Notícias

PT estadual define prioridades no Pajeú: Serra, Tabira e Calumbi

Por Nill Júnior

Retirada de candidaturas majoritárias em Afogados, decidida após  morte de Emídio Vasconcelos,  era jogada que faltava na estratégia do partido

O Partido dos Trabalhadores em Pernambuco definiu quais são suas únicas prioridades no Sertão do Pajeú: Serra Talhada,  Tabira e Calumbi.

A última prova foi a decisão do PT de lançar apenas candidaturas proporcionais em Afogados da Ingazeira,  anunciada em uma nota sucinta assinada pela presidente do partido,  Mônica Souto.

A estranheza se deu porque até a morte do pré-candidato Emídio Vasconcelos,  o PT local deixava evidente a pré-candidatura, a ponto de ter quatro nomes colocados.

Mas com a morte de Vasconcelos,  nome orgânico que pregava mais independência do partido, passou a predominar a estratégia do grupo ligado ao Senador Humberto Costa,  pró adesão com o PSB na maioria das cidades.  Em Afogados um dos nomes ligados à Humberto é Gildázio Moura.

Na última reunião, a estadual do PT deixou claro que as prioridades do partido na região são Serra Talhada,  com Márcia Conrado, Tabira, com Flávio Marques e Calumbi, com Sandra da Farmácia. Em Afogados sinalizaram que não teriam sequer como dar suporte econômico à candidatura.

Nomes que tinham interesse em disputar como Clóvis Lira e José Arthur Padilha não tinham força perante o encaminhamento.  Assim, aumenta a possibilidade de que o partido esteja no palanque socialista em Afogados, encabeçado por Alessandro Palmeira.

O pior é que do tamanho que ficou, cede tempo de rádio, a imagem de Lula ao palanque, mas sem força de barganhar a vice, disputando apenas vagas na Câmara,  e com muita dificuldade de fazer um vereador a se considerar a densidade dos pré-candidatos.

Assim, o PT vai apostar em duas das quatro maiores cidades da região, onde tem possibilidades reais com Márcia Conrado e Flávio Marques, além de Calumbi, onde Sandra da Farmácia tem o direito à reeleição.

Outras Notícias

Afogados: Prefeitura paga mês de junho aos servidores

Começa nesta quarta (28) o maior e mais importante evento do calendário festivo de Afogados da Ingazeira: a 13ª Expoagro. E para garantir a plena participação dos servidores públicos municipais, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira dá início ao pagamento do seu funcionalismo. “A expectativa para este ano é superar as edições anteriores, movimentando ainda […]

Começa nesta quarta (28) o maior e mais importante evento do calendário festivo de Afogados da Ingazeira: a 13ª Expoagro. E para garantir a plena participação dos servidores públicos municipais, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira dá início ao pagamento do seu funcionalismo.

“A expectativa para este ano é superar as edições anteriores, movimentando ainda mais a nossa economia e aquecendo o nosso comércio. Expoagro não é despesa, é investimento que gera renda para a cidade. E nesse contexto não podíamos deixar de, fazendo um grande esforço, iniciar o pagamento de quem tanto contribui para o desenvolvimento de nossa querida Afogados,”destacou o Prefeito José Patriota.

A partir desta quarta (28), serão injetados R$ 2.030.724,21 referentes ao pagamento de 1.364 servidores, incluindo aposentados e pensionistas. Confira o calendário:

28 de Junho – Secretarias de Assistência Social e Saúde

29 de Junho – Secretarias de Administração, Agricultura, Controle Interno, Cultura e Esportes, Educação, Finanças, Infraestrutura, Transportes, Gabinete, Procuradoria, Coordenadoria da Mulher e Ouvidoria

30 de Junho – Aposentados e Pensionistas.

PF cumpre mandado de busca no apartamento de Blairo Maggi em Brasília

G1 A Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã desta quinta-feira (14) mandado de busca e apreensão no apartamento do ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), ex-governador de Mato Grosso. A diligência dos agentes federais ocorreu em um condomínio na Asa Sul, zona nobre de Brasília. O G1 ainda não conseguiu contato com a assessoria de Blairo Maggi. […]

G1

A Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã desta quinta-feira (14) mandado de busca e apreensão no apartamento do ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), ex-governador de Mato Grosso. A diligência dos agentes federais ocorreu em um condomínio na Asa Sul, zona nobre de Brasília.

O G1 ainda não conseguiu contato com a assessoria de Blairo Maggi.

Em depoimento de seu acordo de delação premiada, o ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB) acusou Blairo Maggi de participar de um esquema de corrupção no estado.

Silval relatou ao Ministério Público Federal que o senador Cidinho Santos (PR-MT) prometeu ajuda de Blairo, do atual governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), e do senador Wellington Fagundes (PR-MT) para que ele não fizesse delação premiada. O acordo acabou sendo feito e foi homologado pela Justiça.

A colaboração premiada de Silval Barbosa foi homologada, em agosto, pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na delação, Silval Barbosa contou à Procuradoria Geral da República (PGR) como funcionava o esquema de corrupção no governo de Mato Grosso. O delator foi vice-governador no segundo mandato de Blairo – de 2007 a 2010.

Em 2010, Silval assumiu o governo mato-grossense, quando Blairo Maggi se desincompatibilizou do Executivo estadual para concorrer ao Senado. No mesmo ano, o delator foi reeleito.

Silval Barbosa foi preso exatamente há dois anos, em 14 de setembro de 2015, acusado de recebimento de propina na distribuição de incentivos fiscais. Ele permaneceu quase dois anos na cadeia, mas foi autorizado a ficar preso em regime domiciliar em junho deste ano.

Blairo Maggi é investigado na Operação Lava Jato por suposto recebimento de R$ 12 milhões em sua campanha à reeleição, em 2006, com base em relatos de delatores da construtora Odebrecht. O governo Temer tem dez ministros investigados no Supremo.

XVIII Festival de Poetas Repentistas de Itapetim aconteceu neste sábado

Neste sábado (25.01), aconteceu o XVIII Festival de Poetas Repentistas de Itapetim na Praça Simão Leite. O evento foi realizado pelo Governo Municipal através da Secretaria de Cultura e já fez parte das comemorações do centenário de Rogaciano Leite. O festival contou com a abertura de Afonso Pequeno e Erivaldo Ferreira, além da participação de […]

Neste sábado (25.01), aconteceu o XVIII Festival de Poetas Repentistas de Itapetim na Praça Simão Leite. O evento foi realizado pelo Governo Municipal através da Secretaria de Cultura e já fez parte das comemorações do centenário de Rogaciano Leite.

O festival contou com a abertura de Afonso Pequeno e Erivaldo Ferreira, além da participação de Neto Laurindo e Inácio Augusto.

As duplas participantes foram Fernando Emídio e Val Pimenta, Marcos Freitas e Marcos Nicandro, Lourival Batista e Antônio Batista, Ponto Paz e Geni Amorim.

“O secretário de Cultura, Ailson Alves e o grande amigo Pereira estão de parabéns pela organização do evento e Zé Adalberto pela apresentação. Também quero agradecer a presença de todos.” Disse o prefeito Adelmo Moura. O vice-prefeito Junio Moreira também esteve presente no evento.

Paulo Jucá diz respeitar decisão de Adelmo Moura. “Bola pra frente”

O candidato a Deputado Estadual Paulo Jucá (PSB) buscou colocar uma pedra no debate que envolveu a possibilidade apoio de Adelmo Moura depois de decidir deixar Aglailson Victor. Como já anunciado,  Adelmo definiu o voto no ex-prefeito de Afogados da Ingazeira,  José Patriota, atendendo solicitação de João Campos.  Paulo gravou um vídeo em que diz […]

O candidato a Deputado Estadual Paulo Jucá (PSB) buscou colocar uma pedra no debate que envolveu a possibilidade apoio de Adelmo Moura depois de decidir deixar Aglailson Victor.

Como já anunciado,  Adelmo definiu o voto no ex-prefeito de Afogados da Ingazeira,  José Patriota, atendendo solicitação de João Campos.  Paulo gravou um vídeo em que diz ter entendido Adelmo.

Respeito demais a posição do prefeito. Entendo as condições pelas quais ele tomou essa decisão, e bola pra frente “.

Paulo agradeceu aos quatro vereadores do município que o apoiam. “Queria agradecer os quatro vereadores que estão conosco, Jordânia,  Lailton Júnior e Toinha”. Paulo cumpre campanha em seis cidades nessa reta final, como Jupi, Jucati, Lajedo e Exu.

“Vamos manter a militância firme nessa reta final”, disse. A estratégia é evitar ficar preso ao tema e perder tempo com a discussão na reta final da campanha.

Prefeitura de Sertânia emite nota sobre descredenciamento de UBSF

O Governo Municipal de Sertânia emitiu uma nota esclarecendo a situação relacionada à portaria nº 5.821, do Ministério da Saúde, que descredencia equipes no âmbito da Estratégia Saúde da Família. Segundo o comunicado, a medida não afeta exclusivamente Sertânia, mas também diversos outros municípios da região e do país, como Custódia, Flores, Afogados da Ingazeira […]

O Governo Municipal de Sertânia emitiu uma nota esclarecendo a situação relacionada à portaria nº 5.821, do Ministério da Saúde, que descredencia equipes no âmbito da Estratégia Saúde da Família. Segundo o comunicado, a medida não afeta exclusivamente Sertânia, mas também diversos outros municípios da região e do país, como Custódia, Flores, Afogados da Ingazeira e Petrolândia, além de localidades em outras regiões do Brasil.

De acordo com a nota, o descredenciamento em Sertânia diz respeito a uma unidade que seria destinada à futura criação de uma 17ª Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF). A gestão municipal garantiu que não haverá prejuízo à população, uma vez que nenhuma das 16 UBSFs atualmente em funcionamento será fechada.

A administração municipal destacou que, nos últimos oito anos, dobrou o número de UBSFs no município, alcançando uma média de uma nova unidade por ano. “Reafirmamos nosso compromisso com a saúde do povo de Sertânia”, enfatizou o comunicado. Leia abaixo a íntegra da nota:

Nota de esclarecimento

O Governo Municipal de Sertânia esclarece que a portaria de número 5.821 do Ministério da Saúde, que descredencia equipes no âmbito da Saúde da Família não atingiu apenas o nosso município, mas também outras cidades da nossa região, como Custódia, Flores, Afogados da Ingazeira e Petrolândia, assim como de outras regiões do Estado e de todo o Brasil.

No caso de Sertânia o descredenciamento trata-se de uma unidade que contemplaria a abertura da criação de uma 17ª UBSF no município, logo, não haverá prejuízo para nenhum munícipe, já que não ocorrerá fechamento de nenhuma das 16 unidades de UBSF’s em funcionamento.

A gestão, que dobrou a quantidade de Unidades Básicas de Saúde da Família no município em oito anos, o que dá, em média, uma abertura por ano, reafirma seu compromisso com a saúde do povo de Sertânia. 

Lamentamos que a Sra. Pollyanna Abreu, que deveria descer do palanque, traga informações dessa natureza com distorções.