Notícias

Prefeitura de Afogados promove ações preventivas contra ISTs

Por André Luis

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu essa semana uma importante ação de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de algumas outras doenças.

A ação, realizada em parceria com o Governo do Estado, aconteceu na praça Arruda Câmara, e contou com distribuição gratuita de preservativos, lubrificantes e panfletos com orientações de prevenções às IST’s, além de outros serviços, como aferição de pressão, teste rápido para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, atendimento médico e vacinas para Hepatite B, Covid, influenza, dentre outras.

Mais de duzentos atendimentos foram realizados. A ação será ampliada para atender, pelo menos duas vezes por mês, os bairros de Afogados.

Outras Notícias

Oposição parabeniza Tabira pelos 76 anos de emancipação política

Em mensagem divulgada nesta segunda-feira (26), por ocasião dos 76 anos de emancipação política de Tabira, representantes da oposição municipal parabenizaram a cidade e destacaram o compromisso com a população e o futuro do município. “Reafirmamos nosso orgulho em fazer parte da história de um povo valente, acolhedor e cheio de esperança”, afirmaram os oposicionistas, […]

Em mensagem divulgada nesta segunda-feira (26), por ocasião dos 76 anos de emancipação política de Tabira, representantes da oposição municipal parabenizaram a cidade e destacaram o compromisso com a população e o futuro do município.

“Reafirmamos nosso orgulho em fazer parte da história de um povo valente, acolhedor e cheio de esperança”, afirmaram os oposicionistas, que também ressaltaram o papel de fiscalização e proposição desempenhado por seus mandatos. “Atuamos com responsabilidade, ouvindo as vozes das ruas, fiscalizando com coragem e propondo soluções que atendam aos verdadeiros interesses da população.”

Na mensagem, os integrantes da oposição reforçaram a ideia de que “o mandato é do povo de Tabira” e que seguem “firmes na luta por uma cidade mais justa, humana e transparente”. O grupo também destacou valores como resistência, tradição e fé como marcas da história tabirense.

“Nosso compromisso é com o futuro da nossa Tabira. Que o seu povo continue sendo a maior riqueza dessa terra linda, marcada pelas tradições, pela resistência e pela fé”, conclui a nota, encerrada com a saudação: “Viva Tabira! Viva o povo tabirense! Com coragem e compromisso, seguimos juntos!”.

Carnaíba: criminosos vandalizam cemitério em Lagoa do Caroá

Moradores de Lagoa do Caroá, município de Carnaíba, pedem ação das autoridades policiais para agir em relação a ações criminosas de desordeiros locais, muitos menores, contra patrimônio público. Pequenos furtos, perturbação de sossego e afronta as pessoas nas ruas. Ainda uso de drogas em praça pública sem pudor nenhum, depredação de patrimônio de prédios religiosos, […]

Moradores de Lagoa do Caroá, município de Carnaíba, pedem ação das autoridades policiais para agir em relação a ações criminosas de desordeiros locais, muitos menores, contra patrimônio público.

Pequenos furtos, perturbação de sossego e afronta as pessoas nas ruas. Ainda uso de drogas em praça pública sem pudor nenhum, depredação de patrimônio de prédios religiosos, confusões com uso de arma branca em vias públicas.

Para completar, nem os mortos têm suas sepulturas respeitadas. Ontem, cruzes foram queimadas, vidros quebrados um espetáculo de desordem pública. “Nós moradores nos perguntamos até quando estaremos a mercê de um bocado de adolescentes sem limites que ofendem a todos e mancham a imagem de nosso pequeno povoado”, reclamam moradores.

Justiça determina retorno da energia no Amapá em três dias

A Justiça Federal do Amapá determinou, na noite deste sábado (7), que a empresa multinacional Isolux restabeleça o fornecimento de energia elétrica em todo o estado no prazo de três dias. A decisão do juiz João Bosco Costa Soares da Silva fixa multa de R$ 15 milhões em caso de descumprimento. Na terça-feira (3), um […]

A Justiça Federal do Amapá determinou, na noite deste sábado (7), que a empresa multinacional Isolux restabeleça o fornecimento de energia elétrica em todo o estado no prazo de três dias.

A decisão do juiz João Bosco Costa Soares da Silva fixa multa de R$ 15 milhões em caso de descumprimento.

Na terça-feira (3), um incêndio danificou os três geradores de eletricidade da subestação de energia da Isolux, em Macapá, gerando um apagão no estado, que também prejudicou o fornecimento de outros serviços, como água e comunicações. Até esse sábado, de acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), 65% do fornecimento de energia já havia sido retomado. “A situação vivenciada pela sociedade amapaense nos últimos dias é deveras calamitosa, surreal”, escreveu Silva.

O magistrado marcou uma inspeção judicial na subestação para terça-feira (10), para averiguar o andamento das obras de reparação e o cumprimento parcial da decisão. De acordo com o documento, a Isolux deve apresentar em até 12 horas um plano de ações para o restabelecimento do serviço.

Também em um prazo de 12 horas, deve ser constituído um grupo de trabalho com MME, Eletrobras, Eletronorte, Isolux e Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) para estabelecer os procedimentos para solução da crise energética. Além disso, foi ordenada a instauração de um inquérito do Tribunal de Contas da União (TCU) e Polícia Federal (PF) para apurar o caso.

Na decisão, o juiz faz críticas ao governo federal ao se responsabilizar pelo controle da crise e questiona o sistema de fiscalização federal da Eletronorte sobre a empresa contratada, responsável pela subestação.

“A atual reparação de danos está sendo capitaneada apenas pelo governo federal, sem que haja qualquer ônus para a contratada e responsável pela subestação, empresa privada Isolux, o que configura, inclusive, hipótese de improbidade administrativa e crime”, diz o magistrado.

Prefeitura de Camaragibe decreta Estado de Emergência após chuvas

G1 PE A Prefeitura de Camaragibe, no Grande Recife, decretou situação de emergência devido às fortes chuvas que caíram na região na quinta-feira (13). Uma barreira deslizou, deixando cinco mortos e dois desaparecidos.No Grande Recife, houve ainda outras duas mortes provocadas pelas chuvas. A decisão foi tomada após reunião entre o procurador de Camaragibe, Daniel Meira, a Defesa […]

G1 PE

A Prefeitura de Camaragibe, no Grande Recife, decretou situação de emergência devido às fortes chuvas que caíram na região na quinta-feira (13). Uma barreira deslizou, deixando cinco mortos e dois desaparecidos.No Grande Recife, houve ainda outras duas mortes provocadas pelas chuvas.

A decisão foi tomada após reunião entre o procurador de Camaragibe, Daniel Meira, a Defesa Civil do município e a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe). Após o encontro, o prefeito Demóstenes Meira assinou o decreto, que já está em vigor.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito afirma convocou todos os secretários para “ajudar a população que está nas áreas de risco”. Após a tragédia, 14 famílias já foram retiradas das suas casas, devido ao risco de novos deslizamentos.

De acordo com a Cíntia Silva, engenheira da Defesa Civil do município, essas pessoas foram para a casa de parentes.

Ainda de acordo com ela, o município tem um prazo de 180 dias para executar obras de emergência, como construção de muros, contenção de encostas, melhoria dos acessos e obras de drenagem.

“Vamos levantar as áreas onde ocorreram deslizamentos de barreira, demolições e desabamentos de casas ou acessos. Com o decreto, podemos contratar sem burocracia para a realização de obras emergenciais. Temos um prazo de 180 dias para dar uma resposta ao desastre e minimizar os riscos”, afirmou.

O levantamento será feito pela Defesa Civil, em conjunto com as secretarias de Camaragibe.

Manifestação antifascista ocupa Esplanada com protestos pela democracia

Protestantes carregam faixas que pedem democracia e gritam pedidos de “Fora, Bolsonaro”. Pautas do empoderamento negro também são presença, com lembranças aos mortos por violência racista no Brasil e nos Estados Unidos. Correio Braziliense Manifestantes se mobilizam no Museu Nacional para um ato antifascista na manhã deste domingo (07.06). O movimento é organizado por vários […]

Protestantes carregam faixas que pedem democracia e gritam pedidos de “Fora, Bolsonaro”. Pautas do empoderamento negro também são presença, com lembranças aos mortos por violência racista no Brasil e nos Estados Unidos.

Correio Braziliense

Manifestantes se mobilizam no Museu Nacional para um ato antifascista na manhã deste domingo (07.06). O movimento é organizado por vários grupos do Distrito Federal e entoa gritos de protesto em defesa à democracia, atacada por pedidos de intervenção militar presenciados na Esplanada dos Ministérios nos últimos fins de semana.

“Nem um passo atrás, ditadura nunca mais”, gritam manifestantes em um carro de som. O ato começou por volta das 9h. Grupos também organizam carreatas saindo de diversos pontos do DF com destino ao Museu.

Às 10h, manifestantes tomaram a rua da Esplanada em um grupo de milhares de pessoas. Lideranças espontâneas orientavam para que as pessoas não ocupassem a área dos Ministérios, ficando apenas na pista, que está totalmente fechada para veículos. Policiais fazem um cordão na frente dos prédios. Cães da PM também estão a postos.

O policiamento foi reforçado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), que não divulga o efetivo de policiais. Uma das preocupações da Polícia Militar é o encontro com protestantes que apoiam o governo. Eles são minoria neste domingo, mas marcam presença com bandeiras do Brasil e trocam ofensas com quem participa do grupo antifascista.

Atenção redobrada

As forças de segurança de Brasília se atentam ainda a um ato organizado pela ativista Sara Winter, líder do movimento 300 do Brasil. O grupo apoia o presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido). Sara foi alvo de uma operação da Polícia Federal e o movimento esteve na mira de uma ação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que chamou o 300 de milícia armada.

O 300 convocou apoiadores para um “treinamento intensivo de técnicas de revolução não violenta”, apenas para “corajosos que estão dispostos a dar sono, suor e sangue pelo Brasil”, conforme texto de publicação das redes sociais. O local do ato é dito como secreto.