Prefeitura de Itapetim recupera passagens molhadas
Por Nill Júnior
A Prefeitura de Itapetim, através da Diretoria de Agricultura, está realizando várias intervenções na estrada vicinal que liga a zona urbana ao Sítio Cacimba Salgada.
Segundo o diretor de Agricultura, Clodoaldo Lucena, estão sendo recuperadas passagens molhadas e bueiras danificadas pelas últimas chuvas. “Também estamos aterrando crateras e fazendo uma nova terraplanagem nos trechos castigados”, frisou.
“Nossas equipes estão empenhadas para garantir que a população da região volte a trafegar com conforto e segurança”, disse o prefeito Arquimedes Machado. Os serviços estão sendo executados por equipamentos da Patrulha Mecanizada Municipal.
A vereadora Vandinha da Saúde disse em contato com o blog que acompanha o vereador Diógenes Patriota e os caminhos que ele escolher. Como hoje ele integra o grupo de Sávio Torres, ela fica no grupo de Sávio. Ela é comadre de Diógenes. “Se houver três ou quatro vias e o nome do vereador Diógenes […]
A vereadora Vandinha da Saúde disse em contato com o blog que acompanha o vereador Diógenes Patriota e os caminhos que ele escolher. Como hoje ele integra o grupo de Sávio Torres, ela fica no grupo de Sávio. Ela é comadre de Diógenes.
“Se houver três ou quatro vias e o nome do vereador Diógenes estiver na disputa estarei com ele dando apoio”.
Ela reafirmou que saiu da oposição por, segundo ela, “sofrer agressões e discursos inflamados”, quando os seus colegas da oposição não aceitaram seu voto a favor de um requerimento de mudança de horário na Câmara, o que teria virado uma tempestade em copo d’água.
“O vereador Orlando e seus pares falaram que tinha trocado por papel bordado o seu apoio, difamando minha conduta”.
Diz ainda que não aceitaram seus motivos reais pelo afastamento do grupo e do ex-prefeito Deva ao acompanhar o voto com os ex-colegas da bancada de oposição, votando em Woney e Lucas. “Daí se iniciou outro clima de racha. Houve falta de diálogo e respeito”, diz.
Quanto a 2020, ela diz que seguirá com o vereador Diógenes Patriota no mesmo grupo. Uma das garantias do apoio de Diógenes ao grupo de Sávio é a garantia de escolha dis nomes para disputa de prefeito e vice através de pesquisa de opinião.
A Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) lamentam o falecimento do diretor de teatro, médico e ator Reinaldo de Oliveira, neste sábado (9), aos 91 anos, no Recife. “Reinaldo sempre foi um defensor incansável, apaixonado pela cultura pernambucana, mas em especial pelo teatro. Fui testemunha […]
A Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) lamentam o falecimento do diretor de teatro, médico e ator Reinaldo de Oliveira, neste sábado (9), aos 91 anos, no Recife.
“Reinaldo sempre foi um defensor incansável, apaixonado pela cultura pernambucana, mas em especial pelo teatro. Fui testemunha disso quando convivemos juntos no Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural”, destaca Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe.
“Vale destacar que além do grande legado para a cultura pernambucana, em especial às artes cênicas, Reinaldo também deixou grande contribuição para as artes brasileiras em outras linguagens artísticas, como a música e literatura”, opina Gilberto Freyre Neto, secretário Estadual de Cultura.
Filho da atriz Diná de Oliveira e de Valdemar de Oliveira, fundador do Teatro de Amadores de Pernambuco (TAP), um dos grupos teatrais mais importantes do Brasil e o mais antigo em atividade no país, ele estrou nos palcos ainda criança, aos 10 anos. Durante 42 anos, Reinaldo foi o diretor-geral do TAP. Em 2020, passou a ser presidente de honra do desse grupo teatral.
A última atuação de Reinaldo nos palcos foi no espetáculo “Bibi em casa de Ferreira, espírito de palco”, sobre a vida de Bibi Ferreira, outra grande artista do teatro brasileiro. O espetáculo foi encenado em 2019, no Teatro de Santa Isabel.
Amante incondicional da cultura pernambucana, Reinaldo compôs maracatus e frevos, ganhando prêmios em vários festivais. Também escreveu vários livros e fez parte da Sociedade dos Médicos Escritores de Pernambuco. Além disso, ocupou a cadeira de número 24 da Academia Pernambucana de Letras.
Armando Monteiro lamentou a morte do artista. “Pernambuco lamenta o falecimento de Reinaldo de Oliveira, um homem múltiplo, que ao longo da vida dedicou-se à medicina, ao teatro e à literatura. Ícone de nossa cultura, Reinaldo deu continuidade ao amor de sua família pelas artes, sobretudo ao legado da mãe, Diná de Oliveira, e de seu pai, Waldemar de Oliveira, fundadores do Teatro de Amadores de Pernambuco. Meus sentimentos a todos os seus amigos e familiares”.
Em post compartilhado também pelo prefeito Wellington Maciel, o vereador governista Luciano Pacheco se posicionou sobre o enceramento antecipado de mais uma sessão da Câmara de Arcoverde. Primeiro destacou que não estavam na pauta pedidos de impeachment do prefeito Wellington Maciel, que chamou de “supostos pedidos”. Diz que por isso, não havia nenhum movimento para […]
Em post compartilhado também pelo prefeito Wellington Maciel, o vereador governista Luciano Pacheco se posicionou sobre o enceramento antecipado de mais uma sessão da Câmara de Arcoverde.
Primeiro destacou que não estavam na pauta pedidos de impeachment do prefeito Wellington Maciel, que chamou de “supostos pedidos”. Diz que por isso, não havia nenhum movimento para obstacular a Câmara, informação que diverge do que disse o presidente Weverton Siqueira, o Siqueirinha.
“Nem tampouco interferência do executivo sobre o Legislativo. O presidente da Casa resolveu encerrar a sessão mais uma vez contrariamente à opinião dos vereadores”.
Disse ainda que situações de aglomeração de pessoas na casa já houve outras vezes. “Sempre que tem um fato polêmico, as pessoas vão à Câmara de Vereadores. Ontem de fato havia um número muito maior que nas outras vezes e nós pedimos ao presidente pra sair na parte externa da casa e conversar com as pessoas ali presentes. Mas o presidente não concordou”.
Reiterou não haver processo de cassação contra o prefeito. “Há o pedido e o parecer do setor jurídico da Casa. Mas não há comissão de vereadores, não há nada nesse sentido “.
“Não vejo nenhum elemento para procedência do pedido de impeachment contra o prefeito. Não há denúncias robustas, não há elementos probatórios. O que há na verdade é um palanque político que está sendo montado. Figuras da oposição estão tentando montar esse palanque e ao longo dos dez meses que se avizinham da eleição, se querem plateia, estão tentando montar isso através da Câmara de Vereadores. Espero que o presidente enxergue isso e não deixe se levar pelos interesses político-eleitorais dessas pessoas”.
Diz ao fim que há um direito do povo se manifestar e que isso muitas vezes “não é aceito por quem está do outro lado”.
Ontem Siqueirinha foi às redes acusar o prefeito Wellington Maciel e a primeira dama e Secretária Rejane Maciel pela articulação da claque de cargos comissionados. Na sessão anterior, ela foi flagrada trocando diálogos com a ex-vereadora Zirleide Monteiro. Prints com convocação para defesa do prefeito na sessão também vazaram ontem.
O presidente nacional do partido, Rui Falcão, chega ao Recife nesta quinta-feira (14) para participar das atividades de campanha da candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), em Pernambuco. Entre as ações, está a inauguração do comitê da candidata e a participação da primeira reunião do Conselho Político da campanha da petista no Estado, que contará […]
O presidente nacional do partido, Rui Falcão, chega ao Recife nesta quinta-feira (14) para participar das atividades de campanha da candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), em Pernambuco.
Entre as ações, está a inauguração do comitê da candidata e a participação da primeira reunião do Conselho Político da campanha da petista no Estado, que contará com a presença dos dirigentes das siglas que apoiam a petista no Estado (PT, PTB, PRB, PCdoB, PDT e PP).
Segundo o coordenador estadual da campanha de Dilma Rousseff, senador Humberto Costa (PT), a vinda de Rui Falcão dará o início da segunda etapa da campanha da petista no Estado.
“No primeiro momento, a campanha de Dilma caminhou com suas próprias pernas, sem muita estrutura. Agora com a inauguração do comitê e a chegada a primeira leva de material, a gente vai conseguir espalhar o nome da presidente em todo o Estado, mostrar as suas propostas”, afirmou o Senador.
Blog buscou na lista cidades do Pajeú mais municípios como Salgueiro, Custódia, Arcoverde, Sertânia, Betânia e Floresta Como o blog trouxe em primeira mão, foi divulgada hoje a lista de gestores públicos estaduais e municipais que tiveram suas contas rejeitadas pelo TCE nos últimos oito anos, entregue esta manhã pelo TCE e TRE. A entrega aconteceu […]
Blog buscou na lista cidades do Pajeú mais municípios como Salgueiro, Custódia, Arcoverde, Sertânia, Betânia e Floresta
Como o blog trouxe em primeira mão, foi divulgada hoje a lista de gestores públicos estaduais e municipais que tiveram suas contas rejeitadas pelo TCE nos últimos oito anos, entregue esta manhã pelo TCE e TRE. A entrega aconteceu no fim desta manhã em Recife.
Alguns já constavam dessa lista em 2012 e ainda assim conseguiram o direito de disputar cargos eletivos. Agora, a promessa do TRE é de mais rigor com os que aparecem na lista. Vale dizer outrossim, que a presença na lista ainda não quer dizer necessariamente que estes nomes estejam inelegíveis. Caberá ao TRE a palavra final.
O TCE antecipou o prazo para que o Ministério Público Eleitoral tenha mais tempo para análise, a fim de imprimir maior efetividade ao comando da Lei da Ficha Limpa.
Na lista, alguns nomes que pretendem ser candidatos este ano, como Luiz Carlos (Custódia), Sávio Torres (Tuparetama), Dessoles (Iguaracy), Marcone Santana (Flores) e Dinca Brandino (Tabira).
De ex-prefeitos e prefeitos em exercício do cargo, a lista traz nomes como Afonso Ferraz (Floresta), Carlos Evandro (Serra Talhada), Cícero Simões (Calumbi), Diomésio Alves (Solidão), Sávio Torres (Tuparetama), Edmilson Pereira (Quixaba), Genival Araújo e a esposa Eugênia (Betânia), Geni Pereira (Serra Talhada) , Dinca Brandino (Tabira), Dr Maninho (Triunfo), José Lopes (Itapetim), José Vanderlei (Brejinho), Luciano Bonfim (Triunfo), Marconi Santana (Flores), Cida Oliveira (Solidão), Nemias Gonçalves (Custódia), Rogério Leão (Belmonte) e Teógenes Lustosa (Santa Terezinha).
Alguns nomes deixram a relação como Gilmar Qiueiroz (Flores), Anchieta Patriota (Carnaíba) Adelmo Moura (Itapetim) Ze Veras (Ingazeira) e José Francisco Filho (Carnaíba). Alguns, por prescrição. Outros, por recursos.
A lista vai dar muita polêmica, confusão, porque alguns desses nomes estão em plena campanha para o executivo, como pré-candidatos a prefeito ou vice nas eleições deste ano. Suas assessorias vão correr para justificar a presença desses nomes. E adversários irão explorar até tirar todo o sumo da história.
Dentre os gestores ou ex-gestores de Câmaras de Vereadores, Gilberto Siqueira Leite (São José do Egito), Jodilma Carvalho (Quixaba), Ubirajara Jucá (Tabira), Luiz Alves (Afogados) e Marinho (Iguaraci).
Dentre os campeões pelo número de processos, estão Carlos Evandro (Serra Talhada), Eugênia Araújo (Belmonte), Dr Maninho (Triunfo), Nemias Gonçalves (Custódia) e Rorró Maniçoba (Floresta). Também chama a atenção a presença de nomes de gestores como Luciano Bonfim(Triunfo), Marcones Libório (Salgueiro) e José Vanderlei (Brejinho). Há cidades onde vários gestores e ex-gestores aparecem, como Solidão, com Cida Oliveira, Diomésio Alves e Jacinete Melo.
Da redação: assessorias de nomes que aparecem na lista que queiram se manifestar apresentando defesa sobre o levantamento do Blog, com base em documento que é de conhecimento e acesso público, podem se manifestar pelos fones do blog ou através dos emails [email protected] e [email protected] . Veja a lista completa do Estado clicando ao lado : LISTA-DE-CONTAS-JULGADAS-IRREGULARES-05-07-2016
Veja a lista de boa parte dos políticos sertanejos:
Adeilson Lustosa – Santa Terezinha
Adilson Valgueiro de Carvalho Barros – Fundo Municipal de Saúde de Arcoverde
Afonso Ferraz – Floresta
Albérico Silva de Mendonça – Fundo Previdenciário de Arcoverde
Alberto Carlos de Souza – Câmara de Floresta
Aloysio de Souza – Câmara de Santa Cruz da Baixa Verde
Ana Lúcia Miguel – Fundo de Previdência de Quixaba
Andrezza Albertina Guimarães e Silva Torres – Fundo Municipal de Saúde de Tuparetama
Antonia Ferreira rabelo – Câmara de santa Cruz da Baixa Verde
Antonio Alves de Andrada Melo – Fundo Municipal de Saúde de Serra Talhada
Antonio Ferreira dos Santos – Câmara de Santa Cruz da Baixa Verde
Antonio Gomes Vasconcelos Menezes – Fundo de Previdência de Tuparetama
Antonio Liberato Filho – Fundo de Previdência de Betânia
Arigean Cristina Ferreira Silva – Prefeitura de Carnaíba
Audione Morais Veras – Instituto de Previdência da ingazeira
Carla Frazão Lima – Prefeitura de Custódia
Carlos Evandro Pereira de Menezes –Prefeitura de Serra Talhada e Fundo Municipal de Saúde
Charla Maria Gomes de Souza Araújo – IPSMAI
Cícero Simões de Lima – Prefeitura e Fundo Previdenciário de Calumbi
Clênio de Novas Barros – Fundo Municipal de Saúde de São José do Belmonte
Diomésio Alves de Oliveira – Prefeitura de Solidão
Domingos Sávio da Costa Torres – Prefeitura e Fundo de Previdência de Tuparetama
Edmilson Pereira dos Santos – Prefeitura de Quixaba
Eleno Rodrigues dos Santos – Câmara de Santa Cruz da Baixa Verde
Erinaldo Pereira Feitosa – Câmara de Santa Cruz da Baixa Verde
Eugênia de Souza Araújo – Prefeitura de Betânia
Francisco de Sales Rodrigues da Costa – Brejinho
Francisco Dessole Monteiro – Prefeitura de Iguaracy
Francisco Gomes da Silva – Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde
Francisco Jonas Feitosa Costa – AESA/CESA
Franklin Marques Pereira da Silva – Câmara Santa Cruz da Baixa Verde
Genival Ferreira de Araújo – Prefeitura de Betânia
Genivaldo Pereira Leite – Prefeitura de Serra Talhada
Gerardo Collier Júnior – Instituto de Previdência de Custódia
Gilberto Massashi Sanomya – Fundo Municipal de Saúde de Afogados da Ingazeira
Gilberto Siqueira Leite – Câmara São José do Egito
Inês Jurubeba Rodrigues Campos – Fundo Municipal de Saúde de Carnaíba
Jacinete Vieira de Melo – Prefeitura de Solidão
Jário Fernando Muniz Nunes – Câmara de Ingazeira
Jodilma Lacava Vieira de carvalho – Câmara de Quixaba
Joel Mário de Freitas – Câmara de Arcoverde
José Aristides de Souza – Prefeitura de Betânia
José de Vasconcelos Silva – Câmara de Sertânia
José Edson Cristóvão de Carvalho – Prefeitura de Tabira
José Hermano Alves de Lima – Prefeitura de Triunfo
José Lopes da Silva Sobrinho – Prefeitura de Itapetim
José Mário Cassiano Bezerra – Câmara de Carnaíba
José Medeiros de Siqueira Campos Neto – Prefeitura de Flores
José Nogueira da Silva – Câmara de Solidão
José Pereira de Lima – Câmara de Flores
José Ubirajara Vieira Jucá – Câmara de Tabira
José Vanderlei da Silva – Prefeitura de Brejinho
Joselita Alves Monteiro – Câmara de Brejinho
Kássio Felipe Valeriano Freitas – Prefeitura de Custódia
Laura Suênia de Lima – Instituto de Previdência de Santa Terezinha
Lenilda Gomes da Silva – Prefeitura de Carnaíba
Luciano Fernando de Souza – Prefeitura de Triunfo
Luiz Alves dos Santos – Câmara de Afogados da Ingazeira
Luiz Carlos Galdêncio de Queiroz – Prefeitura de Custódia
Manoel Machado Neto – Fundo Municipal de saúde de Santa Terezinha
Márcia Rejane Araújo de Sá – Fundo Previdenciário de Betânia
Marcones Libório de Sá – Prefeitura de Salgueiro
Marconi Martins Santana – Prefeitura de Flores
Maria Aparecida Oliveira Vicente Caldas – Prefeitura de Solidão
Maria de Fátima Rodrigues de Pereira Andrade – Prefeitura de Carnaíba
Mário Gonçalves de Araújo – Câmara de Iguaracy
Nelson Tadeu Daniel – Fundo de Previdência de Flores
Nemias Gonçalves de Lima – Prefeitura de Custódia
Paulo Soares – Prefeitura Santa Terezinha
Pedro dos Santos Freire – Câmara Santa Cruz da Baixa Verde
Pedro Isidório da Silva – Câmara de Solidão
Praxedes Epaminondas da Silva – Prefeitura de Betânia
Raimundo João de Melo – Câmara de Santa Cruz da Baixa Verde
Ricardo Lins Alves Neto – Prefeitura Santa Terezinha
Rogério Araújo Leão – Prefeitura de São José do Belmonte
Romoaldo Gonçalves Torrs – Prefeitura de Floresta
Rosângela de Moura Maniçoba Ferraz Novaes – Prefeitura de Floresta
Sandra Regina Siqueira Leite – Fundo Municipal de Saúde de Afogados da Ingazeira
Sérgio Regis Leal Jardim – Prefeitura de Floresta
Sylvia Maria Barbosa e Silva de Queiroz – Prefeitura de Custódia
Teógenes Lustosa de Araújo – Prefeitura de Santa Terezinha
Terezinha Leão da Costa – Fundo de Previdência de Triunfo
Valdeci Vicente de Araújo – Câmara Santa Terezinha
Valdenildo Brasil Gomes- Câmara de Santa Cruz da Baixa Verde
Você precisa fazer login para comentar.