Presidente do TRE volta a defender sistema eleitoral do país
Por Nill Júnior
Recebi nos estúdios da Rádio Pajeú o Presidente do TRE Pernambuco , Carlos Moraes, o vice, Frederico Neves, mais o Desembargador afogadense Alberto Nogueira e o ex-desembargador e advogado, Roberto Morais.
Eles entregaram homenagem no Cartório do Juízo Eleitoral de Tabira, que passou a se chamar “Cartório Eleitoral José Pereira de Morais”.
Na conversa, o presidente do TRE voltou a defender a eficácia das urnas eletrônicas e da inviolabilidade do voto.
Ele destacou que o processo eleitoral no Brasil é um dos mais seguros do mundo, e afirmou que o projeto do voto auditável não mudaria essa percepção. “A urna já emite um boletim”, lembrou.
Já o vice-presidente destacou o desafio que foi gerir as eleições do ano passado em plena pandemia. Para ele, o maior desafio da história contemporânea da justiça eleitoral.
O Desembargador Frederico Neves encerrou seu biênio no TRE – PE no último dia 4 de setembro não compondo mais, hoje, a Corte Eleitoral.
Durante comemorações dos 60 anos do Ipea, foi realizada discussão sobre a nova política nacional para o desenvolvimento regional A territorialização das políticas públicas no Nordeste foi destaque da palestra do superintendente da Sudene, Danilo Cabral, durante a abertura das comemorações dos 60 anos do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), realizado na manhã de […]
Durante comemorações dos 60 anos do Ipea, foi realizada discussão sobre a nova política nacional para o desenvolvimento regional
A territorialização das políticas públicas no Nordeste foi destaque da palestra do superintendente da Sudene, Danilo Cabral, durante a abertura das comemorações dos 60 anos do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), realizado na manhã de hoje (17). A Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) foram apontados como avanço nas ações voltadas para a redução das desigualdades no país.
Para Danilo Cabral, a PNDR é um marco na territorialização das políticas públicas, pois ela permite que as ações governamentais sejam adaptadas às especificidades de cada região, respeitando suas particularidades e promovendo um crescimento mais equilibrado. “Nosso desafio atual não é apenas manter esse pensamento estratégico, mas revisitá-lo constantemente, atualizando as políticas e analisando sua execução para garantir que estejam alinhadas com as realidades locais e com as metas de desenvolvimento regional de longo prazo”, afirmou.
A definição de estratégias e ações, por exemplo, para a territorialização da Nova Indústria Brasil (NIB) foi apontada por Danilo Cabral como fundamental para o Nordeste. Ele apresentou o trabalho da Sudene para que cada uma das seis missões da nova política industrial brasileira tenha reverberação na Região, com oportunidades para os setores produtivos dos 11 estados da área de atuação da Autarquia.
O superintendente da Sudene também destacou a retomada do protagonismo das instituições de planejamento no Brasil. “A volta do Ministério do Planejamento e o fortalecimento da Sudene como órgão de formulação regional, além da atuação de outras entidades federais, como o IBGE, são fundamentais para o desenvolvimento de uma agenda estratégica de longo prazo”, comentou. Danilo Cabral ressaltou a importância do planejamento estratégico, não apenas em ciclos curtos de quatro anos, mas com uma visão de futuro para o Brasil. Ele relembrou que órgãos como o IBGE, a Sudene e o próprio IPEA foram criados nas décadas de 1950 e 1960 com essa perspectiva de planejamento a longo prazo, e que agora essa pauta está sendo reativada.
Ele também falou da necessidade de territorializar as políticas públicas, especialmente no Nordeste, onde a Sudene desempenha um papel crucial. Segundo ele, o pensamento estratégico para o Brasil já está bem construído, embora precise ser constantemente atualizado e adaptado a cada território. O desafio atual, de acordo com o superintendente, é aplicar esse planejamento de forma eficiente e eficaz em cada região do país.
Agenda
Danilo Cabral, mais cedo, se reuniu com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para tratar sobre ações voltadas para o Nordeste e a pauta da próxima reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, prevista para o início de dezembro. Na data, serão debatidos temas como o volume de recursos para o FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste) e as prioridades para a aplicação do FDNE (Fundo de Desenvolvimento do Nordeste).
Através de um convênio firmado com o Governo do Estado no valor de quatro milhões de reais, o Prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, autorizou abertura de processo licitatório objetivando início dos serviços de asfaltamento e recapeamento de várias ruas centrais e periféricas do município. No projeto serão beneficiadas com recapeamento a Avenida Coronel Antônio Japiassu, […]
Através de um convênio firmado com o Governo do Estado no valor de quatro milhões de reais, o Prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, autorizou abertura de processo licitatório objetivando início dos serviços de asfaltamento e recapeamento de várias ruas centrais e periféricas do município.
No projeto serão beneficiadas com recapeamento a Avenida Coronel Antônio Japiassu, Largo Antônio Franklin Cordeiro (senadinho), Praça do Livramento, entorno da Praça Winston Siqueira e a estrada de acesso ao Povoado de Caraíbas. Já com relação a pavimentação asfáltica, serão contempladas as ruas Dr. Manoel Borba (Tamboril), Davi Liberalino de Souza (Alto Cardeal), José Ferreira de Lima (sucupira), Ari Barroso e Bianor Rodrigues de Freitas (São Cristóvão), Antônio Napoleão Pacheco (São Miguel) e, no centro, as ruas Barbosa Lima, Agamenon Magalhães e Idelfonso Freire, dentre outras.
Para o Prefeito Wellington Maciel, esta intervenção urbana trará mais fluidez e mobilidade ao trânsito de veículos em várias áreas estratégicas do município, inclusive, valorizando os imóveis e contribuindo com o comércio e os serviços das artérias beneficiadas.
“Recentemente superamos o patamar de oitenta mil habitantes e com esse considerável crescimento demográfico, além do crescimento econômico e social do município, tem sido grande a nossa preocupação com os meios de locomoção e com a qualidade de vida da população. Portanto, é muito bem-vindo esse recurso fruto dessa profícua parceria de nossa gestão com a gestão estadual muito bem conduzida pela Governadora Raquel Lyra”, enfatizou o gestor municipal.
Tá chegando a hora de mais um Afogareta. Segundo Ney Quidute, as atrações deste ano estão causando uma busca antecipada de abadás por pessoas de toda a região. Assim, reserve logo o seu! Os camarotes por exemplo, estão praticamente esgotados. Essa será a 22ª vez que o bloco animará os foliões na Avenida Rio Branco. […]
Tá chegando a hora de mais um Afogareta. Segundo Ney Quidute, as atrações deste ano estão causando uma busca antecipada de abadás por pessoas de toda a região. Assim, reserve logo o seu! Os camarotes por exemplo, estão praticamente esgotados.
Essa será a 22ª vez que o bloco animará os foliões na Avenida Rio Branco. Por mais um ano, o blog é parceiro oficial do evento.
Dia 10, sexta, a atração será Parangolé. Parangolé é uma banda de pagode baiano. Formada em 1998, tornou-se um dos principais grupos do gênero. É atualmente liderada por Tony Salles.
Dia 11, sábado, a atração será Kiko Chicabana, de volta ao evento. Chicabana é uma banda de axé que surgiu na Bahia. Formada em 2007, no meio do sertão baiano. “Nas micaretas que participamos, as pessoas cantam e dançam com nossas músicas. É maravilhosa a sensação de causar alegria na galera com nossa energia”, conta Kiko, cantor da Chicabana.
No domingo, dia 13, a atração foi definida no estilo Forró Elétrico. Comanda a programação Yohannes. O artista volta após bela apresentação na última ediçãodo evento.
Segundo Ney Quidute, o formato do evento em relação ao ano anterior deverá ser mantido com a concentração final no sistema viário. Ele também afirmou que manterá o esquema com várias câmeras de monitoramento, com apoio da polícia.
Ainda destacou que a logística do evento será mantida com as mudanças que deram certo em 2019, como a vendas de abadás em um stand personalizado.
O blog leva você ao evento: Esse ano você concorre pelo Instagram @nill_jr . Basta seguir o perfil do blog e marcar dois amigos nos comentários da foto do sorteio. Serão dois abadás sorteados pelo blog, parceiro oficial do evento. O sorteio acontece nesta sexta às 09h damanhã!
Onde a eleição parece estar encaminhada Pesquisa é ciência e explica a política. Daí porque é certo dizer que, dadas as últimas pesquisas divulgadas, algumas eleições podem estar encaminhadas no Sertão. Em Arcoverde, a pesquisa Múltipla divulgada na última sexta dá indicativo de favoritismo do pré-candidato do Podemos e ex-prefeito Zeca Cavalcanti. Isso porque estabilidade […]
Pesquisa é ciência e explica a política. Daí porque é certo dizer que, dadas as últimas pesquisas divulgadas, algumas eleições podem estar encaminhadas no Sertão.
Em Arcoverde, a pesquisa Múltipla divulgada na última sexta dá indicativo de favoritismo do pré-candidato do Podemos e ex-prefeito Zeca Cavalcanti. Isso porque estabilidade pra quem está com 23 pontos percentuais de frente e 44 pontos na pesquisa espontânea é um sinal de cristalização do voto.
Claro que em política tudo é possível, mas é exatamente o imponderável de quatro anos atrás que ajuda a explicar os caminhos dessa campanha. A atual rejeição de Wellington Maciel favorece Zeca. Isso porque aquela relativamente pequena faixa do eleitorado que migrou para LW na reta final da campanha de 2024 parece, como que numa auto vingança, não se permitir mudar mais.
Outro fato, a ex-prefeita Madalena Britto não consegue se descolar da percepção de seu segundo governo. Não esqueçamos, e aqui tratamos de fatos, Wellington foi candidato pelo MDB. Um dos motivos, evitar colar seu nome ao 40 de Madalena, dadas as dificuldades da reta final da sua segunda gestão. E parte de quem votou em Wellington e se arrependeu, vê em Zeca o contraponto ao que está aí, muito mais do que em quem brigou pela eleição de quem está com a caneta hoje.
Wellington cresceu na reta final em 2020, na virada mais emocionante daquela eleição, porque era um outsider, “o empresário que salvaria Arcoverde”. Madalena não tem esse trunfo, pois já é conhecida por dez em cada dez arcoverdenses.
Outro exemplo é o de Pesqueira. Há quatro anos, o Cacique Marcos foi impedido de disputar por uma condenação no Supremo Tribunal Federal. Era favorito, mas não pôde disputar. Apoiou Bal de Mimoso.
A diferença entre Pesqueira e Arcoverde é que a população não está punindo Marquinhos pelo governo de regular para ruim de Bal. Outro fator é o jeito de fazer política do adversário, Delegado Rossine, que, somado ao fato de Cacique Marcos ser um líder nativo, ao contrário dele, adota um tom agressivo que, aparentemente, não tem ganho respaldo da maioria da população. Isso explica a diferença de pouco mais de 23 pontos aferida na pesquisa.
Registre-se, nos dois casos, tem muita água pra rolar e o jogo pode virar a depender dos erros e da estratégia de cada um. Em 60 dias tudo pode ocorrer. Mas, a se conferir os dados de Arcoverde e Pesqueira, os vizinhos Zeca e Cacique precisam errar muito para entregar o favoritismo aos adversários.
Porque saiu antes
A pesquisa Múltipla seria divulgada ao meio dia e meia da sexta (2). Mas o PDT, do bloco da ex-prefeita e pré-candidata Madalena Britto ingressou com ação para barrar a divulgação. A liminar foi negada, mas, dada a possibilidade de insistência ao longo do dia para barrar a divulgação em outras esferas, o blog, Múltipla e pool de veículos anteciparam a divulgação.
Nunca vi
É normal a busca por proibir a divulgação de pesquisas por quem está atrás, mesmo que o efeito seja o contrário, gerando a percepção de que se quer proibir que o povo saiba a verdade dos números. Mas a máxima inquestionável é: nunca se viu quem estar na frente reclamar e quem está atrás achar bom.
Não fez diferença
A pesquisa Múltipla em Custódia mostrou que o apoio de Marcílio Ferraz a Messias do Dnocs não mudou o cenário contra Luciara de Nemias. Isso porque Marcílio foi, mas sua base rejeita Manuca e cia. É o famoso “foi-se o anel, ficaram os dedos”.
Negando até o print
Fazer jornalismo é mesmo desafiador e muitas vezes testa quem é sério. Em um litígio jurídico em Flores, o vereador Gilcy Moisés chegou a negar que tenha qualquer relação com a denúncia que fez contra o prefeito Marconi Santana através do blog. Ainda bem que o print é eterno. Será que para esses casos um dia será necessário registrar o que o outro diz em cartório?
Pesquisa em Calumbi
O Instituto TML registrou pesquisas com a intenção de votos da cidade de Calumbi, onde disputam a preferência do eleitorado o prefeito Joelson e o oposicionista Cícero Simões. O levantamento foi feito dia 22 de julho com 438 entrevistas e margem de erro de 4,54%. O registro tem o número PE-08796/2024. O resultado sai nesta segunda.
O nome disso é jornalismo
A Itapuama FM acertou ao permitir perguntas livres de jornalistas como do blog e do PanoramaPE. Sabatina não pode ter cartas marcadas. Curioso foi em pleno 2024, ainda ver Zeca Cavalcanti querendo saber se Micael Lima podia perguntar sobre sua relação ou não com LW. João do Skate também não gostou de ser confrontado com os escândalos de Bolsonaro. E Madalena Britto ficou muito desconfortável com a pergunta sobre o papel de seus filhos e genro em um possível governo. Faz parte…
Coisa de chaleira
Seria uma burrice política tão desnecessária que é difícil acreditar que alguém no comando da gestão Márcia Conrado tenha dado ordem de proibir Luciano Duque de acessar qualquer equipamento público, dada a repercussão negativa que esse tipo de ação costuma gerar. Assim, o episódio no Espaço da Cidadania parece ter sido coisa de quem, pra babar e fazer média ao líder político, deu a orientação sem pesar a consequência.
Ausência
É muito difícil a possibilidade de José Patriota participar da convenção de Sandrinho Palmeira nesta segunda-feira. A ideia é recorrer a um vídeo com sua participação para se envolver na campanha e defendendo a chapa do atual gestor com Daniel Valadares.
Reação
Aliados do prefeito Adelmo Moura dizem à Coluna que a aliança entre Anderson Lopes e Jordânia Siqueira nada mais é que o efeito colateral da convenção que homologou Aline Karina e Chico de Laura. “Viram que pra perder de menos a solução é se juntarem”, disse um governista.
Frase da semana:
“Se a ata tiver dúvida entre a oposição e a situação, a oposição entra com um recurso e vai esperar na Justiça o processo. E vai ter uma decisão, que a gente tem que acatar. Eu estou convencido que é um processo normal, tranquilo”,
Do presidente Lula, passando pano para o ditador de esquerda, Nicolas Maduro, que não ganhou, mas levou na Venezuela.
Arcoverde confirmou mais dois óbitos pela doença. A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informa que nesta terça-feira (01.09), foram registrados 34 novos casos positivos de Covid-19 nas últimas 24h, totalizando 3.369 casos confirmados. São 16 pacientes do sexo masculino e 18 do sexo feminino, com idades entre 2 meses e 66 anos. O número […]
A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informa que nesta terça-feira (01.09), foram registrados 34 novos casos positivos de Covid-19 nas últimas 24h, totalizando 3.369 casos confirmados. São 16 pacientes do sexo masculino e 18 do sexo feminino, com idades entre 2 meses e 66 anos.
O número de casos suspeitos caiu para 77 e o de casos descartados subiu para 14.684.
Quanto à evolução dos casos confirmados, são 3.096 pacientes recuperados, 206 em tratamento domiciliar, 15 em leitos de internamento e 50 óbitos. Em relação aos profissionais de saúde são 119 recuperados e 2 em tratamento.
O município tem 15 pacientes internados, sendo 12 no Hospital Eduardo Campos, 2 no Hospam e 1 nos Leitos de Retaguarda do Hospital São José.
O boletim epidemiológico fica com 3.369 casos confirmados, 3.096 recuperados, 221 em recuperação, 77 casos suspeitos, 14.684 descartados e 50 óbitos.
A Secretaria de Saúde de Arcoverde informa nesta terça-feira (01.09), foram confirmados mais 9 casos de Covid-19, além de 4 curados e 2 óbitos.
O boletim diário, portanto, fica com 457 suspeitos, 2.320 descartados, 1.160 confirmados, 43 óbitos, e 908 recuperados.
Segundo a repartição municipal, a taxa de recuperação dos casos confirmados atualmente é de 74,25%, enquanto que a taxa de letalidade no município está em 3,52%. Estão sendo testadas aproximadamente 100 pessoas por dia. Arcoverde está tendo nos resultados de testagens promovidas, o seu maior número de casos positivos ultimamente.
Vale lembrar, que dentro dos 1.160 confirmados, estão contabilizados os 43 óbitos e 908 curados. No total, a cidade tem 4 pacientes em UTI e 10 em enfermaria.
No Hospital Regional Ruy de Barros Correia, há 3 pacientes de Arcoverde na UTI e 3 na enfermaria. No Hospital de Campanha há 7 internados. No Hospital Memorial Arcoverde há 1 paciente na UTI.
Nas barreiras sanitárias das entradas da cidade, foram abordados 1.259 carros de fora.
Você precisa fazer login para comentar.