Notícias

PT de Tuparetama se reúne e define novo Diretório

Por Nill Júnior

O Diretório do PT municipal da cidade de Tuparetama reuniu-se  com filiados e filiadas e lideranças políticas.

Na pauta a prorrogação dos mandatos e atualizações da direção municipal do PT.

Alguns assuntos foram discutidos na plenária como organização territorial da base, formação política dos filiados e das filiadas, desafios e avanços do governo Lula.

Ainda planejamento para as eleições municipais de 2024. A plenária foi conduzida pelo secretário de organização do partido Jonas de Melo, e contou com a presença do deputado Federal Carlos Veras, do ex-vice-prefeito Ivaí Cavalcante, do presidente do partido Josivan Antônio e filiados.

Após a plenária ficou estabelecida a nova formação do PT municipal com Josivan Antonio (presidente), Lindineide Martins (vice-presidente), Jonas de Melo (Secretário de organização), Renaldi Daniel (Secretário de Finanças), Maria do Socorro (Secretária de Movimentos Sociais), Daniel Amaral (Secretário de Formação) e Cícera Nogueira (suplente).

Outras Notícias

Sertão do Pajeú fecha semana mantendo queda no número de casos ativos

Região tem no total 673 casos ativos da doença. Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos da Covid-19 dos municípios do Sertão do Pajeú divulgados nesta sexta-feira (02.07), nas últimas 24h, foram notificados 88 novos casos positivos, 177 recuperados e nenhum novo óbito. Agora o Sertão do Pajeú conta com 31.300 casos confirmados, […]

Região tem no total 673 casos ativos da doença.

Por André Luis

De acordo com os boletins epidemiológicos da Covid-19 dos municípios do Sertão do Pajeú divulgados nesta sexta-feira (02.07), nas últimas 24h, foram notificados 88 novos casos positivos, 177 recuperados e nenhum novo óbito.

Agora o Sertão do Pajeú conta com 31.300 casos confirmados, 30.034 recuperados (95,95%), 593 óbitos e 673 casos ativos da doença.

Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú nas últimas 24 horas:

Afogados da Ingazeira registrou 13 novos casos positivos e 20 recuperados. O município conta com 5.330 casos confirmados, 5.194 recuperados, 69 óbitos e 67 casos ativos. 

Brejinho registrou 7 casos recuperados. O município conta com 737 casos confirmados, 707 recuperados, 21 óbitos e 9 casos ativos. 

Calumbi  registrou 3 novos casos positivos e 2 recuperados. O município conta com 678 casos confirmados, 628 recuperados, 5 óbitos e 45 casos ativos da doença. 

Carnaíba  registrou 14 novos casos positivos e 80 recuperados. O município conta com 2.019 casos confirmados, 1.850 recuperados, 35 óbitos e 134casos ativos da doença. 

Flores registrou 5 novos casos positivos e 4 recuperados. O município conta com 988 casos confirmados, 895 recuperados, 36 óbitos e 57 casos ativos. 

Iguaracy registrou 5 casos recuperados. O município conta com 780 casos confirmados, 740 recuperados, 27 óbitos e 13 casos ativos. 

Ingazeira não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 429 casos confirmados, 414 recuperados, 6 óbitos e 9 casos ativos. 

Itapetim registrou 5 novos casos positivos e 9 recuperados. O município conta com 1.265 casos confirmados, 1.212 recuperados, 29 óbitos e 24 casos ativos. 

Quixaba registrou 2 novos casos positivos e 3 recuperados. O município conta com 503 casos confirmados, 471 recuperados, 14 óbitos e 18 casos ativos. 

Santa Cruz da Baixa Verde não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 606 casos confirmados, 579 recuperados, 18 óbitos e 9 casos ativos. 

Santa Terezinha registrou 1 novo caso positivo. O município conta com 995 casos confirmados, 965 recuperados, 26 óbitos e 4 casos ativos. 

São José do Egito não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 2.444 casos confirmados, 2.360 recuperados, 49 óbitos e 35 casos ativos. 

Serra Talhada registrou 31 novos casos positivos e 30 recuperados. O município conta com 9.668 casos confirmados, 9.379 recuperados, 159 óbitos e 130 casos ativos da doença. 

Solidão não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 663 casos confirmados, 637 recuperados, 3 óbitos e 23 casos ativos. 

Tabira registrou 1 novo caso positivo e 6 recuperados. O município conta com 2.770 casos confirmados, 2.665 recuperados, 44 óbitos e 61 casos ativos. 

Triunfo registrou  1 novo caso positivo e 1 recuperado. O município conta com 900 casos confirmados, 859 recuperados, 26 óbitos e 15 casos ativos. 

Tuparetama registrou 12 novos casos positivos e 10 recuperados. O município conta com 525 casos confirmados, 479 recuperados, 26 óbitos e 20 casos ativos da doença.

Madalena avalia positivamente vinda de Paulo Câmara para vistoria em Adutora

A prefeita Madalena Britto e o vice-prefeito Wellington Araújo avaliaram positivamente a visita do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, para uma vistoria na construção da segunda Estação Elevatória da Adutora do Moxotó, localizada no município. Posteriormente, o governador também cumpriu agenda na região, visitando pontos como a Adutora do Agreste e as obras do Abatedouro […]

A prefeita Madalena Britto e o vice-prefeito Wellington Araújo avaliaram positivamente a visita do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, para uma vistoria na construção da segunda Estação Elevatória da Adutora do Moxotó, localizada no município.

Posteriormente, o governador também cumpriu agenda na região, visitando pontos como a Adutora do Agreste e as obras do Abatedouro de Buíque.

Com previsão de conclusão para agosto de 2018, a implantação do sistema tem valor estimado em R$ 85,6 milhões, beneficiando cerca de 400 mil habitantes dos municípios de Arcoverde, Pesqueira, Venturosa, Pedra, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una e São Caetano.

“Estivemos em Arcoverde para visitar essa obra tão importante para o desenvolvimento da cidade e de toda a região. Uma obra que vai trazer água da Transposição do Rio São Francisco, através da Adutora do Moxotó, e vai passar por toda a tubulação da Adutora do Agreste. Já estamos fazendo os testes e, até o final de agosto, vamos ter água saindo da torneira da casa das pessoas. Teremos uma condição hídrica muito melhor”, garantiu o governador Paulo Câmara.

A segunda etapa de testes do Sistema Adutor do Moxotó já foi iniciada. O trecho que começou a pré-operação tem 25 quilômetros de extensão, partindo da Elevatória 2, em Cruzeiro do Nordeste, distrito de Sertânia, até a Elevatória 3, localizada em Arcoverde. Para a conclusão da obra faltam apenas os cinco quilômetros restantes, entre a Elevatória 3 e a Estação de Tratamento de Água de Arcoverde.

“Foi um esforço enorme do Governo do Estado para poder realizar essa grande obra que é a Adutora do Moxotó. Não só essa, mas também outras obras que têm aqui na nossa cidade. Vai beneficiar 400 mil habitantes, então eu acredito que é um ganho pra Arcoverde, é um ganho pra nossa população”.

João Veiga questiona “uso tardio” de hidroxicloroquina e gera polêmica nas redes

Um áudio do médico tabirense João Veiga questionando a Secretaria de Saúde e protocolos de tratamento do Covid-19 gerou polêmica. Nele, Veiga critica o uso de hidroxicloroquina em fases tardias da Covid-19. O Conselho Federal de Medicina não aconselha ou proíbe o uso, destacando que ele pode ser utilizado na discussão entre médico e paciente. […]

Um áudio do médico tabirense João Veiga questionando a Secretaria de Saúde e protocolos de tratamento do Covid-19 gerou polêmica.

Nele, Veiga critica o uso de hidroxicloroquina em fases tardias da Covid-19.

O Conselho Federal de Medicina não aconselha ou proíbe o uso, destacando que ele pode ser utilizado na discussão entre médico e paciente. A questão divide opiniões e está no pano de fundo por exemplo da saída dos dois últimos ministros da Saúde.

“Promotoria, Secretário de Saúde, municipal, estadual ou ministro não impedem a função do médico não.  A função do médico é assegurada por lei”, disse , para contrapor entidades que tem criticado a prescrição de hidroxicloroquina sem estudos que confirmem sua eficácia.

João Veiga reclama. “Hidroxicloroquina é anti viral. Estamos enfrentando uma virose. Aí vocês não  indicam anti viral. Mas quando passa para uma fase inflamatória com comprometimento pulmonar o Oswaldo Cruz, Procape e o Pelópidas começam a fazer o uso na fase que o vírus tem muito pouco ou não tem nada”, reclama.

O áudio vazou e gerou polêmica nas redes. A Secretaria de Saúde ainda não se manifestou.

Já a Organização Social de Saúde Hospital do Tricentenário, responsável pela gestão das UPAs do Ibura e do Curado, das UPAEs de Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, além dos Hospitais do Tricentenário (Olinda), João Murilo de Oliveira (Vitória de Santo Antão), Mestre Vitalino (Caruaru), Regional Ruy de Barros Correia (Arcoverde) e Regional Emília Câmara (Afogados da Ingazeira), informou em nota que tem como diretor Gil Mendonça Brasileiro, sendo o único autorizado por representar a entidade.

“Alguns meios de comunicação citam o médico João Veiga como representante da OSS, mas, apesar da sua competência enquanto profissional médico, ele não representa nenhuma de nossas unidades, principalmente quando se trata de caráter político”, diz o texto.

“O diretor da OSS, Gil Brasileiro, assim como os coordenadores gerais de cada uma das unidades de saúde atendidas, seguem à disposição da imprensa em geral e da população para esclarecimentos sobre os serviços prestados, através dos canais oficiais de comunicação”, conclui.

Em outra rede social,  João Veiga reafirmou que, primeiro, de fato não é diretor da rede.  Que segundo,  voz que rodou as redes é mesmo dele. E terceiro, mantém questionamentos ao protocolo aplicado nas redes estadual e municipal do Recife, “sem afirmar que estão errados ou não “.

Jornalista Sandra Moreyra, da Globo, morre no Rio

A jornalista Sandra Moreyra, uma das principais repórteres da Globo, morreu nesta terça-feira (10), no Rio. Ela tinha 61 anos e lutava contra um câncer. Sandra era casada com o arquiteto Rodrigo Figueiredo, tinha dois filhos, Cecilia e Ricardo, e um neto, Francisco. Ela era irmã da também jornalista e diretora da GloboNews, Eugenia Moreyra. O […]

77a6b53b6ee2e402dd3c725eefc7ab36A jornalista Sandra Moreyra, uma das principais repórteres da Globo, morreu nesta terça-feira (10), no Rio. Ela tinha 61 anos e lutava contra um câncer.

Sandra era casada com o arquiteto Rodrigo Figueiredo, tinha dois filhos, Cecilia e Ricardo, e um neto, Francisco.

Ela era irmã da também jornalista e diretora da GloboNews, Eugenia Moreyra. O velório será na quarta-feira (11), às 12h, no Cemitério Memorial do Carmo, no Rio.

Em outubro, a jornalista anunciou no Twitter que descobriu que estava de novo com câncer. “Novamente estou sendo posta à prova. Mais um tratamento pra fazer. Eu amo a vida. E vou em frente”, postou ela.

Sandra enfrentava o terceiro câncer nos últimos sete anos, desta vez no mediastino – região torácica perto do esôfago. Com 40 anos de carreira, Sandra participou de coberturas jornalísticas de importantes momentos do país.

Ela cobriu a morte de Tancredo Neves, o Plano Cruzado, o acidente radioativo em Goiânia, com Césio 137, a tragédia do iate Bateau Mouche, a Rio-92 e a ocupação do Complexo do Alemão.

A cobertura que a jornalista considerava mais marcante foi o enterro dos mortos na chacina de Vigário Geral, em 1993.

“Na hora de escrever o texto, a matéria tinha uma carga de emoção tão forte, da dor daquelas pessoas, da violência, que pensei: ‘Tenho que botar isso nas palavras mais simples’. Quando a matéria entrou no ar, foi um soco no estômago”, relatou ao site Memória Globo.

“Estou impressionado com o carnaval de Afogados”, diz João Paulo Costa

Deputado aproveitou ainda para confirmar apoio ao grupo de Zé Negão. Por André Luis O deputado estadual João Paulo Costa (Avante), disse em entrevista ao repórter Evandro Lira, da TV Samburá, durante transmissão ao vivo, em parceria com o Facebook da Rádio Pajeú FM, que ficou impressionado com o carnaval de Afogados da Ingazeira. O […]

Foto: Facebook/Reprodução

Deputado aproveitou ainda para confirmar apoio ao grupo de Zé Negão.

Por André Luis

O deputado estadual João Paulo Costa (Avante), disse em entrevista ao repórter Evandro Lira, da TV Samburá, durante transmissão ao vivo, em parceria com o Facebook da Rádio Pajeú FM, que ficou impressionado com o carnaval de Afogados da Ingazeira.

O deputado participou do bloco O Bicho, na manhã deste domingo (23), ao lado do vereador Zé Negão.

O deputado confessou que ficou muito alegre com a receptividade e o calor humano do povo afogadanse.

“É sempre um prazer voltar a Afogados da Ingazeira, município onde tive uma boa votação nas eleições passadas, ao lado do meu amigo Zé Negão”, disse o deputado, afirmando logo em seguida: “o projeto de Zé Negão em Afogados da Ingazeira é o meu projeto”.

João Paulo Costa disse ainda que quer continuar discutindo projetos que beneficiem a região do Sertão do Pajeú. “Eu fiz um compromisso na campanha e não está sendo diferente. Eu quero continuar trabalhando por afogados na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Quero trabalhar por todo o sertão do Pajeú. E o povo de Afogados pode contar comigo”, disse o deputado.

O deputado ainda elogiou o carnaval da cidade. “Estou impressionado com o carnaval de Afogados. Com a receptividade da população, realmente é muito animado e eu quero voltar outras vezes aqui. Que o carnaval seja de muita paz, respeito e moderação”, pontuou João Paulo Costa.