Notícias

Prefeito de Ingazeira diz que “ouviu população” para não realizar a Fecaprio

Por Nill Júnior

A justificativa do prefeito Lino Moraes para não realizar a Feira de Caprinos e Ovinos de Ingazeira –Fecaprio, pode até não ser levada a sério, mas que ele tem, ele tem.

Em contato com o blogueiro Junior Finfa, Lino disse que ouviu parte da população, secretários e o ex-prefeito Luciano Torres para decidir pela não realização da famosa feira.

E a justificativa estaria na celebração dos 300 anos da primeira missa do Pajeú, que foi realizada em Afogados da Ingazeira, com inauguração de um monumento para marcar a data.  “A prefeitura apoiará o e não terá dinheiro para os dois eventos”, tentou justificar.

Mas a justificativa não foi bem digerida e soou até como estratégia, envolvendo o apoio à Igreja para tentar acalmar a insatisfação dos criadores que construíram a feira por tanto tempo. Uma coisa ao final das contas nada tem a ver com outra.

“A celebração acontece em um dia. Lino teria outros 29 dias do mês de junho para realizar a Fecaprio”, disse um criador à produção do Rádio Vivo, apresentados por Anchieta Santos.

Outras Notícias

Óleo na PB 306, entre Lagoa da Cruz e Princesa Isabel

Quem trafega pela PB-306, entre a entrada do Povoado Lagoa da Cruz e Princesa Isabel, no Sertão Paraibano, deve redobrar a atenção. Isso porque, segundo informações, no trecho houve nesta terça-feira (27/12) um derramamento de óleo em parte da rodovia nas imediações da Granja Cascavel, que acabou ficando escorregadia. “Não impede o trânsito de veículos, […]

Quem trafega pela PB-306, entre a entrada do Povoado Lagoa da Cruz e Princesa Isabel, no Sertão Paraibano, deve redobrar a atenção.

Isso porque, segundo informações, no trecho houve nesta terça-feira (27/12) um derramamento de óleo em parte da rodovia nas imediações da Granja Cascavel, que acabou ficando escorregadia.

“Não impede o trânsito de veículos, mas aumenta a necessidade de atenção e velocidade reduzida”, disse um morador da região ao Blog do Aryel Aquino.

Nesta noite, acontece em Princesa Isabel a Festa de 147 anos de Emancipação Política da cidade, com os shows da Banda Forró das Antigas e a dupla Maiara e Maraisa.

Devido à programação, o fluxo de veículo deve aumentar e os condutores precisam ficar atentos no trecho onde aconteceu o derramamento de óleo.

Até o fechamento da matéria,  não havia informação sobre o motivo do derramamento do óleo.

Odacy Amorim retira pré candidatura ao governo

O Deputado Odacy Amorim confirmou a retirada do seu nome da condição de pré candidato do PT ao governo do Estado. Leia o que disse Odacy em nota: Como é do conhecimento de todos no PT e na sociedade, acredito bastante no protagonismo e na missão do nosso partido nessas eleições e, sobretudo, no papel […]

O Deputado Odacy Amorim confirmou a retirada do seu nome da condição de pré candidato do PT ao governo do Estado. Leia o que disse Odacy em nota:

Como é do conhecimento de todos no PT e na sociedade, acredito bastante no protagonismo e na missão do nosso partido nessas eleições e, sobretudo, no papel do presidente Lula, como candidato preferido da maioria do povo brasileiro, cuja liderança e força tem conseguido derrotar a manipulação e a perseguição política sem precedentes que está sofrendo.

Com essas posições, tenho feito a defesa da candidatura própria do PT ao Governo do Estado e por isso me coloquei à disposição do partido para essa disputa. Além disso, sou defensor da inocência de Lula, do seu direito à liberdade e da sua candidatura vitoriosa à presidente da república. Considero que essa é uma prioridade do povo brasileiro e pernambucano, do PT e do país e, nessa condição, deve orientar o nosso posicionamento partidário em todo o Brasil e, naturalmente, em Pernambuco.

Entendo, ainda, que esse é um momento que demanda unidade do PT de Pernambuco em qualquer das alternativas de táticas eleitorais que ao final for adotada, seja a candidatura própria que sempre defendi, ou seja a aliança que vem sendo tentada pela direção nacional do PT.

Para contribuir com essa unidade, estou retirando a minha pré-candidatura ao Governo do Estado. Em seguida a esse gesto, anuncio que vou, de um lado, me dedicar a disputa de um mandato de Deputado Federal e à defesa do PT e de Lula nessa campanha. De outro lado, vou contribuir com o diálogo interno para construir consensos e pactos no PT-PE, lutando para que eles contemplem – também e com prioridade – à região e o povo sertanejo que tenho o orgulho de representar na minha atuação política e que são a razão da minha militância.

Faço um gesto concreto acreditando que ele possa estimular a todos os petistas a adotar idêntico posicionamento e, com isso, construir uma unidade sólida e vencer os desafios e disputas que temos pela frente até outubro, bem como para assegurar a vitória que, tenho certeza, teremos na eleição nacional e estadual.

Armandinho confirma dobradinha com Fabíola Cabral

Deputada estadual no primeiro mandato vai tentar uma vaga na Câmara Federal Por André Luis O pré-candidato a deputado estadual Armadinho do Acordeon, confirmou em suas redes sociais, nesta quinta-feira (7), que fará dobradinha com a deputada estadual e pré-candidata a deputada federal, Fabíola Cabral. Ambos são do mesmo partido da pré-candidata ao Governo de […]

Deputada estadual no primeiro mandato vai tentar uma vaga na Câmara Federal

Por André Luis

O pré-candidato a deputado estadual Armadinho do Acordeon, confirmou em suas redes sociais, nesta quinta-feira (7), que fará dobradinha com a deputada estadual e pré-candidata a deputada federal, Fabíola Cabral.

Ambos são do mesmo partido da pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, Solidariedade.

“Com muita alegria, confirmo a aliança da minha pré-candidatura a deputado estadual com a da pré-candidata à deputada federal, Fabíola Cabral, parceira de partido e de vontade em transformarmos a vida dos pernambucanos”, anunciou Armadinho.

Armadinho tenta o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe. Já Fabíola está em seu primeiro mandato.  Foi eleita em 2018, com 41.857 votos.

“Conheço Fabíola e sei do seu trabalho como deputada estadual na Alepe. Nós acreditamos no mesmo jeito de fazer política, junto do povo. Ela é mulher, mãe, e, com toda certeza, será uma grande força para todos nós em Brasília”, destacou Armandinho.

Pernambuco amplia processamento de testes rápidos da Covid-19 para o Sertão

Foto: Miva Filho/SES-PE No próximo dia 31, começa a funcionar o primeiro centro de processamento de exames de biologia molecular (R-PCR) para detecção do vírus da Covid-19 do interior do Estado.  O trabalho será realizado no laboratório do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que já teve seu credenciamento efetivado […]

Foto: Miva Filho/SES-PE

No próximo dia 31, começa a funcionar o primeiro centro de processamento de exames de biologia molecular (R-PCR) para detecção do vírus da Covid-19 do interior do Estado. 

O trabalho será realizado no laboratório do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que já teve seu credenciamento efetivado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). 

A iniciativa é fruto de parceria entre a istituição federal com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Ministério da Educação (MEC), Prefeitura de Petrolina e parceiros privados. 

O convênio com o Governo de Pernambuco tem a duração de seis meses. A expectativa é que o laboratório, inicialmente, faça a análise de 30 amostras por dia, chegando a uma capacidade de 500 semanalmente.  

A Univasf cedeu toda a infra-estrutura e pessoal – professores e alunos ficarão responsáveis pelas análises – para que o trabalho pudesse ser efetivado.

“Essa parceria dará mais agilidade na liberação dos resultados dos pacientes da região, já que antes era preciso que as amostras fossem encaminhadas até o Lacen, no Recife, para o processamento. Além de diminuir as distâncias, essa é uma forma de fortalecer a universidade pública na produção de conhecimento, seja na graduação e pós-graduação seja em atividades de extensão e pesquisa”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

“Esta iniciativa foi possível a partir dos esforços da união, do Estado e do município, além da solidariedade de parceiros como o movimento Respira Vida. Com o credenciamento do nosso laboratório pelo Lacen, vamos conseguir processar o material coletado na região, dando celeridade e uma resposta mais rápida à população em geral, além da produção de conhecimento na nossa instituição. Alunos, professores e profissionais de outros setores da Univasf estarão empenhados  em dar sua contribuição para a sociedade nesse trabalho”, diz o presidente da Comissão de enfrentamento à Covid-19 da Univasf, Anderson Armstrong.

Na última quinta-feira (20), técnicos do Lacen-PE estiveram na cidade-sede da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres) capacitando a equipe da Univasf e fazendo a validação dos testes diagnósticos. 

No início da próxima semana, serão fechados os fluxos para recebimento das amostras e liberação dos resultados para o Estado. O secretário estadual de Saúde ainda lembra que essa descentralização faz parte do esforço do Estado para a testagem da população com sintomas sugestivos do novo coronavírus.

“Desde o início da pandemia, estamos investindo nos exames de biologia molecular, que é considerado o padrão ouro e que detecta a atividade viral em sua fase mais aguda, ou seja, quando a carga de transmissão do paciente está mais alta. Inicialmente, nosso foco era testar todos os pacientes graves e óbitos suspeitos, em um momento de grande escassez e busca por esse insumo no mercado nacional e internacional. Como o aumento da disponibilidade para compra, agora conseguimos ofertar o teste também para casos leves sintomáticos. Em breve, ainda colocaremos duas novas máquinas em funcionamento no Lacen, automatizando o processo e quadruplicando a capacidade de processamento”, pontua Longo. 

Além do RT-PCR, são ofertados na rede pública os testes rápidos, que têm menor sensibilidade, com um percentual de detecção em torno de 40%, além de detectar a atividade sorológica, portanto pacientes na fase final da doença, ou até mesmo já curados.

Testes rápidos

A primeira ampliação da testagem foi voltada para profissionais de saúde e segurança e seus contatos sintomáticos. Em seguida, foram beneficiados os trabalhadores de serviços essenciais e outros grupos prioritários. Atualmente, a testagem para a Covid-19 é ofertada para toda a população com sintomas gripais, mesmo que leves.

De acordo com a Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (Ivis), do Ministério da Saúde, Pernambuco é o sexto Estado do país que mais realizou exames do tipo RT-PCR no Brasil. 

A informação é relativa às amostras já processadas. De acordo com o boletim epidemiológico desta sexta-feira (21), já foram realizados no Estado 135.316 exames moleculares do tipo RT-PCR no Estado, sendo 83% deste montante no Lacen-PE e laboratórios conveniados ao Governo de Pernambuco. Isso representa 45% dos exames realizados no Estado, que chegou a mais de 298 mil, entre RT-PCR, sorologia e teste rápido.

Itapetim promove 1ª festa de Nossa Senhora da Conceição

A Prefeitura de Itapetim, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, promoveu na noite da última sexta-feira (09) a 1ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, no Povoado de Pimenteira do Ouro. Segundo a gestão municipal, o evento recebeu um bom público e contou com diversas atrações regionais, a exemplo de Doutorzin, Aldinho e Forró […]

A Prefeitura de Itapetim, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, promoveu na noite da última sexta-feira (09) a 1ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, no Povoado de Pimenteira do Ouro.

Segundo a gestão municipal, o evento recebeu um bom público e contou com diversas atrações regionais, a exemplo de Doutorzin, Aldinho e Forró Kceteiro, além da cantora Nanah Soares. Também houve apresentação do grupo de dança “Os Maurícios”, de Teixeira-PB.

Estiveram prestigiando a festa o prefeito Adelmo Moura, o vice-prefeito Chico de Laura, o secretário de Cultura Ailson Alves, o diretor Adjunto de Transportes, Alexandre Lopes, e os vereadores Romão da Piedade, Júnior de Diógenes e Lailton Brito.