Notícias

Presidente da OAB rebate Bolsonaro: é cruel e não sabe separar público de privado

Por Nill Júnior

O presidente da Ordem do Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, afirmou nesta segunda-feira (29) que o presidente Jair Bolsonaro“deixa patente seu desconhecimento sobre a diferença entre público e privado, demostrando mais uma vez traços de caráter graves em um governante: a crueldade e a falta de empatia”.

Mais cedo, em entrevista à imprensa, Bolsonaro disse que um dia contará a Santa Cruz como o pai do jurista desapareceu na ditadura militar, caso a informação interesse. O presidente ainda disse que Santa Cruz “não vai querer saber a verdade” sobre o pai, Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, que desapareceu no período na ditadura militar (1964-1985).

Em resposta a Bolsonaro, Santa Cruz disse em uma carta que, “lamentavelmente, temos um presidente que trata a perda de um pai como se fosse assunto corriqueiro – e debocha do assassinato de um jovem aos 26 anos”.

Conforme informou o blog, o pai do presidente da OAB militou no movimento estudantil e participou da Juventude Universitária Católica (JUC), movimento da Igreja reconhecido pela hierarquia eclesiástica, e depois integrou a Ação Popular (AP), organização de esquerda contrária ao regime.

Fernando desapareceu em um encontro que teria no Rio de Janeiro, em 1974, com um colega militante, Eduardo Collier Filho, da mesma organização. Segundo o livro “Direito à memória e à verdade”, produzido pelo governo federal, Fernando e o colega foram presos juntos em Copacabana por agentes do DOI-CODI-RJ em 23 de fevereiro daquele ano.

“Meu pai era da juventude católica de Pernambuco, funcionário público, casado, aluno de Direito. Minha avó acaba de falecer, aos 105 anos, sem saber como o filho foi assassinado. Se o presidente sabe, por ‘vivência’, tanto sobre o presente caso quanto com relação aos de todos os demais ‘desaparecidos’, nossas famílias querem saber”, afirma Santa Cruz na missiva.

Santa Cruz ainda rechaçou os comentários de Bolsonaro, ressaltando que “é de se estranhar tal comportamento em um homem que se diz cristão” e define as declarações do presidente como “inqualificáveis”.

“Por que a OAB impediu que a Polícia Federal entrasse no telefone de um dos caríssimos advogados [do Adélio]? Qual a intenção da OAB? Quem é essa OAB?”, questionou o presidente.

Santa Cruz também respondeu o presidente e defendeu a atuação da OAB no caso, dizendo que a principal missão da entidade é a garantia do sigilo da comunicação entre advogado e cliente.

“Garantia que é do cidadão, e não do advogado. Vale salientar que, no episódio citado na infeliz coletiva presidencial, apenas o celular de seu representante legal foi protegido. Jamais o do autor, sendo essa mais uma notícia falsa a se somar a tantas”, informou.

Segundo o presidente da OAB Nacional, “o que realmente incomoda Bolsonaro é a defesa que fazemos da advocacia, dos direitos humanos, do meio ambiente, das minorias e de outros temas da cidadania que ele insiste em atacar”.

“Temas que, aliás, sempre estiveram – e sempre estarão – sob a salvaguarda da Ordem do Advogados do Brasil”, concluiu.

Outras Notícias

Paulo Câmara comemora pacto nacional da repatriação

O governador Paulo Câmara participou, nesta terça-feira (22.11), da reunião de governadores, no Palácio do Planalto, em Brasília, com o presidente Michel Temer, os ministros da Fazenda e do Planejamento, além do presidente do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Rodrigo Maia. No encontro, que contou com a presença de 22 governadores, foi firmado um […]

O governador Paulo Câmara participou do encontro
O governador Paulo Câmara participou do encontro

O governador Paulo Câmara participou, nesta terça-feira (22.11), da reunião de governadores, no Palácio do Planalto, em Brasília, com o presidente Michel Temer, os ministros da Fazenda e do Planejamento, além do presidente do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Rodrigo Maia.

No encontro, que contou com a presença de 22 governadores, foi firmado um pacto nacional pelo equilíbrio das contas públicas.

O plano apresenta medidas para o controle de gastos da União e das administrações estaduais, a discussão de reformas necessárias e ações que dialogam com a estruturação de um ambiente favorável para a retomada da economia do País. Paulo destacou que a iniciativa é um passo importante, que contribuirá para que o Brasil supere, com unidade, o atual momento e “volte a gerar emprego e renda”.

“É muito importante ter momentos como esse em que os governadores possam dialogar com o presidente e, juntos, buscarmos formas de repactuação. Os compromissos com os cortes de gastos foram mantidos. Todos nós governadores estamos tendo esse trabalho. Todos se colocaram à disposição para discutir as reformas que estão por vir, como a reforma da previdência”, adiantou Paulo.

Entre as ações propostas no plano estão o chamamento para a “unidade absoluta de ação da União e dos Estados” no que diz respeito à implementação do ajuste fiscal proposto pelo Governo Federal, reformulação das Previdências estaduais e a elaboração  de propostas de readequações dos Estados em sintonia com as peculiaridades de cada região. Para isso, os secretários da Fazenda se reunirão já nesta quarta-feira (23.11) com a participação da Secretaria do Tesouro Nacional.

Os governadores também vão ter reuniões setoriais com representantes por região. “Nós do Nordeste temos convicção de que podemos contribuir para o desenvolvimento do País e a diminuição das desigualdades entre as regiões. Essas reuniões setoriais são fundamentais na hora de cada região colocarem suas peculiaridades à mesa”, explicou Paulo.

Os 22 governadores saíram da reunião com o presidente Michel Temer com a garantia de que o Governo Federal vai liberar para os Estados os R$ 5,3 bilhões obtidos com a multa da chamada repatriação.

O presidente também sinalizou para  a liberação de cerca de R$ 6 bilhões para os municípios. “O presidente Temer afirmou que não poderia liberar para um (governadores) e não liberar para os outros (municípios). E nós nos comprometemos a continuar buscando alternativas para este grande pacto nacional de austeridade fiscal e equilíbrio das contas”, declarou Paulo Câmara.

Anchieta Patriota: “primeiro compromisso será melhorar atendimento do Hospital Zé Dantas”

O prefeito eleito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB) esteve no Debate das Dez da Rádio Pajeú desta 3ª feira (11). Inicialmente o socialista agradeceu a votação significativa que obteve, uma vez que segundo ele, estava enfrentando um candidato que foi prefeito 14 anos e mais 08 de pessoas ligadas a oposição. “A gente trabalhava desde […]

Fotos: André Luiz
Fotos: André Luiz

O prefeito eleito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB) esteve no Debate das Dez da Rádio Pajeú desta 3ª feira (11). Inicialmente o socialista agradeceu a votação significativa que obteve, uma vez que segundo ele, estava enfrentando um candidato que foi prefeito 14 anos e mais 08 de pessoas ligadas a oposição. “A gente trabalhava desde o início com avaliações do quadro político. A oposição tentou colar alguns problemas a nós, mas a população soube separar isso”, disse.

Anchieta declarou que a expectativa era de ter 8 mil votos e esses números foram superiores.  Aproveitou para agradecer a população essa votação expressiva, a militância que participou durante os 45 dias de campanha e disse estar pronto para os próximos quatro anos ajudando a melhorar a qualidade de vida do povo.

Sobre as parcerias

“Os municípios já viviam em dificuldades extremas e o quadro se aprofundou, mas temos aspectos positivos quando Eduardo fez a reforma tributária com a redistribuição do ICMS e Carnaíba saiu de 400 mil reais por ano, indo para mais de 2,5 milhões de reais.Vamos mostrar a população o que pode ser feito e o que não pode. Iremos juntar esforços, buscar apoio junto aos governos federal e estadual para trabalhar. Já iniciamos o contato com o governo do estado que tem os recursos do FEM e eles sendo bem distribuídos ajudarão a avançar no município”, disse Patriota.

Anchieta disse que nunca deixou de reconhecer as ações que foram feitas graças aos governos Lula e Dilma e vai continuar buscando parcerias com os governos.

Transição:

Nós estamos formalizando a equipe de transição e já na próxima 5ª feira vamos ter a primeira reunião para termos um quadro geral das dificuldades, ver a folha de pagamento, contratos firmados com a prefeitura e a partir de janeiro colocar a nossa marca de gestão.

Prioridade:

Anchieta disse que Carnaíba teve dificuldades na área de saúde, irá procurar o Governo do Estado, o deputado Danilo Cabral vai ajudar com emendas. Vão destinar recursos para o custeio do hospital Dr. Zé Dantas que teve no passado realizando cirurgias de médio e grande porte, evitando transferências para Afogados e outros centros. Anchieta declarou que a população vai contar um médico cirurgião para atender, Dr. Robério que trabalhou 7 anos conosco.

5454f195-3ea8-4c8b-ba24-89dea1c71fafFábrica de cimento

Anchieta prometeu resolver o problema dos moradores de Santa Rosa nos seis primeiros meses de sua gestão. Apesar de a oposição tentar denegrir sua imagem com comentários infundados.

Sobre Everaldo e Zé Ivan

Perguntado pelo blogueiro Júnior Finfa, Anchieta disse que em relação ao secretariado, vai ver quem preenche os critérios e não tem nenhuma definição sobre que vai para qualquer pasta. É preciso conhecer a real situação do município, vamos precisar de gente que durma tarde e acorde cedo para pegar na batalha.

Estrada de Ibitiranga

“Eu prometi e o governador também prometeu o asfalto da estrada que liga Afogados a Ibitiranga, e posteriormente para Silvestre na Paraíba. A obra já foi licitada e no próximo ano, se deus quiser, vai ter início”, frisou.

Água

Anchieta afirmou que vai trabalhar incansavelmente para universalizar a água na zona rural. Já começamos por 05 comunidades próximas a Ibitiranga e Curral Velho.

Sobre estadual

Já adiantou que votará em José Patriota, atual prefeito de Afogados da Ingazeira pelo seu apoio quando disputou uma vaga na Assembleia Legislativa. Patriota foi leal comigo e nada mais justo do que retribuir esse gesto, declarou Anchieta.

Câmara de Vereadores

Perguntado sobre se teria ou não intervenção na escolha da Mesa Diretora da Câmara – Anchieta teve o filho Victor eleito vereador – Patriota afirmou que não haverá de sua parte intromissão, mas não negou que irá nortear a Casa, afirmando que todos do grupo tem condições de presidir a Casa.

SJE: vice-prefeito participa da abertura da Copa Carreiro de Futsal 2022

O vice-prefeito Dr. Eclériston Ramos participou junto com o secretário de Esportes Henrique Marinho da abertura oficial, da quarta edição da Copa Carreiro de Futsal Egipciense, na noite dessa quarta (19), no Ginásio de Esportes Wandelson Barbosa.  Competição que está sendo tratada como a maior da história do município, com oportunidade dada de participação a […]

O vice-prefeito Dr. Eclériston Ramos participou junto com o secretário de Esportes Henrique Marinho da abertura oficial, da quarta edição da Copa Carreiro de Futsal Egipciense, na noite dessa quarta (19), no Ginásio de Esportes Wandelson Barbosa. 

Competição que está sendo tratada como a maior da história do município, com oportunidade dada de participação a 22 equipes, já na primeira noite reuniu um grande público presente no Ginásio.

Em seu discurso, Dr. Eclériston enfatizou o investimento que a Gestão Municipal tem feito nos esportes. “De 13 quadras prontas e mais algumas em construção, a grande maioria foi o grupo da Frente Popular que viabilizou a construção. Isso mostra nosso compromisso com o bem estar da população”. Disse Ramos.

Antes dos dois jogos que abriram a competição, o vice-prefeito e o secretário de esportes entregaram bolas a todas as equipes que estavam presentes na cerimonia de abertura da Copa Carreiro de Futsal Egipciense.

Em quadra, o União da Macambira não tomou conhecimento do Mulungu e sapecou uma sonora goleada de 10×00, se tornando líder isolado do grupo A. Na outra partida da noite, entre as equipes do Flamengo X The Alphas, o placar terminou tudo igual, 5X5. 

Nesta quinta (20), os times do grupo B entram em quadra: As 19h jogam União Curralinho x Vila Nova. Logo depois, é a vez de São Borja x Nova Era.

16 equipes divididas em 4 grupos com 4 times cada, brigam pelo título e a premiação de campeão, que esse ano é de R$ 3 mil em dinheiro, mais troféu, medalha e um padrão.

O vice –campeão vai levar R$ 1,5 mil, troféu, medalhas e também um padrão. Ao todo são cerca de R$ 20 mil investidos na competição. As outras duas equipes que chegarem a semi-final também receberão um padrão.

A competição é organizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, em mais uma parceria público privada com a empresa de materiais esportivos Carreiro.

Sertão do Pajeú gera 84 vagas de trabalho em agosto segundo o Caged

Por Juliana Lima O Sertão do Pajeú registrou um saldo de 84 novos postos de trabalho em agosto de 2021, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência. São 27 vagas a menos que o mês de julho, quando a região havia registrado saldo de 111 novos […]

Por Juliana Lima

O Sertão do Pajeú registrou um saldo de 84 novos postos de trabalho em agosto de 2021, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência. São 27 vagas a menos que o mês de julho, quando a região havia registrado saldo de 111 novos empregos formais.

Maior cidade da região, Serra Talhada (foto) lidera a lista com 263 admissões e 240 desligamentos no período, o que gera um saldo positivo de 23 postos de trabalho e variação relativa de 0,24%. São 04 vagas a mais que o mês de julho na capital do xaxado. Em contrapartida, Afogados da Ingazeira registrou em agosto saldo negativo de menos 24 postos de trabalho. Foram 60 admissões e 84 desligamentos, com variação relativa de -0,87%. Em julho a cidade havia apresentado saldo positivo de 19 vagas.

No total, nove cidades do Pajeú registraram saldo positivo: Serra Talhada (23), São José do Egito (18), Flores (14), Santa Terezinha (13), Brejinho (7), Calumbi (3), Tabira (3) Carnaíba (2) e Ingazeira (1); três cidades apresentaram saldo zero: Santa Cruz da Baixa Verde (0), Quixaba (0) e Solidão (0); e cinco registraram saldo negativo: Itapetim (-1), Tuparetama (-3), Iguaracy (-6), Triunfo (-7) e Afogados da Ingazeira (-23).

No levantamento por região do Sertão, o melhor saldo é do Sertão do São Francisco, com 2.183 vagas; o Sertão do Araripe aparece em segundo, com 178; o Sertão de Itaparica em terceiro, com 148; o Sertão Central em quarto, com 108; o Sertão do Pajeú em quinto, com 84; e o Sertão do Moxotó em sexto, com 52 vagas.

Ranking Geração de Empregos em Agosto/2021 no Sertão de Pernambuco:

  1. Petrolina (1.845)
  2. Lagoa Grande (263)
  3. Belém do São Francisco (115)
  4. São José do Belmonte (72)
  5. Araripina (48)
  6. Ouricuri (41)
  7. Cabrobó (40)
  8. Arcoverde (34)
  9. Salgueiro (27)
  10. Trindade (26)
  11. Ipubi (25)
  12. Petrolândia (23)
  13. Serra Talhada (23)
  14. São José do Egito (18)
  15. Bodocó (17)
  16. Santa Maria da Boa Vista (17)
  17. Exu (16)
  18. Custódia (15)
  19. Dormentes (15)
  20. Flores (14)
  21. Santa Terezinha (13)
  22. Jatobá (9)
  23. Brejinho (7)
  24. Cedro (7)
  25. Calumbi (3)
  26. Santa Filomena (3)
  27. Tabira (3)
  28. Carnaíba (2)
  29. Granito (2)
  30. Terra Nova (2)
  31. Betânia (1)
  32. Carnaubeira da Penha (1)
  33. Ibimirim (1)
  34. Ingazeira (1)
  35. Manari (1)
  36. Orocó (1)
  37. Serrita (1)
  38. Verdejante (1)
  39. Itacuruba (0)
  40. Mirandiba (0)
  41. Quixaba (0)
  42. Santa Cruz da Baixa Verde (0)
  43. Solidão (0)
  44. Itapetim (-1)
  45. Moreilândia (-1)
  46. Santa Cruz (-1)
  47. Tacaratu (-2)
  48. Tuparetama (-3)
  49. Iguaracy (-6)
  50. Inajá (-6)
  51. Parnamirim (-7)
  52. Triunfo (-7)
  53. Floresta (-10)
  54. Afrânio (-23)
  55. Afogados da Ingazeira (-24)
  56. Sertânia (-198)
Caminho aberto para privatização dos Correios

Nesta terça-feira (20), a Câmara dos Deputados votou em caráter de urgência o projeto que facilita a privatização dos Correios. Foram 280 votos favoráveis, 165 contrários e 1 abstenção. Embora não trate explicitamente da venda da estatal, a proposta foi alvo de discordância entre parlamentares. Assunto do Projeto de Lei (PL) 591/21, a discussão foi […]

Nesta terça-feira (20), a Câmara dos Deputados votou em caráter de urgência o projeto que facilita a privatização dos Correios.

Foram 280 votos favoráveis, 165 contrários e 1 abstenção. Embora não trate explicitamente da venda da estatal, a proposta foi alvo de discordância entre parlamentares.

Assunto do Projeto de Lei (PL) 591/21, a discussão foi colocada na pauta de hoje pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O texto do PL autoriza que serviços postais sejam explorados pela iniciativa privada, como são prestados pelos Correios atualmente — empresa 100% pública.

O texto determina, ainda, que a União mantenha para si uma parte dos serviços, chamada na proposta de “serviço postal universal”. Isso inclui encomendas simples, cartas e telegramas.

Embora não trate expressamente sobre a venda da estatal, o PL é considerado sinal verde para a quebra do controle do estado sobre os serviços postais sob domínio dos Correios.