Presidentes das Câmaras de Afogados e Tuparetama discutem melhorias para o Orelhão Digital
Por André Luis
O presidente da Câmara de Vereadores de Tuparetama, Arlã Markson, esteve reunido nesta quarta-feira (31), com o presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Rubinho do São João. Na pauta melhorias para os serviços do Orelhão Digital.
“Em breve, estaremos indo à Recife e fazendo a cotação de máquinas para emissão de RG nas respectivas casas legislativas”.
O Orelhão Digital é um projeto desenvolvido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para garantir o acesso dos cidadãos a serviços disponibilizados pelo poder público através de ferramentas online.
O governador Paulo Câmara se reuniu com o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Gilberto Occhi, para discutir projetos em andamento que têm parceria com a instituição financeira federal. Paulo pediu ao presidente “atenção especial” com a renegociação autorizada pela Lei Complementar 156/16, que permite o alongamento da dívida dos Estados com as instituições financeiras oficiais. […]
O governador Paulo Câmara se reuniu com o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Gilberto Occhi, para discutir projetos em andamento que têm parceria com a instituição financeira federal.
Paulo pediu ao presidente “atenção especial” com a renegociação autorizada pela Lei Complementar 156/16, que permite o alongamento da dívida dos Estados com as instituições financeiras oficiais.
“Fomos o primeiro Estado a trazer esse pleito para a Caixa. Já iniciamos o processo no BNDES. Esta renegociação é importante para manter o equilíbrio federativo e para que todos os Estados, e não apenas os do Sul e Sudeste, tenham mais instrumentos que possam ajudar a enfrentar este momento econômico difícil que o Brasil passa”, explicou Paulo Câmara.
Em 2016, foi viabilizada a renegociação da dívida dos Estados com instituições financeiras, que beneficiou, à epoca, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, em detrimento ao Nordeste. Como contrapartida, Estados que tinham feito seu dever de casa e não estavam superendividados, como Pernambuco, solicitaram a renegociação dos financiamentos tomados com os bancos federais.
“Financiamentos que permitiram, por exemplo, ajudar a construção de hospitais, ampliar a rede estadual de educação, melhorar as estradas, abastecimento de água. Então, vim ao presidente Occhi pediratenção especial e celeridade para Pernambuco nessa renegociação. A receptividade foi muito boa. Temos uma boa relação, e Occhi sabe nossa maneira de governar, de honrar compromissos”, afirmou o governador.
O secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni, presente na reunião, destaca que já se passaram 18 meses e não se efetivou a renegociação para Pernambuco. “Hoje, o governador deu mais um passo para efetivar o alongamento da dívida. É o alívio que Estados do Nordeste precisam e fizeram o dever de casa para isso”, registrou.
O total repactuado pela União para os Estados foi de R$ 18,8 bilhões, em 2016. “Para se ter uma ideia, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais ficaram com R$ 15,6 bilhões daquele montante”, frisou Stefanni.
A audiência na Caixa Econômica teve a presença também do vice-presidente da Caixa, Roberto Derziê, e do deputado federal Fernando Monteiro.
A cidade de Serra Talhada recebeu mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19 para dar continuidade ao Plano de Imunização da população. Neste domingo (21.03) foram entregues à Secretaria Municipal de Saúde 2.020 doses das vacinas Coronavac/Butantan e Astrazeneca/Fiocruz , para imunizar idosos, trabalhadores da saúde e população quilombola. A partir desta segunda-feira (22.03) […]
A cidade de Serra Talhada recebeu mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19 para dar continuidade ao Plano de Imunização da população.
Neste domingo (21.03) foram entregues à Secretaria Municipal de Saúde 2.020 doses das vacinas Coronavac/Butantan e Astrazeneca/Fiocruz , para imunizar idosos, trabalhadores da saúde e população quilombola.
A partir desta segunda-feira (22.03) idosos entre 70 e 74 anos já poderão procurar as unidades de saúde ou o setor do PNI para serem vacinados, bem como a população quilombola residente no município e a parcela restante de trabalhadores da saúde que ainda não foram vacinados.
São 390 doses para quilombolas, 60 doses para trabalhadores da saúde e 1.570 doses para idosos entre 70 e 74 anos. “Temos 613 quilombolas no município e estamos recebendo 60% das doses, temos 2.870 trabalhadores e estamos recebendo mais 2% de doses e 2.067 idosos de 70 a 74 anos e estamos recebendo 72% das doses”, detalhou Karla Lima, coordenadora do PNI do município.
A nova remessa de imunizantes foi recebida pela prefeita Márcia Conrado e pela secretária de Saúde, Lisbeth Lima, na sede da XI Gerência Regional de Saúde. “Acabamos de receber mais 2.020 doses de esperança para iniciarmos a vacinação de idosos de 70 a 74 anos, quilombolas e também trabalhadores da saúde que ainda estavam aguardando sua vez, uma notícia muito boa para começarmos a semana”, comentou a prefeita na ocasião.
PLANO DE IMUNIZAÇÃO
O município já aplicou mais de 5.940 doses de vacinas contra a doença, alcançando trabalhadores da saúde da rede pública e privada, idosos, cuidadores de idosos, pacientes da Residência Terapêutica, agentes funerários e coveiros.
Idosos com idades entre 75 e 79 anos devem procurar o PNI para se vacinar. Idosos com 70 anos ou mais que não puderem se locomover ao PNI ou uma unidade de saúde devem comunicar ao agente comunitário de saúde de sua localidade para receber a vacina em domicílio.
As investigações sobre o pouso forçado de uma aeronave agrícola em Floresta, na última sexta-feira (8), já foram iniciadas. No mesmo dia do acidente, os investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram ao local. Eles retornaram com os dados iniciais no domingo (7). A aeronave saiu de uma fazendo no […]
As investigações sobre o pouso forçado de uma aeronave agrícola em Floresta, na última sexta-feira (8), já foram iniciadas. No mesmo dia do acidente, os investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram ao local. Eles retornaram com os dados iniciais no domingo (7).
A aeronave saiu de uma fazendo no município de Campo Alegre, Alagoas. O destino era Serra Talhada. Apenas o piloto estava no avião de modelo EMB-201 A. Ele não sofreu ferimentos. Os investigadores ainda não divulgam informações sobre a investigação do acidente, pois ainda está em fase inicial.
Segundo a assessoria de imprensa da Aeronáutica, apenas após a finalização do processo as causas podem ser divulgadas.
A Fundarpe divulgou ontem a programação oficial da 25ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, que acontece de 16 a 25 de Julho. Este ano são treze pólos culturais e seis palcos com shows espalhados por toda a cidade. A homenageada deste ano do FIG é a escritora pernambucana Luzilá Gonçalves. Neste ano, o […]
A Fundarpe divulgou ontem a programação oficial da 25ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, que acontece de 16 a 25 de Julho. Este ano são treze pólos culturais e seis palcos com shows espalhados por toda a cidade.
A homenageada deste ano do FIG é a escritora pernambucana Luzilá Gonçalves. Neste ano, o governo inaugura ainda uma nova inciativa e vai levar Lenine, Silvério Pessoa e Racionais para apresentar palestras nas escolas públicas de Garanhuns.
Entre as grandes atrações além de Lenine que vao se apresentar no Palco Mestre Dominguinhos cantarão Ana Carolina, Fafá de Belém, Banda Calypso, Mundo Livre S/A, Pitty, Racionais MC’s, Agnaldo Timóteo, Joanna, Quinteto Violado, Flávio José, A Cor do Som, Davi Moraes e Moraes Moreira e Capital Inicial
O Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Professor Pedro Falcão, cumpre agenda por diversos campus do interior do estado. Somente nestes últimos dois dias, esteve em Petrolina, Garanhuns e Nazaré da Mata. Conversando com professores, servidores e estudantes, tem dado especial atenção às aulas inaugurais de novas turmas, como fez nesta quinta (16) a alunos […]
O Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Professor Pedro Falcão, cumpre agenda por diversos campus do interior do estado. Somente nestes últimos dois dias, esteve em Petrolina, Garanhuns e Nazaré da Mata.
Conversando com professores, servidores e estudantes, tem dado especial atenção às aulas inaugurais de novas turmas, como fez nesta quinta (16) a alunos do curso de medicina do Campus Garanhuns, onde foi recebido pela diretora do Multicampi, Professora Rosângela Falcão, e pela coordenadora do curso, Professora Régia Leite.
Apresentando a estrutura da universidade, projetos, perspectivas e o corpo funcional da instituição, Pedro Falcão falou sobre a história da UPE, sua importância acadêmica e social para o estado e o país, e destacou os avanços nos últimos anos que abriram a universidade para o mundo, integrando-se a outras instituições em 18 países.
“É importante que vocês ingressem em nossa universidade conhecendo nossa grandeza, com mais de vinte mil alunos e cinco mil funcionários, 15 unidades de ensino, três hospitais, e também nossos desafios como as consolidações de cursos e infraestruturas no interior e na capital.” – Ressaltou o reitor aos estudantes, sempre com bom humor e conhecimento. “Quero parabenizá-los pela conquista de chegarem à universidade e agradecer por terem escolhido a UPE” – complementou.
De Garanhuns, Professor Pedro Falcão seguiu para o campus Nazaré da Mata. Durante a semana, o reitor cumpriu outros compromissos nos campus da região metropolitana, assim como a vice-reitora, Professor Socorro Cavalcanti, que participou de encontros e reuniões administrativas.
UPE Garanhuns forma segunda turma de Medicina
No mesmo dia no qual mais uma turma inicia sua trajetória discente no curso de Medicina em Garanhuns, a Universidade formou sua segunda turma. A Colação de Grau aconteceu nesta noite de quinta-feira (16). Professor Pedro Falcão, como surpresa para a turma, deixou todos os diplomas dos concluintes para serem entregues pela professora Rosângela, em uma iniciativa inédita, a entrega dos diplomas já na solenidade de conclusão.
“Em 2011, como diretor da UPE Garanhuns, tivemos a alegria, junto ao então governador Eduardo Campos, que ao lado do Presidente Lula, investiram na interiorização do ensino superior em Pernambuco e no Brasil, de ver nascer o curso de medicina em nossa cidade. Hoje, como reitor, minha alegria é ainda maior em formarmos novos médicos que vão ajudar a mudar a realidade da saúde pública brasileira” – encerrou o reitor.
Você precisa fazer login para comentar.