Notícias

Professores de Serra usam fala de Teresa Leitão cobrando aplicação do piso para pressionar Márcia

Por Nill Júnior

Nesta terça-feira (02), a senadora Teresa Leitão disse ao ministro da Educação Camilo Santana que Estados e municípios não estão cumprindo a Lei do Piso Nacional do Magistério. Os dois se encontraram em reunião da Comissão de Educação do Senado.

Anunciado no dia 16 de janeiro de 2023, o reajuste do piso salarial dos professores e professoras foi de 14,95%. O valor passou de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55.

“Há um descumprimento generalizado do piso por estados e municípios. Dou exemplo do meu estado: a rede estadual não está praticando; dos 184 municípios, apenas 31 implantaram o piso, e desses 31 muitos colocando o piso como teto. Faz o piso, mas não repercute na carreira”.

O curioso é que em Serra Talhada, da petista Márcia Conrado, também presidente da AMUPE, há uma guerra em torno do cumprimento do piso. A município ofereceu 5,46%. A classe não aceitou e entrou em greve. A paralisação foi judicializada pela prefeitura. A fala de Teresa tem sido explorada por SINTEST e APROST, Sindicato e Associação da categoria, que tem compartilhado o link com professores, representantes da sociedade e imprensa.

“Esse quadro de descumprimento acontece em todo o país. Diante desta realidade, acredito ser necessário um reestudo e a conscientização sobre a responsabilidade pelo pagamento. Como a atualização do piso já vem há um bom tempo, a gente fica achando meio injustificável ele ainda não ser prática, fica achando injustificável ele ainda não estar incorporado nos orçamentos estaduais e nos orçamentos municipais”.

A sugestão da senadora é que o Ministério da Educação dê um apoio técnico, para que as cobranças possam ser feitas “dentro de um patamar de realidade e de atribuições federativas de cada ente”.

Outras Notícias

Em Tabira, Mano vai de Paulo

por Anchieta Santos Mesmo aliado do prefeito petebista Sebastião Dias, o ex-prefeito Rosalvo Sampaio(Mano) e parte do seu grupo apoiarão a chapa da Frente Popular formada por Paulo Câmara-Governador e Fernando-senador. Do palanque petebista Mano vota nos deputados Augusto Cesar para estadual e Ricardo Teobaldo para federal.

rosalvo_sampaio

por Anchieta Santos

Mesmo aliado do prefeito petebista Sebastião Dias, o ex-prefeito Rosalvo Sampaio(Mano) e parte do seu grupo apoiarão a chapa da Frente Popular formada por Paulo Câmara-Governador e Fernando-senador. Do palanque petebista Mano vota nos deputados Augusto Cesar para estadual e Ricardo Teobaldo para federal.

Eleição na Asserpe rende homenagens

A nossa eleição no último dia 23 para conduzir a Asserpe continua rendendo algumas homenagens. O interesse em publicá-las tem como maior finalidade o registro em respeito e gratidão a quem manifestou felicitações pela eleição, cercada de muitos desafios, mas contando com o  suporte da radiodifusão de Pernambuco: Amigo Nill Junior, Você galgou o cargo […]

A nossa eleição no último dia 23 para conduzir a Asserpe continua rendendo algumas homenagens. O interesse em publicá-las tem como maior finalidade o registro em respeito e gratidão a quem manifestou felicitações pela eleição, cercada de muitos desafios, mas contando com o  suporte da radiodifusão de Pernambuco:

Amigo Nill Junior,

Você galgou o cargo que, jamais, radialista nenhum no interior do estado conseguirá!

E, o que é mais relevante e extraordinário, é o fato de você, vir, da diretoria de uma Rádio do Sertão, como é a nossa brava e histórica Rádio Pajeú!

Exercer a presidência da Associação das Empresas de Radiodifusão de Pernambuco não é para qualquer um!

Você conseguiu! Tenho certeza que terá sucesso nessa nova missão! Boa sorte e um abraço sertanejo.

Roberto de Freitas Morais – Advogado e ex-desembargador

Requerimento 524/2019 – Alepe aprova Voto de Aplausos: Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas às formalidades regimentais, que seja consignado na ata dos trabalhos legislativos de hoje, um voto de aplausos a Nill Júnior, pela posse na presidência da ASSERPE.

Justificativa: Após eleição consensual na sede da associação, estando presentes na solenidade gestores de várias empresas do setor de comunicação do Estado, tomou posse no cargo de Presidente da ASSERPE (Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco), no dia 23 de maio do corrente ano, o Radialista Nill Júnior.

Reconhecido em todo o Estado pela sua liderança e capacidade de articulação no meio radiofônico, no mundo empresarial e político, Nill, diretor de jornalismo na Rádio Pajeú, pioneira no Sertão, classificou como seu principal desafio integrar cada vez mais os rádios de Pernambuco com Pernambuco.

Destacando a importância da valorização do rádio e da TV pernambucana e do espirito coletivo presente na associação, aplaudimos a ASSERPE, em nome de todo seu corpo diretor e associados, pela nomeação de Nill Júnior à sua presidência.

Ante o exposto, solicito aos meus ilustres pares a aprovação deste Requerimento em Plenário.

Deputado Fabrízio Ferraz

Ao amigo Nill Júnior desejo todo sucesso frente à sua gestão na Associação de Rádio e Televisão de Pernambuco – Asserpe.

No blog ou na rádio, Nill é um comunicador que leva diariamente a informação precisa para o povo de Pernambuco, sobretudo para sertanejo. Competência não lhe falta.

Sebastião Oliveira – Deputado Federal

Comunico que apresentei junto com a minha bancada o requerimento para entrega de Moção de Aplauso ao radialista Nill Júnior pela eleição como presidente da ASSERPE. Parabéns!

Danilo Augusto – Presidente – Câmara de Tuparetama

A posse de Nill Júnior a frente da Asserpe é uma conquista de toda a região, por sua capacidade de articular a imprensa sendo uma referência para as rádios e blogs do Pajeú. Parabéns!

Evandro Valadares – Prefeito de São José do Egito

Dr. Fonseca troca PTB pelo PR para disputar prefeitura de Serra Talhada

Por Anchieta Santos Mesmo admitindo que chega para somar, o médico Fonseca Carvalho vai assinar a ficha de filiação ao PR para ser o candidato do partido à sucessão do Prefeito Luciano Duque (PT). Liderado em Serra Talhada pelo deputado federal e Secretário de Transportes Sebastião Oliveira, o PR vinha tentando emplacar a candidatura do […]

Por Anchieta Santos

dr-fonsecaMesmo admitindo que chega para somar, o médico Fonseca Carvalho vai assinar a ficha de filiação ao PR para ser o candidato do partido à sucessão do Prefeito Luciano Duque (PT).

Liderado em Serra Talhada pelo deputado federal e Secretário de Transportes Sebastião Oliveira, o PR vinha tentando emplacar a candidatura do advogado e irmão de Sebá, Waldemar Oliveira.

Não conseguiu. Daí o Partido da Republica contou até com “uma forcinha” do Governador Paulo Câmara para ganhar o reforço do Dr. Fonseca, nome com maior densidade no bloco de oposição ao prefeito Luciano Duque.

O PTB que caminha para uma aliança com o prefeito petista, ficou sem o nome que pretendia emplacar como vice da chapa.

Waldemar e Sebá comemoram crescimento do Avante em Pernambuco

O Avante ganhou musculatura em Pernambuco. O resultado das urnas deu à sigla um novo posicionamento no tabuleiro do xadrez político estadual. Após uma performance discreta nas eleições de 2016, o partido conseguiu eleger, no domingo (15), dez prefeitos, cinco vices e 114 vereadores, sendo dois deles no Recife, onde não ocupava nenhuma cadeira na […]

O Avante ganhou musculatura em Pernambuco. O resultado das urnas deu à sigla um novo posicionamento no tabuleiro do xadrez político estadual.

Após uma performance discreta nas eleições de 2016, o partido conseguiu eleger, no domingo (15), dez prefeitos, cinco vices e 114 vereadores, sendo dois deles no Recife, onde não ocupava nenhuma cadeira na Câmara Municipal.

A expansão do partido que não havia conquistado alguma cidade, há quatro anos, começou a ser desenhada, em junho do ano passado, quando o comando da legenda passou para as mãos de Waldemar Oliveira, irmão de Sebastião Oliveira – deputado federal mais votado na região do Sertão e o quarto de todo o Estado, em 2018.

“O Avante cresceu em todo o país, inclusive em Pernambuco. Conquistamos uma votação expressiva e estamos confiantes de que estamos no caminho certo. Ocupamos um espaço importante e vamos continuar trabalhando para crescer cada vez mais”, ressaltou Waldemar Oliveira.

Raquel Lyra brinca com ex-número 1 da comunicação de Paulo Câmara. “Contribuiu ou atrapalhou?”

A governadora Raquel Lyra publicou um vídeo da visita que fez à sede da TV Tribuna, em Recife, ao lado do Superintendente da emissora, Alexandre Gabriel. Ela gravou programas e foi recebida com parte de sua equipe. No vídeo, Alexandre comemora o crescimento da emissora e chega a falar num aumento de 25%. O vídeo […]

A governadora Raquel Lyra publicou um vídeo da visita que fez à sede da TV Tribuna, em Recife, ao lado do Superintendente da emissora, Alexandre Gabriel. Ela gravou programas e foi recebida com parte de sua equipe.

No vídeo, Alexandre comemora o crescimento da emissora e chega a falar num aumento de 25%. O vídeo não deixa claro se no faturamento ou audiência. A governadora brinca: “você contribuiu ou atrapalhou?” De fato, a chegada de Gabriel é dada como fator determinante para o novo momento do veículo.

Detalhe: Alexandre Gabriel foi o número um da comunicação institucional do governo Paulo Câmara, que não conseguiu repetir ou se aproximar dos índices de popularidade das gestões Eduardo Campos, a ponto de não fazer seu sucessor, Danilo Cabral. Ganhou Raquel Lyra…

Gabriel,  entretanto,  para muitos,  não teve contribuição nessa realidade. Ao contrário,  tinha excelente relação com o veículos. O governo que não engrenou, mesmo quando deveria.