Notícias

Prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde busca recursos em Brasília para educação, saúde e esportes

Por André Luis

O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr. Ismael, cumpre agenda em Brasília com o objetivo de viabilizar investimentos para o município. As reuniões têm como foco a captação de recursos voltados às áreas de educação, saúde e esportes.

Durante a estadia na capital federal, o gestor visitou ministérios e participou de encontros com lideranças políticas. Entre as reuniões, esteve com o ministro Silvio Costa Filho e com Carlos Costa, acompanhado do ex-prefeito Tassio Bezerra.

Segundo Dr. Ismael, as pautas apresentadas buscam gerar investimentos concretos para o município. “Estamos trabalhando para abrir portas e conquistar novos investimentos que garantam avanços para a nossa gente. Educação, saúde e esportes são áreas prioritárias nessa nossa vinda”, afirmou.

Outras Notícias

Radialista sertanejo morre arrastado pela correnteza na Bahia

O radialista José Eduardo dos Santos, conhecido por Velho Zé, da Rádio Educadora de Belém do São Francisco, morreu após ser arrastado pela correnteza de um riacho no município de Chorrochó, na região Norte da Bahia. O acidente aconteceu no último sábado (03) quando ele e um amigo tentaram atravessar de motocicleta o Riacho Grande, sendo ambos arrastados […]

O radialista José Eduardo dos Santos, conhecido por Velho Zé, da Rádio Educadora de Belém do São Francisco, morreu após ser arrastado pela correnteza de um riacho no município de Chorrochó, na região Norte da Bahia.

O acidente aconteceu no último sábado (03) quando ele e um amigo tentaram atravessar de motocicleta o Riacho Grande, sendo ambos arrastados pela força das águas. O amigo do comunicador, que estava na garupa da moto, conseguiu ser resgatado com vida por populares, mas José Eduardo foi levado pelo riacho.

O corpo do radialista só foi encontrado na manhã desta segunda-feira (05), conforme informações da imprensa local. Ele tinha 42 anos e era um profissional bastante conhecido na região de Belém do São Francisco.  O corpo do profissional foi sepultado na noite de ontem em Belém do São Francisco. Em virtude das condições do corpo não houve velório.

A Rádio Educadora lamentou a morte do profissional nas redes sociais. “É com muito pesar que comunicamos o falecimento do nosso funcionário José Eduardo dos Santos (Velho Zé)”, escreveu.

Bancários decidem pelo fim da greve em vários estados

Após 21 dias de paralisação, bancários de vários estados decidem na noite desta segunda-feira (26) se encerram a greve da categoria, iniciada no dia 6 de outubro. Em vários estados, a paralisação chegou ao fim e os bancários vão retornar ao trabalho nesta terça-feira (27). A informação é do G1. A Federação Nacional dos Bancos […]

bancarios

Após 21 dias de paralisação, bancários de vários estados decidem na noite desta segunda-feira (26) se encerram a greve da categoria, iniciada no dia 6 de outubro. Em vários estados, a paralisação chegou ao fim e os bancários vão retornar ao trabalho nesta terça-feira (27). A informação é do G1.

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) propôs reajuste de 10%, em resposta à reivindicação de 16% da categoria. Assembleias acontecem nesta segunda-feira em todas as bases sindicais da categoria no país.

Os estados de Mato Grosso e Roraima rejeitaram a proposta dos bancos e decidiram manter a greve. Embora a tendência seja de fim da greve em todo o país, a decisão de cada assembleia regional é soberana.

Em Alagoas, além dos bancos privados, funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) também decidiram pelo fim da paralisação.

No Ceará, os funcionários dos bancos privados decidiram encerrar a greve. Os bancários do Banco do Nordeste (BNB) decidiram pela continuidade da paralisação. Os funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal seguem reunidos em assembleia.

Na Paraíba, os bancários de Campina Grande e região decidiram encerrar a greve.Em São Paulo, o sindicato do estado de São Paulo decidiu pelo fim da greve. Os bancários de Limeira também encerraram a greve. Segundo o sindicato da categoria, que engloba também a cidade de Iracemápolis (SP), as 34 agências públicas e privadas dos dois municípios já foram abertas nesta segunda-feira (26).

Os bancários de Sorocaba e região aprovaram fim da greve. As agências bancárias públicas e privadas do Alto Tietê também retomam o atendimento nesta terça. Em Piracicaba, São José do Rio Preto, Araçatuba e região , São Carlos, Araraquara e Rio Claro e região e Campinas a decisão também foi o fim da greve.

A última proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaba) ofereceu reajuste salarial de 10%, aplicáveis aos salários, benefícios e participação nos lucros, além de correção de 14% no vale-refeição e no vale-alimentação.

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), os bancos aceitaram também abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas. Assim, após a volta ao trabalho, os bancários irão compensar, no máximo, uma hora por dia útil, até o dia 15 de dezembro. Durante a paralisação, mais de 12 mil das 22.975 agências instaladas no país chegaram a fechar as portas para o público.
Premiação: Blog recebe reconhecimento de Associação Estadual

O blog recebeu esta manhã no Recife reconhecimento da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE) pela contribuição histórica para o meio no Estado. O Prêmio Blogueiros do Ano foi entregue no Auditório do Recife Plaza e contemplou produtores de conteúdo da mídia digital. “É um meio que tem crescido vertiginosamente. A internet vem […]

O blog recebeu esta manhã no Recife reconhecimento da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE) pela contribuição histórica para o meio no Estado.

O Prêmio Blogueiros do Ano foi entregue no Auditório do Recife Plaza e contemplou produtores de conteúdo da mídia digital.

“É um meio que tem crescido vertiginosamente. A internet vem crescendo na vida das pessoas. Esse é o primeiro prêmio no Estado que reconhece os blogs de Pernambuco. Os blogs são importantes na difusão de conhecimento e são contraponto às grandes redes, geridas por sete famílias no país” disse Lisandro Nascimento, Presidente da AblogPE.

Ele também destacou o quadro adverso, de ataque à democratização dos meios de comunicação e ameaça ao acesso à internet. “A gente precisa se posicionar e os blogs são importantes para isso”.

O evento também teve apresentação do novo layout e logo da Associação, assim como detalhes do planejamento para 2017, com coordenação de Paulo Fernando, Secretário de Imprensa dá AblogPE.

Criado em 2004, o blog é pioneiro em divulgar e debater notícias de Pernambuco a partir do Sertão do Estado, mas trazendo também as principais informações da cena Pernambucana.

É um dos mais lidos do estado segundo as principais ferramentas de pesquisa, com média de 10 mil acessos diários e ajuda a pautar a mídia televisiva, portais e emissoras de rádio em Pernambuco.

Com o amigo Pedro Araújo do PE Notícias, que também esteve presente no evento.

Na edição de lançamento deste Prêmio, três categorias foram selecionadas pela associação: Longevidade, para blogs que detém maior tempo de atuação até hoje; Expressão Digital, para Blogs que se destacam por boa audiência e inserção nas redes sociais e Pauta Cidadã, para blogs que se dedicam aos problemas urbanos e ligadas as reclamações das comunidades.

Afogados: começa hoje 11ª Feira Interativa de Conhecimento

Tem início nesta sexta (27) a Feira Interativa de Leitura e Conhecimento (FILCO) deverá levar alunos, professores, gestores escolares e a população em geral, para assistir as apresentações dos projetos de leitura desenvolvidos nas Escolas do município durante todo o ano. hoje, a partir das 16h, apresentam-se os alunos das Escolas Municipais Apresentação dos Centros de Educação […]

Tem início nesta sexta (27) a Feira Interativa de Leitura e Conhecimento (FILCO) deverá levar alunos, professores, gestores escolares e a população em geral, para assistir as apresentações dos projetos de leitura desenvolvidos nas Escolas do município durante todo o ano.

hoje, a partir das 16h, apresentam-se os alunos das Escolas Municipais Apresentação dos Centros de Educação Infantil Maria Genedi Magalhães, Evangelina de Siqueira e São Sebastião; e das Escolas Municipais do São João, José Rodrigues, Letícia de Campos Góes e Ana Melo.

No Sábado (28), a partir das 17h, também na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara, apresentam-se os alunos das Escolas Municipais Levino Cândido, Dom Mota, Padre Carlos Cottart, Domingos Teotônio, Maria Gizelda Simões, Francisca Lira, Petronila de Campos Góes e Geraldo Cipriano.

Bebê Prefeito – na abertura da FILCO haverá a cerimônia de entrega simbólica das chaves da cidade ao pequeno Jonathan Emanoel, primeiro bebê a nascer de parto normal em Afogados da Ingazeira durante a semana do bebê. Ele nasceu saudável, com 51 cm e 3,1kg. A família é da comunidade rural do Riacho da Onça.

O Vice-Prefeito, Alessandro Palmeira, acompanhou esta semana as primeiras vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde, tomadas pelo pequeno Jonathan. Na cerimônia, além da chave de Afogados, o bebê receberá um banner com sua foto, para recordação deste momento, e um kit com produtos de higiene e primeiros cuidados.

Sudene reforça importância da territorialização das políticas públicas para redução de desigualdades

Durante comemorações dos 60 anos do Ipea, foi realizada discussão sobre a nova política nacional para o desenvolvimento regional A territorialização das políticas públicas no Nordeste foi destaque da palestra do superintendente da Sudene, Danilo Cabral, durante a abertura das comemorações dos 60 anos do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), realizado na manhã de […]

Durante comemorações dos 60 anos do Ipea, foi realizada discussão sobre a nova política nacional para o desenvolvimento regional

A territorialização das políticas públicas no Nordeste foi destaque da palestra do superintendente da Sudene, Danilo Cabral, durante a abertura das comemorações dos 60 anos do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), realizado na manhã de hoje (17). A Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) foram apontados como avanço nas ações voltadas para a redução das desigualdades no país. 

Para Danilo Cabral, a PNDR é um marco na territorialização das políticas públicas, pois ela permite que as ações governamentais sejam adaptadas às especificidades de cada região, respeitando suas particularidades e promovendo um crescimento mais equilibrado. “Nosso desafio atual não é apenas manter esse pensamento estratégico, mas revisitá-lo constantemente, atualizando as políticas e analisando sua execução para garantir que estejam alinhadas com as realidades locais e com as metas de desenvolvimento regional de longo prazo”, afirmou. 

A definição de estratégias e ações, por exemplo, para a territorialização da Nova Indústria Brasil (NIB) foi apontada por Danilo Cabral como fundamental para o Nordeste. Ele apresentou o trabalho da Sudene para que cada uma das seis missões da nova política industrial brasileira tenha reverberação na Região, com oportunidades para os setores produtivos dos 11 estados da área de atuação da Autarquia. 

O superintendente da Sudene também destacou a retomada do protagonismo das instituições de planejamento no Brasil. “A volta do Ministério do Planejamento e o fortalecimento da Sudene como órgão de formulação regional, além da atuação de outras entidades federais, como o IBGE, são fundamentais para o desenvolvimento de uma agenda estratégica de longo prazo”, comentou. Danilo Cabral ressaltou a importância do planejamento estratégico, não apenas em ciclos curtos de quatro anos, mas com uma visão de futuro para o Brasil. Ele relembrou que órgãos como o IBGE, a Sudene e o próprio IPEA foram criados nas décadas de 1950 e 1960 com essa perspectiva de planejamento a longo prazo, e que agora essa pauta está sendo reativada.

Ele também falou da necessidade de territorializar as políticas públicas, especialmente no Nordeste, onde a Sudene desempenha um papel crucial. Segundo ele, o pensamento estratégico para o Brasil já está bem construído, embora precise ser constantemente atualizado e adaptado a cada território. O desafio atual, de acordo com o superintendente, é aplicar esse planejamento de forma eficiente e eficaz em cada região do país.

Agenda

Danilo Cabral, mais cedo, se reuniu com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para tratar sobre ações voltadas para o Nordeste e a pauta da próxima reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, prevista para o início de dezembro. Na data, serão debatidos temas como o volume de recursos para o FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste) e as prioridades para a aplicação do FDNE (Fundo de Desenvolvimento do Nordeste).