Notícias

PSB de Pernambuco trabalha para adiar reunião nacional

Por Nill Júnior

camara03

do JC Online

O PSB de Pernambuco recebeu com irritação a convocatória do presidente interino do partido, Roberto Amaral, para uma reunião, na próxima segunda-feira (29), cuja pauta é definir o próximo presidente da sigla, cargo exercido pelo ex-governador Eduardo Campos de 2005 até a sua morte. A iniciativa de fazer o chamado a sete dias do primeiro turno foi interpretada como uma manobra de Amaral para reconduzi-lo ao cargo sem uma discussão mais ampla. Os socialistas pernambucanos não querem perder o protagonismo na Executiva Nacional e vão se unir para tentar adiar a reunião.

O Estado possui 20 membros na Executiva Nacional, composto por 101 dirigentes. Fazem parte o prefeito Geraldo Julio, o candidato ao Senado, Fernando Bezerra Coelho (atual vice-presidente nacional); Paulo Câmara e o governador João Lyra.

O presidente estadual do PSB, também membro da Nacional, Sileno Guedes, ficou com a missão de conduzir a questão. Mandou e-mail à direção nacional chamando atenção para os tempos de eleição, quando todos estão envolvidos com as atividades de campanha. Deve usar ainda o argumento de que a candidata a presidente Marina Silva (PSB) vem a Pernambuco na mesma segunda. “Ela vai estar em Caruaru e o governador João Lyra não vai poder recebê-la?”, questionou Sileno.

Após caminhada no Totó, ontem à noite, Paulo Câmara, candidato ao governo, pontuou sua discordância. “Acho que deveria ter esperado passar as eleições. Pernambuco tem uma representatividade grande. Assim, muita gente vai ficar impedida de participar”, disse.

A cúpula local se reuniu ontem para afinar o discurso e traçar a estratégia. Sem a liderança nacional de Eduardo, Pernambuco perdeu o protagonismo. Por isso, os socialistas locais querem aguardar o pós-eleição. Uma vitória de Paulo e a eleição de uma boa bancada federal fortaleceriam a voz do PSB pernambucano. Antes, devem afinar um nome como candidato a presidente nacional do PSB. Geraldo Julio tem se articulado nos bastidores para a missão, mas ainda não é consenso.

Outras Notícias

Morte de Antonio de Catarina deixa São José do Egito de luto

Marcelo Patriota Faleceu em Recife, na tarde desta segunda-feira (12/10), aos 83 anos, Antônio de Catarina. Antonio foi mais uma vítima do Coronavírus, após vários dias internados no Hospital da Aeronáutica. Tido como um amigo dos estudantes de São José do Egito Egito e do Pajeú, sua casa , quando morava no Recife, nos finais […]

Marcelo Patriota

Faleceu em Recife, na tarde desta segunda-feira (12/10), aos 83 anos, Antônio de Catarina.

Antonio foi mais uma vítima do Coronavírus, após vários dias internados no Hospital da Aeronáutica.

Tido como um amigo dos estudantes de São José do Egito Egito e do Pajeú, sua casa , quando morava no Recife, nos finais de semana era um ponto de encontro regado à  boa música e principalmente da poesia pajeuzeira.

Tido como um mecenas da cultura popular,  Antonio era referência dos cantadores de viola. Deixou muitos  amigos.  Não tinha filhos. A companheira Edileuza recentemente superou o covid-19, após vários dias internada.

Antonio de Catarina foi Sargento da Aeronáutica. Por aqui era membro honorário dos Cavaleiros da Rosa Mística de Tabira, apaixonado pelo carnaval. Ainda não foi divulgado o horário da chegada do corpo em São José do Egito.

Assange é preso em Londres

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi preso nesta quinta-feira (11) pela polícia na embaixada do Equador, em Londres, onde estava refugiado desde 2012. Os policiais do Serviço de Polícia Metropolitana entraram no imóvel depois de um pedido do embaixador equatoriano, de acordo com a agência Reuters. O presidente equatoriano, Lenin Moreno, anunciou nesta manhã […]

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi preso nesta quinta-feira (11) pela polícia na embaixada do Equador, em Londres, onde estava refugiado desde 2012. Os policiais do Serviço de Polícia Metropolitana entraram no imóvel depois de um pedido do embaixador equatoriano, de acordo com a agência Reuters.

O presidente equatoriano, Lenin Moreno, anunciou nesta manhã que suspendeu o asilo que concedia Assange.  O WikiLeaks enfureceu o governo americano ao publicar centenas de milhares de telegramas diplomáticos secretos do país — que revelavam, muitas vezes, críticas sobre líderes mundiais, como o presidente russo, Vladimir Putin, e membros da família real saudita.

Assange ficou conhecido internacionalmente no início de 2010, quando o WikiLeaks publicou um vídeo militar dos EUA mostrando um ataque de helicópteros Apache em 2007, que matou 12 pessoas em Bagdá, incluindo duas equipes de notícias da Reuters.

Mais tarde naquele mesmo ano, o grupo divulgou mais de 90 mil documentos secretos detalhando a campanha militar liderada pelos EUA no Afeganistão, seguida por quase 400 mil relatórios militares internos do país que detalhavam as operações no Iraque. Além desses, foram divulgados mais de 250 mil telegramas secretos de embaixadas dos EUA e, ainda, quase 3 milhões, datados desde 1973.

Após prisão de Assange, Wikileaks libera milhares de documentos

Da Redação Sul 21 O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi preso na manhã desta quinta-feira (11) pela polícia britânica na embaixada do Equador, em Londres, onde estava refugiado desde 2012. Horas depois da prisão, o Wikileaks liberou o acesso a milhares de documentos governamentais e de empresas. O WikiLeaks é uma organização que divulga […]

Da Redação Sul 21

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi preso na manhã desta quinta-feira (11) pela polícia britânica na embaixada do Equador, em Londres, onde estava refugiado desde 2012. Horas depois da prisão, o Wikileaks liberou o acesso a milhares de documentos governamentais e de empresas.

O WikiLeaks é uma organização que divulga documentos confidenciais de governos e empresas. Ainda não se sabe se há entre os documentos conteúdos comprometedores para governos como os já revelados no passado pela organização. Entre eles, há um projeto de energia para a cidade de Nova Iguaçu (RJ), datado de 2003, mas que não aparenta ser secreto.

A polícia londrina afirmou que a prisão tem relação com um pedido de extradição contra Assange feito por autoridades norte-americanas, que investigam o sueco justamente pelo vazamento de documentos secretos. Os policiais entraram na embaixada após o presidente equatoriano, Lenín Moreno, suspender o asilo que concedia a ele.

Prefeito de Arcoverde anuncia integração de sistema de videomonitoramento com as polícias

O prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, utilizou suas redes sociais nesta sexta-feira (18) para anunciar uma novidade relacionada à segurança pública do município. Segundo ele, o sistema de videomonitoramento local agora está oficialmente interligado com a Polícia Militar e a Polícia Civil, permitindo uma resposta mais eficiente em investigações e outras situações que exijam o […]

O prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, utilizou suas redes sociais nesta sexta-feira (18) para anunciar uma novidade relacionada à segurança pública do município.

Segundo ele, o sistema de videomonitoramento local agora está oficialmente interligado com a Polícia Militar e a Polícia Civil, permitindo uma resposta mais eficiente em investigações e outras situações que exijam o uso de imagens registradas pelas câmeras.

O anúncio foi feito após Maciel receber a confirmação do Diretor-Presidente da Autarquia de Trânsito de Arcoverde (ARCOTTRANS), Vladimir Cavalcanti. “Uma grande conquista para a segurança pública de Arcoverde, que reforça todas as medidas já promovidas até o momento!”, afirmou o prefeito.

Com essa integração, a expectativa é de que o trabalho das forças de segurança seja ampliado, permitindo maior agilidade na solução de crimes e melhor monitoramento das áreas públicas da cidade.

CNM destaca importância de boas práticas municipais para inclusão de crianças no ambiente urbano

Por André Luis A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) destacou, em suas redes sociais, a importância das boas práticas municipais para a inclusão das crianças no ambiente urbano. A entidade defende que o planejamento urbano e o mobiliário acessível são chaves para oferecer a todas as crianças acesso a espaços e serviços essenciais nas cidades. […]

Por André Luis

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) destacou, em suas redes sociais, a importância das boas práticas municipais para a inclusão das crianças no ambiente urbano. A entidade defende que o planejamento urbano e o mobiliário acessível são chaves para oferecer a todas as crianças acesso a espaços e serviços essenciais nas cidades.

De acordo com a CNM, crianças nas cidades passam a maior parte do tempo em ambientes fechados, e a mudança climática pode forçar 1,5 milhão de crianças brasileiras a se deslocar nos próximos 30 anos. A falta de interação social afeta o aprendizado e a saúde das crianças, especialmente após a pandemia.

Por isso, a CNM ressalta a importância de incluir as vozes e necessidades das crianças em nossos processos de planejamento urbano. A participação ativa das crianças na criação de planos diretores e espaços públicos é um passo à frente. Uma cidade amigável para crianças é segura para todos, incluindo meninas, mulheres, idosos e pessoas com deficiência.

O planejamento urbano desde a primeira infância promove uma sociedade mais saudável e sustentável. Iluminação pública, áreas verdes, calçadas acessíveis e muito mais podem tornar a vida urbana mais confortável para todos.

A CNM reconhece os avanços que alguns municípios brasileiros têm feito nesse sentido, mesmo diante dos desafios técnicos e financeiros que a gestão enfrenta para atingir esse nível de detalhamento no planejamento.

Algumas boas práticas municipais para inclusão de crianças no ambiente urbano:

Planejamento urbano participativo: garantir que as crianças tenham voz na tomada de decisões sobre o espaço público.

Mobiliário urbano acessível: calçadas, rampas, brinquedos e outros equipamentos adequados para crianças de diferentes idades e habilidades.

Espaços públicos seguros e inclusivos: áreas de lazer, praças e parques que sejam acessíveis e seguros para todas as crianças.

Educação para a cidadania: promover a conscientização sobre os direitos das crianças e a importância de uma cidade inclusiva.