Notícias

Prefeitura de Arcoverde informa que cancelou contrato com psiquiatra preso por abusos sexuais em Garanhuns

Por Nill Júnior
a6eb796c24db08b8e2296aaa7200f6fb
O psiquiatra Lindenberg Isaac Macedo: suspeita de abusos sexuais em pelo menos três pacientes

Em nota, a Prefeitura de Arcoverde oficializou que, em atenção às notícias que vêm sendo veiculadas na imprensa acerca da prisão do médico psiquiatra Lindenberg Isaac Macedo, em razão da acusação de realização de práticas de abusos sexuais em desfavor de três pacientes, supostamente ocorridas no seu consultório médico na cidade de Garanhuns,  desde o dia 22 de outubro de 2014, ocasião em que ocorreu a detenção do médico, a Secretaria de saúde cancelou definitivamente a prestação de serviços que o mesmo realizava semanalmente no CAPS II.

“Por oportuno informa que não haverá prejuízo no atendimento dos usuários dos serviços do CAPS II, uma vez que já foi providenciado novo profissional em substituição ao que fora afastado”, conclui a nota.

O psiquiatra de 73 anos, foi preso na terça-feira (21) no bairro Heliópolis, suspeito de abusar sexualmente de pelo menos três de suas pacientes. Os casos teriam ocorrido em seu consultório em Garanhuns. A prisão é preventiva e foi expedida pela 1ª Vara Criminal de Garanhuns.
Segundo o delegado Edmilson Batista, que comandou a ação de captura, o médico estava sendo investigado desde 2008.  As mulheres que se disseram vítimas do psiquiatra relataram que ele aplicava técnicas de hipnose e ministrava alguns remédios que as faziam dormir, momento este em que acontecia o estupro. Ainda segundo relatos da Polícia Civil, quando acordavam, as pacientes eram convencidas por Lindenberg que haviam passado por uma espécie de delírio. O psiquiatra foi levado para a Cadeia Pública de Garanhuns e em depoimento negou que tenha cometido tais crimes.
A polícia não descarta a possibilidade de que o médico tenha estuprado mais mulheres usando o mesmo método e encoraja  outras vítimas, que por ventura tenham sido abusadas, a procurarem uma delegacia.

Outras Notícias

Marília Arraes recebe apoio do PT de Bezerros

“Para nós, ela é a candidata do PT”, reforçou presidente municipal da legenda Mais um diretório municipal do PT de Pernambuco declarou apoio a pré-candidatura de Marília Arraes ao Governo do Estado. Neste sábado, em uma reunião, o PT de Bezerros oficializou a adesão ao nome de Marília. “Nós enxergamos em Marília a pessoa ideal […]

“Para nós, ela é a candidata do PT”, reforçou presidente municipal da legenda

Mais um diretório municipal do PT de Pernambuco declarou apoio a pré-candidatura de Marília Arraes ao Governo do Estado. Neste sábado, em uma reunião, o PT de Bezerros oficializou a adesão ao nome de Marília.

“Nós enxergamos em Marília a pessoa ideal para nosso estado. Para nós, Marília é a candidata do PT. Eu enxergo nela o 13”, afirma Eugênio Barbosa, presidente do Diretório Municipal e filiado ao PT há quase 40 anos. 

“Nós queríamos que Marília fosse governadora há quatro anos, mas não deu. Vemos em Marília o compromisso com o povo pernambucano, afinal, ela é neta de Arraes e sempre esteve ao lado do presidente Lula”, continua Eugênio. 

Marília destacou a importância da chegada do DM de Bezerros a sua pré-candidatura. “É com muita alegria que recebo o apoio do PT de Bezerros. Temos recebido muito carinho e força tanto da base quanto de inúmeras lideranças do partido. E isso é muito importante para nós. Nosso projeto é o mesmo: eleger o presidente Lula e fazer Pernambuco voltar a ser protagonista”, destacou a pré-candidata. 

Atividades em Bezerros, Gravatá e Sairé

Antes de receber o apoio do PT de Bezerros, Marília Arraes participou de uma atividade na feira da cidade com o ex-prefeito Breno Borba e com o pré-candidato ao Senado, André de Paula. A pré-candidata ao Governo também concedeu uma entrevista à Rádio 104 FM.

A comitiva de Marília também esteve em um evento das “Mulheres Vereadoras de Pernambuco”, promovido pela União de Vereadores de Pernambuco (UVP) em Gravatá.

Marília visitou ainda o município de Sairé, onde recebeu o apoio do vice-prefeito, Doutor Marcílio, e dos vereadores Boneco, Sandra de Zé Albino, Oséias do Sindicato e Cláudio do Maracujá.

Serra: procissão com mais de 30 mil pessoas e show de Batista Lima encerram festa de setembro

As festividades de Nossa Senhora da Penha culminaram novamente com uma calorosa procissão pelas ruas de Serra Talhada. O público estimado em 35.000 (trinta e cinco mil) pessoas percorreu os cerca de três quilômetros do percurso, em mais uma prova da fé e devoção do serratalhadense pela sua Padroeira. O prefeito Luciano Duque e a Primeira […]

Festa 8

As festividades de Nossa Senhora da Penha culminaram novamente com uma calorosa procissão pelas ruas de Serra Talhada. O público estimado em 35.000 (trinta e cinco mil) pessoas percorreu os cerca de três quilômetros do percurso, em mais uma prova da fé e devoção do serratalhadense pela sua Padroeira.

O prefeito Luciano Duque e a Primeira Dama Karina Rodrigues, acompanharam a procissão. Também não faltaram candidatos a Deputado, vereadores, ex-prefeitos e políticos em geral.

Festa 2

O cortejo religioso saiu da Matriz da Penha no centro da cidade e percorreu as principais avenidas da Capital do Xaxado, retornando ao pátio da matriz. O Bispo Dom Egídio Bisol celebrou a missa tradicional e logo após o cantor serratalhadense, Batista Lima, apresentou-se no palco Cultura Viva, na Praça Dr. Sérgio Magalhães em frente à igreja matriz, onde cantou músicas do seu novo show, composto por músicas cristãs.

Festa 3

Festa 6

João de Maria diz que é falsa acusação de débitos tributários da Câmara

O Presidente da Câmara de São José do Egito, João de Maria, disse em nota que não procede a informação de que haveria falta de quitação de DCTF e GFIP pela Casa Legislativa. Ontem, a prefeitura apresentou comprovantes que indicariam o não pagamento, fato esse que causou bloqueio da CND Municipal. A DCTF é a Declaração de […]

O Presidente da Câmara de São José do Egito, João de Maria, disse em nota que não procede a informação de que haveria falta de quitação de DCTF e GFIP pela Casa Legislativa.

Ontem, a prefeitura apresentou comprovantes que indicariam o não pagamento, fato esse que causou bloqueio da CND Municipal.

A DCTF é a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais. Já o GFIP, Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social, seria referente aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2021.

“A informação visa apenas tentar enganar a população e tacar com maldade a honra e honestidade do presidente da Câmara, já que não encontram outra coisa pra fazer, a não ser atacar minha moral de forma desequilibrada e sem nenhuma verdade que possa me comprometer”, diz João.

Segundo o jurista Gustavo Estrela o Poder Legislativo municipal não paga ou repassa tributos federais, portanto, não declara DCFT com valores. “Apenas envia, através do setor de contabilidade um tipo de declaração sem movimento”. Já em relação às informações previdenciárias via GFIP, estas estão devidamente informadas de acordo com o CAUC do Tesouro Nacional.

Ao blog, apresentou o protocolo de envio dos arquivos citados e um detalhamento do CAUC,  serviço que disponibiliza informações acerca da situação de cumprimento de requisitos fiscais necessários à celebração de instrumentos para transferência de recursos do governo federal.

Audiência Pública debate criação de novos municípios em PE

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) participou, nesta terça-feira (8), de uma audiência pública, na  Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), sobre o Projeto de Lei Complementar (PLP) 137/2015, hoje em tramitação na Câmara, que define novas regras para fusão, incorporação ou desmembramento de municípios. Na ocasião, o socialista apoiou a criação de municípios […]

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) participou, nesta terça-feira (8), de uma audiência pública, na  Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), sobre o Projeto de Lei Complementar (PLP) 137/2015, hoje em tramitação na Câmara, que define novas regras para fusão, incorporação ou desmembramento de municípios.

Na ocasião, o socialista apoiou a criação de municípios pernambucanos e afirmou que “não se pode negar a distritos com grande população a possibilidade de se emancipar”.

“Há mais de 20 anos nenhum município é criado no país. Espero que Rajada, Izacolândia, Nascente, Pontas de Pedras e tantas outras progressistas comunidades se emancipem e possam crescer com as suas populações, pois todos esses locais têm  viabilidade econômica e não vão prejudicar as sedes-mães”, argumentou.

O parlamentar ainda lembrou que apresentou o Projeto de Lei Complementar nº 438/2014, que dispõe sobre o procedimento para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de Municípios, nos termos do § 4º do art. 18 da Constituição Federal. Patriota explicou que o PL é baseado na proposta do Senador Mozarildo Cavalcanti e em projeto anterior de sua autoria que traz bem definidos os critérios de viabilidades: financeira, econômica, política, administrativa, socioambiental e urbana; população mínima e regras para a consulta à população por meio de plebiscito. Além de muitos outros requisitos que foram acrescentados a esse Projeto de Lei, com vistas ao aperfeiçoamento do processo e objetivando a transparência, a participação popular e a contenção nos gastos públicos. De acordo com o PL, a Assembleia Legislativa Estadual solicitará ao Tribunal Regional Eleitoral a realização do plebiscito, que ocorrerá, preferencialmente, em conjunto com as eleições federais e estaduais imediatamente subsequentes à edição do ato legislativo que o autorizar.

Nos anos 80, Gonzaga Patriota foi autor, como deputado estadual, de projetos que ajudaram a emancipar – entre outros – Lagoa Grande, Dormentes, Santa Cruz, Carnaubeira da Penha, Jatobá e Santa Cruz da Baixa Verde. E o deputado demonstra orgulho pela sua iniciativa. Lagoa Grande, por exemplo, se tornou polo da uva e do vinho, Dormentes alcançou o posto de primeiro município em Pernambuco com maior rebanho caprino e ovino do estado e Jatobá distribui energia para grande parte do Nordeste.