Notícias

Produção de veículos cai 18,2% em agosto, informa Anfavea

Por Nill Júnior

fabrica-gm-gravatai

A produção de carros, caminhões e ônibus caiu 18,2% em agosto, na comparação com o mesmo período do ano passado, informou nesta sexta-feira (4) a associação das fabricantes de veículos, Anfavea. A informação é do site Auto Esporte.

Em agosto deste ano, foram fabricados 216.465 veículos, contra 264.626 unidades no mesmo mês de 2014. Comparando com julho de 2015, o recuo foi menor, de 3,5%. Naquele mês, foram montados 224.252 carros, caminhões e ônibus.

De janeiro a agosto, 1.730.708 veículos saíram das fábricas, um volume 16,9% menor do que no mesmo período de 2014.

Estoque ainda é alto : A queda na produção é resultado de medidas das empresas para reduzir o volume por causa da baixa nas vendas no mercado brasileiro.

Os licenciamentos caíram 23,9% em agosto, na comparação anual, o que já havia sido adiantado pela Fenabrave na última quarta-feira (2). Na comparação mensal, o recuo foi de 8,9%.

“Parte da queda (na produção) se deve ao ajuste de estoque”, diz o presidente da Anfavea, Luiz Moan. Mesmo assim, o estoque de veículos em pátios e lojas subiu para 52 dias. Por isso, o executivo acredita que a produção continuará reduzida em setembro e outubro.

Trabalhadores parados: Para frear a produção, as montadoras lançam mão de medidas como férias coletivas e lay-off, que é a suspensão temporária de contratos por até 5 meses. Segundo a Anfavea, 27,4 mil funcionários de montadoras estarão em férias coletivas ou lay-off em setembro.

Outras Notícias

Em reunião, governador destaca que, apesar da crise, Estado mantém prioridade em saúde, educação e segurança‏

Durante reunião do secretariado, o governador Paulo Câmara reforçou a necessidade de o Estado fazer mais com menos, preservando os  serviços básicos, em benefício daqueles que mais precisam do poder público O Governo de Pernambuco continuará preservando os serviços de saúde, educação e segurança, apesar da queda na arrecadação, provocada pela crise eeconômica nacional. Entre […]

RPIG8946RETRATISTA-ROBERTOPEREIRA

Durante reunião do secretariado, o governador Paulo Câmara reforçou a necessidade de o Estado fazer mais com menos, preservando os  serviços básicos, em benefício daqueles que mais precisam do poder público

O Governo de Pernambuco continuará preservando os serviços de saúde, educação e segurança, apesar da queda na arrecadação, provocada pela crise eeconômica nacional. Entre janeiro e março deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado, a arrecadação do ICMS caiu 2,2% e o repasse federal do Fundo de Participação dos Estados (FPE) foi reduzido em 2,9%. Os números do primeiro quadrimestre ainda não foram finalizados, mas as parciais já indicam a manutenção de retração da receita estadual.

A medida foi anunciada, neste sábado (30.04), após reunião do governador Paulo Câmara com todo secretariado, no Palácio do Campo das Princesas. O encontro, que durou cerca de três horas, analisou a atual situação econômica do Estado, tendo como base o primeiro trimestre de 2016. Paulo lamentou o cenário nacional de indefinição e falta de confiança, mas reafirmou a necessidade de o Governo do Estado buscar fazer mais como menos e de, sempre, preservar as ações e programas que beneficiam aqueles que mais precisam dos serviços públicos.

Entre as alternativas de compensação propostas, serão articuladas as vendas de ativos; a criação de nova empresa pública que focará na recuperação de débitos e emissão de debêntures; e a alteração da data de pagamento dos cargos comissionados. Também serão realizadas reuniões com todas as secretarias para definir outras estratégias e ajustes necessários nos programas e ações de cada uma das pastas.

 “O governador determinou que nós priorizássemos esses três setores. Qualquer aumento na arrecadação, será destinado para essas áreas prioritárias. Infelizmente tivemos mais uma queda na receita, e, com isso, precisaremos nos adequar a essa realidade”, pontuou o secretário da Fazenda, Márcio Stefanni, que concedeu entrevista coletiva à Imprensa após o término da reunião do secretariado estadual.

Diante do cenário crítico para a economia do Brasil, as novas estratégias visam oferecer ao Estado, condições necessárias para a preservação dos serviços já prestados. “A expectativa é chegar ao final do ano com os compromissos em dia. O nosso maior objetivo é conseguir atender, da melhor forma, os nossos servidores, os nossos fornecedores, e, principalmente, a nossa população”, completou o secretário Márcio Stefanni.

Afogados: Prefeitura emite comunicado sobre antecipação da feira-livre

Em comunicado divulgado na tarde desta segunda-feira (19), a Prefeitura de Afogados da Ingazeira informou que tendo em vista o feriado municipal do dia 24 de junho, quando se celebra as festividades de São João – que este ano cai em um sábado – a feira livre será antecipada para a próxima sexta-feira (23). O […]

Em comunicado divulgado na tarde desta segunda-feira (19), a Prefeitura de Afogados da Ingazeira informou que tendo em vista o feriado municipal do dia 24 de junho, quando se celebra as festividades de São João – que este ano cai em um sábado – a feira livre será antecipada para a próxima sexta-feira (23).

O comunicado informa ainda do mesmo modo, em decorrência do feriado municipal da emancipação política, comemorada no dia 1º de julho, que também cai em um sábado, a feira-livre será antecipada para o dia 30 de junho. 

Ainda segundo o comunicado na próxima sexta (23), véspera de São João, o expediente nas repartições públicas municipais será até às 13h. A partir desse horário será ponto facultativo.

Morte de jovem empresário em acidente comove Serra Talhada

Com informações de Júnior Campos  Na madrugada deste sábado (7), um grave acidente na BR-232, em Serra Talhada, resultou na morte precoce de Lindemberg Inácio e Souza, 28 anos. Por volta das 03h, o veículo que ele dirigia capotou violentamente e saiu da pista – o corpo foi encontrado cerca de 100 metros do local […]

Com informações de Júnior Campos 

Na madrugada deste sábado (7), um grave acidente na BR-232, em Serra Talhada, resultou na morte precoce de Lindemberg Inácio e Souza, 28 anos.

Por volta das 03h, o veículo que ele dirigia capotou violentamente e saiu da pista – o corpo foi encontrado cerca de 100 metros do local do impacto.

O acidente ocorreu no sentido Salgueiro, logo após o SESC. De acordo com o relato de um policial rodoviário federal que esteve no local, não foram encontradas marcas de frenagem na pista, o que levanta a hipótese de que Lindemberg possa ter cochilado ao volante.

“O policial me contou que não havia marcas de freada brusca, o que geralmente ocorre em situações de susto ou perda de controle. Ele acredita que o Berg estava em alta velocidade, desceu a arremanceira, foi lançado para fora do carro, e o veículo parou em outro ponto”, relatou Sabrina Oliveira, integrante da equipe do blog, que acompanhou a ocorrência.

Lindemberg, conhecido carinhosamente como Berg, era um jovem empresário reconhecido por seu carisma e profissionalismo. Era web designer, promotor de eventos e muito querido na cidade.

Flávio Marques anuncia chegada de técnicos para instalação de sinal de celular nos povoados de Borborema e Brejinho

O prefeito Flávio Marques anunciou, por meio de suas redes sociais, que na próxima sexta-feira (4), técnicos da empresa Datanet Tecnologia, contratada pela Telebrás, estarão no município para dar início ao processo de implantação do sinal de celular 4G nas duas localidades. Os profissionais farão uma visita técnica aos povoados para realizar levantamentos de campo, […]

O prefeito Flávio Marques anunciou, por meio de suas redes sociais, que na próxima sexta-feira (4), técnicos da empresa Datanet Tecnologia, contratada pela Telebrás, estarão no município para dar início ao processo de implantação do sinal de celular 4G nas duas localidades.

Os profissionais farão uma visita técnica aos povoados para realizar levantamentos de campo, inspeção das áreas, avaliação da infraestrutura existente e estudos de viabilidade.

Esses procedimentos são etapas fundamentais para a instalação das torres de transmissão que irão garantir cobertura de sinal estável e permanente para os moradores.

Segundo o prefeito Flávio Marques, essa é mais uma importante conquista do atual governo, que vem atuando com firmeza para reduzir desigualdades e garantir direitos básicos à populaçã

“Os povoados de Borborema e Brejinho passaram anos sofrendo com a falta de sinal de telefonia móvel, isolados em plena era digital. Em poucos meses de gestão, temos a alegria de anunciar que essa realidade vai mudar. Estamos levando dignidade, comunicação e inclusão para essas comunidades que tanto precisam. Essa é uma vitória do povo e do compromisso do nosso governo em transformar Tabira”, destacou.

Essa conquista foi viabilizada por meio de articulação conjunta entre o prefeito Flávio Marques, o deputado federal Carlos Veras e o apoio do presidente Lula.

A solicitação foi encaminhada ao Ministério das Comunicações e aprovada dentro do projeto BemBRAS, da Telebrás, que tem como objetivo levar conectividade às áreas rurais do país.

Secretário estadual de Saúde: “bares estão relaxando”

Foto: Heudes Regis/SEI O secretário Estadual de Saúde, André Longo, anunciou que o limite de público permitido em eventos não será ampliado para 1,5 mil, como estava previsto no Plano de Convivência com a Covid-19. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (3), em coletiva de imprensa. André Longo também afirmou que o governo aumentará a […]

Foto: Heudes Regis/SEI

O secretário Estadual de Saúde, André Longo, anunciou que o limite de público permitido em eventos não será ampliado para 1,5 mil, como estava previsto no Plano de Convivência com a Covid-19. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (3), em coletiva de imprensa.

André Longo também afirmou que o governo aumentará a fiscalização em bares para que sejam cumpridas as regras de prevenção da Covid-19: “Algumas atividades de lazer, principalmente bares com música ao vivo, estão relaxando. A fiscalização será reforçada para coibir situações de descumprimento dos protocolos”, disse.

O gestor da pasta confirmou, ainda, o aumento do número de casos da Covid-19. Segundo André Longo, houve piora da pandemia em quase todas as regiões, com exceção de parte do Sertão: “Isso tem relação com o fenômeno de não mais ficar em casa, de procurar os serviços de saúde, e com o expressivo aumento no volume e capacidade de testagem de Pernambuco”, declarou.