Notícias

Raquel Lyra anuncia ampliação do atendimento da Adutora do Agreste

Por André Luis

O trabalho de retomar e fazer obras que garantam o acesso à água para a população é uma das prioridades da gestão estadual. Em mais uma ação para possibilitar esse avanço, a governadora Raquel Lyra anunciou, nesta sexta-feira (22), a ampliação do atendimento da Adutora do Agreste, que a partir de agora passa a abastecer três distritos do município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste Central. 

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) já deu início ao abastecimento que irá beneficiar cerca de 9 mil pessoas dos distritos de Fazenda Nova (incluindo o Teatro de Nova Jerusalém), Barra de Farias e Mandaçaia.

“Estamos cumprindo o nosso compromisso de trabalhar para que cada pernambucano possa ter acesso à água. Estamos em mais uma etapa de entrega da Adutora do Agreste, agora em Brejo da Madre de Deus. E antes de chegar aqui, essa água vem trazendo esperança para todo o Estado. Dessa forma, garantimos à população de Pernambuco, sobretudo em uma região tão sofrida pela falta de água, poder ter mais dignidade e cidadania”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

“É uma alegria estar aqui hoje em Brejo da Madre de Deus, porque a governadora sabe a dimensão da força e prioridade que a água tem. A água é geração de emprego, renda, alimentos e outros desenvolvimentos”, destacou o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.

A partir de agora, a população dos três distritos passará a receber água todos os dias. O atual regime de distribuição era de 15 dias com água e 15 dias sem abastecimento. A novidade chegou a menos de 30 dias para a Semana Santa, período em que o distrito de Fazenda Nova recebe milhares de turistas para o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém.

“A Adutora do Agreste, que a gente está vendo os primeiros frutos acontecerem, está custando cerca de R$ 1,7 bilhão em sua primeira etapa. Então, sem dúvida, essa é uma grande obra da história do Agreste de Pernambuco, é a redenção da região mais sofrida do país em termos de disponibilidade hídrica”, explicou o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo.

A água está percorrendo 30 km de tubulação entre a derivação da Adutora do Agreste, em Belo Jardim, até a Estação de Tratamento de Água – ETA Barra de Farias, que atende os distritos de Mandaçaia e Barra de Farias. A partir desse trecho, foi feita uma interligação com a adutora já existente, possibilitando a chegada da água em Fazenda Nova.

“Estamos realizando um sonho de quem recebe essas águas hoje para aumentar a quantidade em suas torneiras. A governadora está olhando para os que mais precisam”, registrou o deputado estadual Kaio Maniçoba. O prefeito de Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, disse que “é um dia histórico por chegar a água do São Francisco nos três distritos do município através da vontade da governadora”, frisou. 

Com a obra, foi possível um aumento de 25 litros de água por segundo (l/s), passando de 15 l/s para 40 l/s, um incremento de mais de 100% da produção atual para o município de Brejo da Madre de Deus. Isso permitiu beneficiar diretamente os três distritos, que eram atendidos pela barragem de Santana 2. Foi antecipado o benefício para essas localidades a partir de uma interligação de redes por meio de uma derivação da Adutora do Agreste, uma vez que o trecho do projeto original desta adutora para Brejo da Madre de Deus ainda está em execução.

Segundo o presidente da Compesa, Alex Campos, o manancial atenderá a cidade de Brejo da Madre de Deus, que já nos próximos dias sentirá os efeitos positivos da mudança. “O empenho dos nossos técnicos permitiu a antecipação do benefício da Adutora do Agreste para 9 mil pessoas nos três distritos, principalmente nesta época do ano, quando é realizado o espetáculo da Paixão de Cristo”, concluiu.

Estiveram presentes também no evento os prefeitos Severino Silvestre (Passira), Cátia Rodrigues (Jataúba), Izalta (Ibirajuba), Ridete Pellegrino (Jaqueira), Dioclésio Filho (Riacho das Almas), Luiz Aroldo de (Águas Belas), Aline Gouveia (Amaraji) e Patrick (Itaquitinga). Também compareceram os secretários estaduais Fernando Holanda (Assessoria Especial), Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura), Hercílio Mamede (Casa Militar), Cícero Moraes (Agricultura), Daniel Coelho (Turismo e Lazer), além da presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco, Ellen Viégas, vereadores e lideranças políticas.

Outras Notícias

Prefeito de Tuparetama e Diretor do IBRF discutem políticas públicas para o Vale do Pajeú 

O prefeito de Tuparetama e vice-presidente do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (CIMPAJEÚ), Diógenes Patriota, reuniu-se no último sábado (11) com o advogado Valdir Perazzo Leite, diretor do Instituto Brasileiro de Regularização Fundiária (IBRF), seção do Acre, para debater políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do Vale do Pajeú. A reunião, realizada em São […]

O prefeito de Tuparetama e vice-presidente do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (CIMPAJEÚ), Diógenes Patriota, reuniu-se no último sábado (11) com o advogado Valdir Perazzo Leite, diretor do Instituto Brasileiro de Regularização Fundiária (IBRF), seção do Acre, para debater políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do Vale do Pajeú. A reunião, realizada em São José do Egito, contou ainda com a presença do chefe de gabinete Pedro Souto, da secretária de Assistência Social Roseane Gomes e do secretário executivo de Administração Sávio Pessoa.

Cultura do café e revitalização da Barragem de Cachoeirinha

Durante o encontro, Perazzo compartilhou sua experiência com a cultura do café no Acre, destacando a trajetória de mais de 30 anos do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, em defesa dessa atividade econômica. Segundo ele, a produção de café tem gerado emprego e renda no estado e pode ser uma alternativa viável para o Vale do Pajeú.

Em contrapartida, Perazzo expressou sua preocupação com a falta de aproveitamento econômico da Barragem de Cachoeirinha, que abrange terras de Afogados da Ingazeira, Ingazeira, Tuparetama e São José do Egito. Ele criticou a ausência de iniciativas que justifiquem os recursos investidos na construção da barragem, projetada ainda no governo de Getúlio Vargas. “É urgente que os homens públicos da região articulem uma atividade econômica que gere emprego e renda ao redor da barragem”, afirmou Perazzo.

Como proposta, Perazzo sugeriu trazer para a região a cultura do café, com apoio técnico da EMBRAPA e especialistas. O prefeito Diógenes Patriota se mostrou receptivo e admitiu levar a ideia ao CIMPAJEÚ, avaliando a possibilidade de formar uma comissão para conhecer a experiência acreana e discutir a viabilidade de implementação no Pajeú.

Regularização fundiária como política pública

Outro tema abordado foi a regularização fundiária. Perazzo destacou o programa de regularização implementado no Acre, com milhares de propriedades já regularizadas pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre). Ele defendeu que essa política promove o direito à moradia e à propriedade, assegurados pela Constituição Federal.

O prefeito Diógenes Patriota demonstrou interesse em aderir ao programa “Moradia Legal”, já consolidado no estado de Pernambuco e elogiado pelo Conselho Nacional de Justiça. Patriota cogita iniciar conversas com o Tribunal de Justiça de Pernambuco para alinhar os primeiros passos dessa adesão.

Projeto cultural e resgate histórico

Os participantes da reunião também discutiram um projeto cultural para a elaboração de um livro sobre a formação histórica dos municípios do Vale do Pajeú. O livro, intitulado “O Vale do Pajeú na História de Pernambuco e do Brasil”, pretende resgatar as contribuições econômicas, sociais, culturais e políticas da região para o estado e o país.

“A verdadeira história de Pernambuco e do Brasil não pode ser escrita sem o Vale do Pajeú. Esta região precisa de voz para deixar de ser uma terra desconhecida”, afirmou Perazzo.

Multidão festejou em Arcoverde os 88 anos do Homem da Meia-Noite

Arcoverde recebeu com uma grande festa popular, na tarde de domingo, 02 de fevereiro, o calunga Homem da Meia-Noite. Pela primeira vez fora de Olinda e no Sertão de Pernambuco – durante a data de aniversário – o boneco gigante e um dos Patrimônios Vivos da cultura estadual chegou aos 88 anos de tradição, demonstrando […]

Arcoverde recebeu com uma grande festa popular, na tarde de domingo, 02 de fevereiro, o calunga Homem da Meia-Noite.

Pela primeira vez fora de Olinda e no Sertão de Pernambuco – durante a data de aniversário – o boneco gigante e um dos Patrimônios Vivos da cultura estadual chegou aos 88 anos de tradição, demonstrando que ainda tem muitos carnavais pela frente, sendo acompanhado por várias gerações de seguidores.

Diversos artistas e grupos de cultura popular, não apenas arcoverdenses, como de Olinda, Recife e de outras cidades, estiveram misturados a uma multidão de participantes do cortejo pré-carnavalesco.

A concentração aconteceu no Largo do Cecora, seguindo até o Alto do Cruzeiro, onde aos pés da cruz, o Homem da Meia-Noite foi recebido pela prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, pelo vice-prefeito Wellington Araújo, pelo presidente da agremiação, Luiz Adolpho, por Rogério Rangel e Maestro Oséas, além de representantes da marca Período Fértil, de Olinda, responsável há vários anos pela composição do figurino especial do calunga gigante, que só será revelado ao público no próximo dia 22 de fevereiro, à meia-noite, em Olinda, como manda a tradição de desfiles da agremiação.

Em seguida, o cortejo se deslocou até o pátio montado onde no São João do município funciona o Polo Raízes do Coco, para apreciarem performances de Rogério Rangel, Maestro Oséas e Ed Carlos.  Com muito frevo, mangue beat e outros ritmos marcantes do Carnaval pernambucano, os músicos possibilitaram um aquecimento para uma das atrações mais aguardadas: o Cordel do Fogo Encantado, um dos homenageados nesta edição de celebração carnavalesca do Homem da Meia-Noite.

Com repertório iniciado pela mais recente produção artística, a composição ‘Homem da Meia-Noite ou É Carnaval no Sertão’, disponível em todas as plataformas de streaming, Lirinha, Clayton Barros e demais integrantes promoveram um verdadeiro passeio por novos e antigos sucessos, como ‘Chover’ e ‘Antes dos Mouros’, contando um pouco a trajetória cultural do grupo, originado no ano de 1997, em Arcoverde, e que após um período de intervalo, retornou aos palcos em fevereiro de 2018. Emocionado pela homenagem na terra natal prestada pelo boneco gigante mais antigo de Olinda, Lirinha recordou durante a apresentação que o dia 02 de fevereiro também coincidiu com os 23 anos da morte de Chico Science, uma das referências musicais do grupo arcoverdense.

Em ato com homenagem a Marlon Frota, Ubiratan Rocha toma posse como Delegado Regional

Aconteceu hoje a passagem definitiva da gestão da 20ª Delegacia Seccional, que atua na região. O Delegado Marlon Frota passou o bastão para o Delegado Ubiratan Rocha Rodrigues. A portaria saiu sábado. Na ocasião, Frota foi homenageado pelos serviços prestados à frente da Seccional. Ele vai atuar na 23ª Seccional, que tem como sede Salgueiro, nas cidades […]

Aconteceu hoje a passagem definitiva da gestão da 20ª Delegacia Seccional, que atua na região.

O Delegado Marlon Frota passou o bastão para o Delegado Ubiratan Rocha Rodrigues. A portaria saiu sábado.

Na ocasião, Frota foi homenageado pelos serviços prestados à frente da Seccional. Ele vai atuar na 23ª Seccional, que tem como sede Salgueiro, nas cidades de Verdejante e Serrita.

Já sobre o novo Delegado titular de Afogados da Ingazeira, que substituirá Ubiratan, ainda não há informações.

“Espero dar sequência à postura e urbanidade do Delegado Marlon Frota à frente da 20ª Seccional. Ele proporcionou um trabalho efetivo e brilhante para o bem da sociedade”, destacou Ubiratan.

Saúde: prefeitura de Afogados inaugura 23º ponto de apoio na zona rural

Rodrigo Lima – Ascom A Prefeitura de Afogados inaugurou neste final de semana na comunidade rural do São João Velho. Foi o 23º ponto de apoio inaugurado pela Prefeitura em toda a zona rural. Com essa nova unidade, 120 comunidades rurais passam a receber a cobertura da atenção básica mais perto de casa. A nova […]

Rodrigo Lima – Ascom

A Prefeitura de Afogados inaugurou neste final de semana na comunidade rural do São João Velho. Foi o 23º ponto de apoio inaugurado pela Prefeitura em toda a zona rural. Com essa nova unidade, 120 comunidades rurais passam a receber a cobertura da atenção básica mais perto de casa.

A nova unidade conta com atendimento de médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, odontólogo e agentes comunitários de saúde. Em um espaço onde antes funcionava a antiga escola da comunidade (substituída por uma maior e mais moderna, construída e inaugurada pela Prefeitura), o ponto de apoio conta com sala de enfermagem, sala para atendimento médico, sala de vacina e de curativo, além de banheiro e espaço administrativo. A unidade vai atender a 553 moradores das comunidades de São João Velho, Belém, Antas, Boqueirão e Manoel Soares.

O Prefeito José Patriota agradeceu à gratidão dos moradores e destacou a importância de levar os serviços públicos para perto da população.“Hoje temos uma atenção básica que cobre 100% do nosso território, e alguns serviços de saúde estão dentre os mais bem avaliados de nossa gestão. Isso é fruto de planejamento e muito, mas muito trabalho,” destacou Patriota.

A inauguração contou com as presenças dos Vereadores Luiz Besourão e Rubinho, este último foi o autor do requerimento que possibilitou a instalação da unidade.

Serra: Em nota, prefeito diz que avançou na política salarial com professor

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque declarou toda sua admiração e respeito pelos profissionais professores, que neste 15 de outubro comemoram o seu dia. Para o prefeito “são os pilares da construção da sociedade, sem seus ensinamentos seria impossível termos cidadãos conscientes dos seus deveres e direitos, cidadãos capazes de transformar a sociedade”, disse […]

luciano-duque

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque declarou toda sua admiração e respeito pelos profissionais professores, que neste 15 de outubro comemoram o seu dia. Para o prefeito “são os pilares da construção da sociedade, sem seus ensinamentos seria impossível termos cidadãos conscientes dos seus deveres e direitos, cidadãos capazes de transformar a sociedade”, disse ele.

“A todos (os professores), devemos nossos respeitos e apresentamos nossas homenagens”, continuou Duque, “Serra Talhada se orgulha dos seus professores, dos que hoje atuam na formação da nossa gente e de todos àqueles que agora, no descanso das suas aposentadorias, assistem o sucesso dos seus pupilos”, disse.

“Estamos nos esforçando para, cada vez mais melhorar as condições de trabalho, oferecendo ferramentas de capacitação, melhorando as estruturas das escolas, perseguindo um piso digno no salário de cada um… em suma, respeitando o ofício e a dedicação de norteiam o seu dia a dia. Hoje portanto, resta-nos parabenizá-los e deixar-lhes ciente do nosso profundo respeito por todos vocês”, concluiu Luciano Duque.