Notícias

Rádio Pajeú fecha hoje cronograma de debates da região

Por Nill Júnior

A Rádio Pajeú definirá hoje as datas oficiais dos debates com candidatos às prefeituras do Pajeú. 

Um cronograma preliminar havia sido divulgado há alguns dias, mas, segundo a emissora, foi necessário adiar as datas por conta da necessidade de fazer os encontros na última janela permitida.

Outro motivo é que algumas candidaturas ainda estão ou estarão sendo deferidas ou indeferidas. O tempo adicional ajuda a realização com candidatos homologados pela justiça. 

Assim, ocorrerão a partir da última semana de outubro até 12 de novembro, data em que está confirmado o último debate com candidatos a prefeito de Afogados da Ingazeira.

Semana que vem haverá a série de entrevistas com os três candidatos à prefeitura de Afogados.

Na mira dos debates promovidos pela emissora em parceria com outros veículos estão Tabira, São José do Egito, Ingazeira, Iguaracy, Solidão, Carnaíba e Tuparetama.

Para isso serão formalizados os convites com as regras dos embates para os postulantes. 

Em cadeia com a Cultura FM, a emissora ainda retransmite o “Último Debate” na noite de 12/11, com candidatos à prefeitura de Serra Talhada. 

Outras Notícias

Polícia prendeu autor de homicídio em São José do Egito

Como o blog noticiou, ontem a tarde São José do Egito, chegou ao décimo homicídio do ano. Eriberto Santos foi assassinado por volta das 17 horas na Rua Poeta Rogaciano Leite em São José do Egito, nas proximidades de um ponto de carro para a comunidade de Curralinho. A vítima havia sido condenada por um […]

Como o blog noticiou, ontem a tarde São José do Egito, chegou ao décimo homicídio do ano.

Eriberto Santos foi assassinado por volta das 17 horas na Rua Poeta Rogaciano Leite em São José do Egito, nas proximidades de um ponto de carro para a comunidade de Curralinho.

A vítima havia sido condenada por um homicídio há mais de uma década. Foi libertado e pouco depois, passou a figurar como suspeito de matou Géssica Priscila Maciel, de 32 anos, morta a tiros na madrugada do sábado (09), no Sítio Lagoa do Mato, onde residia, próximo ao povoado de Curralinho. Segundo o Blog do Pereira, a polícia flagrou o acusado com uma arma de fogo na mão.

A guarnição socorreu a vítima para o hospital, mas ela não sobreviveu, vindo a óbito momentos após. Segundo o autor do crime, a motivação foi por vingança familiar, pois a vítima matou seu sobrinho há mais de dez anos. O imputado foi encaminhado à 20ª DESEC em Afogados da Ingazeira onde o flagrante foi registrado.

Ingazeira realiza 2ª Formação em Rede sobre Educação Integral

Na manhã desta sexta-feira (4), a cidade de Ingazeira sediou a 2ª Formação em Rede: Educação Integral – Construindo Caminhos para o Pleno  Desenvolvimento. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Ingazeira e pela Secretaria Municipal de Educação e Desportos, teve início às 8h30, na Escola Argemiro Veras. A formação contou com a participação do […]

Na manhã desta sexta-feira (4), a cidade de Ingazeira sediou a 2ª Formação em Rede: Educação Integral – Construindo Caminhos para o Pleno  Desenvolvimento. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Ingazeira e pela Secretaria Municipal de Educação e Desportos, teve início às 8h30, na Escola Argemiro Veras.

A formação contou com a participação do Dr. Israel Silveira, palestrante responsável por conduzir as discussões sobre a importância da educação integral e os desafios na implementação de um plano de desenvolvimento educacional eficaz para o município.

A secretária municipal de Educação, Elizandra Veras, esteve presente e destacou a relevância da formação para o fortalecimento das práticas educacionais em Ingazeira. Segundo ela: “A educação integral é um pilar fundamental para o desenvolvimento dos estudantes, e encontros como este representam uma oportunidade de troca de conhecimentos e aprimoramento das estratégias adotadas na rede municipal de ensino”, afirmou.

Também participaram do evento profissionais da educação, o secretário adjunto de Agricultura, Antônio Carlos, e a professora Vitória Raquel, que trouxe uma importante contribuição ao abordar o Projeto Ambiental 2025: Ecologia, Plante uma Árvore e Cultive o Futuro. Em sua fala, ela ressaltou a importância da educação ambiental como parte essencial da formação integral dos estudantes.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal do prefeito Luciano Torres (PSB) com a qualificação dos profissionais da educação e a construção de um ensino mais inclusivo, sustentável e de qualidade para os estudantes de Ingazeira.

 

Armando Monteiro e Jorge Côrte Real emitem nota de pesar sobre falecimento de Liberato Costa Júnior

Armando Monteiro: “Liberato é uma referência na vida pública de Pernambuco. Exerceu inúmeros mandatos, sempre marcados por extraordinária dedicação às causas de interesse coletivo. Destaco ainda sua dimensão humana, carisma e inexcedível amor à cidade do Recife. Trata-se de uma grande perda.” Jorge Côrte Real: “Liberato Costa Júnior foi uma grande personalidade do Recife e […]

Armando Monteiro: “Liberato é uma referência na vida pública de Pernambuco. Exerceu inúmeros mandatos, sempre marcados por extraordinária dedicação às causas de interesse coletivo. Destaco ainda sua dimensão humana, carisma e inexcedível amor à cidade do Recife. Trata-se de uma grande perda.”

Jorge Côrte Real: “Liberato Costa Júnior foi uma grande personalidade do Recife e de Pernambuco. Dono de uma trajetória pública irretocável e famoso por sua apurada leitura da política de nossa cidade e do Estado, ele deixa como legado para as futuras gerações o amor e a paixão por sua cidade e seu Estado e pelo o que mais gostava de fazer: política.

A história recente do Recife se mistura com a que Liberato construiu ao longo de mais de quatro décadas de atuação parlamentar e militância.

Ele era uma memória viva de nosso município. Vai-se uma referência de nossa população, mas fica a sua herança construída ao longo de dez mandatos na Câmara do Recife, onde chegou a ser presidente da Casa, e sua passagem interina na Prefeitura do Recife. Nesse momento, desejo conforto à sua família e que Deus os abençoe.”

Vítimas não identificadas de tragédia: pais de jovens de Carnaíba e Flores que não voltaram pra casa vão ao IML nesta segunda-feira

Familiares de duas jovens, uma natural de Carnaíba e outra de Flores estarão nesta segunda (28) no Recife onde colherão amostras de DNA para cruzamento com as vítimas ainda não identificadas do acidente do domingo (20) na PE 320, na altura do município de Flores. Segundo entrevista do radialista  Marconi Pereira para a Rádio Pajeú […]

Foto: Lupércio Moraes, cedida ao blog
Foto: Lupércio Moraes, cedida ao blog

Familiares de duas jovens, uma natural de Carnaíba e outra de Flores estarão nesta segunda (28) no Recife onde colherão amostras de DNA para cruzamento com as vítimas ainda não identificadas do acidente do domingo (20) na PE 320, na altura do município de Flores.

Segundo entrevista do radialista  Marconi Pereira para a Rádio Pajeú com o senhor Manoel Carvalho Xavier, “Suiba”, que mora na comunidade de Matolotagem, Flores,  há suspeita que no domingo a noite a filha, mais uma amiga haviam ido de Arcoverde para Salgueiro ou Serra Talhada via BR 232, de onde podem ter pego uma carona para Carnaíba.

“Ela costumava ligar para a mãe de dois em dois dias.  Conversei com o pai da outra ontem e ele disse que o pai não está na casa dela. Com essa notícia aumentou a suspeita”, diz o pai.

Elas se chamam Tainá de Souza Xavier, residente na comunidade de Flores  e a outra, identificada como Lívia, natural de Carnaíba, da comunidade de Gitirana. Tainá tem 18 anos. “Ela iria com a amiga que iria visitar o marido em Arcoverde e disse que voltaria no domingo. Até essa data não chegou e a gente começou a desconfiar”.

No acidente morreram José Vasconcelos Junior (Junior de Bico), de 30 anos, mais os jovens afogadenses  Dionísio Pereira da Silva, 23 anos, Maysa Siqueira, 21 anos e Jonathan Souza.

Qualquer informação que possa levar às jovens pode ser levada à Rádio Pajeú. Abaixo, ouça a entrevista de Marconi Pereira com o pai e o irmão de Thainá:

Projeto de Humberto que implanta sistema de controle de remédios vai virar lei

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei de autoria do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), que determina a implantação gradual de um sistema de controle de remédios que vai permitir rastreá-los durante toda a sua cadeia produtiva, desde a produção na indústria farmacêutica até a chegada ao consumidor final. A medida, […]

thumbnail_foto-alessandro-dantasA Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei de autoria do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), que determina a implantação gradual de um sistema de controle de remédios que vai permitir rastreá-los durante toda a sua cadeia produtiva, desde a produção na indústria farmacêutica até a chegada ao consumidor final.

A medida, que segue para sanção presidencial, visa coibir a circulação de medicamentos falsificados e furtados no país.

De acordo com Humberto, a logística de movimentação dos produtos farmacêuticos, que inclui as etapas de produção, distribuição, comercialização e dispensação de medicamentos, é complexa e alvo frequente de problemas.

Por isso, ele propôs a criação de uma identificação unitária e exclusiva dos medicamentos, seguida da captura, do armazenamento e da transmissão eletrônica desses dados de identificação individual, ao longo de todo o trajeto percorrido pelos fármacos.

Segundo estimativa feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no ano passado, a cadeia farmacêutica no Brasil é composta por 217 empresas detentoras de registro que comercializavam medicamentos; 3,9 mil empresas classificadas como comércio atacadista (distribuidores); 242 mil estabelecimentos de saúde e 71,2 mil farmácias. O sistema comercializa R$ 3,9 bilhões de embalagens de medicamentos ao ano.

“A falta de fiscalização sobre esse complexo sistema de distribuição permite que ocorra tanto o roubo de mercadorias quanto a circulação de medicamentos falsificados, com data de validade vencida ou com falhas de fabricação. Além das questões de natureza comercial e tributária, as mais temidas consequências desses problemas são os agravos à saúde das pessoas”, afirma.

Para o senador, as maiores consequências para os pacientes são os efeitos farmacológicos indesejados, como o agravamento da doença devido à má qualidade do produto. Ele ressalta que vários países adotaram medidas semelhantes para aumentar o controle sobre o fornecimento de remédios e a fim de melhorar o acompanhamento dos fármacos em toda a cadeia de distribuição.

“Esse processo requer a identificação dos produtos por meio de números de série inseridos nas embalagens. Graças a essa identificação, pode-se obter informações – armazenadas em banco de dados informatizado – sobre todo o caminho do medicamento até o paciente. Esse sistema de controle é habitualmente conhecido como rastreabilidade”, explica.