Notícias

Prefeitura de Afogados inicia pagamento dos servidores municipais

Por André Luis

Tem início nesta terça-feira (28) o pagamento dos servidores municipais de Afogados da Ingazeira referente ao mês de março. Segundo o secretário municipal de finanças, Jandyson Henrique, a folha salarial de março vai injetar na economia local cerca de cinco milhões de Reais, referentes ao pagamento de 1.551 servidores, aposentados e pensionistas.

“Mais um mês pagando em dia, garantindo previsibilidade, permitindo ao nosso servidor um melhor planejamento de suas finanças e aquecendo a nossa economia local nesse final de mês,” destacou o Secretário Jandyson Henrique. 

Confira o calendário de pagamento desse mês de março: 

Terça-feira – 28/03 – Secretarias  de Administração, Assistência Social, Agricultura, Assuntos Jurídicos, Controle interno, Cultura e esportes, Finanças, Governo, Infraestrutura, Transportes, Gabinete, Ouvidoria, Assessoria especial e Coordenadoria da mulher, além de Aposentados e Pensionistas com vencimentos de 01 salário mínimo, com iniciais de A a L.  

Quarta-feira- 29/03 –  Secretaria de Educação e Aposentados e Pensionistas com vencimentos de 01 salário mínimo, com iniciais de M a Z.  

Quinta-feira – 30/03 – Secretaria de Saúde e Aposentados e Pensionistas que recebem até R$ 3.000,00

Sexta-feira – 31/03 – Aposentados e Pensionistas que recebem acima de R$ 3.000,00.

Outras Notícias

Caruaru: repasses para educação podem ser comprometidos por atrasos da Prefeitura

Por Stephanie D’ávila / Rádio Cultura AM Caruaru O repasse dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para Caruaru pode ser comprometido. Em entrevista à Rádio Cultura, integrantes do Conselho Municipal de Alimentação Escolar relataram que o pagamento da verba pode ser suspenso a depender do relatório do colegiado sobre a prestação […]

Por Stephanie D’ávila / Rádio Cultura AM Caruaru

O repasse dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para Caruaru pode ser comprometido. Em entrevista à Rádio Cultura, integrantes do Conselho Municipal de Alimentação Escolar relataram que o pagamento da verba pode ser suspenso a depender do relatório do colegiado sobre a prestação de contas.

Durante a entrevista, o secretário do conselho, José Roberto, informou que os documentos para a elaboração da análise foram solicitados à Secretaria Municipal de Educação desde o mês de maio, mas, até o momento, a pasta não deu nenhuma resposta.

“Nós detectamos a inexistência de quatro documentos. Até agora, nada. Como é que nós, como conselheiros, iremos apreciar, dar um parecer favorável ou não em uma documentação, cuja análise precisa de elementos que ainda não nos chegaram às mãos?”, relatou.

Segundo a presidente do conselho, Neidinha Mota, o prazo inicial para a emissão do parecer seria encerrado no mês de março, mas tem sido prorrogado. Agora, a documentação deve ser apresentada até o final do mês de julho.

“O pessoal está deixando para o ‘apagar das luzes’ e, infelizmente, como a documentação é vasta, a gente não tem condições de fazer [a análise] de um dia pro outro. Isso a gente já deixou claro. Então, caso a documentação não chegue o mais rápido possível, isso vai comprometer o parecer do conselho”, explicou.

Afogados: Prefeitura pavimenta rua no residencial Miguel Arraes

Em Afogados da Ingazeira, a usina de asfalto após pavimentar as Ruas Roberto Nogueira Lima e Terezinha dos Santos Marques, ambas no centro, seguiu para o Conjunto Residencial Miguel Arraes. A rua projetada 6, que divide as quadras E e F do Conj. Residencial Miguel Arraes, tem 225 metros de extensão e seis de largura. […]

unnamed

Em Afogados da Ingazeira, a usina de asfalto após pavimentar as Ruas Roberto Nogueira Lima e Terezinha dos Santos Marques, ambas no centro, seguiu para o Conjunto Residencial Miguel Arraes.

A rua projetada 6, que divide as quadras E e F do Conj. Residencial Miguel Arraes, tem 225 metros de extensão e seis de largura. Ela foi escolhida pela população em reunião recente com o Prefeito José Patriota. Foram utilizados dois caminhões-caçamba, um rolo compactador e a máquina de compactação de asfalto.

O mototaxista Adalberto Barbosa falou sobre a iniciativa. “Agora vou poder sair e chegar com mais conforto e comodidade. Aqui era muita lama quando chovia, tive que trocar os paralamas da moto diversas vezes,” afirmou.

A obra foi concluída no final da tarde desta quinta (09), e a rua já está aberta ao tráfego. Diferente do calçamento em paralelo, a pavimentação asfáltica não requer o tempo de cura de 30 dias. Além da pavimentação de ruas, a usina de asfalto também está produzindo matéria prima para a implantação de quebra-molas na cidade.

“É uma alegria poder atender a uma reivindicação antiga da população do Miguel Arraes. Espero, em breve, de acordo com o nosso cronograma, poder voltar à comunidade para asfaltar mais ruas,” destacou o Prefeito José Patriota. No Miguel Arraes, a Prefeitura já havia entregue uma creche para atender mais de 200 crianças e pavimentado a rua projetada 17.

Bom piloto – um fato curioso durante a visita do Prefeito à obra foi que ele assumiu o comando do rolo compactador, dando uma “mãozinha” aos operadores da máquina.

Brejinho voltou a ter água nas torneiras, diz Compesa

Após cerca de 30 dias sem abastecimento de água, por parte da Compesa, o município de Brejinho, no Alto Sertão do Pajeú, voltou a receber água nas torneiras nesta semana. As duas barragens que atendem o município, Serraria e Mãe D’Água secaram e a Adutora do Pajeú, obra prometida pelo DNOCS , ainda nem foi […]

Brejinho

Após cerca de 30 dias sem abastecimento de água, por parte da Compesa, o município de Brejinho, no Alto Sertão do Pajeú, voltou a receber água nas torneiras nesta semana.

As duas barragens que atendem o município, Serraria e Mãe D’Água secaram e a Adutora do Pajeú, obra prometida pelo DNOCS , ainda nem foi iniciada. 

A Compesa firmou contrato com o proprietário do Açude João Pedro, que fica a menos de 300 metros da ETA-Estação de Tratamento de Água na Terra Mãe do Rio Pajeú. 

Segundo o blog do Marcello Patriota, em contato com a direção da empresa, não foi revelado os detalhes do contrato. “O que importa é que tem água nas torneiras”, comemorou um morador nas redes sociais.

DETRAN-PE implanta novas regras para emissão do CRLV e CRV em 2021

A partir de hoje, obedecendo a Resolução 809 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, estará realizando a implantação das alterações nas emissões do Certificado de Registro de Veículo – CRV (recibo/DUT) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV (documento de porte […]

A partir de hoje, obedecendo a Resolução 809 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, estará realizando a implantação das alterações nas emissões do Certificado de Registro de Veículo – CRV (recibo/DUT) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV (documento de porte obrigatório).

O CRLV (documento de porte obrigatório) deixará de ser emitido, a partir do dia 04 de janeiro de 2021, em papel-moeda pelo Órgão de trânsito de Pernambuco. Após quitar todos os débitos (com a devida compensação bancária) e, não havendo restrições veiculares, o usuário deverá acessar o CRLV Eletrônico (CRLV-e). Esse acesso poderá ser feito de duas formas: Baixar o CRLV-e no celular/smartphone por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e Acessar o CRLV-e no Portal de Serviços do DENATRAN: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/

Já o CRV (recibo/DUT), deixará de existir em papel-moeda. As informações gerais do CRV, com exceção da Autorização para Transferência de Propriedade (ATPV), passarão a fazer parte do CRLV Eletrônico (CRLV-e), incluindo o número de segurança necessário para baixar o CRLV-e no celular ou acessá-lo no Portal de Serviços do DENATRAN.

Os proprietários de veículos que, mesmo após quitarem todos os débitos, não conseguirem emitir o CRLV Eletrônico (CRLV-e) ou não tenham computador, celular (smartphone) ou impressora, ficando impossibilitadas de ter acesso ao CRLV-e, deverão agendar atendimento de “Análise para Emissão de CRLV” no site www.detran.pe.gov.br.

DPVAT

O Conselho Nacional de Seguros Privados – CNSP, vinculado ao Ministério da Economia, aprovou que o seguro obrigatório DPVAT não precisará ser pago em 2021 e autorizou a contratação de novo operador pela Superintendência de Seguros Privados – Susep, em caráter emergencial e temporário. A isenção de pagamento do DPVAT não retira nenhum benefício do segurado, ou seja, tanto motorista, quanto passageiro e pedestre continuarão recebendo a indenização em caso de acidente em todo o país.

Luciana Santos assume mobilização para conclusão da Adutora do Agreste

A deputada Luciana Santos (PCdoB/PE), se reuniu na tarde desta terça-feira (17), com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. Na pauta a liberação de emenda de autoria da parlamentar para minimizar os efeitos da seca e de verbas para conclusão da Adutora do Agreste. Luciana e Helder Barbalho conversaram, ainda, sobre as medidas necessárias […]

A deputada Luciana Santos (PCdoB/PE), se reuniu na tarde desta terça-feira (17), com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. Na pauta a liberação de emenda de autoria da parlamentar para minimizar os efeitos da seca e de verbas para conclusão da Adutora do Agreste.

Luciana e Helder Barbalho conversaram, ainda, sobre as medidas necessárias para conclusão da obra. Diante disso a deputada Luciana se comprometeu em mobilizar a bancada de Pernambuco e conversar com os partidos para garantir a aprovação do PLN 28/2017, que irá garantir a suplementação de crédito para finalizar a obra da adutora.

Luciana reforçou com o ministro a importância desses poços para as comunidades e solicitou liberação dos recursos para que os poços sejam perfurados. O ministro, após ouvir a deputada, se comprometeu em atender ao pedido e disse que vai liberar, de imediato, R$ 1 milhão e  800 mil, que devem ser investidos na perfuração de poços em sítios e distritos das cidades de Custódia, Tracunhaém, Ibimirim, Araripina, Iati, Sanharó e Sertânia. As perfurações serão feitas pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

Esta não é a primeira emenda de Luciana destinada a perfuração de poços. Nesta proposta estão previstas obras na cidade de Custódia, no Sítio de Barra de São João, Mata Verde de Baixo, Barro Branco, Fazendinha e Araras; em Tracunhaém:  Ismael Felipe, Chico Mendes, Nova Canaã, Penedo Velho, Caraú e Belo Horizonte; em Ibimirim: Sítio de Salgadona; Araripina: Sítio Recanto do Pontal, Vila DNOCS e Sítio Flamingo; Iati: Sítio do Trapiá e Campo do Uruçu; alé de Sanharó e Sertânia.