Raquel Lyra, aliados e movimento “Levanta Pernambuco” chegam a Salgueiro, Floresta e Arcoverde
Por Nill Júnior
O Movimento Levanta Pernambuco, iniciativa do PSDB – PL- PSC e Cidadania, chega nesta sexta (3) ao sertão do estado com um encontro às 19h, no Salgueiro Plaza Hotel.
Já no sábado (4) a programação continua nas cidades de Floresta e Arcoverde. O fim da primeira etapa do Movimento acontece em ato no município de Jaboatão dos Guararapes, no próximo dia 22. Até lá, vão acontecer encontros no Sertão, Agreste e Região Metropolitana.
Os detalhes das próximas agendas foram alinhados hoje, no Recife, durante reunião coordenada pela presidente do PSDB Pernambuco e prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, e pelo presidente do PL e prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira.
Também participaram do encontro o deputado federal e presidente do PSC, André Ferreira; o deputado federal e presidente do Cidadania, Daniel Coelho, as deputadas Priscila Krause e Alessandra Vieira; o vereador do Recife, Fred Ferreira e os ex-prefeitos Edson Vieira (Santa Cruz do Capibaribe) e Joãozinho Tenório (São Joaquim do Monte).
“O nosso movimento está ouvindo os pernambucanos de todas as regiões. Os desafios são grandes. Estamos saindo de uma pandemia e o nosso estado passou a ter nos últimos anos números constrangedores. O Levanta Pernambuco é um debate sobre a vida real para construir uma agenda que dialogue, construindo estratégias de desenvolvimento para gerar um olhar para o futuro”, afirmou Raquel Lyra. “Já passamos por as outras regiões do estado e agora estamos chegando ao Sertão e onde as dificuldades que a população enfrenta são várias. Podemos citar o problema da falta de água, onde há locais que ficam 30 dias sem abastecimento. Por isso queremos ouvir as pessoas e discutir as soluções”, complementou Anderson Ferreira.
O Movimento Levanta Pernambuco, lançado no Recife, no dia 28 de outubro já esteve nas cidades de Catende, Vicência, Santa Cruz do Capibaribe e Bonito.
Governadora vai abrir o CLIPE no município Idealizado pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE) de Pernambuco, o Circuito Literário de Pernambuco (CLIPE) chega ao município de Serra Talhada para dar início, nesta segunda-feira (6), à Etapa Sertão do projeto, que já passou por Caruaru. A governadora Raquel Lyra abre o evento. Tendo como tema […]
Idealizado pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE) de Pernambuco, o Circuito Literário de Pernambuco (CLIPE) chega ao município de Serra Talhada para dar início, nesta segunda-feira (6), à Etapa Sertão do projeto, que já passou por Caruaru. A governadora Raquel Lyra abre o evento.
Tendo como tema “Culturas periféricas de saberes ancestrais: educação, diversidade e equidade”, os participantes da feira literária terão a oportunidade de aprender sobre a temática por meio de uma programação extensa e diversificada.
Além das atrações culturais, o evento ainda vai contar com estandes de editoras estaduais e nacionais, montados para a comercialização de livros para todas as idades e gostos.
A assessoria não confirma entretanto a participação da governadora no desfile cívico, como chegou a se especular.
Na terça, Raquel terá agenda em Salgueiro. Para essa agenda, ainda não há muitos detalhes. O prefeito Marcones Sá deverá estar na agenda institucional.
Entretanto, as informações são de que o grupo da governadora apoiará Fabinho Lisandro, do PRD, nome da oposição. Assim, a dúvida é se ela pernoita na cidade segunda para o lançamento de sua pré-candidatura, prevista para 18h30.
A Festa das Rosas em sua 71ª edição teve sua programação divulgada com atividades esportivas, culturais, show musicais, exposições e teatro. O primeiro momento da festa acontecerá na quarta-feira (15), com a 3ª edição da Corrida das Rosas, dividida em disputas com atletas do município e de, outras regiões em duas categorias: masculina e feminina. A […]
A Festa das Rosas em sua 71ª edição teve sua programação divulgada com atividades esportivas, culturais, show musicais, exposições e teatro. O primeiro momento da festa acontecerá na quarta-feira (15), com a 3ª edição da Corrida das Rosas, dividida em disputas com atletas do município e de, outras regiões em duas categorias: masculina e feminina. A soma dos valores de premiação para este ano, chega a R$ 2.800,00.
No mesmo dia às 18h, a gestão municipal realizará a entrega dos certificados aos alunos dos Cursos Profissionalizantes. Os cursos foram promovidos pela Prefeitura em parceria com SENAC.
No dia seguinte, na quinta-feira (16), o público poderá visitar logo pela manhã, a exposição memorial aos homenageados da festa. Nesta edição, três saudosos filhos, Beatriz Nogueira, Américo Quidute e Dilmar Dantas terão sua obra e vida contada em registros fotográficos, relatos textuais, como também, através de uma apresentação teatral: “Três gerações em uma mesma história”, que será protagonizada por adolescentes e jovens assistidos pelo Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Já para a sexta-feira (17), a Secretaria de Turismo e Eventos leva ao palco da festa, no centro comercial da cidade duas atrações musicais com grande destaque nacional: Thales Lessa e Márcia Fellipe. Os shows sertão iniciados às 21h. No domingo (19), o ponto de encontro dos florens será na quadra poliesportiva da Escola Municipal Onze de Setembro que, estará recebendo o Open Pernambuco de Jiu-Jitsu. A competição tem a assinatura da Federação Internacional de Jiu-Jitsu e desportivo, e reúne atletas de todo território nacional.
A Tradicional Festa das Rosas termina no distrito de Fátima, dia 31, com os Shows de, Roginho, Ricardo França e Harry Estigado
Lucila Santana, Secretária de Turismo e Eventos destaca o momento histórico e de resgate social e cultural da festa que atravessou gerações quando fora criada por Lindaura Santana, nos tempos áureos da Sociedade Cultural de Flores.
A cidade de Serra Talhada festeja 170 anos de Emancipação Política na próxima quinta-feira, 6 de maio, e para festejar a data a Prefeitura Municipal preparou uma programação especial, com lançamentos, entregas, inaugurações, lives, shows musicais, Desfile Cívico e Tributo aos 80 anos de Assisão. A Programação teve início no último sábado (1º) com Ato […]
A cidade de Serra Talhada festeja 170 anos de Emancipação Política na próxima quinta-feira, 6 de maio, e para festejar a data a Prefeitura Municipal preparou uma programação especial, com lançamentos, entregas, inaugurações, lives, shows musicais, Desfile Cívico e Tributo aos 80 anos de Assisão.
A Programação teve início no último sábado (1º) com Ato Ecumênico e show de Fábio Diniz em homenagem ao Dia do Trabalhador, no Quintal do Museu, localizado no Museu do Cangaço.
Nesta segunda-feira (03) a programação tem sequência às 08h, com lançamento da vacinação da população portadora de comorbidades, no Setor de PNI. Inicialmente o município irá vacinar população com síndrome de down e posteriormente os portadores de doença renal crônica.
Confira a programação:
03 de Maio – Segunda
08h – Início da vacinação do público com comorbidades – Setor de PNI
4 de Maio – Terça
08h – Entrega dos novos fardamentos dos garis
16h – Lançamento do Maio Amarelo
5 de Maio – Quarta
16h – Inauguração da pavimentação das ruas Joaquim Godoy e José Joaquim de Lima
19h – Bate papo com influencers digitais
22h – Live Tributo a Assisão e Amigos
6 de Maio – Quinta
08h – Missa de Aniversário de Serra Talhada
15h – Execução do Hino, hasteamento da bandeira, desfile cívico híbrido, coroação da Miss Serra Talhada e corte do bolo
19h – Show da Banda Kaêra
20h – Show homenagem a Arnoud Rodrigues
21h – Show Boteco da Lila
7 de Maio – Sexta
10h – Lançamento do Programa Arboriza Serra Talhada
8 de Maio – Sábado
09h – Entrega do Sistema Simplificado de Água na comunidade São José.
O registro foi feito em 22 de agosto de 2016, há pouco mais de 5 anos. Foi em um jantar oferecido pelo Vigário Geral da Diocese a Pároco de Flores, Monsenhor João Carlos Acioly Paz ao Monsenhor Assis Rocha, que esteve visitando cidades da região, onde participou de celebrações em pelo menos quatro paróquias por onde […]
O registro foi feito em 22 de agosto de 2016, há pouco mais de 5 anos.
Foi em um jantar oferecido pelo Vigário Geral da Diocese a Pároco de Flores, Monsenhor João Carlos Acioly Paz ao Monsenhor Assis Rocha, que esteve visitando cidades da região, onde participou de celebrações em pelo menos quatro paróquias por onde passou, encontro do ECC em Triunfo, e em todas as oportunidades, não deixou de lado seu estilo direto, em defesa do evangelho e usando-o de base para denunciar injustiças.
Foi assim, quando, falando à Rádio Pajeú, criticou a falta de renovação plena na política da região. “Os chefes políticos ainda são os mesmos”, reclamou. Na entrevista, destacou o poder das emissoras de rádio a serviço da Igreja para evangelizar e disse que os colegas padres não podem deixar de aproveitar esse veículo para anunciar a verdade.
Ali na foto, três gerações de diretores da emissora: o Padre Assis, que gerenciou a Pajeú na era romântica do Rádio, tendo como bispo Diocesano Dom Francisco, quando havia muito menos recursos, mas certamente muito mais paixão pela comunicação e criatividade.
Já o Monsenhor João Acioly foi responsável por um grande projeto de estruturação da emissora no início dos anos 2000, com apoio do então Bispo Dom Luis Pepeu. Foi com ele que a Pajeú viveu a migração para a rádio moderna que é hoje, referência pela utilização das novas tecnologias a serviço da comunicação da emissora.
E este blogueiro, hoje com essa responsabilidade enorme e a obrigação de manter viva a contemporaneidade alcançada por um e a preservação da história escrita pelo outro, juntamente com o Padre Josenildo Nunes, em tempos de novo bispado, de Dom Egídio Bisol, com o mesmo apoio aos pilares éticos e sociais que mantém a Pajeú no ar com a mesma força.
Pra fechar o quarteto, o comunicador Anchieta Santos, que passou pelas três gerações, não porque seja um velhinho, mas porque começou muito cedo, e é reconhecido como o profissional formador de uma geração de radialistas, além de ter sido responsável pela migração do rádio entretenimento para o rádio notícia de hoje.
“Encontro bom é assim: a gente registra, guarda na memória e na alma”, disse na oportunidade. Em meio à luta de Anchieta Santos pela vida, transferido ontem para o Hospital Regional Emília Câmara, fica esse registro com gosto de esperança na sua recuperação.
Agência Brasil – Com a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que 4 milhões de pessoas sejam infectadas pelo vírus Zika no continente americano em 2016 são muitas as dúvidas sobre a doença, recém-chegada ao Brasil. Conhecido pela medicina desde o fim dos anos 40, o Zika passou a ser assunto nos lares […]
Agência Brasil – Com a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que 4 milhões de pessoas sejam infectadas pelo vírus Zika no continente americano em 2016 são muitas as dúvidas sobre a doença, recém-chegada ao Brasil.
Conhecido pela medicina desde o fim dos anos 40, o Zika passou a ser assunto nos lares brasileiros depois da associação do vírus a diversos casos de microcefalia em recém-nascidos.
Por enquanto, a certeza é que o vírus é transmitido pelo Aedes aegypti, mas outras formas de transmissão estão sendo pesquisadas.
> Saiba o que é boato e o que é verdade sobre o vírus Zika:
– Mulheres com Zika não podem amamentar
Boato. Embora já se tenha identificado o vírus no leite materno, não houve, até o momento, relatos de transmissão do vírus Zika para o bebê na amamentação. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), afirma que, por conta de todos os benefícios que o leite materno traz ao recém-nascido, incluindo o aumento da imunidade, a amamentação deve ser encorajada e incentivada mesmo em áreas endêmicas para o vírus zika.
A Organização Mundial da Saúde também reforça que as mães devem continuar amamentando normalmente seus filhos e ressalta que esta deve ser a única fonte de alimentação do bebê até os seis meses de vida.
– O aumento de casos de microcefalia foi causado por vacinas contra rubéola vencidas
Boato. O Ministério da Saúde diz que nenhuma vacina com vírus atenuado, como é o caso da vacina contra rubéola, é aplicada em gestantes. Além disso, não há registro na literatura médica nacional e internacional sobre a associação do uso de vacinas com a microcefalia.
Em novembro do ano passado, o Ministério da Saúde confirmou que a infecção por Zika em gestantes é capaz de provocar microcefalia. Desta forma, a chegada do vírus no Brasil foi o que causou o aumento inesperado do nascimento de crianças com a malformação.
– O vírus Zika pode desencadear a Síndrome de Guillain-Barré
Verdade. A Síndrome de Guillain-Barré é uma reação muito rara a agentes infecciosos, como vírus e bactérias, entre eles o Zika. Os sintomas são fraqueza muscular e paralisia dos músculos. Eles podem apresentar diferentes graus de agressividade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o vírus Zika também pode causar outras síndromes neurológicas como meningite, meningoencefalite e mielite.
– A infecção é mais perigosa para crianças com até 7 anos
Boato. Circularam em mensagens no Whatsapp áudios mencionando que crianças menores de 7 anos e idosos estariam mais vulneráveis a sintomas neurológicos decorrentes do vírus Zika. Segundo a Fiocruz, essas informações não têm fundamentação científica.
A fundação esclarece que, assim como outros vírus, a exemplo da varicela, do enterovírus e da herpes, o zika poderia causar, em pequeno percentual, complicações clínicas e neurológicas em adultos e crianças, sem distinção de idade.
– Você pode ter sido contaminado pelo Zika e não saber
Verdade. Mais de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não apresentam sintomas. Isso dificulta a contabilização dos casos pelo governo brasileiro. Para o restante dos infectados os sintomas são febre leve e manchas vermelhas pelo corpo com coceira. Muitas vezes a pessoa também apresenta conjuntivite, dores musculares ou nas articulações, com um mal-estar que começa entre dois e sete dias após a picada de um mosquito infectado.
– O vírus pode ser transmitido pelo sêmen
Não há resposta conclusiva. O vírus Zika foi encontrado no sêmen humano, porém, há apenas um caso relatado na literatura científica de transmissão do vírus Zika por relação sexual. A OMS diz que são necessárias mais evidências para assegurar que o vírus pode ser transmitido sexualmente.
Até que as pesquisas sejam concluídas, a OMS aconselha que homens e mulheres que vivam ou que estejam retornando de um país onde o vírus Zika circula, principalmente mulheres grávidas e seus parceiros, se protejam usando preservativo.
– O Zika pode ser transmitido pela saliva ou pela urina
Não há resposta conclusiva. A Fiocruz divulgou recentemente resultado de estudo que mostra a presença do vírus zika ativo, ou seja, com potencial de provocar a infecção, em amostras de saliva e de urina. A fundação ainda pesquisa a possibilidade de a saliva e a urina serem meios de transmissão.
Você precisa fazer login para comentar.