Prefeito de Camaragibe defende candidatura de Fernando Bezerra Coelho
Por Nill Júnior
O prefeito de Camaragibe Jorge Alexandre (PSDB) defendeu nesta terça-feira (17/12) a candidatura de Fernando Bezerra Coelho ao Governo do Estado em 2014. O gesto de apoio ocorreu durante a entrega do título de cidadão camaragibense ao ex-ministro da Integração Nacional, na Câmara de Vereadores do município.
Para um auditório lotado por parlamentares e lideranças políticas locais, o gestor tucano elogiou a atuação de Fernando Bezerra à frente do Ministério e lembrou da liberação de recursos para a reforma do Mercado Público da cidade.
“São gestores como ele que nosso estado precisa para continuar com o desenvolvimento que o governador Eduardo Campos iniciou na história de Pernambuco. Eu tenho dito sim para tudo e para todos que queiram o desenvolvimento de nossa cidade. E Camaragibe diz sim à candidatura do ministro Fernando Bezerra a governador do Estado de Pernambuco.”
Fernando Bezerra agradeceu a homenagem e lembrou que Pernambuco está caminhando no rumo certo. “Pernambuco cresce mais que o Brasil, graça ao trabalho liderado pelo governador Eduardo Campos. Temos que continuar neste trilho, para que possamos avançar ainda mais”, disse Fernando Bezerra Coelho.
Nesta sexta-feira (13), às 15h, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitam, em Cabo de Santo Agostinho (PE), as obras de expansão de uma fábrica do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que produz medicamentos para o SUS. Localizada no Complexo Industrial Portuário de Suape, a nova unidade […]
Nesta sexta-feira (13), às 15h, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitam, em Cabo de Santo Agostinho (PE), as obras de expansão de uma fábrica do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que produz medicamentos para o SUS. Localizada no Complexo Industrial Portuário de Suape, a nova unidade deve ampliar sua capacidade de produção, contribuindo para o fortalecimento da soberania sanitária do Brasil.
A agenda integra o fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), inserida no contexto da Nova Indústria Brasil (NIB). O objetivo é aumentar a produção nacional de medicamentos, vacinas e equipamentos médicos, reduzindo a dependência do mercado internacional.
SERVIÇO
Visita às obras de fábrica do Aché Laboratório Farmacêutico
Com o presidente Lula e o ministro Alexandre Padilha
🗓️ Data: 13/02/2025 (sexta-feira)
⏰ Horário: 15h
📍 Local: Rodovia PE-009, Km 30,8, na Praça do Pedágio P-01, município do Cabo de Santo Agostinho – PE.
O presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, estará em Petrolina, no próximo dia 20, às 18h, na Câmara de Vereadores, para anunciar a filiação e a pré-candidatura do jornalista Carlos Britto a uma vaga na Câmara Federal. Para Anderson, a chegada de Britto representa um novo ciclo para o partido no interior. “Estamos consolidando o […]
O presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, estará em Petrolina, no próximo dia 20, às 18h, na Câmara de Vereadores, para anunciar a filiação e a pré-candidatura do jornalista Carlos Britto a uma vaga na Câmara Federal.
Para Anderson, a chegada de Britto representa um novo ciclo para o partido no interior. “Estamos consolidando o crescimento do PL no Sertão. Esse novo quadro terá papel fundamental na expansão da legenda em toda a região, com carta branca para construir alianças e fortalecer uma chapa competitiva e estruturada. É um nome que chega para mudar a história do PL no Sertão”, declarou.
O presidente do PL ainda afirmou que será inédita a dobradinha para representar o Sertão no Congresso e na Assembleia Legislativa. “Nós acreditamos nas pré-candidaturas de Carlos Britto para deputado federal compondo com Lara Cavalcanti para deputada estadual. O sertão terá voz ativa no debate e uma atuação que fará o nosso partido crescer ainda mais nessa região”, destacou Anderson.
A Prefeitura de Tabira oficializou a abertura do Ano Letivo de 2026 durante o Encontro Pedagógico realizado na quarta-feira (11). No evento, a gestão municipal anunciou o envio de um projeto de lei à Câmara de Vereadores para garantir bonificação financeira a educadores da rede pública. A medida beneficia 15 professores do 2º ano pelo […]
A Prefeitura de Tabira oficializou a abertura do Ano Letivo de 2026 durante o Encontro Pedagógico realizado na quarta-feira (11). No evento, a gestão municipal anunciou o envio de um projeto de lei à Câmara de Vereadores para garantir bonificação financeira a educadores da rede pública.
A medida beneficia 15 professores do 2º ano pelo desempenho na Avaliação de Fluência Leitora e outros 12 profissionais integrantes do projeto “Rede Que Lê”. Cada educador homenageado deve receber um bônus equivalente a um salário mínimo.
O anúncio ocorre em um contexto de avanços nos indicadores educacionais do município. Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, 82% dos estudantes do 2º ano atingiram o nível de leitura fluente em 2025. “Esse resultado é fruto de dedicação, compromisso e amor pela educação”, afirmou o prefeito Flávio Marques.
Para a secretária de Educação, Aracelis Batista, o foco está na construção coletiva do ambiente escolar. “A educação de Tabira avança porque é construída por muitas mãos. Que este seja um ano de ainda mais aprendizado e transformação”, declarou a gestora durante o acolhimento aos servidores no Tabira Campestre Clube.
A programação do encontro incluiu a apresentação das novas equipes de coordenação e palestras sobre inteligência emocional no cotidiano escolar. As atividades de planejamento pedagógico seguem nesta quinta-feira (12), na Escola Municipal Dona Toinha, preparando a rede para o início das aulas, previsto para o dia 23 de fevereiro.
No meu comentário para o Jornal Itapuama desta quinta-feira (12), analiso os números da pesquisa do Instituto Múltipla, divulgada pelo meu blog para o Governo do Estado. Quem sobe, quem desce e o que esses dados revelam sobre a temperatura das ruas e as estratégias dos partidos? O prefeito do Recife, João Campos, do PSB, […]
No meu comentário para o Jornal Itapuama desta quinta-feira (12), analiso os números da pesquisa do Instituto Múltipla, divulgada pelo meu blog para o Governo do Estado.
Quem sobe, quem desce e o que esses dados revelam sobre a temperatura das ruas e as estratégias dos partidos?
O prefeito do Recife, João Campos, do PSB, lidera as intenções de voto na primeira pesquisa Múltipla com a corrida ao Governo de Pernambuco em 2026.
No cenário estimulado de primeiro turno, ele tem 42% contra 29% da governadora e candidata a reeleição, Raquel Lyra. Eduardo Moura marca 4% e Ivan Moraes, 2%. Brancos, nulos, indecisos e os que não opinaram somam 23%.
Na pergunta espontânea, João tem 20%, seguido por Raquel Lyra, com 18%. O percentual de indecisos é de 23%, e 28% não opinaram. No confronto direto de provável segundo turno, João Campos tem 47%, enquanto Raquel Lyra registra 32%.
Comparativo com pesquisa anterior
Em novembro, no primeiro cenário, João Campos tinha 47%. Agora tem 42%. Já a governadora Raquel Lyra tinha 27%. Agora, tem 29%. Na simulação de segundo turno, em novembro, João tinha 52%. Agora caiu a 47%. Raquel tinha 29%. Foi a 32%.
Comarcas do Sertão não atraíram magistrados para transferência; TJPE faz manobras para manter atendimento jurídico na região A dificuldade do Judiciário em fixar magistrados em cidades do interior de Pernambuco ganhou um novo capítulo nesta semana. O Diário da Justiça Eletrônico do TJPE, publicado em 12 de fevereiro de 2026, revelou que os editais de […]
Comarcas do Sertão não atraíram magistrados para transferência; TJPE faz manobras para manter atendimento jurídico na região
A dificuldade do Judiciário em fixar magistrados em cidades do interior de Pernambuco ganhou um novo capítulo nesta semana. O Diário da Justiça Eletrônico do TJPE, publicado em 12 de fevereiro de 2026, revelou que os editais de remoção para as comarcas de Tabira e Triunfo terminaram sem nenhum candidato inscrito. Na prática, isso significa que nenhum juiz que já atua no estado manifestou desejo de se transferir para assumir as vagas titulares nessas cidades.
O cenário força a cúpula do Tribunal de Justiça a recorrer a “soluções de remendo”, como as designações cumulativas, onde um único magistrado precisa se desdobrar para atender várias unidades ao mesmo tempo.
O Vazio nas comarcas de 1ª Entrância
O Ato nº 481/2026, assinado pelo presidente do TJPE, desembargador Francisco Bandeira de Mello, oficializou o que o tribunal chama de “Editais sem Concorrência”. Entre os cargos vagos que não despertaram interesse por parte dos juízes no período de 3 a 9 de fevereiro, destacam-se:
Tabira (Vara Única): O edital de remoção por merecimento não teve interessados.
Triunfo (Vara Única): A comarca também integra a lista de unidades que permanecem sem um titular fixo após o processo de movimentação na carreira.
Além delas, cidades como Alagoinha e Floresta enfrentam o mesmo problema. Quando esses editais ficam desertos, as vagas são automaticamente destinadas à nomeação de novos juízes vindos de concursos públicos, processo que costuma ser mais demorado.
Solução de emergência: o juiz “multitarefa”
Para que a população de Tabira e região não fique sem acesso à Justiça, o TJPE publicou a Portaria nº 473/2026. O documento designa o magistrado João Paulo dos Santos Lima para uma jornada de trabalho intensificada. Atualmente titular em Altinho, o juiz já estava em exercício provisório em Tabira e agora terá que acumular mais uma função:
Acúmulo: Responderá, de forma remota e excepcional, pela Central Especializada de Garantias com sede em Afogados da Ingazeira.
Impacto para o cidadão
A falta de um juiz titular residente na comarca pode impactar o ritmo dos processos e a realização de audiências presenciais. Embora o TJPE utilize ferramentas de julgamento remoto e núcleos 4.0 para agilizar as decisões, a ausência de concorrência para essas vagas no Sertão acende um alerta sobre a necessidade de incentivos para que magistrados se fixem em cidades distantes da Região Metropolitana.
Você precisa fazer login para comentar.