Notícias

Provas do IFPE serão no próximo dia 23

Por Nill Júnior

ifpe-300x225

O IFPE registrou um total de 31.326 candidatos inscritos no Vestibular 2015 na disputa por 5.247 vagas. Elas são distribuídas pelos 15 campi da Instituição localizados em Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife, Vitória de Santo Antão e ainda nos 18 polos de Educação a Distância (EaD). Metade das vagas é destinada aos oriundos da rede pública de ensino. Ainda há subcotas de renda e etnia e para moradores da Zona Rural que concorrem aos cursos com vocação agrícola.

As provas serão realizadas no dia 23 de novembro, às 9h (horário local). O cartão de inscrição do Vestibular IFPE 2015 continua disponível para impressão no site:http://cvest.ifpe.edu.br . O documento traz informações importantes, como local de prova, e deve ser apresentado no dia do exame.

A Comissão do Vestibular lembra aos candidatos que façam a conferência dos dados pessoais no cartão de inscrição. Caso tenham alguma informação para retificar, o prazo se encerra na próxima segunda-feira (10), das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Campus ou Polo onde o candidato concorre à vaga. Dados como nome, data de nascimento, RG, CPF, filiação, endereço, telefone, situação de cotista ou não cotista poderão ser alterados, em caso de incorreções. O curso escolhido não pode ser alterado, sob nenhuma hipótese.

Outras Notícias

De olho em 2026, Breno Araújo acompanha agenda de João Campos no Recife

O pré-candidato a Deputado Estadual Breno Araújo esteve acompanhando agenda do prefeito do Recife e pré-candidato ao governo,  João Campos, do PSB, no bairro do Ibura. A pré-candidatura de Breno, esposo da prefeita Márcia Conrado,  do PT, teve a benção de Campos,  inclusive com a promessa de espaços na Região Metropolitana do Recife.  As obras de […]

O pré-candidato a Deputado Estadual Breno Araújo esteve acompanhando agenda do prefeito do Recife e pré-candidato ao governo,  João Campos, do PSB, no bairro do Ibura.

A pré-candidatura de Breno, esposo da prefeita Márcia Conrado,  do PT, teve a benção de Campos,  inclusive com a promessa de espaços na Região Metropolitana do Recife.  As obras de João Campos no Ibura incluem a duplicação da Ladeira da Cohab para melhorar a mobilidade, a construção de um novo Parque Municipal do Ibura, e a realização de diversas obras de contenção de encosta para garantir a segurança dos moradores.

O investimento total nas obras do bairro, segundo as fontes, já ultrapassa dezenas de milhões de reais, focando em melhorias na infraestrutura urbana, mobilidade e segurança.

“Ibura, tá sabendo da novidade?Pois é, eu também fui conferir de perto, junto com meu aamigo João Campos. É bonito ver o quanto esse trabalho vai melhorar a vida de tanta gente. A gente segue junto, fazendo o que precisa ser feito”.

Paulo Melo assume vaga de Cição a um passo da base de Duque

Assumiu em Serra Talhada uma cadeira na Câmara de Vereadores o vereador Paulo Melo, filiado ao PR. Ele assume a vaga deixada pelo vereador Cícero Fernandes, o Cição, assassinado semana passada. Será o sexto mandato de Paulo Melo na Câmara da Capital do Xaxado. Paulo tem ligação com o grupo do Deputado Augusto César e […]

Paulo Melo discursa para colegas: posse pode mudar composição política na casa
Paulo Melo discursa para colegas: posse pode mudar composição política na casa

Assumiu em Serra Talhada uma cadeira na Câmara de Vereadores o vereador Paulo Melo, filiado ao PR. Ele assume a vaga deixada pelo vereador Cícero Fernandes, o Cição, assassinado semana passada.

Será o sexto mandato de Paulo Melo na Câmara da Capital do Xaxado. Paulo tem ligação com o grupo do Deputado Augusto César e foi candidato a vereador pelo bloco oposicionista, mas sinaliza que migrará para o rupo do prefeito Luciano Duque.

Nem Augusto César nem ebastião Oliveira: posse de Paulo foi recheada de Duquistas, além do próprio Luciano
Nem Augusto César nem Sebastião Oliveira: posse de Paulo foi recheada de Duquistas, além do próprio Luciano

Na sua posse, Melo trocou afagos políticos com o prefeito, aumentando os rumores. A posse dele foi prestigiada por muitos governistas e do próprio prefeito.

Paulo Melo  ficou como suplente em Serra Talhada  na coligação Frente Popular. Obteve 1.249 votos (2,81%).

Prefeito de Iguaracy cumpre agenda institucional no Recife 

O prefeito de Iguaracy, Pedro Alves, cumpriu, nesta quinta-feira (15), uma série de compromissos institucionais no Recife voltados ao acompanhamento de demandas do município junto a órgãos estaduais. Pela manhã, o gestor esteve na Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), onde tratou de processos e projetos que dependem de análise e autorização ambiental. Na reunião […]

O prefeito de Iguaracy, Pedro Alves, cumpriu, nesta quinta-feira (15), uma série de compromissos institucionais no Recife voltados ao acompanhamento de demandas do município junto a órgãos estaduais. Pela manhã, o gestor esteve na Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), onde tratou de processos e projetos que dependem de análise e autorização ambiental.

Na reunião com o presidente da CPRH, José de Anchieta, o prefeito discutiu encaminhamentos relacionados à continuidade de obras e ações de interesse do município. Pedro Alves esteve acompanhado do chefe de gabinete Júlio Veras, do engenheiro Libni Feijó e da procuradora municipal Sinara Maranhão. “Estamos buscando sempre agir com responsabilidade e dentro da legalidade, cumprindo todas as exigências ambientais para que Iguaracy siga crescendo com respeito à natureza e às pessoas”, afirmou o prefeito.

Ainda na capital, Pedro Alves participou da cerimônia de posse do conselheiro Carlos Neves como novo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). O evento ocorreu no Recife Expo Center e reuniu autoridades do cenário político e institucional do Estado.

O prefeito compareceu à solenidade acompanhado da procuradora Sinara Maranhão e do chefe de gabinete Júlio Veras, ocasião em que manteve diálogo com representantes do governo estadual e de órgãos de controle. Entre as autoridades presentes estavam a governadora Raquel Lyra, o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, e a ex-conselheira do TCE-PE, Teresa Duere.

Estados e municípios temem não pagar piso aos professores

Da Agência Brasil O reajuste do piso salarial dos professores em 2016 é motivo de preocupação tanto para estados e municípios, quanto para os docentes. De acordo com indicadores nos quais se baseiam o reajuste, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), os salários iniciais devem aumentar 11,36%, segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Entes federados, no […]

Professores: melhora do salário dos professores faz parte do Plano Nacional de Educação (PNE)
Professores: melhora do salário dos professores faz parte do Plano Nacional de Educação (PNE)

Da Agência Brasil

O reajuste do piso salarial dos professores em 2016 é motivo de preocupação tanto para estados e municípios, quanto para os docentes. De acordo com indicadores nos quais se baseiam o reajuste, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), os salários iniciais devem aumentar 11,36%, segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Entes federados, no entanto, discordam do índice e calculam um aumento de 7,41%.

“Não se trata de discutir o que é justo, e sim o que é possível ser pago com as receitas municipais”, diz o presidente da confederação, Paulo Ziulkoski, em nota divulgada nessa quarta-feira (30).

“Com certeza, os professores merecem reajustes maiores, mas não se pode aceitar a manipulação de informações para gerar reajustes acima da capacidade de pagamento dos governos”, conclui.

O piso salarial dos docentes é reajustado anualmente, seguindo a Lei 11.738/2008, a Lei do Piso, que vincula o aumento à variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O piso é pago a profissionais em início de carreira, com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais. Segundo a CNM, o governo federal estimou a receita do Fundeb em valor maior do que ela efetivamente foi, aumentando o percentual do reajuste.

Os trabalhadores discordam. “Ficou demonstrado que não há argumento técnico que justifique a redução da porcentagem de 11,36%. Apesar da crise que está colocada, a arrecadação do Fundeb foi mantida. Temos abertura para pensar em uma fórmula de cálculo, mas não agora para 2016, podemos pensar para 2017”, diz a secretária-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Marta Vanelli.

Ela lembra que para ter o direito garantido, em 2015, os professores entraram em greve em diversos estados e municípios, porque não tiveram os salários pagos devidamente.

O reajuste é discutido desde o final de novembro, quando foi instalado o fórum permanente para acompanhar a atualização do valor do piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Foram feitas duas reuniões até o fim do ano. A intenção era que o grupo, formado por representantes dos estados, municípios e dos docentes, além do MEC, chegasse a um acordo sobre o reajuste, o que não ocorreu.

Segundo o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação, Eduardo Deschamps, os entes federados pediram uma manifestação oficial da Secretaria do Tesouro Nacional e do MEC sobre os dados divulgados, para que a arrecadação e o reajuste do piso sejam reanalisados. “Há uma preocupação com a aplicabilidade do novo piso e que isso leve a uma tensão entre professores e estados que prejudique o andamento do ano letivo”, diz.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, tem se mostrado preocupado com a questão. Em novembro, o ministro disse que piso teve um reajuste acima da inflação, de 45%, desde 2011. “Esse crescimento não tem sido acompanhado do aumento da receita dos estados e municípios, principalmente em um momento como esse. Precisamos chegar a um entendimento em relação ao ritmo de crescimento. Tem que continuar crescendo em termos reais, compatível com a receita de estados e municípios”, afirmou.

O piso salarial subiu de R$ 950, em 2009, passou para R$ 1.024,67, em 2010, e chegou a R$ 1.187,14, em 2011. Em 2012, o valor era R$ 1.451. Em 2013, o piso passou para R$ 1.567 e, em 2014, foi reajustado para R$ 1.697. Em 2015, o valor era R$ R$ 1.917,78. O maior reajuste foi registrado em 2012, com 22,22%.

Apesar dos aumentos, atualmente, os professores ganham cerca de 60% dos demais salários de outras carreiras com escolaridade equivalente. “Se o Brasil quiser atrair os melhores alunos, tem que melhorar os salários dos professores”, defende a presidente executiva do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz.

“Na minha opinião, saúde e educação não deveriam ter cortes. Pensando que vamos ter um ano dificílimo, não garantir um aumento para os professores é criar um clima muito ruim, com possibilidade de greve e isso é catastrófico”, acrescenta.

A melhora do salário dos professores faz parte do Plano Nacional de Educação (PNE), lei que prevê a metas para a melhoria da educação até 2024. Até 2020, os docentes terão que ter rendimento equiparado ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente.

Vai e vem da ESSE na PE 320, entre Afogados e Tabira, revolta motoristas

  É impressionante ver mais uma semana sem celeridade nos reparos da PE 320 , coluna vertebral da região em trechos como o Afogados da Ingazeira-Tabira. O vídeo do blogueiro e radialista Evandro Lira denuncia o descaso. Aliás, só pra constar, a manchete do blog, de propósito, é a mesma de 13 de julho, há […]

 

É impressionante ver mais uma semana sem celeridade nos reparos da PE 320 , coluna vertebral da região em trechos como o Afogados da Ingazeira-Tabira.

O vídeo do blogueiro e radialista Evandro Lira denuncia o descaso. Aliás, só pra constar, a manchete do blog, de propósito, é a mesma de 13 de julho, há 40 dias. Como denunciou o blog, esse ritmo, já informado a Fernandha Batista e Paulo Câmara,  não pode nem ser chamado de “tartaruga”. Os animais merecem respeito…

O ping pong e vai e vem da ESSE Engenharia na operação tapa buracos da PE 320 entre Afogados da Ingazeira e Tabira vem revoltando motoristas que reclamam problemas como prejuízos com pneus e peças, além do tempo estimado da viagem bem maior por conta da situação da via, com mais de cem buracos.

Em junho, a Secretária de Infraestrutura da gestão Paulo Câmara,  Fernandha Batista,  confirmou ao blog a operação de melhoria. A PE 320 tem seu percurso entre São José do Egito e a ligação com a BR 232, em Serra Talhada. Foi entregue recapeada ainda na gestão Eduardo Campos e já sinalizava necessidade de melhorias.

A situação é trágica, com vários relatos de prejuízos por motoristas e risco de acidentes. Sem falar no mato tomando acostamento e pista. Novas rodovias são importantes, mas a conservação das que estão aí, fundamental.