Notícias

Queiroga diz que inclusão de novos grupos na vacinação atrapalha o PNI

Por André Luis

Ministro participou de audiência da Comissão Temporária da Covid-19

Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta segunda-feira (26) que a inclusão de determinados grupos por decisão de estados e municípios no programa de vacinação contra a covid-19 tem atrapalhado o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. “Se nós respeitássemos o Programa Nacional de Imunizações conforme pactuado na [reunião] tripartite [União, estados e municípios], ele seria melhor”.

“É até um apelo que eu faço. Nós sabemos que, no afã de contribuir com a vacinação, às vezes, se pressiona para botar um grupo prioritário ou outro. Todos têm razão em querer ter a vacinação o mais rápido possível, mas, às vezes, isso atrapalha o nosso PNI. Então, fazer com que o PNI tenha as decisões pactuadas na tripartite mantidas e com que, nos municípios, nos mais de cinco mil municípios do Brasil, ele seja cumprido é um desafio para todos nós”, afirmou, durante audiência pública da Comissão Temporária da Covid-19 no Senado.

Queiroga também voltou a comentar sobre o cronograma divulgado pela pasta no sábado (24), o qual reduziu em 31% a previsão de entrega de doses de vacinas contra Covid em maio.

Até então, o cronograma anterior previa 46,9 milhões de doses para o próximo mês, enquanto o atual prevê 32,4 milhões de doses.

Segundo ele, a mudança ocorre devido à decisão da pasta de retirar do cronograma a previsão de doses das vacinas Covaxin e Sputnik, ainda não aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e pelo atraso na chegada de insumos usados pela Fiocruz e Butantan para produção das doses.

Questionado pelos senadores, o ministro negou que haja dificuldades diplomáticas para liberação dos insumos e atribuiu o atraso a entraves na produção do material.

“São questões administrativas e não diplomáticas. Se houve isso no passado, está superado”, disse.

Doses distribuídas e aplicadas

Queiroga criticou a polêmica entre doses distribuídas e as efetivamente aplicadas no país. Segundo o ministro, o vacinômetro do Ministério da Saúde aponta mais de 57 milhões de doses distribuídas e cerca de 37 milhões de doses aplicadas.

Sobre a diferença de 20 milhões de doses, o ministro explicou que algumas são reservadas para segunda dose e estão guardadas. Disse ainda que outras não chegaram aos municípios, porque “há um retardo, um delay de cerca de 10 dias para que essas doses, uma vez entregues, sejam distribuídas para os municípios”.

“O fato é que essa disparidade entre doses distribuídas e doses aplicadas tem gerado muita polêmica, muita polêmica em rede social, e tudo o que nós não precisamos neste momento é polêmica. Nós precisamos passar uma mensagem harmônica para a nossa sociedade”, ressaltou.

Óbitos

Sobre o Brasil já ter atingido este ano mais registro de óbitos pela covid-19 na comparação com todo o ano de 2020, o ministro da Saúde atribuiu ao fato da variante P1 do vírus, a de Manaus, ser mais contagiosa e também estar associada a uma maior letalidade. E defendeu a vacinação, aliada a outras medidas que considera fundamentais.

“É claro que não é só a vacinação. Tenho, desde o primeiro dia em que assumi o cargo, reiterado a importância das chamadas medidas não farmacológicas, como o uso de máscaras e o distanciamento social”, disse.

Outras Notícias

Imape/Farol: Márcia parte com 56%, Miguel 24%, Pinto 2%, Jucélio 1%

O Instituto Majoritário de Pesquisas e Estatísticas (Imape) em parceria com o portal Farol de Notícias divulgou hoje o resultado de pesquisa de opinião com amostras sobre as eleições em Serra Talhada. A consulta ocorreu entre 2 e 3 de setembro de 2024 realizada nas zonas urbana e rural com uma amostra de 600 entrevistas. […]

O Instituto Majoritário de Pesquisas e Estatísticas (Imape) em parceria com o portal Farol de Notícias divulgou hoje o resultado de pesquisa de opinião com amostras sobre as eleições em Serra Talhada.

A consulta ocorreu entre 2 e 3 de setembro de 2024 realizada nas zonas urbana e rural com uma amostra de 600 entrevistas. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos e o intervalo de confiança de 95%.

Esta pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número de registro PE06620/2024. Vamos aos números:

CENÁRIO ESTIMULADO

No cenário estimulado, quando se apresentam os nomes dos candidatos ao eleitor, a prefeita Márcia Conrado parte na frente com 56,5% das intenções de voto, Miguel Duque surge com 24,5%, “não sabe/não opinou” são 10,7%, brancos e nulos são 4,5%, Luiz Pinto tem 2,2%, Jucélio 1,6%.

CENÁRIO ESPONTÂNEO

No cenário espontâneo, quando não se apresentam os nomes dos candidatos ao eleitor buscando saber o primeiro que vem à mente, Márcia Conrado surge com 50,3%, não sabe/não opinou são 29,4%, Miguel Duque aparece com 15,3%, brancos e nulos 3,8%, Luiz Pinto 1,2%, Jucélio 1%.

REJEIÇÃO

No quesito rejeição, a opção “não rejeita nenhum” aparece em primeiro com 38,2%, seguido de Jucélio como mais rejeitado com 14,5%, Luiz Pinto surge com 13,7%, a opção “rejeita todos” tem 9,3%, Márcia Conrado tem 9,2%, “não sabe ou não respondeu” 8,3% e Miguel Duque tem a menor rejeição com 6,8%.

Mais pesquisa – No próximo sábado (14), Serra Talhada conhece os números do Múltipla, que serão publicados pelo Blog do Nill Júnior. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número de divulgação – PE – 07727/2024.

Crise dos combustíveis: protesto em Tabira fecha a PE-320. Veja vídeo

Por André Luis Mais um episódio da crise dos combustíveis acontece agora a noite em Tabira-PE, onde populares fecharam a PE-320 saída para Afogados da Ingazeira. No local, estão colocando fogo em pneus para impedir a passagem de veículos. O protesto, segundo informações, é em apoio a greve dos caminhoneiros que chega ao seu quarto […]

Foto: Facebook / Júnior Terra

Por André Luis

Mais um episódio da crise dos combustíveis acontece agora a noite em Tabira-PE, onde populares fecharam a PE-320 saída para Afogados da Ingazeira.

No local, estão colocando fogo em pneus para impedir a passagem de veículos. O protesto, segundo informações, é em apoio a greve dos caminhoneiros que chega ao seu quarto dia paralisando o Brasil todo e causando um colapso nos postos de combustíveis do país. Veja abaixo o vídeo postado por internauta em seu perfil no Facebook:

Simpol-PE realiza protesto contra Raquel Lyra durante convenção em Caruaru

Neste domingo (4), o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) realizou um protesto durante a convenção partidária do PSDB na Arena Caruaru, onde foi homologada a candidatura de Rodrigo Pinheiro para prefeito e Dayse Silva para vice-prefeita. O evento contou com a presença da governadora Raquel Lyra, além dos presidentes nacional e estadual da […]

Neste domingo (4), o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) realizou um protesto durante a convenção partidária do PSDB na Arena Caruaru, onde foi homologada a candidatura de Rodrigo Pinheiro para prefeito e Dayse Silva para vice-prefeita.

O evento contou com a presença da governadora Raquel Lyra, além dos presidentes nacional e estadual da legenda tucana, Marconi Perillo e Fred Loyo, respectivamente.

Tentando evitar o protesto, Raquel Lyra chegou ao evento pelos fundos, mas os policiais conseguiram furar o bloqueio de segurança e adentrar ao local. O Sinpol-PE, em suas redes sociais, destacou a ação:

“Realizamos mais uma ação conjunta na agenda de Raquel Lyra. Dessa vez em Caruaru, na convenção partidária do seu aliado.”

O sindicato ressaltou a grave situação da segurança pública em Caruaru, apontando que a cidade voltou a ser uma das mais violentas da América Latina. A Polícia Civil, segundo o Sinpol, está desestruturada na Capital do Agreste, com a Delegacia da Mulher sobrecarregada, atendendo a mais 11 cidades da região. 

Segundo a postagem do sindicato, julho foi apontado como o mês mais violento do ano, com Caruaru registrando quase 80 homicídios em 2024.

O Sinpol-PE criticou as condições de trabalho e os baixos salários dos policiais civis, afirmando que a luta continuará para que a governadora revise o programa Juntos pela Segurança e valorize a Polícia Civil. “Onde Raquel estiver, o Sinpol estará presente cobrando o que foi prometido por Raquel Lyra”, finalizou a postagem.

Paulo Câmara participa da festa dos 106 anos de Afogados

No dia do aniversário de 106 anos da emancipação política de Afogados da Ingazeira, foi entregue oficialmente o Centro de Comercialização de Animais José Bartolomeu Genésio, inaugurado pelo governador Paulo Câmara, nesta quarta-feira (1º), ao lado do prefeito José Patriota. Ele foi erguido em parceria com a prefeitura local através de recursos do Fundo Estadual de […]

5O5A0015

No dia do aniversário de 106 anos da emancipação política de Afogados da Ingazeira, foi entregue oficialmente o Centro de Comercialização de Animais José Bartolomeu Genésio, inaugurado pelo governador Paulo Câmara, nesta quarta-feira (1º), ao lado do prefeito José Patriota.

Ele foi erguido em parceria com a prefeitura local através de recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), versão 2014. Dos R$ 350 mil investidos no centro, R$ 277,6 mil vieram do fundo.

5O5A0154

5O5A0039

A nova estrutura, que conta com curral para bovinos e caprinos, vai oferecer conforto e segurança aos produtores e compradores do município, que é considerado um polo de desenvolvimento econômico para a região. Além disso, as transações realizadas no equipamento vão colaborar para ampliar o cadastro de produtores do Estado.

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, ressaltou que o centro é moderno, construído nos moldes do que há de melhor no País. “Estamos seguindo a determinação do governador, que, além de se preocupar com a produção, quer modernizar o processo de comercialização no Estado”, pontuou.

5O5A0178

Antes dos pronunciamentos, o governador fez uma vistoria no local e descerrou a placa inaugural. Paulo disse que o equipamento valoriza a cultura do homem do campo e dialoga com as ações do Governo do Estado.

No total, o FEM (2013 e 2014) vai destinar R$ 2,3 milhões ao município de Afogados, distribuídos em sete planos de trabalho, que tratam de urbanização, reforma e ampliação da Escola Municipal Domingos Teotônio, além da perfuração de poços.

O prefeito do município e presidente da Amupe, José Patriota, falou sobre a parceria. “Quando muitos não acreditavam na renovação do FEM, Paulo nos surpreendeu com a boa notícia. Agora, vamos continuar trabalhando para realizar as entregas para o povo”, assegurou.

5O5A0276

Reabilitação – No ato, o chefe do Executivo estadual também formalizou a doação de um terreno para a construção do Centro de Reabilitação Auditiva e Visual do município. A unidade vai beneficiar 180 mil habitantes em 12 municípios do Pajeú. O aporte no centro de reabilitação será de R$ 3,5 milhões, recursos da União. O projeto de engenharia foi viabilizado pela prefeitura de Afogados da Ingazeira, enquanto o terreno foi cedido pelo Estado. A obra será concluída em 12 meses.

O Estado ainda cedeu outro terreno para reforma e ampliação do Escola Municipal Domingos Teotônio. “Temos feito um esforço muito grande para desenvolver Pernambuco por inteiro e nós vamos conseguir através da realização de muitas parcerias”, completou Paulo, lembrando que os municípios do Pajeú sempre apresentam bons projetos e cumprem com a sua parte nas parcerias.

Antes de inaugurar o centro, Câmara prestigiou as comemorações do aniversário de 106 anos da emancipação política do município sertanejo. Ao lado do prefeito José Patriota, ele participou da cerimônia de hasteamento das bandeiras do Brasil, de Pernambuco e do município, na praça Monsenhor de Alfredo de Arruda Câmara, na área central. Câmara inda prometeu melhorar o acesso a Afogados via PE 320, com perspectiva de duplicação.

Durante sua agenda pelo município sertanejo, Paulo esteve acompanhado do líder do Governo na Assembleia Legislativa, Waldemar Borges; do gerente-geral do ProRural, Aldo Santos; da diretora geral da Adagro, Erivânia Camelo; e de prefeitos, ex-prefeito e lideranças políticas do Pajeú.

Coluna do Domingão

João Campos já é unanimidade entre socialistas para 2026 Pergunte a qualquer membro do campo socialista quem deve encabeçar a disputa para o governo de Pernambuco em 2026. A resposta sai da boca antes do fim da pergunta: João Campos. O momento de esperança da retomada do poder tem algum excesso de euforia, mas alguns […]

João Campos já é unanimidade entre socialistas para 2026

Pergunte a qualquer membro do campo socialista quem deve encabeçar a disputa para o governo de Pernambuco em 2026. A resposta sai da boca antes do fim da pergunta: João Campos.

O momento de esperança da retomada do poder tem algum excesso de euforia, mas alguns elementos concretos que embasam essa leitura.

O excesso vem da convicção de que Raquel não decolou, que não emplaca mais, que já aglutina rejeição cuja virada de percepção da sociedade não será fácil.  E, ainda, não é bem assim. De fato,  há uma percepção de impaciência da sociedade com o governo Raquel. Mas não é certo dizer que ela não pode virar o jogo e tomar os trilhos da gestão.  Raquel vai iniciar a contratação das operações de crédito que lhe permitirão iniciar as tão aguardadas obras estruturadoras. Com mais dinheiro na conta, pode inverter a percepção inicial se parte da sociedade e ganhar o ativo chamado confiança.

Mas há fatos concretos que animam os que defendem João.  Dentre eles, a gestão em Recife, uma das mais complexas cidades do mundo para se governar, onde há áreas com indicativos de qualidade de vida europeia,  com outros comparados a regiões africanas.

João tem conseguido atuar nessa cidade tão difícil de gerir. Prova disso é a aprovação da gestão e a liderança com folga de todos os levantamentos sobre sucessão em 2024. Tudo indica que vence a reeleição com folga e, em 2026, dizem aliados, com quase 35 anos, estará pronto para governar o estado.

Tem sido provado administrativa e politicamente.  Na gestão,  conseguiu R$ 2 bilhões para investir em infraestrutura,  principalmente em áreas carentes na capital. Isso é quase 60% do que Raquel pediu para investir em todo estado. Na comunicação,  fala para todas as faixas etárias e classes, habilidoso que é nas redes sociais.

Na política, conversou com setores da esquerda à extrema direita para não ter problemas na aprovação do crédito junto ao BIRD.  Foi um dos padrinhos da acachapante vitória de Rodrigo Novaes sobre Joaquim Lira, candidato de Raquel. O novo Conselheiro do TCE fez questão de agradecê-lo.

Com Recife como vitrine para o estado, tem exposição natural para disputar o governo do Estado.  Isso sem falar na invocação genética,  de quem é bisneto de Arraes, filho de Eduardo.  Se Paulo Câmara,  mesmo com dificuldades extremas de comunicação e aprovação conseguiu ser reeleito sob o manto da aura de Eduardo,  imagine João.

A resposta sobre a possibilidade real de que vença reside exatamente na capacidade de gestão de Raquel.  Sua melhoria nos indicadores e consequente popularidade será a chave para que tenha a predileção natural na disputa da reeleição.  Salvo episódios como o de Bolsonaro recentemente,  quem tem a caneta tem a força e a vantagem. Ela tem tempo para colocar o jogo a seu favor.

De toda forma, é certo dizer,  pelo desenrolar dos fatos políticos e administrativos,  bem como pelo sentimento da militância: João já faz sombra a Raquel.

Encontro casual

Da série encontros aleatórios,  o papo entre Zeinha Torres,  prefeito de Iguaracy,  o prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, Paulo Jucá,  Américo Barros e Marcelo Patriota.  Zeinha se prepara para debater a sua sucessão entre Marquinhos Melo (aparentemente seu preferido), Albérico Rocha e o vice, Pedro Alves. Evandro deve apoiar Eclérinston Ramos,  seu vice.

O outro lado da força 

Enquanto Anchieta Patriota busca um nome competitivo para disputa em 2024, na oposição alguns setores começam a defender o nome da empresária e presidente da NDL, Ilma Valério.  Ela ainda não disse ser candidata.  A arrumação ainda precisa ser conversada com Gleibson Martins, candidato em 2020.

“Ele não vai não”

No bloco governista,  uma possibilidade e uma certeza. A possibilidade: Cícero Batista é o mais provável nome a ser tirado pelos pares para a vice. A certeza: atual vice, Júnior de Mocinha não será o escolhido de Anchieta Patriota.  Ele ainda não sabe. Não mostrem a Coluna pra ele…

Lógica 

A decisão de Pinheiro do São Miguel de apoio à Márcia Conrado tem explicação:  a distância da base de Sebastião e Waldemar Oliveira,  cada vez mais preocupados com o debate estadual e nacional no Avante tem gerado insatisfação e afastamento de lideranças.  Depois de Carlos Evandro e agora, Pinheiro,  quem sair por último apague a luz.

Peraí homem…

Não é resenha. Já tem governista em Afogados falando em 2028. Esta Coluna ouviu de um aliadíssimo de Sandrinho: “problema é achar que manter Daniel na vice quer dizer que ele seja candidato a prefeito em 2028. Uma coisa nada tem a ver com a outra”. Foi terça na Rádio Pajeú.  Só não revelamos o nome do santo que cunhou a profexia

Terrible

A falta de pré e prós produção no vídeo de felicitações da prefeita Nicinha Melo pelos 74 anos de Tabira é gritante. Mal gravado, mal editado, mal enquadrado, mal formatado. Enquanto prefeitos zelam sua imagem Pajeú afora, ela recorre ao padrão “lives Dinca de qualidade…”

Maaaaaas…

Mas mesmo precisando melhorar nas lives e na gestão,  Nicinha pode sair favorecida se o olho gordo da oposição prevalecer.  Se Sebastião Dias, Carlos Veras e Flávio Marques tiverem um nome cada, darão a reeleição ao colo de Nicinha. Perguntado pela Coluna sobre essa possibilidade,  Flávio respondeu: “acredito que partiremos todos unidos em 2024”.

Seguem presos 

Caminham para 20 dias as prisões de Doutor Júnior, Manoel Grampão e da tesoureira Gorete Soares, após a Operação Conluio,  da Polícia Civil.  Para juristas,  a manutenção das prisões mesmo diante de algumas tentativas de relaxamento mostram que a decisão que as definiu era sólida.

Não morreu 

Uma grande confusão se formou ontem com a notícia da morte da ex-prefeita de Bonito,  Lúcia Heráclio.  Marília Arraes e principalmente a governadora Raquel Lyra emitiram notas de pesar. Depois a família afirmou que ela segue viva. A informação de bastidores é de morte cerebral,  o que obriga o cumprimento de alguns protocolos.

Os 15 elementos 

A sessão de amanhã da Câmara de Arcoverde vai apreciar o projeto que cria quinze novos cargos da comissão de licitação da gestão Wellington Maciel.  Oposicionistas fizeram a conta e dizem que serão quase R$ 700 mil gastos por ano com os cargos da pasta do irmão de LW, Lídio Maciel.  Os governistas são maioria e devem aprovar o projeto.  Mas como vai ter zoada…

Frase da semana:

“O que me parece um pouco injusto é querer que a gente em cinco meses de governo consiga consertar o que não foi feito em oito anos”.

Da governadora Raquel Lyra,  falando ao jornalista João Alberto das críticas que recebe nesse início de governo.  Disse que o empréstimo de R$ 3,5 bilhões, recursos federais e do parlamento vão virar o jogo. “Mas a crítica construtiva é bem vinda”.