Notícias

Prefeitura de Afogados adere ao passaporte turístico “Bora Pernambucar”

Por Nill Júnior

O passaporte turístico “Bora Pernambucar” é uma das ações do governo de Pernambuco buscando interiorizar o turismo.

Nesta sexta-feira (24), a Prefeitura, através da secretaria de Administração, Desenvolvimento Econômico e Turismo adere ao programa.

Esse passaporte funciona de um forma semelhante a um passaporte de verdade. Com ele, o turista pode carimbar as cidades e locais de visitação. Sem valor de documento oficial, mas com valor sentimental e afetivo, o passaporte guardará os registros mais importantes das viagens realizadas pelo interior de Pernambuco.

Em Afogados, inicialmente, a população poderá encontrar o passaporte, gratuitamente, em três locais: sorveteria Bom Jesus, no tradicional Beco de Zezé Rodrigues, Cineteatro São José e na própria secretaria de Administração, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Nessa primeira etapa de adesão estarão disponíveis 150 passaportes, divididos nos três locais mencionados.

“Afogados da Ingazeira vem se consolidando como umas importante rota turística, tendo em vista a sua riqueza cultural e a sua diversidade de patrimônios ambientais e históricos, a exemplo da nossa serra do giz, a belíssima catedral, do cineteatro e do museu do rádio. Temos uma bem estrutura rede hoteleira, com a nossa riqueza gastronômica, e o passaporte trará mais um incremento para o nosso turismo, ” avaliou o Prefeito Sandrinho Palmeira.

A Astur é outra instituição parceira da iniciativa. Segundo o presidente da entidade, Edygar Santos, Afogados já é um polo regional de serviços e está se consolidando como um polo para a atividade turística, já tendo o carnaval o tabaqueiro inserido no roteiro turístico do carnaval de Pernambuco. A adesão acontecerá nesta sexta, 24, a partir das 9h, na sorveteria Bom Jesus, no tradicional beco de Zezé Rodrigues.

Outras Notícias

Ubiratan Rocha deve deixar o Pajeú

O Delegado Ubiratan Rocha disse ao Debate das Dez do programa Manhã Total da Rádio Pajeú que é de 70% a possibilidade de que ele deixe a Delegacia Regional na Seccional de Afogados da Ingazeira. Ubiratan foi perguntado diante dos rumores de que a SDS o quer em outra missão diante do seu destaque nessa […]

O Delegado Ubiratan Rocha disse ao Debate das Dez do programa Manhã Total da Rádio Pajeú que é de 70% a possibilidade de que ele deixe a Delegacia Regional na Seccional de Afogados da Ingazeira.

Ubiratan foi perguntado diante dos rumores de que a SDS o quer em outra missão diante do seu destaque nessa passagem pelo Pajeú,  com ações preventivas e operações com repercussão estadual.

“Hoje essa possibilidade é de 70%”, afirmou, dizendo que se sente recompensado pelo trabalho realizado em Afogados mas que é um servidor do estado, estando submetido às decisões do comando da Secretaria de Defesa Social.

Pelo que o blog apurou,  de fato o Delegado está diante do sua despedida da região do Pajeú.  O comando da pasta já teria definido o futuro do profissional.  Estariam faltando apenas alguns trâmites legais e de logística.

O Delegado esteve no Debate com o Coronel Costa Júnior,  comandante do Batalhão e a Major Mirelle Oliveira, do setor de planejamento do Vigésimo Terceiro Batalhão.

Homicídio em Carnaíba: saiba os detalhes

Por André Luis  Na noite desta sexta-feira (17), um homem foi assassinado no povoado de Serra Branca, zona rural de Carnaíba. Janielson Numeriano de Aquino, 19 anos, foi atingido por um disparo no peito na porta de sua residência por volta das 21h30. O crime ocorreu em sua própria residência. A motivação do homicídio ainda […]

Por André Luis 

Na noite desta sexta-feira (17), um homem foi assassinado no povoado de Serra Branca, zona rural de Carnaíba. Janielson Numeriano de Aquino, 19 anos, foi atingido por um disparo no peito na porta de sua residência por volta das 21h30.

O crime ocorreu em sua própria residência. A motivação do homicídio ainda não foi informada pelas autoridades competentes.

As informações coletadas até o momento revelam que a Polícia Militar foi acionada pela Central de Operações para averiguar uma ocorrência de agressão por arma de fogo. Janielson de Aquino foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional Emília Câmara, mas chegou ao local sem vida.

A esposa da vítima relatou às autoridades que estavam na residência quando Janielson ouviu os cachorros latindo. Ao sair para verificar, foi alvejado por um desconhecido no peito, caindo imediatamente. Familiares prestaram os primeiros socorros, mas infelizmente, não foi possível salvar sua vida.

A investigação ganha complexidade com a informação de que Janielson adquiriu recentemente uma motocicleta, a qual repassou a outra pessoa. A moto foi apreendida em Flores, e a esposa revelou que Janielson informou ter comprado o veículo de uma terceira pessoa. Esta pessoa, conforme a testemunha, teria alertado Janielson para não ir à delegacia e não revelar seu nome, alegando conhecer o suposto autor do roubo da moto, descrevendo-o como uma pessoa perigosa.

A esposa da vítima acrescentou ainda que a mesma pessoa teria passado em frente à residência deles, tirando uma foto da frente da casa, gerando suspeitas. Este fato, somado aos eventos recentes, intensifica o mistério em torno do caso.

As autoridades policiais estão trabalhando ativamente para esclarecer os motivos por trás desse trágico homicídio e identificar os responsáveis.

Segundo turno considerado tranquilo no Sertão

De acordo com a Diretoria Integrada do Interior-2, que abrange uma área de 61 municípios do sertão pernambucano, foram registrados pela Polícia Civil apenas seis procedimentos policias. Foram respectivamente cinco termos circunstanciados de ocorrências e um flagrante registrado na cidade de Trindade., sem maior gravidade.

A Polícia Militar também reforçou o policiamento
A Polícia Militar também reforçou o policiamento

De acordo com a Diretoria Integrada do Interior-2, que abrange uma área de 61 municípios do sertão pernambucano, foram registrados pela Polícia Civil apenas seis procedimentos policias.

Foram respectivamente cinco termos circunstanciados de ocorrências e um flagrante registrado na cidade de Trindade., sem maior gravidade.

Carlos Veras conquista adesões para projeto de reeleição 

O Deputado Federal Carlos Veras (PT) teve uma reunião com lideranças políticas na casa do vereador mais votado do último pleito, Kléber Paulino, do PSB. Ainda participaram da reunião o ex-prefeito do município, Sebastião Dias, Flávio Marques, que disputou o último pleito pelo PT e o casal Paulino, ex-vereador e Gracinha, ex-secretária de Cultura de […]

O Deputado Federal Carlos Veras (PT) teve uma reunião com lideranças políticas na casa do vereador mais votado do último pleito, Kléber Paulino, do PSB.

Ainda participaram da reunião o ex-prefeito do município, Sebastião Dias, Flávio Marques, que disputou o último pleito pelo PT e o casal Paulino, ex-vereador e Gracinha, ex-secretária de Cultura de Sebastião Dias.

A família formalizou apoio ao Deputado Federal para seu projeto de reeleição em 2022. Na reunião, discutiram ainda o cenário político de Tabira, Pernambuco e do país.

Carlos Veras foi eleito em 2018 com 72.005 votos. Como um dos principais nomes do PT na Câmara, hoje faz oposição ao governo Bolsonaro.

Em março, foi eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados para um mandato de um ano.

Implantação e pavimentação da PE-460, em Salgueiro, deve ser concluída em outubro

Andamento das obras foi vistoriado, nesta terça-feira (01/09), pela secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista A Obra de implantação e pavimentação da PE-460, em Salgueiro, no Sertão Central, deve ser concluída até o final de outubro.  Nesta terça-feira (01.09), o andamento das intervenções foi vistoriado pela secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha […]

Andamento das obras foi vistoriado, nesta terça-feira (01/09), pela secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista

A Obra de implantação e pavimentação da PE-460, em Salgueiro, no Sertão Central, deve ser concluída até o final de outubro. 

Nesta terça-feira (01.09), o andamento das intervenções foi vistoriado pela secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, que cumpre agenda na região. 

A iniciativa contempla o trecho que vai da BR-116 até a estrada de acesso à comunidade de Conceição das Crioulas, com extensão total de 25 quilômetros. O investimento conta com recursos próprios da ordem de R$ 20 milhões e beneficiará diretamente mais de 60 mil moradores da localidade.

Já foram realizados 80% dos trabalhos programados com a conclusão dos serviços de sub-base e base até a comunidade quilombola e também a execução da pavimentação asfáltica até o KM 20. A expectativa é a de concluir os 5 km restantes até a primeira quinzena de setembro. 

Em paralelo, já estão sendo feitas a implantação dos dispositivos de drenagem, a exemplo de meios-fio, sarjetas e valetas e, posteriormente, a sinalização horizontal e vertical. As intervenções são executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

“Essa nova etapa do serviço vai dar forma à rodovia PE-460. Esse é um compromisso assumido pela gestão do governador Paulo Câmara e estamos atuando com presteza para garantir que a implantação e pavimentação dessa via permita acessibilidade segura e confortável para quem reside na localidade”, ressalta a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista.

Com cinco mil habitantes, Conceição das Crioulas é a primeira comunidade quilombola reconhecida em Pernambuco. O Estado vem tratando com prioridade as ações para levar infraestrutura ao distrito, que já conta com a Escola Estadual Quilombola Professora Rosa Doralina Mendes, construída na gestão do governador Eduardo Campos, e desde janeiro deste ano, teve concluída por completa a obra do novo sistema de abastecimento de água, proporcionando abastecimento diário e regular na comunidade, em Murici e em localidades situadas na Zona Rural de Salgueiro e Cabrobó.

“O sistema de abastecimento da região recebeu investimento de R$ 5 milhões, recursos provenientes do termo de cooperação firmado entre o Governo do Estado e o Ministério de Desenvolvimento Regional. O convênio prevê atender mais de 20 mil pessoas em 60 povoados e comunidades rurais de oito municípios do Sertão, que estão localizadas ao longo dos canais dos Eixos Norte e Leste da Transposição do Rio São Francisco”, explica Fernandha Batista.

TRIUNFO – Após passagem por Salgueiro, a gestora visitou, na tarde de hoje, o início das obras de pavimentação da Via Verde, em Triunfo. A iniciativa viabiliza uma rota alternativa de ligação entre as rodovias PE-350 e PE-365. O investimento é de cerca de R$ 150 mil e a previsão é a de que o trabalho seja finalizado em 30 dias.