Projeto de Lei do Fundef é aprovado em Comissão na Alepe
Por André Luis
Foto: Jarbas Araújo/Alepe
Foto: Jarbas Araújo/Alepe
Relatora do PL, a deputada Teresa Leitão (PT), apresentou parecer recomendando a aprovação. Todos os membros da Comissão votaram segundo a relatora.
O Projeto de Lei nº 3.523, que regulamenta o pagamento dos precatórios do Fundef aos professores da rede pública estadual, foi aprovado nesta manhã na Comissão de Administração Pública da Alepe.
Relatora do PL, a deputada Teresa Leitão (PT), apresentou parecer recomendando a aprovação. Todos os membros da Comissão votaram segundo a relatora.
O dinheiro é fruto de uma ação judicial movida pelo Estado de Pernambuco exigindo da União o pagamento do valor residual do Fundef, que foi repassado a menor no período de 1997 a 2006. O projeto de lei apresentado pelo governador Paulo Câmara segue alinhado com a Lei do Fundef, com a destinação de 60% do valor diretamente aos professores e às professoras. Os outros 40% serão destinados a ações de manutenção e desenvolvimento da Educação.
“Estamos discutindo as regras deste projeto de lei desde 2021, junto com o Sintepe. Em agosto de 2021 eu intermediei a entrega de uma proposta formulada com o sindicato para o governador, na presença do ex-presidente Lula, que visitava o estado na ocasião”, contou Teresa Leitão.
A deputada, que tem atuação na Alepe muito ligada aos temas da educação e dos servidores da educação, elogiou o projeto de lei.
Por causa da “PEC do Calote” – proposta de Bolsonaro, que conseguiu aprovar no Congresso – o repasse dos precatórios para o Estado será realizado em três parcelas anuais. Até o final deste ano será repassado 40% do valor. Em 2023 serão pagos mais 30% e em 2024 será pago o restante (outros 30%).
COMO SERÁ
O projeto de lei aprovado hoje na Comissão de Administração Pública da Alepe regulamenta como será a divisão do valor do precatório. O governo de Pernambuco elaborou o PL junto com o Sintepe, e a própria Teresa Leitão participou desse processo.
O resultado é que o Projeto de Lei nº 3.523 seguiu o mesmo encaminhamento de repasses previstos na lei do Fundef. Dessa forma, quando o valor for repassado, o Estado irá partilhar 60% diretamente para professores e os outros 40% servirão para bancar ações de manutenção e desenvolvimento da Educação.
Terá direito ao percentual os professores e as professoras que atuaram na rede pública estadual de ensino entre 1997 e 2006. Vale para professores efetivos, contratados e celetistas.
Por Anchieta Santos Ao ser empossado prefeito de Quixaba, Tião de Gaudêncio (PR) anunciou a sua equipe de governo com apenas duas alterações em relação ao secretariado do ex-prefeito e aliado Zé Pretinho. São as secretarias de Obras, que será comandada por Jose Arnaldo e Assistência Social gerida pela nova 1ª dama Andrezza. As outras […]
Ao ser empossado prefeito de Quixaba, Tião de Gaudêncio (PR) anunciou a sua equipe de governo com apenas duas alterações em relação ao secretariado do ex-prefeito e aliado Zé Pretinho. São as secretarias de Obras, que será comandada por Jose Arnaldo e Assistência Social gerida pela nova 1ª dama Andrezza.
As outras pastas continuam comandadas por Erika na Administração, Efigênia Ribeiro na Saúde, Adiene Fernandes na Educação e Zé de Joaquim Preto na Agricultura.
Vereador xinga ex-prefeito e toma vaia em Quixaba – Quem chamou a atenção na solenidade de posse dos eleitos em Quixaba foi o ex-prefeito e vereador reeleito Antônio Ramos da Silva(Pezão).
Durante o discurso o parlamentar se dirigiu ao prefeito empossado Tião de Gaudêncio dizendo: “Não esconda os mofados do governo que está saindo; não seja encabrestado pelo ex-prefeito(Zé Pretinho), até porque ex-prefeito não vale nada”. O ginásio inteiro vaiou Pezão.
Bolsonaro não grita mais O ex-presidente Jair Bolsonaro não tem poder ou cercadinho pra gritar mais com ninguém. Ao contrário, está acuado, sem saber o que fazer nos próximos dias. Diz que vai voltar ao Brasil, mas os ventos não lhe sopram: agora, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou pedido […]
O ex-presidente Jair Bolsonaro não tem poder ou cercadinho pra gritar mais com ninguém. Ao contrário, está acuado, sem saber o que fazer nos próximos dias.
Diz que vai voltar ao Brasil, mas os ventos não lhe sopram: agora, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou pedido feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) para que o ex-presidente seja incluído como alvo de um dos inquéritos que apuram os responsáveis pela invasão das sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.
Bolsonaro teria feito uma incitação pública à prática de crimes por ter postado um vídeo, no dia 10 de janeiro, que questionava o resultado das eleições presidenciais de 2022.
É a primeira vez que a PGR pede, oficialmente, para investigar Bolsonaro sobre atos antidemocráticos.
Mais uma má notícia para Bolsonaro: é só a ponta do iceberg. O ex-presidente fatalmente será envolvido no episódio de uma minuta encontrada na casa de seu ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, preso por facilitar os atos golpistas do dia 8, em que instauraria estado de defesa na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e mudar o resultado das eleições de 2022.
A medida, inconstitucional, configuraria um golpe, uma espécie de virada de mesa, tapetão, com o objetivo de invalidar a vitória legítima de Lula sobre ele. Isso explica por exemplo sua demora em, muito timidamente, reconhecer o resultado.
E olha que não falamos no recente escândalo do cartão corporativo do ex-presidente. Jair gastou R$ 140 mil para um hotel em Guarujá (SP) num único dia. O Hotel Ferraretto, recebeu um total de R$ 1,4 milhão em dez pagamentos. Um posto apenas no dia 2 de janeiro de 2022 recebeu R$ R$ 71 mil. Uma Panificadora, R$ 61 mil um dia depois. Em outra, R$ 55 mil no dia 26 de maio de 2019. No mesmo local, em 22 de maio de 2021, houve uma despesa de R$ 33 mil.
Entre os R$ 27,6 milhões, um gasto de R$ 109.266,00 no modesto restaurante Sabor de Casa, localizado no centro de Boa Vista, em Roraima, em um único dia, onde a marmita custa R$ 17.
Há despesas em dias onde o ex-presidente sequer estava no Brasil, ou um dia depois do casamento do filho, ou sem nenhuma lógica. A grande probabilidade é que, assim como os imóveis em dinheiro, Bolsonaro usou o cartão para lavagem de dinheiro.
E aos que comparam seus gastos com os de Lula , cujo valor do petista foi maior, importante esclarecer que àquela época, os gastos envolviam todos os Ministérios. Hoje a computação considera os gastos da presidência da República.
Nessa conta das responsabilizações de Bolsonaro, não entraram a conduta criminosa na pandemia da Covid-19, o uso do estado para tentar ganhar as eleições com manobras fiscais e crimes como oferta de crédito a beneficiários do Auxílio Brasil a juros exorbitantes e outros absurdos que não cabem na Coluna.
Por tudo isso e muito mais, Bolsonaro está recluso num resort na Flórida. Nem Trump quis recebê-lo. Essa era a falaciosa versão oficial. Se refugia na casa do lutador de MMA Zé Aldo. Deputados democratas querem a revogação de seu visto, já que Bolsonaro não é mais chefe de estado. Uma outra rota seria a Itália, onde Deputados já externaram que trata-se de persona non grata.
Bolsonaro não diz mais quando volta ao Brasil. Como sempre depois de seus escândalos, adoeceu nos Estados Unidos. Já está livre para voltar, mas não o fez. Aguarda os desdobramentos da sua chapa esquentando.
Aquele Bolsonaro truculento, grosso principalmente com jornalistas e mulheres, intimidando pessoas no cercadinho não existe mais. Bolsonaro está cada vez mais só, isolado, abandonado até por muitos que o defendiam, sem prumo, sem rumo. Sem cercadinho, sem a faixa, lhe resta a covardia. Bolsonaro não grita mais…
Roda viva
A roda do mundo roda. A Deputada Clarissa Tércio, acusada por este jornalista, como muitos que estimularam tratamentos ineficazes que mataram muitos no Brasil de inconsequência na pandemia, quis jogar pra plateia. Me chamou de irresponsável e prometeu um processo que nunca veio. Agora, é ela a ser processada por apoio aos atos golpistas, podendo até ser cassada.
Quem vai?
Se Romério Guimarães não puder ser candidato por ser alvo de processo federal, nomes como os empresários Fredson Brito e Áureo Braz estão entre os cotados para liderar a oposição. Ao contrário de 2020, quando o grupo se esfacelou, a promessa agora é de unidade.
Quem vem?
Já aliados de Evandro Valadares garantem que ele revelou que o seu candidato à sua sucessão está entre seu vice, Eclérinston Ramos e o atual prefeito de Ouro Velho e primo, Augusto Valadares.
Vai nada…
“Não sei se eu vou ser candidato a vereador, não sei se vou ser candidato a prefeito, minha vida está entregue nas mãos de Deus”, disse Vandinho da Saúde a Juliana Lima na Cultura FM. O vereador é o mesmo que, bolsonarista, era aliado de um governo petista por espaço. Depois do Deus dele, só escuta Pastor Eurico, que numa declaração golpista, chegou a dizer que Lula não assumiria.
Cavalo selado?
Mesmo com os desafios que cercam seu mandato, aliados da Frente Popular parecem não acreditar que haja na oposição alguém que represente risco à reeleição de Sandrinho Palmeira. Prova disso é que três nomes, Daniel Valadares, Rubinho do São João e Vicentinho, querem disputar sua vice. Ninguém faz procissão por santo ruim.
Juntinhos
Em Arcoverde, o presidente da Câmara de Vereadores, Weverton Siqueira, o Siqueirinha, adotou O mesmo tom de discurso do prefeito Wellington Maciel no episódio envolvendo a renúncia do vice, Israel Rubis. Para quem acompanha a política local, nenhuma novidade. Os dois estariam mais próximos do que se imagina.
Luz, câmera…
O técnico Alexandre Barros, da Base Post, de São Paulo, está em Afogados da Ingazeira revisando o projetor do Cine Teatro São José, único cinema de rua a funcionar com programação regular na região. Depois de nova adaptações na cabine, deve retomar as atividades ainda neste trimestre.
Culpada!
Após derrota, Bolsonaro troca de número e atribui à deputada Carla Zambelli a responsabilidade pelo seu fracasso nas urnas. “Ninguém tira isso da cabeça dele. Ele acusa Zambelli de ser responsável por todo mal na vida dele”, contou um aliado.
Da redação
Este blogueiro entra em período de férias, retornando dia 13 de fevereiro. Até lá, a redação fica sob coordenação do jornalista André Luiz. Até a volta!
Frase da semana:
“O meu cartão, que eu posso sacar até R$ 25 mil por mês e tomar em tubaína com coca-cola, nunca tirei um centavo”.
Frase de Jair Bolsonaro recuperada essa semana, sobre uso (sic) do cartão corporativo.
Por André Luis O Centro de Convenções de Pernambuco foi palco da solenidade de abertura do 6º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), nesta segunda-feira (28). Com o tema “O Futuro dos Municípios: Inovação e Sustentabilidade”, o evento reuniu lideranças e representantes das esferas municipais em busca de estratégias que […]
O Centro de Convenções de Pernambuco foi palco da solenidade de abertura do 6º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), nesta segunda-feira (28). Com o tema “O Futuro dos Municípios: Inovação e Sustentabilidade”, o evento reuniu lideranças e representantes das esferas municipais em busca de estratégias que moldarão o caminho para um futuro mais inovador e sustentável.
Entre os participantes estava Artur Belarmino, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Pernambuco (COSEMS/PE), acompanhado por outros membros do Conselho. A presença do COSEMS/PE no congresso reforça a importância da saúde como um pilar fundamental na construção do futuro sustentável das cidades.
A agenda do congresso, que se estenderá até a próxima quarta-feira (30), contará com uma Assembleia Geral do COSEMS-PE, programada para a terça-feira (29). Esse encontro reunirá os secretários municipais de Saúde, proporcionando um ambiente propício para a discussão de pautas cruciais que envolvem a saúde pública nos municípios pernambucanos.
No mesmo dia, uma mesa temática de extrema relevância será conduzida, abordando o tópico “Saúde Digital: O Desafio do SUS”. Nesse painel, Artur Belarmino, presidente do COSEMS/PE, terá o papel de palestrante, compartilhando suas perspectivas e insights sobre a implementação de soluções digitais no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).
Tabira registrou mais um óbito por Covid-19. É o sexto do município. Número de pacientes recuperados na região, segue em alta e alcança 84,58%. Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta quarta-feira (05.08), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 3.730 casos confirmados de Covid-19. Nove cidades […]
Tabira registrou mais um óbito por Covid-19. É o sexto do município.
Número de pacientes recuperados na região, segue em alta e alcança 84,58%.
Por André Luis
De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta quarta-feira (05.08), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 3.730 casos confirmados de Covid-19. Nove cidades registraram cinquenta novos casos nas últimas 24 horas.
Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 2.157 confirmações. Logo em seguida, com 337 casos confirmados está Tabira, São José do Egito está com 272 casos confirmados, Afogados da Ingazeira está com 211 e Carnaíba está com 112 casos.
Calumbi está com 99, Triunfo está com 84 casos, Flores está com 82, Quixaba tem 65, Iguaracy e Brejinho tem 53 cada, Itapetim está com 51, Tuparetama tem 43, Solidão tem 39, Santa Cruz da Baixa Verde tem 33, Santa Terezinha tem 26, e Ingazeira tem 12 casos confirmados.
Mortes –Tabira registrou o sexto óbito por Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher de 67 anos, ocorrido no Recife em 4 de agosto. A mesma esteve internada em Afogados da Ingazeira no dia 29 de junho, com resultado negativo para Covid-19, onde foi encaminhada para a UTI do Hospital Dom Moura, em Garanhuns, com realização de nova coleta de swab após alguns dias de internamento e resultado positivo.
Posteriormente, foi referenciada para a UTI do Hospital de Campanha dos Coelhos, no Recife, onde permaneceu internada.
A paciente possuía comorbidades psiquiátricas, e estava em investigação de um quadro neurológico no ato das transferências. Residente no Barro Branco 1, entra no boletim, conforme informação do banco de dados da Secretaria Estadual de Saúde.A Região tem agora no total, 78 óbitos por Covid-19. Até o momento, treze cidades registraram mortes. São elas: Serra Talhada 27, Triunfo 9, Afogados da Ingazeira e Carnaíba tem 7 óbitos cada, Tabira tem 6, Flores tem 5, Quixaba, Iguaracy, Tuparetama e Itapeitm tem 3 cada, São José do Egito e Santa Terezinha tem 2 óbitos cada, Calumbi tem 1 óbito.
Recuperados – Nas últimas 24 horas, a região registrou setenta e cinco novas curas clínicas, totalizando 3.155 recuperados. O que corresponde a 84,58% dos casos confirmados.
O levantamento foi fechado às 08h desta terça-feira (06.08), com os dados fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.
Por André Luis O prefeito de Calumbi, Joelson (Avante), divulgou em suas redes sociais, uma ação realizada na Cozinha Comunitária do município. Segundo o prefeito, foram distribuídas centenas de refeições saudáveis e equilibradas para diversos calumbienses. Joelson agradeceu a presença dos cidadãos, da vice-prefeita, Cuca do Riachão, de vereadores, dos secretários e dos colaboradores em […]
O prefeito de Calumbi, Joelson (Avante), divulgou em suas redes sociais, uma ação realizada na Cozinha Comunitária do município.
Segundo o prefeito, foram distribuídas centenas de refeições saudáveis e equilibradas para diversos calumbienses.
Joelson agradeceu a presença dos cidadãos, da vice-prefeita, Cuca do Riachão, de vereadores, dos secretários e dos colaboradores em geral pela dedicação no projeto.
“Quero externar aqui o meu sentimento de gratidão e felicidade em ver que os objetivos e projetos pensados e elaborados lá atrás estão se concretizando”, destacou Joelson.
Você precisa fazer login para comentar.