Notícias

Professor inova e dá aula de matemática na Serra da Matinha

Por André Luis

Por Maria Brassan

Teorema de Pitágoras, regra de 3, volume e cilindro. Quem disse que não pode existir um jeito novo e muito mais interessante de aprender os conceitos de matemática? O que a Serra da Matinha, a piscina da Escola, e a sala de aula tem em comum? Para o professor Diogo Araújo tudo pode ser transformado em experiências que contribuem com o aprendizado dos alunos.  

Nada como aprender sobre distância, tamanho da hipotenusa e variação de temperatura a partir da Serra da Matinha, e foi essa experiência que o professor proporcionou a turma do 9º D da Escola Cônego Luiz Gonzaga Vieira de Melo, no município de Carnaíba. 

“Eu já tinha o costume de ir com minha família para a Serra da Matinha, aí surgiu a oportunidade de levar os alunos e nós fizemos a programação em cima de atividades relacionadas a situações que abordassem o cotidiano dos alunos, aproveitando o cenário natural. Foi uma aula viva e lúdica”, explicou Diogo.

Mesmo na escola, o professor é incansável em descobrir novas formas de transmitir o conhecimento. Para estudar volume, cubo e prisma, os alunos aprenderam sobre transformação de medidas com as piscinas da escola, já para aprimorar área e perímetro, fizeram uma planta baixa do local. 

“Nossa próxima atividade será iniciar um projeto de paisagismo nas dependências da escola”, avisou o criativo professor.

Para a Serra da Matinha, foram convidados os colegas João Paulo, que também leciona matemática e Amanda Karen professora de português.

“Foi uma experiência diferente pra todo mundo, eu nunca tinha ido e poder associar isso a uma atividade da escola foi muito marcante. Pelo que ouvimos dos alunos, para eles também foi uma experiência única”, afirmou João Paulo.  

A professora Amanda Karen também atesta: “Foi um dia de aprendizado e muita diversão!”.

A aluna Mariana Medeiros, 14, ficou eufórica desde que soube que iam para a Serra da Matinha, mas quando chegou lá, a experiência foi ainda melhor ao se deparar com a vista do local.

“Quando eu cheguei na pedra da janela, vi o quanto a natureza era linda e como a vida é bela! Esse dia ficou marcado na minha memória porquê foi o dia em que, além da gente aprender o conhecimento, visitamos coisas novas e nos divertimos, tudo isso em um só conjunto e em um só dia!”, sintetizou.

Em tempos de comemoração ao centenário de Paulo Freire, os professores de Carnaíba fazem valer os ensinamentos do mestre: “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”.

Outras Notícias

Calendário das Eleições: o que vem por aí

O dia 16 de agosto, próxima sexta, marca o início da propaganda eleitoral, após o prazo de registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa. 16 de agosto é também o último dia para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) listarem […]

O dia 16 de agosto, próxima sexta, marca o início da propaganda eleitoral, após o prazo de registro de candidaturas.

Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.

16 de agosto é também o último dia para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) listarem as emissoras que transmitirão a propaganda eleitoral gratuita de candidatas e candidatos de município onde não haja emissora de rádio e TV, se for requerido.

A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerando os 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno.

Em municípios com possibilidade de ocorrer 2º turno, a propaganda em rádio e TV pode ocorrer de 11 a 25 de outubro.

A partir de 21 de setembro (15 dias antes do dia da eleição), candidatas e candidatos não podem ser presos, salvo no caso de flagrante delito.

Já eleitoras e eleitores não podem ser presos a partir de 1ª de outubro (cinco dias antes do dia da eleição), a não ser em caso de flagrante delito, em cumprimento de sentença judicial por crime inafiançável ou em razão de desrespeito a salvo-conduto.

 De 5 a 7 de outubro, um dia antes até um dia depois do 1º turno, fica proibido a colecionadores, atiradores e caçadores transportar armas e munições em todo o território nacional.

Em razão da possibilidade de 2º turno em diversos municípios, também não podem circular armas e munições no período de 26 a 28 de outubro em todo o território nacional.

Adilson Ramos, Walkiria, Vicente Nery e Oara já confirmados no Buíque Frio

Até amanhã a prefeitura deve anunciar mais algumas atrações que serão patrocinadas pelo Governo do Estado. A Prefeitura de Buíque anunciou na manhã desta segunda-feira (22) a programação de shows do 5° Buíque Frio que será aberto na quinta-feira (25). Nas atrações já confirmadas estão o cantor romântico Adilson Ramos, Walkiria Santos, ex-Magníficos, Vicente Nery […]

Até amanhã a prefeitura deve anunciar mais algumas atrações que serão patrocinadas pelo Governo do Estado.

A Prefeitura de Buíque anunciou na manhã desta segunda-feira (22) a programação de shows do 5° Buíque Frio que será aberto na quinta-feira (25). Nas atrações já confirmadas estão o cantor romântico Adilson Ramos, Walkiria Santos, ex-Magníficos, Vicente Nery e Forrozão Cheiro de Menina e a Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos, Super Oara.

A grade geral ainda vai contar com as atrações que serão patrocinadas pelo Governo do Estado, que devem sair daqui para amanhã.

As atrações foram anunciadas pela Secretária de Finanças, Telma Valença, em entrevista na Rádio Buíque FM. Segundo ela, estão sendo investidos mais de R$ 250 mil pela prefeitura para viabilizar o Festival de Queijos, Vinhos e Sabores – Buíque Frio, que será realizado no Pátio de Eventos São Sebastião. Além de Telma estavam presentes à entrevista o presidente da Associação Comercial, Diógenes Soares; e o Secretário de Turismo, Esildo Barros. Também foram anunciadas as atrações locais já confirmadas do festival que contará com Françoar, Farra Estigada, Caike Ramon e Antonny César.

Telma ressaltou ainda o esforço da prefeitura que vem mantendo a folha em dia e os serviços básicos funcionando em todas as áreas. Disse que decidiu fazer um investimento maior no Buíque Frio, sem esquecer as outras áreas, pensando na geração de emprego e renda, citando que a prefeitura está investindo, além das atrações, na estrutura, som, palco e segurança do evento.

O festival terá mais de 900 metros quadrados de área coberta. Serão 09 estandes de exposição dos queijeiros, sendo 07 Buíque e 02 da Pedra, que vão participar do concurso de Melhor Queijo Regional.  Além deles, o Sebrae disponibilizará ainda outros 12 estandes, totalizando 21 unidades. A Área de degustação contará com estandes e a participação da vinícola Rio Sol, de Petrolina, além de um Espaço para leitura, com apresentação dos escritores buiquenses no sábado (27). O SESC Buíque também estará presente ao evento com dois dias de apresentações culturais.

Prefeituras de Arcoverde, Serra e Afogados tem primeiro teste de novo formato de atendimento nos bancos

Prefeituras sertanejas de cidades pólo iniciaram essa semana nova tentativa de organização das filas junto à CEF e lotéricas, diante do volume de queixas de quebra ao distanciamento social. A Prefeitura de Arcoverde, através da Autarquia de Trânsito e Transportes – Arcotrans, iniciou as demarcações de filas para melhor organização e segurança de quem necessita […]

Arcoverde

Prefeituras sertanejas de cidades pólo iniciaram essa semana nova tentativa de organização das filas junto à CEF e lotéricas, diante do volume de queixas de quebra ao distanciamento social.

A Prefeitura de Arcoverde, através da Autarquia de Trânsito e Transportes – Arcotrans, iniciou as demarcações de filas para melhor organização e segurança de quem necessita aguardar atendimentos em bancos e casas lotéricas da Avenida Antônio Japiassu, no centro da cidade.

Outra preocupação da iniciativa, promovida por determinação do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19), tem sido um grande número de pessoas vindas de municípios vizinhos, a exemplo da cidade de Sertânia, a qual recentemente teve bancos arrombados e por isso, parte da população está se deslocando para atendimentos em Arcoverde. Mudanças no trânsito tiveram que ser feitas em avenidas como a Antonio Japiassu.

Em Serra Talhada, foi o primeiro dia de experiência com isolamento da Praça Sérgio Magalhães e demarcação de pontos para filas.  Pela manhã havia muita gente, com inicio de algum tumulto. Com o decorrer do dia,  a fila estava mais organizada, com entrada de três em três pessoas na agência. Já chegaram e foram instalados banheiros químicos no local. São seis ao todo.

Afogados da Ingazeira

Em Afogados da Ingazeira a situação foi parecida. Antes do início do atendimento, as imagens preocupavam com uma aglomeração importante no entorno da Caixa Econômica, na área delimitada da Manoel Borba entre as ruas 15 de novembro e Barão de Lucena.

O promotor Lúcio Almeida chegou a cogitar esticar o isolamento da via até o entroncamento com a Manoel Mariano. A medida que o atendimento foi iniciado o fluxo foi melhorando.

Às dez horas já era mais tranquilo. Essa noite, atendendo solicitação de ouvintes da Rádio Pajeú e in loco, a prefeitura instalou toldos para proteger as pessoas em atendimento.

Morte de idosa em Afogados é investigada e pode ser 81ª por Covid no município

O Secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira informou hoje ao programa institucional da prefeitura que um óbito de uma idosa está em investigação e pode ser confirmado como a morte número 81 da doença no município. Como já informado, a maioria das pessoas internadas não teve o esquema vacinal completo. Isso gera complicações principalmente […]

O Secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira informou hoje ao programa institucional da prefeitura que um óbito de uma idosa está em investigação e pode ser confirmado como a morte número 81 da doença no município.

Como já informado, a maioria das pessoas internadas não teve o esquema vacinal completo. Isso gera complicações principalmente para idosos e portadores de comorbidades. O Secretário não deu mais detalhes sobre o óbito.

Ontem, houve autorização para a vacinação com a 5ª dose de pessoas  acima de 80 anos.

A Prefeitura de Afogados iniciou também a vacinação contra a COVID de crianças de seis meses a três anos de idade, que tenham alguma comorbidade. A vacina aplicada  é a Pfizer-baby.

Tendo em vista a quantidade insuficiente de vacinas que chegou ao município – a Secretaria Municipal de Saúde identificou 1.519 crianças nessa faixa-etária – a vacina está sendo aplicada inicialmente, de forma prioritária, em crianças dessa faixa etária que possuam alguma comorbidade.

Mas mesmo assim alguns pais tem deixado de procurar os postos. “Ontem, para não perder algumas doses, fizemos uma força-tarefa para localizar pais diante da baixa procura”, lamentou o secretário.

Ele disse que a Secretaria de saúde mantém a avaliação sobre a volta o uso obrigatório de máscaras nas repartições públicas.

Uma nova linhagem da ômicron, variante da covid-19, foi identificada pela primeira vez no Brasil. A mutação da doença, chamada de BN.1, foi detectada inicialmente na Índia no fim de julho deste ano e chegou também nos Estados Unidos, Reino Unido, Áustria e Austrália. A preocupação é para a falta de proteção com todas as doses preconizadas pelo ministério da Saúde.

Marina deve vir a Pernambuco na próxima semana

da Folha de Pernambuco A candidata à Presidência da República pela coligação Unidos pelo Brasil, Marina Silva (PSB), deverá vir a Pernambuco na próxima semana para cumprir agenda junto com a Frente Popular. A informação foi repassada pelo postulante ao Governo do Estado Paulo Câmara (PSB), em conversa com a imprensa depois da caminhada realizada […]

10660228_857530187591946_3758280409716570962_n

da Folha de Pernambuco

A candidata à Presidência da República pela coligação Unidos pelo Brasil, Marina Silva (PSB), deverá vir a Pernambuco na próxima semana para cumprir agenda junto com a Frente Popular. A informação foi repassada pelo postulante ao Governo do Estado Paulo Câmara (PSB), em conversa com a imprensa depois da caminhada realizada no município de Abreu e Lima, nesta terça-feira (9).

“Acredito que não seja sábado (13), porque ela ainda não confirmou e está muito em cima, mas ela tem o compromisso de vir aqui na próxima semana, entre quarta e sexta-feira”, relatou o socialista.

No ato político Câmara esteve acompanho dos filhos do ex-governador Eduardo Campos, João e Pedro, do candidato à vice, deputado Raul Henry (PMDB), ao Senado, Fernando Bezerra Coelho (PSB), e do prefeito Pastor Marcos José, que é filiado ao oposicionista PT.