Prefeitos de Afogados, Iguaracy, Solidão, Itapetim e Flores falam de crise no Debate das Dez
Por Nill Júnior
Vários prefeitos do Pajeú tem falado em queda de receita nessa reta final do ano. Na manhã desta segunda-feira (12), o prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, usou as suas redes sociais para anunciar um plano de contenção de despesas no município. Adelmo diz que a contenção é necessária por conta da queda de recursos que afetou todo o Estado e que será necessário “fazer economias para que nossa população não saia perdendo”. O prefeito diz ainda que, fará cortes, mas que a Prefeitura vai honrar com os seus compromissos.
Antes, no domingo, a coluna do blog antecipou que o prefeito de Flores e presidente do Cimpajeú, Marconi Santana estava quase jogando a toalha. Se até o fim do mês o debate municipalista não apresentar uma saída para as prefeituras com corda no pescoço, pode até desistir da reeleição. “Viramos gestores de folha”, disse.
Para tratar do tema, o Debate das Dez do programa Manhã Total recebe hoje os prefeitos de Iguaracy, Zeinha Torres, de Solidão Djalma Alves, com participações de José Patriota (Afogados e AMUPE), Adelmo Moura (Itapetim) e Marconi Pereira (Flores). Eles falam sobre esse momento, décimo terceiro, previsão para 2019, pauta municipalista, governo Bolsonaro, dentre outros temas.
O Debate vai ao ar às 10h na Rádio Pajeú, dentro do programa Manhã Total. Você pode ouvir sintonizando FM 104,9. Para participar, liga para (87) 3838-1213, pela Internet no www.radiopajeu.com.br ou em celulares com Android, pelo aplicativo da emissora disponível no Google Play. Basta procurar Pajeu e baixá-lo. O WhattsApp daPajeú é o (87) 9-9956-1213.
De acordo com a Apac, Triunfo tem registrado a menor temperatura do ano em Pernambuco (Foto: Opinião Triunfo) Casacos fora do armário, vento frio no meio do dia e noites embaixo do cobertor, sem ar-condicionado ou ventilador. Pode parecer estranho, mas tem sido esse o cenário em parte das cidades de Pernambuco nas últimas duas […]
De acordo com a Apac, Triunfo tem registrado a menor temperatura do ano em Pernambuco (Foto: Opinião Triunfo)
Casacos fora do armário, vento frio no meio do dia e noites embaixo do cobertor, sem ar-condicionado ou ventilador. Pode parecer estranho, mas tem sido esse o cenário em parte das cidades de Pernambuco nas últimas duas semanas.
O inverno, bem mais rigoroso do que o de costume, tornou-se “assunto” na maioria das cidades do Estado, principalmente no Agreste e Sertão, onde as temperaturas baixas combinadas com chuvas insistentes e ventos bravios têm provocado uma onda de frio e de surpresa entre moradores e turistas.
De acordo com dados da Agência de Climas de Pernambuco (Apac), até o momento, o recorde oficial do Estado foi registrado no município de Triunfo, onde os termômetros atingiram 14,1ºC no último dia 7. No entanto, moradores de outros municípios têm publicado fotos, nas redes sociais, exibindo temperaturas (marcadas em termômetros digitais pessoais) que variam de 8º C a 12º C.
Em Triunfo, o desfile de casacos, cachecóis, luvas e até gorros é uma constante, especialmente à noite, na beira do açude, onde a bela paisagem do casario em estilo francês até lembra cenas de cidades europeias (Estadão).
Itapetim e Quixaba confirmaram novos óbitos pela doença Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos da Covid-19 dos municípios do Sertão do Pajeú divulgados nesta quinta-feira (15), nas últimas 24h, foram notificados 56 novos casos positivos, 53 recuperados e 2 novos óbitos. Agora o Sertão do Pajeú conta com 32.191 casos confirmados, 31.080 […]
Itapetim e Quixaba confirmaram novos óbitos pela doença
Por André Luis
De acordo com os boletins epidemiológicos da Covid-19 dos municípios do Sertão do Pajeú divulgados nesta quinta-feira (15), nas últimas 24h, foram notificados 56 novos casos positivos, 53 recuperados e 2 novos óbitos.
Agora o Sertão do Pajeú conta com 32.191 casos confirmados, 31.080 recuperados (96,54%), 616 óbitos e 495 casos ativos da doença.
Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú nas últimas 24 horas:
Afogados da Ingazeira registrou 6 novos casos positivos e 4 recuperados. O município conta com 5.403 casos confirmados, 5.279 recuperados, 72 óbitos e 52 casos ativos.
Brejinho registrou 2 novos casos positivos. O município conta com 746 casos confirmados, 717 recuperados, 21 óbitos e 8 casos ativos.
Calumbi não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 703 casos confirmados, 693 recuperados, 5 óbitos e 5 casos ativos da doença.
Carnaíba registrou 5 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 2.113 casos confirmados, 1.960 recuperados, 35 óbitos e 118 casos ativos da doença.
Flores registrou 6 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 1.016 casos confirmados, 934 recuperados, 38 óbitos e 44 casos ativos.
Iguaracy não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 807 casos confirmados, 763 recuperados, 27 óbitos e 17 casos ativos.
Ingazeira não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 444 casos confirmados, 435 recuperados, 6 óbitos e 3 casos ativos.
Itapetim registrou 1 novo caso positivo, 7 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 1.333 casos confirmados, 1.272 recuperados, 31 óbitos e 30 casos ativos. A Secretaria de Saúde não divulgou detalhes sobre o óbito ocorrido.
Quixaba registrou 6 novos casos positivos, 20 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 508 casos confirmados, 492 recuperados, 15 óbitos e 20 casos ativos.
O 15º óbito trata-se de paciente do sexo masculino, 56 anos, ocorrido no dia 19 de junho, mas só confirmado pelo Sistema Notificador Nacional (CIEVS), nesta quarta-feira (14).
Santa Cruz da Baixa Verde não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 615 casos confirmados, 593 recuperados, 18 óbitos e 4 casos ativos.
Santa Terezinha registrou 1 novo caso positivo 1 recuperado. O município conta com 1.012 casos confirmados, 978 recuperados, 27 óbitos e 7 casos ativos.
São José do Egito registrou 3 novos casos positivos. O município conta com 2.492 casos confirmados, 2.416 recuperados, 53 óbitos e 23 casos ativos.
Serra Talhada registrou 17 novos casos positivos e 9 recuperados. O município conta com 9.964 casos confirmados, 9.695 recuperados, 167 óbitos e 102 casos ativos da doença.
Solidão registrou 4 casos recuperados. O município conta com 673 casos confirmados, 665 recuperados, 3 óbitos e 5 casos ativos.
Tabira registrou 6 novos casos positivos e 3 recuperados. O município conta com 2.854 casos confirmados, 2.762 recuperados, 46 óbitos e 46 casos ativos.
Triunfo registrou 3 novos casos positivos e 3 recuperados. O município conta com 927 casos confirmados, 891 recuperados, 26 óbitos e 10 casos ativos.
Tuparetama registrou 1 caso recuperado. O município conta com 577 casos confirmados, 535 recuperados, 26 óbitos e 16 casos ativos da doença.
Aconteceu nesta terça-feira (30) o encerramento da Campanha Agosto Lilás, com uma programação realizada pela Diretoria de Políticas Públicas para as Mulheres em parceria com as Secretarias de Administração, Saúde, Infraestrutura, Diretoria de Cultura, Guarda Municipal, Patrulha Maria da Penha e Conselho Municipal da Mulher. Já no início da manhã, em frente a Prefeitura, a […]
Aconteceu nesta terça-feira (30) o encerramento da Campanha Agosto Lilás, com uma programação realizada pela Diretoria de Políticas Públicas para as Mulheres em parceria com as Secretarias de Administração, Saúde, Infraestrutura, Diretoria de Cultura, Guarda Municipal, Patrulha Maria da Penha e Conselho Municipal da Mulher.
Já no início da manhã, em frente a Prefeitura, a diretora Edjanilda Santos, ao lado do prefeito Anchieta Patriota, falou da importância desse movimento da sociedade em defesa da mulher e contra o feminicídio, o abuso e machismo que persistem em todas as esferas.
“Essa é uma luta que precisa ser constante, mas datas como essas precisam existir para trazer ainda mais reflexão sobre esse grande mal. Em Carnaíba, não somente temos políticas de amparo e assistência às mulheres vítimas de violência, como também estimulamos o empreendedorismo e protagonismo feminino, metade de nosso secretariado é composto por mulheres, o mercado público que vamos inaugurar cerca de 70% dos boxes serão ocupados por mulheres empreendedoras”, informou o prefeito Anchieta Patriota.
Após as falas iniciais, o grupo percorreu algumas ruas da cidade, encerrando a atividade em frente ao Banco do Brasil.
Participaram do evento o prefeito Anchieta Patriota, o vice-prefeito Júnior de Mocinha, equipe do Governo Municipal: secretários/secretárias, diretores, coordenadores, representantes do Conselho Tutelar, professores, alunos da EREM Joaquim Mendes, representantes e crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
A governadora Raquel Lyra afirmou que a concessão parcial dos serviços da Compesa representa uma decisão política voltada à mudança estrutural do abastecimento de água em Pernambuco. A declaração foi feita após o leilão realizado na última quinta-feira (18), na B3, em São Paulo. Em seu discurso, a gestora ressaltou que promover mudanças exige enfrentar […]
A governadora Raquel Lyra afirmou que a concessão parcial dos serviços da Compesa representa uma decisão política voltada à mudança estrutural do abastecimento de água em Pernambuco. A declaração foi feita após o leilão realizado na última quinta-feira (18), na B3, em São Paulo. Em seu discurso, a gestora ressaltou que promover mudanças exige enfrentar escolhas difíceis e romper com práticas históricas. “É difícil fazer mudança, porque muita gente fala sobre ela, mas não quer fazer”, afirmou.
Raquel destacou que o processo não se resume ao volume de investimentos, estimados em cerca de R$ 20 bilhões, mas à definição de prioridades. Segundo a governadora, os recursos obtidos com a outorga serão utilizados exclusivamente pelo Estado para a produção e a distribuição de água, com foco em infraestrutura hídrica. Ela citou como exemplo a construção da adutora que beneficiará Petrolina, Afrânio e Dormentes, com investimento previsto de R$ 300 milhões, ressaltando que se trata de uma escolha que não segue lógica eleitoral.
Ao abordar o impacto das decisões, a governadora afirmou que não é aceitável que problemas herdados do século passado continuem presentes no cotidiano das famílias pernambucanas. Para Raquel Lyra, a concessão marca o início de um novo ciclo na política hídrica do Estado, sustentado por decisões que priorizam o enfrentamento de carências históricas, mesmo diante de resistências.
A decisão da governadora Raquel Lyra de levar adiante a concessão dos serviços da Compesa é, antes de tudo, uma escolha de alto risco político. Trata-se de uma aposta clara: ou o modelo entrega resultados concretos e melhora um serviço historicamente mal avaliado pela população, ou o ônus recairá integralmente sobre o Palácio do Campo das Princesas. Ao assumir o protagonismo do processo, Raquel retira de si a possibilidade de terceirizar responsabilidades no futuro.
Se a concessão produzir os efeitos prometidos, ampliação da oferta de água, regularidade no abastecimento e avanço da infraestrutura hídrica nos municípios, a governadora acumulará um ativo político relevante. Poucos temas são tão sensíveis quanto água no cotidiano da população, especialmente no interior. Melhorar um serviço que há décadas simboliza ineficiência pode consolidar a imagem de uma gestora disposta a enfrentar problemas estruturais e a tomar decisões impopulares no curto prazo para colher resultados no médio e longo prazo.
Por outro lado, o histórico da Compesa pesa contra a margem de erro do governo. O serviço é reconhecidamente precário em grande parte do Estado, e a população tende a reagir com desconfiança a mudanças que envolvem concessões. Caso os investimentos não se traduzam em melhorias perceptíveis, ou se o modelo falhar na execução, a responsabilidade política será direta. A concessão deixará de ser vista como solução e passará a ser associada a uma promessa frustrada, com impacto potencial no capital político da governadora.
Em síntese, Raquel Lyra fez uma escolha que não admite meio-termo. Ao optar pela concessão, colocou sua gestão como fiadora de um novo modelo para um velho problema. O sucesso pode reposicionar seu governo como agente de transformação; o fracasso, no entanto, tende a reforçar a descrença da população e cobrar um preço ele
Neste domingo (23) o ex-candidato ao Governo de Pernambuco, Danilo Cabral (PSB), esteve na Comunidade Barra da Onça, Sertânia, para agradecer simbolicamente os 885.994 votos recebidos na disputa para o governo do estado. “Quando estivemos aqui conversamos muito sobre a questão do abastecimento d’água e também sobre educação – os avanços que já tivemos e […]
Neste domingo (23) o ex-candidato ao Governo de Pernambuco, Danilo Cabral (PSB), esteve na Comunidade Barra da Onça, Sertânia, para agradecer simbolicamente os 885.994 votos recebidos na disputa para o governo do estado.
“Quando estivemos aqui conversamos muito sobre a questão do abastecimento d’água e também sobre educação – os avanços que já tivemos e a importância de ampliar o ensino superior no interior. Foram contribuições que incorporamos ao nosso Plano de Governo, inclusive com gravação para nosso guia eleitoral. Então, fiz questão de voltar à casa de Adilson, Marcia e Matheus em agradecimento”, contou Danilo.
O Sertão do Moxotó foi a quinta região pernambucana visitada por Danilo na rota da gratidão. Ele já esteve em municípios do São Francisco, do Araripe, do Pajeú e do Sertão Central.
Além de Barra da Onça, o deputado esteve no Centro de Sertânia para uma reunião na Câmara de Vereadores, juntamente com o prefeito ngelo Ferreira (PSB), os parlamentares e outras lideranças do município. O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) também acompanhou o evento.
“Danilo era o candidato mais preparado. Estamos perdendo muito em não tê-lo no segundo turno, mas a vontade do povo é soberana. Aprendi muito nessa caminhada, Danilo fez uma campanha super alegre, com a cara dele, íntegra, sem ataques. Danilo é importante e grande”, afirmou Diogo Moraes.
Por sua vez, Danilo agradeceu as palavras e falou sobre a viagem por todo estado. “Independentemente do resultado, a gente sempre ganha. Ganhamos conhecimento, crescemos”, disse.
Na agenda deste domingo, Danilo esteve também em Petrolândia, no Sertão de Itaparica, e, depois, seguiu para Águas Belas, no Agreste Meridional, para reuniões com as lideranças locais. Nesta segunda-feira (24), Danilo tem compromissos em Terezinha, Bom Conselho e Saloá, no Agreste.
Você precisa fazer login para comentar.