Prefeito Arquimedes vai usar o 3º FEM para construir Ponte sobre o Rio Pajeú em Itapetim
Por Nill Júnior
Reconhecendo que a AMUPE tem desempenhado um papel importante na defesa dos municípios, o Prefeito de Itapetim Arquimedes Machado elogiou a realização do 2º Congresso Pernambucano dos Municípios. Falando a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM, Arquimedes fez críticas à redução de repasses do Governo Federal as Prefeituras, ao que definiu como descaso.
A respeito do FEM, o gestor de Itapetim destacou o investimento em obras de convivência com a seca em 2013, obras estruturadoras como ponte, pavimentação e praça em 2014.
Sobre o 3º FEM oficializado pelo Governador Paulo Câmara, Arquimedes disse que já definiu o que fazer. O prefeito declarou que a expansão de Itapetim só tem hoje dois caminhos: de um lado a saída para São José do Egito e o outro para São Vicente. Daí o caminho será construir uma ponte sobre o Rio Pajeú, onde fará a desapropriação de um terreno para construção de novas casas.
Chuva forte não livrou Itapetim do carro pipa : Ao registrar 78 milímetros na semana passada, Itapetim foi beneficiada com a maior chuva dos últimos três anos, de acordo com informação do Prefeito Arquimedes Machado. Na zona rural os açudes receberam bastante água e a situação de pasto para os animais melhorou. Enquanto isso, na cidade o quadro não foi alterado. O abastecimento com carro pipa continua.
Blog conheceu a FIS, que organiza evento sobre potencialidades do Pajeú em novembro Em visita de cortesia ontem, este blogueiro conheceu de perto as instalações dessa que é a maior instituição de ensino superior do Pajeú, considerando o número de cursos, estrutura física e equipamentos: impressiona a dimensão da FIS – Faculdade de Integração do […]
Blog conheceu a FIS, que organiza evento sobre potencialidades do Pajeú em novembro
Em visita de cortesia ontem, este blogueiro conheceu de perto as instalações dessa que é a maior instituição de ensino superior do Pajeú, considerando o número de cursos, estrutura física e equipamentos: impressiona a dimensão da FIS – Faculdade de Integração do Sertão, que fica às margens da BR 232, em Serra Talhada.
Criada em 2003, a FIS tem uma gestão eficiente, presença acadêmica na comunidade e alunos de várias cidades do Sertão de Pernambuco e da Paraíba. Catorze anos depois de criada, tem mais de 2.200 alunos, vários cursos de referência e parcerias que dotam a estrutura de um Núcleo de Apoio Jurídico, Procon, Defensoria Pública, além de acesso a serviços na área de fisioterapia, por exemplo, como parte das atividades do curso.
Curso de Odonto aguarda aprovação do MEC: estrutura pronta
Auditório com capacidade para mais de 1.000 lugares
Falando em cursos, são onze ao todo: Direito, Administração, Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Logística, Rede de Computadores, Segurança do Trabalho, Engenharia Civil e Construção de Edifícios. Engatilhado o curso de Odontologia, aguardando apenas certificação do MEC para iniciar as atividades. Detalhe: todos os equipamentos do curso já estão prontos. Se o Ministério o autorizasse hoje, amanhã já poderia funcionar.
A estrutura dos cursos aliás, chama muito a atenção. Além das salas de aula e espaços para os professores, uma biblioteca de primeiro mundo, um auditório para mais de mil pessoas, acessibilidade plena, recursos de ponta para todos os cursos e um edifício da dimensão da necessidade para tantas cadeiras faz da Faculdade referencial não apenas na região. Não é comum ver tamanha estrutura Nordeste afora.
Professores, Luiz Melo e Arijaldo Carvalho (Revista Movimentto)
O diretor-presidente da Sociedade de Ensino Superior de Serra Talhada (Sest) e diretor acadêmico da Faculdade de Integração do Sertão (FIS), Luís Pereira de Melo Júnior, em evento recente. A FIS recebeu votos de aplauso da Alepe, entre outras comendas
A visita foi guiada por professores e pelo diretor-presidente da Sociedade de Ensino Superior de Serra Talhada (Sest) e diretor acadêmico da Faculdade de Integração do Sertão (FIS), Luís Pereira de Melo Júnior. “É muito comum receber gente do MEC aqui e ver uma impressão antes e outra depois da visita. Antes, ainda alimentam aquela imagem do Sertão árido. Depois, saem nos parabenizando pela estrutura”, conta.
A FIS prepara-se para sediar dias 10 e 11 de novembro o Seminário “Sertão do Pajeú e suas potencialidades. Além do encontro que reunirá debatedores da cadeia econômica da região e do Estado, haverá homenagem a 50 personalidades da economia, cultura, educação e empreendedorismo na região.
Foi publicada nesta sexta-feira (13), a lista das matrículas efetivadas nos cursos do Campus do IFPE em Afogados da Ingazeira, dentre os candidatos aprovados na chamada regular do Processo de Ingresso IFPE 2023.1. Confira o resultado preliminar das matrículas para os cursos do Campus do IFPE/Afogados. Candidatos com a matrícula efetivada podem aguardar o início […]
Foi publicada nesta sexta-feira (13), a lista das matrículas efetivadas nos cursos do Campus do IFPE em Afogados da Ingazeira, dentre os candidatos aprovados na chamada regular do Processo de Ingresso IFPE 2023.1.
Candidatos com a matrícula efetivada podem aguardar o início das aulas. Candidatos cuja situação de matrícula consta como “não efetivada” poderão apresentar recurso entre as 6h da segunda-feira (16) até as 20h da terça-feira, dia 17, pelo site ingresso.ifpe.edu.br.
A publicação do resultado final das matrículas da chamada regular, após a fase de interposição de recursos, está prevista para as 17h da quarta-feira (18).
A primeira reclassificação, com a convocação dos próximos candidatos da lista de espera nos cursos em que houver sobra de vagas, está prevista também para a quarta-feira (18).
A matrícula obrigatória dos convocados na primeira reclassificação será entre os dias 19 e 25 de janeiro, de forma online pelo site ingresso.ifpe.edu.br, conforme as regras do Edital de Matrícula.
O cronograma completo da fase de matrículas e todas as regras desta etapa do Processo de Ingresso 2023.1 estão no Edital de Matrícula (consulte aqui).
O vereador Saulo de Zé de Pedro negou que esteja envolvido na articulação do impeachment do prefeito Aleudo Benedito, de Serrita. O parlamentar ainda acusa o jurídico do prefeito de criar e divulgar a narrativa de golpe. O parlamentar é filho da vice-prefeita, Sônia Maria Martins de Souza, que rompeu recentemente com o prefeito. “É falsa […]
O vereador Saulo de Zé de Pedro negou que esteja envolvido na articulação do impeachment do prefeito Aleudo Benedito, de Serrita.
O parlamentar ainda acusa o jurídico do prefeito de criar e divulgar a narrativa de golpe. O parlamentar é filho da vice-prefeita, Sônia Maria Martins de Souza, que rompeu recentemente com o prefeito.
“É falsa a informação. Como é de conhecimento de todos, a câmara de Vereadores de Serrita, recebeu em dezembro de 2022, antes do recesso, uma denúncia contra o preeito”.
Ele destacou ainda que a denúncia não foi anônima, e negou que tenha articulado junto a quem a fez a iniciativa. “Portanto fica provado que o denunciante não sou eu. Não consta em nenhuma linha o meu nome na denúncia”, concluiu.
A campanha da candidata à reeleição Márcia Conrado acusou o Deputado Estadual Luciano Duque de agressão verbal no intervalo do encontro, promovido pela Rádio Cultura. Leia o que colocou a campanha da petista em nota: Descontrolado, o deputado estadual Luciano Duque partiu para agredir a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, seu esposo, Breno Araújo, […]
A campanha da candidata à reeleição Márcia Conrado acusou o Deputado Estadual Luciano Duque de agressão verbal no intervalo do encontro, promovido pela Rádio Cultura. Leia o que colocou a campanha da petista em nota:
Descontrolado, o deputado estadual Luciano Duque partiu para agredir a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, seu esposo, Breno Araújo, e assessores durante debate da Rádio Cultura FM nesta quarta-feira, 11 de setembro. O momento aconteceu durante o intervalo do programa.
Nas imagens, Duque vai para cima de Márcia, que no momento se encontra de costas para ele. O parlamentar bate suas mãos violentamente na mesa da Câmara de Vereadores, onde foi realizado o evento. Ao lado de Duque aparece sua esposa, Karina Rodrigues, gargalhando, parecendo concordar com toda a situação.
Nesse momento, Breno Araújo aparece e tenta entender a situação, Luciano volta para a mesa e distribui mais agressões. É quando o candidato Miguel Duque chega em cena e fica ao lado do pai, apoiando os insultos.
No momento, foi necessário que a organização da Rádio Cultura solicitasse o apoio da Polícia Militar de Pernambuco para acalmar os ânimos do deputado. Na volta do debate, o mediador, Nill Junior, fez uso da palavra e pediu respeito entre os candidatos.
Na manhã desta sexta-feira (21), o prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves (PSDB-PE), participou da assembleia do SISAR (Sistema Integrado de Saneamento Rural) na Câmara Municipal de Vereadores em Afogados da Ingazeira, juntamente com os secretários de Viação, Obras e Serviços Públicos, Fábio Torres, e de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Rogério Lins. O encontro […]
Na manhã desta sexta-feira (21), o prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves (PSDB-PE), participou da assembleia do SISAR (Sistema Integrado de Saneamento Rural) na Câmara Municipal de Vereadores em Afogados da Ingazeira, juntamente com os secretários de Viação, Obras e Serviços Públicos, Fábio Torres, e de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Rogério Lins.
O encontro teve início às 9h no auditório da Câmara e contou com a presença de Mauro Lacerda, da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco, de Alessandro Palmeira, prefeito de Afogados da Ingazeira e Aline Karina, prefeita de Itapetim.
A reunião foi promovida pelo SISAR e teve como objetivo discutir os avanços no saneamento rural da região. O município de Iguaracy já foi contemplado anteriormente com dois sistemas de abastecimento: um para o Barro Branco e outro para Juá e adjacências.
O prefeito Dr. Pedro Alves destacou a importância dos investimentos em saneamento para a melhoria da qualidade de vida da população. “Esses sistemas são essenciais para garantir água potável e condições dignas de higiene para nossos cidadãos”, afirmou.
“A assembleia também serviu como um espaço para troca de experiências e planejamento conjunto entre os municípios participantes do SISAR, reforçando a colaboração em projetos que visam o desenvolvimento sustentável e a preservação dos recursos hídricos na região”, defendeu a assessoria de comunicação.
Você precisa fazer login para comentar.