Notícias

Recapturados em São José do Egito homens que fugiram de cadeia em Itapetim

Por Nill Júnior

Os dois elementos que fugiram da Cadeia Pública de Itapetim foram recapturados agora no final da tarde. Eles estavam escondidos no Sítio Mandaçaia, zona rural de São José do Egito, na área de Riacho do Meio. A informação foi confirmada pelo comando do 23º BPM.

A fuga aconteceu às 20h30 do dia 18 de setembro. Os detentos Nelson Soares da Silva e João Ricardo Lima dos Santos  fugiram depois de serrarem as grades. Na ação de hoje, surpreendidos pela polícia, não ofereceram resistência. Eles foram presos por homens da ROCAM e Operação Malhas da Lei. Foram encaminhados à Cadeia Pública de São José do Egito.

O caso teve repercussão e mais uma vez deixou evidentes as precárias condições da cadeia de Itapetim, que tem três celas interditadas e conta atualmente com 35 presos em outras três celas.

Construída a mais de 40 anos, a Cadeia de Itapetim nunca passou por uma reforma. Em outubro de 2018, o Ministério Público deu prazo de dez dias para que o Estado tomasse providências quanto à situação do prédio.

Outras Notícias

Líder do governo Bolsonaro fala em clima mais ameno com Maia

O presidente Jair Bolsonaro, após retornar de viagem ao Chile na noite de sábado (23), recebeu no fim da manhã deste domingo (24) o líder do governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO). O encontro ocorreu na residência oficial do Palácio da Alvorada, em Brasília. Após a conversa com o presidente, o deputado disse que os […]

O presidente Jair Bolsonaro, após retornar de viagem ao Chile na noite de sábado (23), recebeu no fim da manhã deste domingo (24) o líder do governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO). O encontro ocorreu na residência oficial do Palácio da Alvorada, em Brasília.

Após a conversa com o presidente, o deputado disse que os dois trataram da articulação política para a aprovação da reforma da Previdência. O texto foi enviado pelo governo para a Câmara e vai começar a tramitar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

“Tratamos sobre articulação política. Sobre a próxima semana agora, como retomar os trabalhos para aprovação da nova Previdência, a questão dos votos na CCJ”, afirmou o líder do governo.

Questionado sobre a relação de Bolsonaro com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), Vitor Hugo disse que o clima vai “arrefecer”.

Bolsonaro e Maia tiveram um desgaste nos últimos dias. O presidente da Câmara demonstrou insatisfação com o que considera falta de envolvimento do governo nas negociações pela Previdência.

Chegou a dizer que o Palácio do Planalto não pode terceirizar a articulação. Bolsonaro, ainda no Chile, disse que não negociaria como governos fizeram “no passado”, em referência ao que ele chama de “toma lá dá cá” (troca de cargos por apoio).

Ex-deputado paraibano reage a codinome “Todo Feio”

O Globo Citado na delação de Cláudio Melo Filho como um dos parlamentares que teria recebido recursos indevidos da Odebrecht, o ex-deputado Inaldo Leitão recorreu às redes sociais para se defender não só da acusação, mas do jocoso codinome recebido no documento: “Todo Feio”. Leitão chama o delator de “ex-amigo” e “canalha” e disse que, […]

imagesO Globo

Citado na delação de Cláudio Melo Filho como um dos parlamentares que teria recebido recursos indevidos da Odebrecht, o ex-deputado Inaldo Leitão recorreu às redes sociais para se defender não só da acusação, mas do jocoso codinome recebido no documento: “Todo Feio”.

Leitão chama o delator de “ex-amigo” e “canalha” e disse que, se tivesse que escolher um codinome para Filho, ficaria em dúvida entre “Todo Horroroso” ou “Mentiroso”. No título do texto, uma reação ao codinome maldoso: “Todo Feio, eu?”.

Na delação, o ex-diretor da Odebrecht afirma que Leitão recebeu R$ 100 mil e estaria na lista de parlamentares que recebiam contribuições financeiras da empresa, em troca de apoio aos pleitos da companhia no Congresso.

Filho diz que os recursos foram pedidos por Leitão em 2010 em favor de uma campanha eleitoral. Segundo ele, tinha “uma relação pessoal com o parlamentar”.

No Facebook, Leitão afirma que nunca teve relação de negócio com a Odebrecht e que não atuou em interesse da empresa. Ele ainda questiona a delação por ter apontado pagamento de propina, sem qualquer indicação de contrapartida efetiva

TRE-PE apresenta Julia, chatbot que vai facilitar a vida do eleitor

Desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-PE, chatbot esclarecerá questões como local de votação, regularidade da situação eleitoral, relação de candidatos e muito mais De olho nas novas gerações e nas facilidades trazidas pelas inovações tecnológicas, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) lançou mais uma ferramenta para aproximar o eleitor […]

Desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-PE, chatbot esclarecerá questões como local de votação, regularidade da situação eleitoral, relação de candidatos e muito mais

De olho nas novas gerações e nas facilidades trazidas pelas inovações tecnológicas, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) lançou mais uma ferramenta para aproximar o eleitor dos serviços prestados por esta Justiça Especializada. O nome dela é Julia, chatbot desenvolvida para uso nos celulares Android e iOS, através do aplicativo Telegram, bem como para uso em computadores e notebooks.

A assistente virtual, batizada a partir de uma junção dos termos “Justiça Eleitoral” e “IA” (Inteligência artificial), vem sendo treinada para responder às perguntas mais comuns dos cidadãos antes, durante e após as eleições. Julia, cujo nome também é uma homenagem à filha de um dos desenvolvedores, vem sendo desenvolvida desde abril deste ano.

COMO ACESSAR

Para acessar, basta entrar no Telegram e, no campo de busca, digitar “Julia TRE-PE”. A partir daí, já é possível conversar com a assistente virtual. Além de acessar Julia pelo Telegram, o eleitor poderá iniciar a conversa com a assistente virtual clicando na seção “Fale Conosco” do site do TRE-PE. Lá, estarão disponíveis os três canais de atendimento ao eleitor pernambucano: o chatbot, a Ouvidoria e os telefones das Zona Eleitorais.

“Esta é mais uma iniciativa da atual gestão a serviço da eficiência, que tem a mais valia de aproximar o eleitor desta Justiça Especializada, mediante a utilização de novo equipamento tecnológico posto à disposição do destinatário final do serviço eleitoral”, diz o presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Neves.

Apesar de ter sido lançada com o intuito de auxiliar na realização das Eleições Municipais 2020, a serem realizadas no próximo dia 15 (segundo turno no dia 29), a funcionalidade permanecerá como mais um meio de atendimento ao eleitor. “Queremos, a partir dessa nova ferramenta, intensificar nossa interação com os eleitores”, comenta o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos.

O projeto foi inteiramente desenvolvido e implementado por equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Stic), formada pelo secretário George Maciel e pelos servidores Davyson Costa, Luís Antônio Rigotti, Mlexener Romeiro, Mônica Farah, Paulo André da Fonte e Suzana Schimmelpfeng.

Um dos principais benefícios da ferramenta é que ela irá concentrar informações antes retidas no site institucional em uma plataforma mais moderna, intuitiva e, sobretudo, responsiva. Dúvidas sobre a regularidade da situação eleitoral, número do título, local de votação, procedimentos de segurança do pleito, nomes e informações a respeito dos candidatos a prefeito e vereador, propaganda eleitoral, entre outras, serão prontamente sanadas.

O serviço, que já está ativo, funcionará 24 horas, em todos os dias da semana.

A plataforma também direciona o eleitor para serviços de emissão de certidões eleitorais, resultados de votação assim que forem disponibilizados no dia do pleito, bem como encaminha as demandas que eventualmente não forem atendidas por ela para um servidor da Justiça Eleitoral. Este servidor entrará em contato com o solicitante através da mesma conversa iniciada com a assistente virtual.

“Os eleitores vão ter acesso a informações de forma ágil, poupando recursos do Tribunal, que antes precisava fazer a contratação de terceirizados para atendimento à demanda do Disque Eleitor”, disse Mlexener Romeiro, da STIC.

Já o secretário George Maciel reforçou ainda que o mecanismo servirá como “um filtro de atendimento”, evitando chamadas desnecessárias e promovendo uma maior produtividade e agilidade no atendimento ao eleitor.

É assim que, além de prestar um relevante serviço para toda a sociedade, a assistente virtual trará diversas melhorias para a Justiça Eleitoral pernambucana, inclusive a longo prazo, produzindo economicidade de recursos e aumento de eficiência.

Vale destacar ainda que a arquitetura do programa foi pensada de modo a permitir a sua integração com outros serviços do TRE-PE, direcionando o eleitor para plataformas como o Pardal (aplicativo para denúncias) e o E-título (o título de eleitor no smartphone).

Sertão do Pajeú gera apenas 41 empregos formais em março

Melhor resultado do Sertão é de Inajá, com 114 postos formais. Pior resultado é de Lagoa Grande, que registrou saldo negativo (-164). No Pajeú, o melhor saldo é de Afogados da Ingazeira, com 14 vagas de trabalho.  Por Juliana Lima  O Sertão de Pernambuco registrou saldo de apenas 425 postos de trabalho formais no último […]

Melhor resultado do Sertão é de Inajá, com 114 postos formais. Pior resultado é de Lagoa Grande, que registrou saldo negativo (-164). No Pajeú, o melhor saldo é de Afogados da Ingazeira, com 14 vagas de trabalho. 

Por Juliana Lima 

O Sertão de Pernambuco registrou saldo de apenas 425 postos de trabalho formais no último mês de março, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (29) pelo Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged). 

No levantamento por região, os melhores saldos são do Sertão do Araripe, com 182 empregos, e Sertão do Moxotó, com 120. A região do Pajeú teve saldo de apenas 41 postos, o Sertão Central apenas 40, o Sertão do São Francisco apenas 22 e o Sertão de Itaparica apenas 19. 

Entre as maiores cidades sertanejas, apenas Araripina (87) e Salgueiro (37) tiveram saldo positivo. Serra Talhada (-11), Arcoverde (-27) e   Petrolina (-84) apresentaram saldo negativo no período. 

No Pajeú, tiveram saldo positivo apenas Afogados da Ingazeira (14),  Iguaracy (7),  Itapetim (6), Carnaíba (5), Tuparetama (5) e Flores (4). Os resultados mais negativos são de Tabira (-10), Brejinho (-11) e Serra Talhada (-11). 

Confira o ranking por região do Sertão:

Sertão do Moxotó 

  1.   Inajá (114)
  2.   Ibimirim (3)
  3.   Sertânia (3)
  4.   Betânia (-2)
  5.   Manari (-3)
  6.   Arcoverde (-27)
  7.   Custódia (-44)

Sertão do Pajeú

  1.   Afogados da Ingazeira (14)
  2.   Iguaracy (7)
  3.   Itapetim (6)
  4.   Carnaíba (5)
  5.   Tuparetama (5)
  6.   Flores (4)
  7.   Ingazeira (0)
  8.   Quixaba (0)
  9.   São José do Egito (0)
  10.                 Solidão (0)
  11.                 Calumbi (-2)
  12.                 Santa Cruz da Baixa Verde (-2)
  13.                 Triunfo (-2)
  14.                 Santa Terezinha (-4)
  15.                 Tabira (-10)
  16.                 Brejinho (-11)
  17.                 Serra Talhada (-11)

Sertão Central

  1.   Salgueiro (37)
  2.   Cedro (1)
  3.   Parnamirim (1)
  4.   São José do Belmonte (1)
  5.   Mirandiba (0)
  6.   Serrita (-1)
  7.   Verdejante (-1)

Sertão de Itaparica

  1.   Belém do São Francisco (8)
  2.   Floresta (6)
  3.   Tacaratu (5)
  4.   Carnaubeira da Penha (0)
  5.   Itacuruba (0)
  6.   Petrolândia (-15)
  7.   Jatobá (-38)

Sertão do Araripe

  1.   Araripina (87)
  2.   Trindade (39)
  3.   Santa Filomena (25)
  4.   Ipubi (17)
  5.   Exu (10)
  6.   Moreilândia (2)
  7.   Santa Cruz (2)
  8.   Granito (0)
  9.   Bodocó (-5)
  10.                 Ouricuri (-9)

Sertão do São Francisco

  1.   Afrânio (16)
  2.   Santa Maria da Boa Vista (5)
  3.   Cabrobó (1)
  4.   Terra Nova (0)
  5.   Orocó (-6)
  6.   Dormentes (-24)
  7.   Petrolina (-84)
  8.   Lagoa Grande (-164)

 

Confira o ranking geral de empregos no Sertão:

  1. Inajá (114)
  2. Araripina (87)
  3. Trindade (39)
  4. Salgueiro (37)
  5. Santa Filomena (25)
  6. Ipubi (17)
  7. Afrânio (16)
  8. Afogados da Ingazeira (14)
  9. Exu (10)
  10. Belém do São Francisco (8)
  11. Iguaracy (7)
  12. Floresta (6)
  13. Itapetim (6)
  14. Carnaíba (5)
  15. Santa Maria da Boa Vista (5)
  16. Tacaratu (5)
  17. Tuparetama (5)
  18. Flores (4)
  19. Ibimirim (3)
  20. Sertânia (3)
  21. Moreilândia (2)
  22. Santa Cruz (2)
  23. Cabrobó (1)
  24. Cedro (1)
  25. Parnamirim (1)
  26. São José do Belmonte (1)
  27. Carnaubeira da Penha (0)
  28. Granito (0)
  29. Ingazeira (0)
  30. Itacuruba (0)
  31. Mirandiba (0)
  32. São José do Egito (0)
  33. Solidão (0)
  34. Terra Nova (0)
  35. Quixaba (0)
  36. Serrita (-1)
  37. Verdejante (-1)
  38. Betânia (-2)
  39. Calumbi (-2)
  40. Santa Cruz da Baixa Verde (-2)
  41. Triunfo (-2)
  42. Manari (-3)
  43. Santa Terezinha (-4)
  44. Bodocó (-5)
  45. Orocó (-6)
  46. Ouricuri (-9)
  47. Tabira (-10)
  48. Brejinho (-11)
  49. Serra Talhada (-11)
  50. Petrolândia (-15)
  51. Dormentes (-24)
  52. Arcoverde (-27)
  53. Jatobá (-38)
  54. Custódia (-44)
  55. Petrolina (-84)
  56. Lagoa Grande (-164)

 

 

 

 

 

Serra Talhada promove palestra sobre nova lei de licitações 

Nesta sexta-feira (21), o auditório da Autarquia Educacional foi palco de uma palestra ministrada pelo Procurador Geral do Município, Dr. Cecílio Tiburtino, e pelo Secretário de Transparência, Controle e Fiscalização, Dr. Thehunnas Peixoto, sobre as regras da ordem de pagamento previstas no artigo 141 da Lei 14.133/21, a nova lei de licitações. O evento contou […]

Nesta sexta-feira (21), o auditório da Autarquia Educacional foi palco de uma palestra ministrada pelo Procurador Geral do Município, Dr. Cecílio Tiburtino, e pelo Secretário de Transparência, Controle e Fiscalização, Dr. Thehunnas Peixoto, sobre as regras da ordem de pagamento previstas no artigo 141 da Lei 14.133/21, a nova lei de licitações.

O evento contou com a presença de diversas autoridades municipais, incluindo o vice-prefeito Faeca Melo, secretários, gestores e servidores públicos, que se reuniram para entender as mudanças e os impactos da legislação na gestão financeira do município.

Durante a apresentação, Cecílio Tiburtino destacou a importância de seguir rigorosamente a ordem de pagamento estabelecida pela nova lei, enfatizando os benefícios para a transparência e a eficiência no uso dos recursos públicos. Ele explicou que a legislação visa garantir que as obrigações financeiras do município sejam cumpridas de forma justa e ordenada, evitando favoritismos e atrasos injustificados nos pagamentos a fornecedores e prestadores de serviços. “A adoção dessa ordem de pagamento é um avanço significativo para a gestão pública, promovendo moralidade, impessoalidade, isonomia e transparência”, afirmou.

O evento também proporcionou um espaço para perguntas e respostas, onde os participantes puderam esclarecer dúvidas diretamente com o Procurador Geral. Muitos elogiaram a iniciativa, reconhecendo a importância de se manterem informados e capacitados sobre as mudanças trazidas pela nova lei. A interação reforçou o compromisso coletivo com a implementação correta das normas, visando a credibilidade do município e a regularidade das atividades administrativas.

Ao final da reunião, o Procurador Cecílio Tiburtino reafirmou o compromisso da Procuradoria Geral do Município em continuar promovendo capacitações e orientações para garantir a efetiva aplicação da Lei 14.133/21.