Ranking dos dez candidatos mais ricos, tem nomes como Marinaldo Rosendo e Armando Monteiro
Por Nill Júnior
por Bruna Verlene
Na edição do Diário de Pernambuco desta terça (12), uma matéria com a lista dos candidatos mais ricos do Estado, traz nomes como o candidato a deputado federal Marinaldo Rosendo (PSB) e o candidato ao governo Armando Monteiro (PTB).
O ranking dos dez mais ricos entre os 760 candidatos registrados em Pernambuco é composto por nomes que concorrem à eleição proporcional. Na lista a quatro representantes socialistas e apenas dois petebistas. Duas lideranças da Zona da Mata Norte do estado figuram na relação em lados opostos, mas possuem em comum o hábito de guardar em casa grandes quantias em dinheiro vivo.
O concerto, na Sala de Reboco, no Cordeiro, Recife, que aconteceria para arrecadar fundos para ajudar a custear as despesas da família de João Paraibano com seu calvário, foi confirmado, agora como homenagem póstuma, a um dos maiores nomes do repente contemporâneo. Participarão nomes como Maciel Melo, Irah Caldeira, César Amaral, Sevi Nascimento, Ed Carlos […]
João Paraibano nos estúdios da Rádio Pajeú: poesia de luto. Foto de Cláudio Gomes
O concerto, na Sala de Reboco, no Cordeiro, Recife, que aconteceria para arrecadar fundos para ajudar a custear as despesas da família de João Paraibano com seu calvário, foi confirmado, agora como homenagem póstuma, a um dos maiores nomes do repente contemporâneo. Participarão nomes como Maciel Melo, Irah Caldeira, César Amaral, Sevi Nascimento, Ed Carlos e Quinteto Sala de Reboco neste dia 4.
Evento virou tributo ao poeta neste dia 4 no Sala de Reboco
O forrozeiro Maciel Melo, um dos organizadores do evento, tomou um susto quando tomou conhecimento da morte de João. Foi avisado pela produção do programa Manhã Total (Rádio Pajeú). Havia acordado tarde e foi pego pela notícia. Tanto ele como Santanna, que costumam recorrer aos versos de João nas suas canções, destacaram que o desafio agora é lutar para manter o seu legado e documentar seus versos. Com sua simplicidade, João não ligava pra isso e muitas vezes era pego de surpresa como ouvia alguém declamar um verso seu, sem saber o que a genialidade tinha o feito expressar em versos.
Seu parceiro de 36 anos Sebastião Dias, estava inconsolável esta manhã na Rádio Pajeú ao lado de Diomedes Mariano, um dos responsáveis pelo registro e resgate de sua história. “Estou como um boi de carro que perde seu parceiro. Como um canário que cantava em dupla e viu o outro morrer na gaiola. Não sei o que eu perdi, se um amigo, um irmão, um parceiro”. Sebastião lembrou o início da carreira e as emoções vividas por ambos em mais de três décadas de viola. “Ganhamos o pão de nossos filhos, choramos a saudade deles, vivemos muita coisa juntos”.
João Paraibano e Sebastião Dias em uma de suas últimas aparições: para muitos apologistas, uma das maiores duplas de todos os tempos. Foto: Claudio Gomes
Dió informou que já existiam antes da morte de João algumas iniciativas para lançamento de livros com versos históricos do poeta. Dió não tem dúvidas de que o Nordeste perdeu o maior cantador de todos os tempos. “Cantadores temos muitos, poeta como João a história não viu nascer”, diz.
Velório e sepultamento: a família confirmou que o corpo que foi liberado pelo IML, será velado no Cine São José, em Afogados da Ingazeira e sepultado nesta quarta (03) à tarde no Cemitério São Judas Tadeu. Repentistas, artistas e admiradores de João de várias partes do Nordeste se articulam para dar seu Adeus ao mestre do repente.
Em seu artigo no JC On Line, José Teles faz um relato da forma como João morreu – também externando seu desabafo – e descreve para quem não está habituado ao universo do repente quem foi João Paraibano :
Abalados, Sebastião Dias e Diomedes Mariano lamentam a morte de João Paraibano. foi no Debate das Dez de hoje na Rádio Pajeú
Atropelado por uma moto em Afogados da Ingazeira (PE), onde morava, o repentista João Paraibano, foi transferido para o Recife, sem recursos, penou de hospital em hospital, até falecer na madrugada de hoje, aos 62 anos. Artistas e admiradores preparavam-se para realizar, quinta-feira, dia 4 de setembro, um concerto beneficente para o violeiro. O concerto, na Sala de Reboco, no Cordeiro, foi confirmado, agora como homenagem póstuma, a um dos maiores nomes do repente contemporâneo.
Nenhuma autoridade competente prontificou-se a ajuda-lo, porque João Paraibano só era conhecido e admirado entre os que ainda curtem cantoria de viola, que muita gente confunde com cordel. Aliás, no Sudeste, quando se fala em poesia popular nordestina, é sobre cordel, hoje feito basicamente pela classe média, e comprado por turistas em bancas de revista. Enquanto o repente, poesia viva, paradoxalmente, se tornou uma manifestação de cultura popular underground.
A produção independente Prelúdios Nordestinos, de João Paraibano e Sebastião Dias, é tido com um dos maiores clássicos do gênero.
Assim como João Paraibano, outros praticantes desta arte difícil poderão ter o mesmo destino. Ao contrário do cordel, a cantoria de viola não entrou na moda, não é feita por qualquer um, até porque no repente tem que saber fazer poesia na hora, e boa. Assim, os repentistas, em sua grande maioria, vivem do que arrecadam em cantoria de pé de parede ou em festivais, onde vendem seus discos ou DVDs.
Os órgãos de cultura oficiais precisam urgentemente valorizar a poesia popular mais autêntica, trazê-la para a vitrine dos eventos literários, o que. Inexplicavelmente, raramente acontece.
Embora haja violeiros jovens, em grande parte, o repente é praticado por poetas com idade acima dos 50 anos, e tem futuro sombrio. O cantador de embolada já é espécie em extinção, contam-se nos dedos os emboladores em atividade. Com raríssimas exceções, como Caju e Castanha, que estilizaram a embolada para sobreviver em São Paulo, os poucos que ainda praticam este tipo de poesia improvisada vive na penúria.
João Paraibano, ou João Pereira da Luz, nasceu em 7 de outubro de 1952, em Princesa Isabel (terra de Canhoto da Paraíba). Os versos abaixo, de sua autoria, (transcritos no perfil do facebook do poeta Ésio Rafael), poderiam servir de epitáfio para o grande cantador:
“Das coisas mais importantes Deus me deu três e eu aceito. O chão para os meus pés a viola presa ao peito e um castelo de sonhos pra ruir depois de feito”
Confiram João Paraibano e Geraldo Amâncio, num galope a beira mar, no Teatro Municipal de Campina Grande:
Uol Uma série de postagens no Twitter pela conta oficial do presidente interino, Michel Temer (PMDB), tem causado polêmica na rede. Isso porque o peemedebista, quando se refere ao uso de avião pela presidente afastada, Dilma Rousseff (PT), e a sua limitação, sugere que a petista utilizaria a aeronave para “fazer campanha denunciando o golpe”. […]
Uma série de postagens no Twitter pela conta oficial do presidente interino, Michel Temer (PMDB), tem causado polêmica na rede.
Isso porque o peemedebista, quando se refere ao uso de avião pela presidente afastada, Dilma Rousseff (PT), e a sua limitação, sugere que a petista utilizaria a aeronave para “fazer campanha denunciando o golpe”.
Essa situação “um pouco esdrúxula”, segundo Temer, fez com que o novo governo limitasse o transporte aéreo de Dilma entre o Distrito Federal e o Rio Grande do Sul, onde a presidente afastada tem residência.
“(Ela) não está no exercício da Presidência, portanto não tem atividades de natureza governamental”, explica Temer, sugerindo que Dilma não precisa desses serviços.
O presidente interino voltou a negar, mais uma vez, que o afastamento de Dilma configure um golpe de Estado. Temer, inclusive, já prometeu a líderes de sua base aliada na Câmara dos Deputados que vai adotar discursos mais contundentes contra a tese petista de que o impeachment representa um golpe.
A suspensão do uso de aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) por Dilma foi questionada por Roberto D’Ávila, que entrevistou o peemedebista para seu programa na “GloboNews”, transmitido na noite desta terça-feira (21).
Michel Temer afirmou ainda, entre outras coisas, que quer promover as reformas política e da Previdência a partir do momento em que for efetivado na Presidência da República. E que, caso seja realmente efetivado, não será candidato à reeleição em 2018.
Por André Luis O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (PSB), recorreu às redes sociais para enfatizar as inaugurações que ocorreram no município nesta sexta-feira (18). Em suas publicações, o prefeito mencionou projetos que, segundo ele, representam avanços para a localidade, ao mesmo tempo em que creditou tais realizações ao apoio de figuras políticas importantes. Entre […]
O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (PSB), recorreu às redes sociais para enfatizar as inaugurações que ocorreram no município nesta sexta-feira (18). Em suas publicações, o prefeito mencionou projetos que, segundo ele, representam avanços para a localidade, ao mesmo tempo em que creditou tais realizações ao apoio de figuras políticas importantes.
Entre as obras destacadas pelo prefeito, encontra-se a Ciclovia Geraldo Ferraz Rodrigues, construída com recursos enviados pelo senador Humberto Costa. A ciclovia, que foi inaugurada ontem, tem como objetivo proporcionar um espaço seguro para pedestres e ciclistas, além de melhorar a mobilidade na região do Bairro Frei Damião e ao longo da PE-292.
“Não tenho dúvidas de que mudamos para melhor o nosso município, e isso não seria possível sem o apoio de pessoas como o senador Humberto Costa”, destacou Zeinha em suas redes sociais. Ele apontou que a ciclovia já está influenciando positivamente a vida dos moradores locais e dos usuários da rodovia.
Outra obra mencionada foi a Praça de Taxistas Pedro Olímpio de Siqueira, cujo financiamento veio do ex-deputado federal Gonzaga Patriota. A nova praça é destinada a melhorar as condições de trabalho para os taxistas e proporcionar um espaço mais agradável para os usuários do serviço.
Além disso, a Travessa Maria Santana de Siqueira foi inaugurada com recursos provenientes do Deputado Federal Renildo Calheiros. “Aproveito para agradecer as autoridades presentes, em especial meu amigo e Deputado Estadual, Waldemar Borges, que não mede esforços para vir ao nosso município e trazer recursos para o desenvolvimento de Iguaracy, agradecer também ao nosso vice prefeito, Dr. Pedro Alves, o presidente da câmara, Chico Torres, os vereadores, Fabio Torres, Tenente, Jorge Soldado, Lequinho, Neguinho de Irajaí e Manoel Olímpio, o ex-prefeito Alberico Rocha, o Senador, Humberto Costa, o Deputado Federal, Carlos Veras que também tem nos ajudado, o Deputado Estadual, José Patriota, o prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, os representantes da Família de Geraldo Ferraz, os taxistas, todos os secretários e os nossos queridos funcionários”, destacou.
O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres (PTB-PE), iniciou a construção da nova Escola Francisco Chaves Perazzo no sábado 05 de janeiro de 2019. Sávio conseguiu R$ 4.024.000,00 milhões de reais com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para construir esta escola. A nova Escola Francisco Chaves Perazzo vai ter 12 salas de aula, quadra […]
O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres (PTB-PE), iniciou a construção da nova Escola Francisco Chaves Perazzo no sábado 05 de janeiro de 2019.
Sávio conseguiu R$ 4.024.000,00 milhões de reais com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para construir esta escola. A nova Escola Francisco Chaves Perazzo vai ter 12 salas de aula, quadra poliesportiva coberta, biblioteca, laboratórios de informática e área de recreação.
Esta nova escola vai receber os alunos do 1º ao 5º ano das Escolas Padre Adelmo Santos Simões e da Escola Francisco Chaves Perazzo. A prefeitura de Tuparetama entrou com a contra-partida nesta obra dando um terreno de 80m de largura por 100m de comprimento.
Esta escola está sendo construída no Bairro Novo, em Tuparetama. “É uma obra de grande importância, porque as outras escolas vamos transformar em creche”, disse Sávio.
Segundo Sávio, esta vai ser a maior obra pública de todos os tempo de Tuparetama tendo sido conseguida com o apoio do ex-Ministro da Educação e Deputado Federal Mendonça Filho (DEM-PE), do Senador Armando Monteiro (PTB-PE), e do Deputado Federal Ricardo Teobaldo (PODE-PE). “Vou persistir para ver se concluo a obra até 31 de dezembro de 2019”, disse Sávio.
O projeto de construção desta escola foi idealizado neste mandato do prefeito Sávio Torres. Esta nova escola está sendo construída seguindo o modelo padrão do Ministério da Educação para escolas de 12 salas de aula. Esta vai funcionar em tempo integral.
O SESC Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, promove neste domingo (5) uma programação de lazer. A programação segue até o dia 25 de novembro. Serão realizados jogos de salão, brincadeiras, atividades recreativas, banho de piscina e almoço regional. Nos dias 12 e 26 tem música ao vivo com artistas da região. O Sesc Lazer começa […]
O SESC Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, promove neste domingo (5) uma programação de lazer. A programação segue até o dia 25 de novembro.
Serão realizados jogos de salão, brincadeiras, atividades recreativas, banho de piscina e almoço regional. Nos dias 12 e 26 tem música ao vivo com artistas da região.
O Sesc Lazer começa sempre às 9h. A entrada custa R$ 3 para comerciários e dependentes e R$ 6 para o público em geral.
Para quem quiser utilizar a piscina e ainda não realizou o exame de pele, o Sesc vai oferecer o serviço nos dias 5 e 12.
“Essa é uma atividade que o Sesc proporciona para que as famílias possam se confraternizar, para que as crianças possam gastar energia e os adultos relaxarem depois de uma semana cheia de trabalho”, afirma Águida Torres, gerente do Sesc Arcoverde.
Você precisa fazer login para comentar.