Notícias

Prefeito de Solidão fará parte da Comissão Eleitoral da Amupe

Por André Luis

O prefeito de Solidão, Djalma Alves, fará parte da Comissão Eleitoral responsável por coordenar a eleição da nova mesa diretora da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). 

A informação consta do Edital de Convocação das Eleições, que informa que a Comissão será formada por três nomes, presidida pela prefeita de Rio Formoso, Isabel Hacker. Além de Isabel e Djalma, a comissão contará ainda com a prefeita de Ibirajuba, Maria Gama.

As gestoras e o gestor que formaram a Comissão Eleitoral foram indicados e aprovados na última Assembleia Geral da Amupe.

A comissão também tem os seus suplentes. Raimundo Pinto Saraiva Sobrinho, prefeito de Exu; Adriana Dornelas Câmara Paes, prefeita de Glória do Goitá e José Bezerra Tenório Filho, prefeito de ltapissuma.

Caberá à Comissão Eleitoral a designação dos responsáveis pela coleta de votos nas urnas de votação, escolhidos dentre os servidores da Amupe. A Comissão terá suporte da Secretaria Executiva da entidade, disponibilizando todo o apoio e infraestrutura necessária.

Outro ponto importante destacado no Edital, é que somente serão registradas chapas que preencham todos os cargos da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo, incluindo os suplentes, sendo vedadas as candidaturas avulsas.

A Diretoria Executiva será integrada por: presidente, vice-presidente, primeiro secretário, segundo secretário, primeiro tesoureiro, segundo tesoureiro, secretária da mulher e suplente da Secretária da Mulher.

O Conselho Fiscal será integrado por três membros titulares e três suplentes. Já o Conselho Deliberativo será integrado por dois representantes de cada uma das doze regiões de Desenvolvimento do Estado, sendo um membro titular e um membro suplente.

A eleição acontece no dia 27 de fevereiro.

Outras Notícias

Ocupação Teatral “Em Cena” chega ao Cine São José em Afogados da Ingazeira

No domingo, 18 de fevereiro, às 18h, acontecerá a primeira apresentação do projeto Em Cena – Ocupação Teatral no Cine São José, com o espetáculo “Aquelas Coisas” do grupo arcoverdense Teatro de Retalhos. A entrada custará R$ 5 e a venda dos ingressos começará às 17h30, na bilheteria. A partir do mês de fevereiro, o […]

No domingo, 18 de fevereiro, às 18h, acontecerá a primeira apresentação do projeto Em Cena – Ocupação Teatral no Cine São José, com o espetáculo “Aquelas Coisas” do grupo arcoverdense Teatro de Retalhos.

A entrada custará R$ 5 e a venda dos ingressos começará às 17h30, na bilheteria.

A partir do mês de fevereiro, o espaço abrigará uma apresentação teatral por mês, durante os cinco meses de execução do projeto. A proposta é trazer à cidade grupos teatrais do interior de Pernambuco para compor a programação do espaço cultural em Afogados da Ingazeira.

Além dos espetáculos, compõe o projeto encontros formativos, como a oficina de sensibilização ao teatro, que acontecerá sempre na sexta-feira anterior às apresentações e será ministrada por Carol Arcoverde, e um bate-papo com o Grupo de Teatro após a apresentação do espetáculo, no domingo.

“Esperamos através de mais esse projeto, fortalecer os laços do público com o patrimônio histórico que é o Cine São José, bem como incentivar o movimento cultural da nossa cidade. Através dessas iniciativas ampliamos repertórios e as referências para o público afogadense. Estamos muito felizes em executar esse projeto.” Explica Bruna Tavares, produtora do Em Cena.

A Pajeú Filmes, produtora responsável pelo projeto, executou em 2022 uma primeira etapa do Em Cena, com a Oficina de Teatro na Cidade. Em 2024 retoma as atividades voltadas para o teatro em parceria com a Toró de Ideias, produtora cultural de Arcoverde.

O projeto tem incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. Para mais informações acesse @pajeufilmes no Instagram.

Sávio Torres recebe Armando e Mendonça para festa em Tuparetama

O Prefeito de Tuparetama, Sávio Torres e o vice Tanta Sales, receberam na sua cidade os pré-candidatos ao Governo e Senado Armando Monteiro e Mendonça Filho, como parte da programação de ambos pela região. Sávio tem dito aos aliados que a ideia é fazê-los majoritários no município, um dos poucos geridos pelo PTB na região. […]

Fotos: Marcelo Patriota, especial para o blog

O Prefeito de Tuparetama, Sávio Torres e o vice Tanta Sales, receberam na sua cidade os pré-candidatos ao Governo e Senado Armando Monteiro e Mendonça Filho, como parte da programação de ambos pela região. Sávio tem dito aos aliados que a ideia é fazê-los majoritários no município, um dos poucos geridos pelo PTB na região.

Ainda o Deputados Federal  Ricardo Teobaldo (Podemos) e o estadual José Humberto Cavalcanti (PTB) .Sávio recepcionou os líderes oposicionistas em sua casa e de lá, seguiu com eles até o Pátio da Feira, onde acontece o tradicional São Pedro da cidade. O público lotou o local para os shows de Acorde Matuto, Galego do Pajeú e Gabriel Diniz.

Além  de Tuparetama, Armando e Mendonça visitam na agenda regional os municípios de São José do Egito, Tabira, Afogados da Ingazeira, Ingazeira, Iguaracy e Carnaíba.

Integram a comitiva o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), os deputados federais Zeca Cavalcanti (PTB), Fernando Filho (DEM) e Ricardo Teobaldo (Podemos) e os deputados estaduais José Humberto Cavalcanti (PTB) e Júlio Cavalcanti (PTB).

Nesta segunda, Armando é o convidado do Debate das Dez do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú e do Cidade Alerta, da Cidade FM. O programa vai ao ar às dez horas.

SES-PE segue Anvisa e orienta suspensão da AstraZeneca para grávidas

Depois de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mandar suspender imediatamente o uso da vacina contra Covid-19 de Oxford/AstraZeneca em grávidas no País, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou, nesta terça-feira (11), que seguirá a recomendação. A SES-PE acrescentou que aguarda a orientação oficial do Ministério da Saúde sobre o assunto. […]

Depois de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mandar suspender imediatamente o uso da vacina contra Covid-19 de Oxford/AstraZeneca em grávidas no País, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou, nesta terça-feira (11), que seguirá a recomendação.

A SES-PE acrescentou que aguarda a orientação oficial do Ministério da Saúde sobre o assunto. A suspensão também vale para as puérperas, mulheres que tiveram filhos há até 45 dias.

A X Gerência Regional de Saúde, em Afogados da Ingazeira, compartilhou a nota da SES-PE em suas redes sociais.

“A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), informa que está suspensa a imunização das grávidas e puérperas contra a Covid-19, com a vacina da Aztrazeneca/Fiocruz no Estado enquanto aguarda orientação oficial do Ministério da Saúde sobre o assunto.”

Lula contra impeachment de Bolsonaro

O ex-presidente Lula afirmou ao jornal suíço Le Temps que o PT terá de esperar quatro anos para disputar a cadeira da Presidência e que não se pode derrubar um presidente por não gostar dele. “Eu tenho alertado o PT ter paciência, porque nós temos que esperar quatro anos (…) A não ser que ele […]

Foto: UOL/Reprodução

O ex-presidente Lula afirmou ao jornal suíço Le Temps que o PT terá de esperar quatro anos para disputar a cadeira da Presidência e que não se pode derrubar um presidente por não gostar dele.

“Eu tenho alertado o PT ter paciência, porque nós temos que esperar quatro anos (…) A não ser que ele (Bolsonaro) cometa um ato de insanidade, cometa um crime de responsabilidade, a gente então possa fazer o impeachment dele, mas se não fizer isso, nós não podemos achar que nós podemos derrubar um presidente porque não gostamos dele. Não podemos”, reafirmou o petista.

Quando saiu da prisão, em novembro do ano passado, Lula não só repelia xingamentos contra o presidente Jair Bolsonaro vindos do público em São Bernardo do Campo enquanto ele discursava como também se colocou contra o afastamento de Bolsonaro.

“Veja que eu não tô pedindo nem pra todo mundo ser corintiano, pode ser palmeirense, pode ser santista, pode ser são-paulino, pode ser flamenguista, pode ser qualquer coisa. Mas a única coisa que eu tô pedindo pra vocês é o seguinte: eu vejo todos os companheiros que estão aqui reclamar que tá difícil levar o povo pra rua. Tem gente que fala que precisa derrubar o Bolsonaro, tem gente que fala em impeachment. Veja, esse cidadão foi eleito. Democraticamente, nós aceitamos o resultado da eleição. Esse cara tem um mandato de quatro anos”, disse ele para a multidão.

Primeira-dama de Gravatá volta a ocupar palco oficial, dessa vez em Caruaru

A primeira-dama de Gravatá, Viviane Facundes, voltou a subir aos palcos na noite desta sexta-feira (5), durante o Festival Pernambuco Meu País, realizado em Caruaru. Ela participou de uma apresentação ao lado da cantora Alcione, em mais um momento que reacende o debate em torno de sua presença em eventos públicos de grande porte. O […]

A primeira-dama de Gravatá, Viviane Facundes, voltou a subir aos palcos na noite desta sexta-feira (5), durante o Festival Pernambuco Meu País, realizado em Caruaru. Ela participou de uma apresentação ao lado da cantora Alcione, em mais um momento que reacende o debate em torno de sua presença em eventos públicos de grande porte.

O registro foi do Panorama PE.

O episódio ocorre poucos meses após o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurar um procedimento preparatório eleitoral para investigar se Viviane estaria utilizando os palcos e ações da gestão municipal como forma de promoção pessoal e pré-campanha irregular à Assembleia Legislativa de 2026.

Ela participou de shows de artistas como Wesley Safadão, João Gomes e Limão com Mel, custeados com recursos municipais. Nesse caso de Caruaru, a promoção é do Governo de Pernambuco.

Na portaria, publicada no Diário Oficial em 11 de agosto, o órgão destacou que tais condutas podem configurar abuso de poder político, uso indevido de bem público e propaganda eleitoral antecipada, ainda que não haja pedido explícito de votos.

O caso também levou o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) a emitir alerta ao prefeito de Gravatá, Joselito Gomes (Avante), sobre possível promoção pessoal da esposa com verbas públicas.

Enquanto as investigações seguem, a participação de Viviane Facundes no palco com Alcione em Caruaru reforça que, apesar das críticas e da apuração em curso, a primeira-dama não pretende se afastar de sua paixão pela música — ainda que esse gesto continue a gerar repercussão política.