do partido, Raul Henry: “O apoio de Raul Henry foi fundamental, assim como a confiança que ele depositou em nossa chapa.”
Questionado se seria o próximo nome da Frente Popular a disputar a Prefeitura de Afogados em 2028, Daniel disse que não sonhou a vida inteira com isso.
“Veja só, eu acho muito cedo. Sonhar é permitido, mas depende de cada um. Meu pai sonhava em ser prefeito, desde criança. Eu não posso chegar aqui e dizer que sonhei a vida inteira em ser prefeito, como ele. A história do meu pai como político me motivou a trabalhar cada vez mais nessa área. Mas não posso negar que é natural que quem ama seu município e trabalha há anos pense em ser prefeito. Porém, é muito prematuro discutir isso agora. Temos uma eleição importante para presidente, governador e deputados”, disse.
Sobre o caso do ex-secretário de Finanças, Jandyson Henrique, que na madrugada de 4 de outubro foi levado por Policiais Militares à Delegacia de Polícia, com R$ 35 mil em espécie, além de R$ 240 mil em notas fiscais de abastecimento e tickets de autorização para abastecimento de valores entre R$ 10 e R$ 40, Daniel disse ser prematuro falar do assunto. “A própria prefeitura já exonerou o secretário. O prefeito já deu a resposta, e precisamos aguardar os fatos. Vamos esperar a apuração, pois há muito a ser investigado. Acredito que não é como estão pintando”, disse Daniel.
Respondendo a perguntas dos ouvintes, o vice-prefeito comentou o desafio da geração de empregos em Afogados da Ingazeira. “A geração de empregos é uma questão que afeta todo o Brasil, não apenas nossa cidade. No entanto, Afogados tem se destacado na região. Recentemente, fomos líderes na geração de empregos junto com Serra Talhada”, disse Daniel. Ele também mencionou novos empreendimentos que chegaram à cidade, como Pague Menos, Casas Bahia, Magazine Luiza e a faculdade de medicina, destacando que essas empresas não se instalam sem uma análise criteriosa do mercado local.
“O que ouvimos muitas vezes é que essas empresas viriam de qualquer forma, mas eu pergunto: viriam mesmo sem a infraestrutura que construímos? A nova ponte, as melhorias nas entradas da cidade, o sistema viário… Tudo isso é fundamental para atrair investidores. Sem essas obras, Afogados talvez não fosse tão atraente”, reforçou o vice-prefeito, defendendo as ações da gestão atual.
Valadares também enfatizou o trabalho da prefeitura em capacitar a população para o mercado de trabalho. “Oferecemos cursos profissionalizantes que incentivam o empreendedorismo e a criação de micro e pequenos negócios. Só neste ano, a Secretaria de Administração disponibilizou 13 cursos para os moradores”, afirmou.
Sobre o novo concurso público anunciado pelo próprio Daniel durante a campanha eleitoral, ele afirmou que será realizado. “Até o final do nosso mandato podem ter certeza que faremos um novo concurso público na nossa cidade”, afirmou.
Sobre a presidência da Câmara, Daniel evitou antecipar nomes, mas afirmou que a escolha será feita com base no diálogo. “Temos grandes nomes na nossa base, como Vicentinho, Raimundo, Douglas e Gal. Confio na experiência e na sabedoria dos vereadores para chegarem a um consenso sobre quem melhor representará a Frente Popular.”
A entrevista também abordou as metas da gestão para os próximos quatro anos, especialmente no que diz respeito à infraestrutura. Daniel Valadares garantiu que até o final de dezembro várias obras serão entregues, incluindo 10 ruas pavimentadas e mais 10 em andamento, além de duas novas praças. “Estamos cumprindo o maior programa de pavimentação da história de Afogados, calçando ruas com mais de 10 casas, como prometido durante a campanha. Essas obras não só melhoram a qualidade de vida, mas também tornam nossa cidade mais atrativa para novos investimentos.”
Outro ponto importante destacado por Valadares foi o investimento em saneamento básico. “Captamos R$ 27 milhões para o saneamento de Afogados, em parceria com o prefeito Sandrinho, Pedro Campos (deputado federal) e Carlos Veras (deputado federal). Esse é um recurso que conquistamos junto à Codevasf e será um divisor de águas para o desenvolvimento da cidade”, garantiu.
Por fim, o vice-prefeito comentou sobre possíveis mudanças na equipe de governo para o próximo mandato. “É natural fazer ajustes. Não significa que quem sai tenha feito um mau trabalho, mas às vezes é necessário renovar para trazer novos ares e oxigenar a gestão. O importante é manter o foco no trabalho e continuar atendendo às expectativas da população”, concluiu.
O ministro do ambiente do Peru, Manuel Pulgar Vidal, abriu na manhã desta segunda-feira (30) a primeira sessão da COP21, a cúpula do clima de Paris. Em seu discurso, o ministro, que representa o país onde a COP foi realizada no ano passado, agradeceu aos franceses por terem mantido a realização do encontro diante das […]
O ministro do ambiente do Peru, Manuel Pulgar Vidal, abriu na manhã desta segunda-feira (30) a primeira sessão da COP21, a cúpula do clima de Paris. Em seu discurso, o ministro, que representa o país onde a COP foi realizada no ano passado, agradeceu aos franceses por terem mantido a realização do encontro diante das adversidades.
“Se estamos aqui hoje é porque podemos lutar tanto contra as mudanças climáticas quanto contra o terrorismo”, afirmou, ao passar a liderança do encontro para Laurent Fabius, ministro das relações exteriores da França, que conduzirá o encontro.
Com isso, começa formalmente a negociação para o próximo acordo global de redução de emissão de gases do efeito-estufa.
Cerca de 150 chefes de estado já estão no centro de conveções de Le Bourget, ao norte de Paris, onde é realizado o encontro. O governo francês reforçou o policiamento em hotéis, aeroportos e fechou diversas ruas na cidade para circulação de autoridades.
Ocorrendo menos de três semanas depois dos atentados terroristas que deixaram 130 mortos em Paris, o comparecimento de lideres nacionais foi considerado um sucesso. (G1)
Você precisa fazer login para comentar.