Prefeito morre em acidente antes da posse no Piauí
Por Nill Júnior
O prefeito eleito de Santana do Piauí, a 324 km ao Sul de Teresina, Francisco Raimundo de Moura, mais conhecido como Chico Borges (PTB), de 42 anos, morreu por volta das 5h deste domingo (1º) após se envolver em um acidente na PI-375 poucas horas antes de tomar posse.
De acordo com o sargento R. Alves, do Grupamento da Polícia Militar, a vítima estava sozinha em seu carro que colidiu frontalmente com um ônibus. “O prefeito participava das festividades de Réveillon em Santana do Piauí. Por volta das 5h ele saiu com destino a Picos, a 18 km de distância, onde morava e pouco tempo depois recebemos a informação do acidente. O carro em que andava o político colidiu de frente com um ônibus. Foi uma tragédia”, disse.
Ainda segundo o militar, Chico Borges seria empossado como prefeito às 15h deste domingo. “O ultimo contato que tivemos foi horas antes do acidente quando ele me entregou um ofício solicitando a presença da polícia em sua posse. Demonstrou bastante empolgação, estava todo entusiasmado”, contou.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros ainda chegaram a ser acionados, mas o político já foi encontrado sem vida. O corpo precisou ser retirado das ferragens e foi encaminhado ao Hospital Regional Justino Luz, em Picos.
O local do acidente foi isolado e uma perícia foi feita para identificar as principais causas do acidente. Segundo o sargento R. Alves, o velório está marcado para acontecer na Câmara Municipal da cidade às 15h, mesmo horário e local onde ocorreria a posse, que possivelmente será adiada.
Declaração foi dada diante da possibilidade do evento não ser mais realizado na Avenida Rio Branco. Por André Luis Na manhã desta quarta-feira (18) em entrevista ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú com a comunicadora Micheli Martins, o organizador do Afogarêta e diretor do bloco Arerê junto com seu filho Mateus, Ney Quidute fez […]
Declaração foi dada diante da possibilidade do evento não ser mais realizado na Avenida Rio Branco.
Por André Luis
Na manhã desta quarta-feira (18) em entrevista ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú com a comunicadora Micheli Martins, o organizador do Afogarêta e diretor do bloco Arerê junto com seu filho Mateus, Ney Quidute fez uma avaliação da 19ª edição do evento que aconteceu nos últimos dias 13, 14 e 15 de janeiro.
Ney disse que mesmo diante do quadro de crise que vive o país, o sentimento é de positividade. “não podíamos interromper o evento, por conta da crise, pois é arriscado que com a interrupção se acabe”, disse.
Ney disse ainda que a qualidade e a organização do evento não foram perdidas e que tudo que foi oferecido no evento anterior, também foi nesse último. Confirmou que houve algumas dificuldades, mas que sempre trabalham com a perspectiva de crescimento. “Nunca carregamos a negatividade no futuro”.
Falando sobre as atrações do evento, Ney disse que sabiam que para um determinado público seria um dos maiores eventos, mas que para o público mais jovem, talvez nem tanto.
Sobre a última atração do evento a banda Selva Branca, Ney disse que mais uma vez a aposta em uma atração desconhecida para o último dia foi acertada, “mais uma vez a atração do último dia, tida como desconhecida contagiou o público, fui intimado a trazer novamente e assim o fiz, Selva Branca foi um show”, disse e já adiantou: “para o ano vinte, vamos manter esse critério, trazer outra atração desconhecida, desta vez, será uma voz feminina que já fez parte de uma banda famosa, inclusive”.
Ney também falou sobre a qualidade das outras atrações, elogiou a volta de Alexandre Peixe e a participação da Banda Cheiro de Amor, que com a vocalista Vina Calmon causou um alvoroço ao descer do trio e ir cantar no meio da galera.
Sobre a importância do evento para o aquecimento da economia da cidade, Ney disse que fica muito feliz que o evento dê oportunidade para que as pessoas possam trabalhar e aquecer a renda familiar, “agente sempre faz pensando no todo e não só na gente”, disse.
Ney também destacou a seriedade que é dada ao evento, “Ao longo desses 19 anos, honramos todos os nossos compromissos e a prova é de que a maioria dos profissionais envolvidos já estão com a gente há muitos anos”.
Disse ainda que por ser num período de férias o evento acaba se tornando um ponto de encontro das pessoas que moram em outras cidades, que vem visitar familiares e amigos e acabam se reencontrando durante o evento.
Sobre a queda no número de associados, Ney disse que já sabia que isso iria acontecer, por conta do momento de crise econômica que vive o país. “Não tivemos o mesmo público do ano passado, mas um publico que pode fazer com que nós pudéssemos honrar com os nossos compromissos. Se não fosse assim, não teríamos anunciado Léo Santana para a 20ª edição do evento”, disse.
Ney informou que os trabalhos para a 20ª edição do evento já começaram, e que deve durar o ano todo, “Já tem gente procurando camarotes, empresas querendo patrocinar”, disse.
Ney também parabenizou o trabalho da Polícia Militar que fez um trabalho preventivo, a segurança particular que ajudou a manter a ordem no evento, “o trabalho deles foi perfeito”.
Afogarêta 2018 – As expectativas para o próximo evento onde ira ser comemorado a 20ª edição, Ney já adiantou que o valor dos abadás sofrerá reajuste, “é impossível manter os mesmos preços. Inclusive por conta de uma das atrações, que é Léo Santana que é uma das atrações com a agenda mais cheia de salvador atualmente, é uma atração cara, há três anos que mantemos o mesmo valor, agora não dá mais”.
Ney informou que fará promoções relâmpagos durante o ano para quem quiser adquirir o abadá antecipadamente e que dará continuidade ao parcelamento em dez vezes no cartão e ainda por sugestão de um ouvinte, disse que vai estudar a possibilidade de se criar um carnê para aquelas pessoas que não tem cartão, mas querem comprar o abadá e ir pagamento aos poucos.
Provocado por um ouvinte, sobre a possibilidade do evento não acontecer mais na Avenida Rio Branco, Ney disse que isso cabe a prefeitura, mas que já está preparado, “tenho o plano A, o B e o C, vou te falar, já tenho até o plano Z” disse.
A Câmara de Tabira marcou para o próximo dia 25, as 19 horas, a entrega do título de cidadão tabirense ao jornalista Magno Martins. A proposição, aprovada por unanimidade, foi do vereador Kleber Paulino (PSDB). Na ocasião, Magno receberá também duas medalhas, a do mérito Pedro Pires Ferreira e a Maria Celeste Vidal. “Tabira é […]
A Câmara de Tabira marcou para o próximo dia 25, as 19 horas, a entrega do título de cidadão tabirense ao jornalista Magno Martins. A proposição, aprovada por unanimidade, foi do vereador Kleber Paulino (PSDB).
Na ocasião, Magno receberá também duas medalhas, a do mérito Pedro Pires Ferreira e a Maria Celeste Vidal.
“Tabira é uma cidade co-irmã de Afogados da Ingazeira e convivo com ela desde os primórdios da minha infância, sendo um referencial de boas recordações. Lá, nosso trabalho no blog tem amplo alcance e o programa Frente a Frente é retransmitido pela Cidade FM, do meu amigo Paulo Manu”, diz Magno.
O vereador e candidato a prefeito de Iguaracy , Zeinha Torres, disse hoje em entrevista à Rádio Pajeú ter sido comunicado hoje pela Presidenta da Câmara Odete Baião sobre a decisão do TRE de seu afastamento da Casa, após o Tribunal decidir que ele cometeu ato de infidelidade partidária ao deixar o PR. Zeinha disse […]
O vereador e candidato a prefeito de Iguaracy , Zeinha Torres, disse hoje em entrevista à Rádio Pajeú ter sido comunicado hoje pela Presidenta da Câmara Odete Baião sobre a decisão do TRE de seu afastamento da Casa, após o Tribunal decidir que ele cometeu ato de infidelidade partidária ao deixar o PR.
Zeinha disse estar tranquilo e segue para Recife, onde buscará ter mais detalhes e recorrer da decisão. “Tenho uma declaração do Partido à época. O mesmo aconteceu com outros vereadores, como Fábio, Francisco e Simão. Estou tranquilo e vamos recorrer”.
O candidato da oposição disse ainda que houve má fé de pessoas ligadas ao bloco governista, que espalharam que a decisão prejudicaria sua candidatura. “Aproveitaram ara tentar dizer que eu não era candidato. Aqui existe muita perseguição. Mas nossa campanha está firme”, declarou.
Lideranças da corrente interna do Partido dos Trabalhadores (PT) no Recife divulgaram nesta quarta-feira (9) uma nota à militância em que questionam a lisura do Processo de Eleições Diretas (PED) 2025, encerrado no último domingo (6), e denunciam supostos abusos que teriam comprometido o resultado da votação. Assinam o texto o ex-deputado federal Fernando Ferro, […]
Lideranças da corrente interna do Partido dos Trabalhadores (PT) no Recife divulgaram nesta quarta-feira (9) uma nota à militância em que questionam a lisura do Processo de Eleições Diretas (PED) 2025, encerrado no último domingo (6), e denunciam supostos abusos que teriam comprometido o resultado da votação.
Assinam o texto o ex-deputado federal Fernando Ferro, o deputado estadual João Paulo, o dirigente estadual Pedro Alcântara e as correntes internas Diálogo e Ação Petista e Avante.
Segundo a nota, o processo eleitoral no Recife foi marcado por “abuso do poder econômico, influência de forças externas e graves erros de lisura nos procedimentos”. Os signatários relatam que, nos colégios eleitorais, houve mobilização de pessoas por lideranças comunitárias “algumas ligadas a outros partidos”, em troca de favores, sem que houvesse real compreensão do processo interno do partido.
“O PT não merece isso. Esse não é o PT que construímos e sonhamos”, diz o documento, que também aponta preocupação com o avanço do campo político dentro do partido que defende um “alinhamento automático com o PSB”.
Apesar de críticas ao processo, os dirigentes afirmam que a campanha interna foi vitoriosa politicamente, por ter pautado o debate sobre a autonomia do PT em relação a outras forças políticas e resgatado o legado dos governos petistas no Recife. “Conseguimos trazer para o centro da discussão a importância de um PT autônomo e conectado com o povo.”
O grupo também aponta que o resultado eleitoral “não expressa o sentimento político da base petista” e anuncia que seguirá articulando um campo político interno para debater um programa com foco nas pautas populares para os próximos ciclos eleitorais, em 2026 e 2028.
“Seguiremos com esperança, ousadia, coerência e a certeza de que um outro PT é possível — e urgente. A luta continua!”, conclui a nota.
Por Juliana Lima A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou regular com ressalvas processo de gestão fiscal da Câmara de Vereadores de Moreilândia, no Sertão no Araripe. O processo é referente ao exercício de 2020 e tem como interessado o presidente Ivan Alves Pessoa, conhecido popularmente como Panca Marinheiro. Na avaliação do Índice de Transparência dos […]
A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou regular com ressalvas processo de gestão fiscal da Câmara de Vereadores de Moreilândia, no Sertão no Araripe.
O processo é referente ao exercício de 2020 e tem como interessado o presidente Ivan Alves Pessoa, conhecido popularmente como Panca Marinheiro.
Na avaliação do Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco (ITMPE) de 2020, elaborado pelo TCE, a Câmara de Moreilândia atingiu o valor de 0,40, o que é considerado Insuficiente numa escala que vai de 0,00 a 1,00.
Apesar disso, o tribunal entendeu que ao longo do exercício financeiro de 2021 a Câmara Municipal de Moreilândia adotou providências voltadas ao aperfeiçoamento da transparência dos dados governamentais e que as falhas sinalizadas pela Auditoria são incapazes para macular, em seu contexto global, a gestão da transparência pública do Poder Legislativo.
Foi considerado, ainda, que à época dos trabalhos da Auditoria do TCE-PE, o sítio eletrônico da Câmara Municipal de Moreilândia estava em processo de transferência de domínio, circunstância fática a justificar a ocorrência de inconsistência parcial nos dados depositados nos sistemas de informação administrados pelo Poder Legislativo.
Você precisa fazer login para comentar.