Prefeitura de Itapetim entrega novas instalações do Cruzeiro Mirante
Por André Luis
Depois da inauguração do pátio da feira livre na última quinta-feira (6), o Governo Municipal de Itapetim, através da Secretaria de Cultura, entregou na manhã deste sábado (8), as novas instalações do Cruzeiro Mirante, um lindo ponto turístico da cidade.
Com a inauguração da obra, a Prefeitura realizou um grande sonho da população ao construir a escadaria do Cruzeiro. Além disso, foi instalada uma nova cruz, construído um portal turístico e colocado piso intertravado na entrada de acesso ao alto da serra. A escadaria também recebeu iluminação em LED e outras melhorias, tornando o local mais acessível e atrativo.
A programação de inauguração contou com uma caminhada que partiu da frente da Igreja Matriz de São Pedro até o Cruzeiro, onde aconteceu a bênção e a celebração da Santa Missa com o Padre Jorge. A participação da comunidade foi marcante, demonstrando o entusiasmo com a realização deste projeto.
A obra foi financiada com recursos próprios do município e um aporte financeiro repassado pela Câmara de Vereadores, por iniciativa do presidente Júnior de Diógenes, mostrando a colaboração entre os poderes Executivo e Legislativo em prol do desenvolvimento de Itapetim.
A entrega do Cruzeiro Mirante é mais um passo no compromisso da administração municipal com o bem-estar e a valorização do turismo local, proporcionando à população e aos visitantes um espaço de beleza e contemplação.
O Ministério Público Federal (MPF) em Patos (PB) ajuizou ação de improbidade contra Aldo Lustosa, prefeito de Imaculada, município localizado no Sertão paraibano. Ainda contra mais oito pessoas (Dineudes Possidônio, Madson Lustosa, Francisco de Assis Ferreira Tavares, Charles Willames, Émerson Levingston Gadelha Medeiros, José Serafim Sobrinho, Mílton Barbosa de Freitas e Dinart Moreira e Santos); além de […]
O Ministério Público Federal (MPF) em Patos (PB) ajuizou ação de improbidade contra Aldo Lustosa, prefeito de Imaculada, município localizado no Sertão paraibano.
Ainda contra mais oito pessoas (Dineudes Possidônio, Madson Lustosa, Francisco de Assis Ferreira Tavares, Charles Willames, Émerson Levingston Gadelha Medeiros, José Serafim Sobrinho, Mílton Barbosa de Freitas e Dinart Moreira e Santos); além de uma empresa – Construtora Millenium.
Segundo o MPF, a Construtora Millenium, de fachada, venceu licitação para executar obras de duas quadras poliesportivas no padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sendo uma na zona urbana e outra na zona rural de Imaculada, orçadas em mais de R$ 1 milhão.
As obras nunca foram concluídas, apesar de os pagamentos terem sido feitos. No curso da investigação, as obras foram vistoriadas pela Controladoria-Geral da União (CGU), de 30 de julho a 3 de agosto de 2018, com o objetivo de analisar a regularidade do processo de contratação da empresa, assim como verificar se os serviços foram realizados de acordo com o projeto e pagos em conformidade com o efetivamente executado.
A fiscalização desvendou mecanismos de desvio de recursos públicos (mais de R$ 300 mil) empregados por todos os demandados na ação. As fraudes foram comprovadas também por meio de interceptações telefônicas e de análises bancárias autorizadas pela Justiça.
De acordo com o MPF, todos cometeram atos de improbidade descritos no artigo 10, inciso I, da lei 8.429/92, “ao auferirem ou concorrerem para que outrem aufira vantagem patrimonial indevida decorrente dos pagamentos do convênio federal”.
Uma fonte do blog informou que o vereador André Maio, assim como Ronaldo de Dja, também tem problemas com a saída do PP e ingresso em outra legenda. Mais cedo, o blog manteve contato com os vereadores André Maio e Ronaldo de Dja e confrontou com eles a informação de que teriam tido problemas com a […]
Uma fonte do blog informou que o vereador André Maio, assim como Ronaldo de Dja, também tem problemas com a saída do PP e ingresso em outra legenda.
Mais cedo, o blog manteve contato com os vereadores André Maio e Ronaldo de Dja e confrontou com eles a informação de que teriam tido problemas com a filiação nas novas legendas.
Essa manhã, a informação bomba recebida pelo blog foi a de que teria havido problemas na filiação ao PODEMOS, no caso de Ronaldo, e AVANTE, no caso de André. Com isso eles teriam dificuldades e até impedimentos para a disputa eleitoral.
Ronaldo de Dja faz oposição a Márcia Conrado, é aliado de Luciano Duque e é potencial pré-candidato a prefeito, mas pode disputar novo mandato na Câmara.
André Maio foi para o AVANTE pensando em ficar na oposição a Márcia, mas viu o grupo de Sebastião e Waldemar Oliveira aderir à prefeita. Se declarou independente.
O problema teria sido identificado entre a desfiliação do PP e ingresso nas legendas.
No caso de Ronaldo, ele admite em nota ao blog que houve erro na sua filiação “e de outras pessoas que eram filiadas ao Partido Progressistas (PP)”. Entretanto, acrescenta que “o jurídico já está atuando para solucionar o problema”.
Já André Maio enviou ao blog Certidão de Filiação Partidária ao AVANTE, afirmado estar quite com a nova legenda e sem impedimentos para disputar sua reeleição. Só que segundo fonte ao blog, após pesquisa ao site do TSE, a Certidão tem data de 22 de março. Só que Certidão de hoje ainda o coloca no PP.
Ou seja, a certidão usada por ele é do último mês de março, não conferindo com a certidão atual disponibilizada pelo TSE. “Eu estou no Avante, sou Avante. Se tiver algum problema vai ser resolvido”, disse André Maio à jornalista Juliana Lima. Veja o documento atualizado:
Eles também avaliaram quais são as melhores e piores gestões do Pajeú O primeiro Debate das Dez de 2026 recebeu cinco dos principais blogueiros do Pajeú: Jefferson Almeida (Afogados Conectado), Romero Morais (Mais Pajeú), Itamar França (Blog do Itamar), Juliana Lima (Blog Juliana Lima) e Pedro Araújo (PE Notícias). O debate teve uma unanimidade: todos […]
Eles também avaliaram quais são as melhores e piores gestões do Pajeú
O primeiro Debate das Dez de 2026 recebeu cinco dos principais blogueiros do Pajeú: Jefferson Almeida (Afogados Conectado), Romero Morais (Mais Pajeú), Itamar França (Blog do Itamar), Juliana Lima (Blog Juliana Lima) e Pedro Araújo (PE Notícias).
O debate teve uma unanimidade: todos destacaram a necessidade de oxigenação na equipe do governo Sandrinho Palmeira, do PSB, para evitar perda de popularidade e piora na avaliação que é tida como regular para a população, como revelou pesquisa do Instituto Múltipla. Aliás, o blogueiro Itamar França revelou ter dados que mostram uma aprovação ainda menor, de 55%.
Dentre os diagnósticos, a leitura de que é a gestão, e não o caso Jandyson Henrique, que tem impactado negativamente o governo. A demora em entregar ações como a municipalização plena do trânsito, o Pátio da Feira, o Parque de Energia Solar, além do bate cabeça de alguns secretários tem impactado a gestão. Todos disseram que é necessária uma reforma administrativa e que Sandrinho deve encarar 2026 diferente do que foi 2025.
Uma das leituras é de que há fadiga de material e uma manutenção de parte dos nomes há mais de 20 anos em funções de destaque no governo. Isso estaria passando a impressão de que Sandrinho acaba virando refém de parte desse setor e de parte do empresariado.
Um componente importante é o pessoal: Sandrinho não tem avaliação pior por conta de sua boa imagem junto à opinião pública. Mas precisa encarar 2026 como o ano da virada, implementando um novo tempo na gestão e retomando ferramentas como as reuniões de monitoramento. Os 61% de aprovação nem devem ser comemorados, como quis fazer o movimento de apoiadores do prefeito, nem representam terra arrasada. Se vão melhorar ou piorar, a chave está com Sandrinho. Fatores como a possível eleição de João Campos podem contribuir para melhorar a gestão. Também que ele pessoalmente precisa se comunicar mais nas redes.
Enquete
O programa quis saber qual melhor e pior secretaria da gestão. Uma curiosidade: 100% dos ouvintes citaram a Saúde como melhor pasta. Mas a Secretaria de Arthur Amorim também liderou o levantamento da pior pasta, com 50% de citações, seguida pela Agricultura de Valberto Amaral (30,7%), Trânsito de Flaviana Rosa (7,8%), Educação tocada por Wiviane Fonseca (5,7%),Assistência Social coordenada por Madalena Leite (3,8%) e Comunicação, do assessor Rodrigo Lima (2%). As demais não foram citadas para o bem ou para o mal.
Melhores x piores gestores do Pajeú
Os blogueiros avaliaram quem na opinião deles faz o melhor e o pior trabalho na região. Dentre os melhores, Flávio Marques (5 citações) Aline Karina (2 citações) e Fredson Brito (1 citação). Os citados como piores foram Pedro Alves (2 citações), Márcia Conrado (2 citações), Sandrinho Palmeira e Giba Ribeiro (uma citação cada).
Ciro Gomes, irmão mais velho do ex-ministro da Educação, Cid Gomes, ambos do Pros, compartilhou no seu perfil pessoal no Facebook uma página que exige a renúncia do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB). A página foi criada logo após Cid ter entregado o cargo à presidente Dilma Rousseff (PT). O movimento tem […]
Ciro Gomes, irmão mais velho do ex-ministro da Educação, Cid Gomes, ambos do Pros, compartilhou no seu perfil pessoal no Facebook uma página que exige a renúncia do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB). A página foi criada logo após Cid ter entregado o cargo à presidente Dilma Rousseff (PT). O movimento tem o nome “Eu exijo a renúncia de Eduardo Cunha” e contava, até o início da noite desta sexta-feira (20/03), com 3.297 curtidas. Cid está descansando em Fortaleza. Não tem aparecido em público e evita a imprensa.
“Se o Cid saiu por falar a verdade, então como pode alguém envolvido no escândalo da Lava Jato presidir a Câmara dos Deputados do Brasil”, informa uma descrição curta sobre a página. Na última postagem, o gerenciador pede que compartilhem. “Já conseguimos três mil membros em menos de dois dias. Mas a página precisa atingir pelo menos 50 mil membros”, conclama.
Entre as poucas postagens, tem uma como título “As aventuras de Eduardo Cunha, dono do balcão de negócios da Câmara”, que fala sobre os inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) contra Eduardo Cunha.
Ciro Gomes também tem evitado dar entrevistas. Na quarta (18), mesmo dia da ida de Cid ao Congresso Nacional, ele falou com o blogueiro cearense Eliomar de Lima. Antecipou a possível saída do irmão do ministério, o que aconteceria horas depois.
Ao comentar a ida do irmão, o agora ex-ministro da Educação, Cid Gomes, à Câmara dos Deputados, Ciro disse que falar a verdade no Brasil é um “preço que deve ser pago”, além disso, falar a verdade “custa caro”. Cid Gomes foi convocado para prestar esclarecimento no plenário da Casa, após declarar que havia “400 300 achacadores” do governo na Câmara.
“Falar a verdade neste País, especialmente, nestes tempos, custa muito caro. Mas acho que esse preço tem que ser pago, porque quem faz história não são os pilantras que hoje dominam a cena nacional e sim os homens que não se abatem diante dos constrangimentos”, afirmou, antes da demissão. Perguntado se o irmão deveria confirmar ou pedir desculpas por ter dito que havia “300,400 achacadores no Congresso”, Ciro respondeu: “Eu acho que ele tem que afirmar o que disse. Explicar porque disse isso e voltar para casa serenamente”.
Ciro fez duras críticas ao governo da presidente Dilma. “Qualquer governo que não queira cair tem prestar atenção com muita humildade ao recado das ruas. Não adianta separar que foi eleitor adversário – tem também – que foi eleitor da direita, da esquerda – também tem. O que é preciso entender é que jamais se viu multidões desse tamanho se movimentarem se não houver uma razão real. E essas razões reais o governo precisa ter a sensibilidade, a modéstia, a sensibilidade e a competência para entender”, aconselhou.
Para ele, o pacote anticorrupção “passa longe do que importa”. Na avaliação de Ciro, a economia é o ponto em questão e disse que a moeda brasileira está “derretendo” diante das moedas internacionais. “Essas razões reais o governo Dilma precisa ter sensibilidade, modéstia, humildade e a competência para entender para evitar a repetição delas”, alertou.
Ciro disse ainda que mudanças sérias na economia brasileira precisam ser realizadas e não “o lançamento de um pacote de bondades”. Segundo ele, a recessão é um ameaça ao empreendedor e daqui a pouco, avançará sobre o nível de emprego do País. “A inflação está aí e isso é um quadro muito preocupante”, advertiu.
A Prefeitura Municipal de Flores inicia nesta terça-feira (04), a programação do aniversário da cidade. A festa terá atividades culturais, cívicas e também entrega de ações da administração do município, segundo nota ao blog. As comemorações do aniversário de Emancipação Política da cidade vão se estender até o dia 11 do mesmo mês, data em […]
A Prefeitura Municipal de Flores inicia nesta terça-feira (04), a programação do aniversário da cidade. A festa terá atividades culturais, cívicas e também entrega de ações da administração do município, segundo nota ao blog.
As comemorações do aniversário de Emancipação Política da cidade vão se estender até o dia 11 do mesmo mês, data em que o município completa 126 anos e 225 anos de elevação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
Nesta terça-feira (04), o governo municipal informa que haverá desfile cívico, no distrito de Fátima e ato inaugural do calçamento da Rua Juscelino Kubitschek, às 16h.
Você precisa fazer login para comentar.