Notícias

PT ainda não definiu saída dos cargos no Governo do Estado

Por André Luis

O diretório estadual do PT esteve reunido nesta segunda-feira (21), entretanto, a discussão sobre a permanência, ou não, da legenda no Governo do Estado não fez parte da pauta do encontro, que da Folha de Pernambuco.

De acordo com o presidente do PT em Pernambuco, deputado estadual Doriel Barros, há a possibilidade do partido se reunir novamente para deliberar este ponto ainda este ano. “Não depende só de mim, de uma ou duas pessoas, depende de um coletivo. Estamos consultando as principais lideranças do PT para tomar a decisão. Não tem protelação de nada”, afirmou Doriel. 

Atualmente, o PT ocupa a Secretaria de Agricultura, com Dilson Machado, na gestão do governador Paulo Câmara (PSB). A cobrança pela definição da situação da sigla no governo socialista torna-se cada vez mais forte. Ainda durante a campanha eleitoral, o partido se retirou da gestão do prefeito Geraldo Julio (PSB) e depois dos ataques ocorridos durante o segundo turno municipal, disputado entre o prefeito eleito João Campos (PSB) e a deputado Marília Arraes (PT), parte da legenda vê a permanência na gestão estadual como insustentável. 

Até mesmo nomes antes favoráveis à aliança com o PSB, como o senador Humberto Costa, já reconhecem que o cenário atual é complicado. Na semana passada, o senador disse que o “clima fica muito difícil para o PT permanecer no Governo do Estado”. A deputada estadual Teresa Leitão faz parte dos que entendem que a contribuição petista ao governo do PSB chegou ao fim. Ela enfatiza que esteve em contato com Doriel Barros e ouviu dele que a decisão será tomada escutando “prefeitos, parlamentares e movimentos sociais” para saber se o PT “sai ou não”. 

“Eu disse a ele que achava esse movimento desnecessário. Para entrar no governo, ninguém foi consultado. Foi um movimento natural decorrente do apoio a Paulo Câmara. O governador convidou o partido, ofereceu a Secretaria de Agricultura, isso foi negociado por algumas pessoas como Humberto Costa e o próprio Doriel e pronto. E ninguém achou ruim, pois havia a construção da campanha para que a aliança existisse”, explica Teresa, destacando que, no seu entendimento, o cenário atual é diferente e que deveria se adotar um caminho mais rápido.

Outras Notícias

Waldemar Borges é reeleito presidente da Comissão de Justiça da Alepe

Nesta segunda-feira (15), os deputados estaduais Waldemar Borges e Tony Gel foram reeleitos para presidência e vice-presidência, respectivamente, da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco.  A Reunião Extraordinária, por videoconferência, elegeu os parlamentares para comandar os trabalhos da comissão durante o biênio 2021-2022.  O líder do Governo na Alepe, Isaltino […]

Nesta segunda-feira (15), os deputados estaduais Waldemar Borges e Tony Gel foram reeleitos para presidência e vice-presidência, respectivamente, da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco. 

A Reunião Extraordinária, por videoconferência, elegeu os parlamentares para comandar os trabalhos da comissão durante o biênio 2021-2022. 

O líder do Governo na Alepe, Isaltino Nascimento, iniciou a reunião solicitando aos pares que reconduzissem por aclamação os deputados para continuar presidindo os trabalhos da CCLJ por mais dois anos. 

“Vossa Excelência fez, nos dois primeiros anos, um trabalho brilhante e, mesmo sendo da bancada de Governo, portanto alinhado à gestão, conseguiu de forma magistral conduzir a Comissão, garantindo o respeito às demandas e posicionamentos da oposição. Portou-se à frente da Comissão como um magistrado e isso foi muito importante para o bom andamento dos trabalhos”, disse o líder, dirigindo-se ao deputado Waldemar Borges.

Considerada a mais importante Comissão da Alepe, por avaliar a constitucionalidade, legalidade e juridicidade das matérias em tramitação na Casa, a CCLJ é formada pelos deputados Waldemar Borges, Tony Gel, Aluísio Lessa, Gustavo Gouveia, Isaltino Nascimento, João Paulo, Priscila Krause, Romário Dias e Alberto Feitosa, membros titulares, e, na ausência destes, os suplentes Antônio Coelho, Antônio Moraes, Diogo Moraes, João Paulo Costa, Joaquim Lira, José Queiroz, Rogério Leão, Romero Sales Filho e Simone Santana.

Todos os presentes votaram por unanimidade pela recondução dos dois para presidente e vice-presidente na terceira e quarta Sessões Legislativas da 19ª Legislatura. Os deputados fizeram questão de frisar o equilíbrio, a serenidade e a firmeza da presidência, o bom nível dos debates, a condução democrática e o aperfeiçoamento dos projetos que eram apreciados pela CCLJ.

“Quero agradecer as palavras generosas e estimuladoras para que a gente continue fazendo da Comissão um espaço de debate, aprofundamento e melhoria, quando for o caso, das propostas apresentadas à Assembleia. Também um espaço onde se pratique a boa política, focando sempre no interesse público e nos interesses de Pernambuco. Vamos continuar tendo esses valores sempre como princípios inegociáveis dessa Comissão”, declarou Waldemar Borges.

Barragem de Brotas já conta com 37% de sua capacidade

A Barragem de Brotas continua a receber água. De acordo com o chefe de distribuição da Compesa, Washington Jordão, Brotas já conta com 37% de sua capacidade, o que corresponde a cerca de 7 milhões de metros cúbicos. E ainda está chegando água. Segundo Jordão, que falou a Michelli Martins no programa Comando Geral, da Rádio […]

Reprodução: Afogados On Line

A Barragem de Brotas continua a receber água. De acordo com o chefe de distribuição da Compesa, Washington Jordão, Brotas já conta com 37% de sua capacidade, o que corresponde a cerca de 7 milhões de metros cúbicos. E ainda está chegando água.

Segundo Jordão, que falou a Michelli Martins no programa Comando Geral, da Rádio Pajeú, a Compesa está utilizando pouca água de Brotas devido à qualidade como ela se encontra. A tendência agora é da qualidade da água melhorar e facilitar o tratamento.

Sobre o mau cheiro que tem sido constatado pelos consumidores, Washington falou que isso é normal com a chegada de “água nova” por ela vir misturada com algum material orgânico. “Com o passar dos dias isso diminui e a Compesa passará a utilizar menos tratamento químico para deixar pronta para o consumo”, disse Jordão.

Morte de Waldemar Borges: políticos lamentam seu falecimento

Recebi com enorme tristeza a notícia do falecimento do amigo Waldemar Borges. Cresci acompanhando de perto a bonita amizade que ele construiu com meu pai e, ao longo dos anos, tive a oportunidade de conhecer seu caráter, sua generosidade, sua lealdade e seu profundo compromisso com Pernambuco. Waldemar foi um homem público que honrou a […]

Recebi com enorme tristeza a notícia do falecimento do amigo Waldemar Borges.

Cresci acompanhando de perto a bonita amizade que ele construiu com meu pai e, ao longo dos anos, tive a oportunidade de conhecer seu caráter, sua generosidade, sua lealdade e seu profundo compromisso com Pernambuco. Waldemar foi um homem público que honrou a política com seriedade, ética e espírito público. Sempre enxergou seus mandatos como instrumento para melhorar a vida das pessoas, especialmente das que mais precisavam. Deixa um exemplo de dedicação, coerência e compromisso que seguirá inspirando todos aqueles que acreditam na boa política.

Neste momento de imensa dor, abraço com todo o meu carinho sua família e, de forma muito especial, minha querida amiga Luciana Santos e seus filhos Walzinho, Mariana e Luana, aos quais transmito minha solidariedade, meu afeto e minhas orações. Que Deus conceda força e serenidade para enfrentar essa perda tão difícil e que as lembranças, os ensinamentos e o legado de Waldemar sejam fonte de conforto e esperança para todos que tiveram o privilégio de conviver com ele.

João Campos

Presidente Nacional do PSB

Hoje recebi com profunda tristeza a notícia da partida do meu grande amigo Waldemar Borges.

Mais do que um grande político, Waldemar foi um ser humano íntegro, leal e comprometido com as pessoas. Tive a honra de caminhar ao seu lado durante minha gestão como prefeita, sempre contando com seu apoio, sua parceria e seu respeito pelo nosso povo.

Pernambuco perde um dos grandes exemplos da vida pública, alguém que exerceu a política com seriedade, honestidade e dedicação, deixando um legado que permanecerá na memória de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.

Que Deus o receba em Sua infinita misericórdia e conforte o coração de seus familiares, amigos e de todos nós que hoje sentimos essa imensa perda.

Descanse em paz, meu querido amigo, Waldemar Borges. Sua história jamais será esquecida.

Madalena Britto 

Ex-prefeita de Arcoverde 

Hoje me despeço não apenas de uma figura pública admirável, mas de um grande amigo que marcou profundamente a minha vida. Waldemar Borges foi, para mim, muito mais do que um político íntegro e dedicado: ele foi o amigo que, nos momentos mais difíceis, estendeu a mão, me abraçou e me lembrou que “amigo não solta a mão de outro amigo”. Ele costumava dizer que era como uma ciranda: ninguém solta a mão de ninguém. E foi exatamente assim que ele viveu — com firmeza, lealdade e humanidade.

No momento mais crítico da minha vida, quando eu mais precisava, Waldemar esteve ao meu lado. Anos se passaram e ele nunca deixou de ser essa pessoa de caráter, de índole admirável, de bondade genuína. Mais do que tudo, ele foi um amigo verdadeiro, daqueles raros, que permanecem presentes e constantes.

A sua partida deixa uma dor imensa, mas também uma certeza: o legado de amizade, generosidade e compromisso humano que ele nos deixou jamais será esquecido. Waldemar foi, e sempre será, um exemplo de que a vida se faz de mãos dadas, de coragem e de amor ao próximo.

Albérico Rocha, ex-prefeito de Iguaracy,  que atuou no gabinete do parlamentar 

Há sempre uma grande presença na ausência de grandes homens.

Waldemar Borges era a personificação do que se imagina ser um bom político. E assim o foi. Pois antes do político, estava o homem de bem, o amante da cultura e das artes. Apaixonado pela vida, boêmio, colecionador de madrugadas e amigos.

Erudito, inteligente e sensível, Waldemar levava o seu conhecimento e sensibilidade para a prática política. Sempre em busca de melhorar a vida dos pernambucanos, principalmente dos mais periféricos e empobrecidos.

Pernambuco perde um grande homem. Um político da mais alta estirpe.

Descanse em paz, meu amigo.

Por aqui, seguiremos honrando o seu legado.

Sandrinho Palmeira  – prefeito de Afogados da Ingazeira 

O PSB recebe com profundo pesar a notícia do falecimento do deputado Waldemar Borges. Homem público com uma trajetória de compromisso com Pernambuco, o parlamentar teve uma vida marcada pela dedicação, seriedade e respeito ao diálogo democrático, deixando uma contribuição inestimável para a política do nosso estado.

Waldemar Borges se destacou em todas as missões que cumpriu. Foi vereador do Recife por quatro vezes, secretário estadual nas gestões de Miguel Arraes e Eduardo Campos, secretário da Prefeitura do Recife, deputado estadual por quatro mandatos, líder do governo na Assembleia Legislativa (Alepe) e presidente das mais importantes comissões da casa, como a de Constituição, Legislação e Justiça, a de Educação e Cultura e a de Administração Pública.

Wal fará falta por muitas razões, entre elas, seu trato sempre amistoso, seu trabalho propositivo em favor do povo pernambucano e sua reconhecida capacidade de diálogo, atributos tão necessários em tempos de tanta dissonância na política.

O PSB chora essa grande perda e se solidariza com os familiares, amigos, correligionários e todos os pernambucanos e pernambucanas impactados pelo legado de Waldemar Borges.

Sileno Guedes

Deputado estadual e presidente do PSB de Pernambuco

 

Mendonça Filho diz que aprofunda debate sobre 2018 em dezembro

Ministro cumpre agenda em cidades sertanejas e também monitora realização do ENEM Neste sábado, 4 de novembro, o ministro da Educação, Mendonça Filho, assinará ordem de serviço referente a obras de construção da quadra poliesportiva do Campus Ouricuri do Instituto Federal do Sertão. A solenidade terá início às 9h. Às 11h, Mendonça Filho inaugurará a […]

Ministro cumpre agenda em cidades sertanejas e também monitora realização do ENEM

Neste sábado, 4 de novembro, o ministro da Educação, Mendonça Filho, assinará ordem de serviço referente a obras de construção da quadra poliesportiva do Campus Ouricuri do Instituto Federal do Sertão. A solenidade terá início às 9h. Às 11h, Mendonça Filho inaugurará a Creche Municipal Tia Nelize Cordeiro, em Ipubi.

Às 16h, Mendonça Filho assinará ordens de serviço para três escolas municipais. A solenidade ocorrerá na Faculdade de Ciências Agrárias (FACIAGRA), em Araripina. Encerrando a agenda em Pernambuco, às 17h, o ministro inspecionará obras nas quadras da Escola Eduardo Souza Carvalho e da Escola Doutor Francisco de Alencar, ambas em Araripina.

Ontem, Mendonça Filho assinou ordem de serviço referente a obras de construção de quadra poliesportiva no Campus Floresta do Instituto Federal do Sertão. Depois,  o ministro assinou ordem de serviço para o Campus Salgueiro, também do IFSertão.

Enem: mesmo com a intensa agenda no Sertão, o Ministro disse neste sábado em entrevista ao programa Primeira Página, da Rádio Pajeú, que está monitorando a preparação para realização do ENEM, a partir deste domingo. “Estou acompanhando de perto segurança logística. Está tudo caminhando como planejado. Amanhã sigo para Brasília para seguir acompanhando”.

Quanto à polêmica judicializada sobre a redação a possíveis agressões aos direitos humanos, Mendonça buscou minimizar. “Primeiro cumpriremos qualquer decisão judicial. Mas é um universo muito restrito Ano passado, foi de 0,08% o percentual de redações com essa abordagem. Claro, alertamos para  risco de prova zerada ou perda de até 20% da nota. importante ter cuidado com textos que incitem crime de ódio ou preconceito, apologia ao Nazismo, defesa do Holocausto, dentre outros”.

2018 :  o Ministro Mendonça admitiu que o debate sobre a sucessão ainda está em fase preliminar. “Devemos utilizar o fim do ano para conversas mais aprofundadas”, afirmou. Sobre ele, há várias especulações que vão desde a possibilidade de  uma candidatura própria até alianças como nomes a exemplo de FBC e Bruno Araújo.

Temporal atinge Tabira

A população de Tabira sofre consequências das fortes chuvas que caíram agora a noite. A Cidade das Tradições teve vários pontos de alagamento. O temporal causou vários transtornos em ruas, comércios e residências. Pontos comerciais que já haviam fechado foram invadidos  pela água. O episódio lembra o de 8 de maio do ano passado, quando […]

A população de Tabira sofre consequências das fortes chuvas que caíram agora a noite.

A Cidade das Tradições teve vários pontos de alagamento. O temporal causou vários transtornos em ruas, comércios e residências. Pontos comerciais que já haviam fechado foram invadidos  pela água.

O episódio lembra o de 8 de maio do ano passado, quando as chuvas deixaram áreas alagadas. Em várias áreas do centro ruas ficaram encobertas pela água dificultando o fluxo de carros e pessoas.

Em algumas ruas, a força da água formou verdadeiras cachoeiras urbanas. Ainda não foi informada a quantidade de milímetros na Cidade das Tradições.

Vejam vídeos das chuvas de hoje a noite. Ainda não há informações sobre o volume de chuvas: