Notícias

Prédio desaba no Janga e pessoas são soterradas

Por Nill Júnior

Pessoas ficaram feridas no acidente, e há crianças desaparecidas entre os escombros. Testemunhas dizem que prédio havia sido interditado e invadido.

Parte de um prédio tipo caixão desabou no bairro do Janga, em Paulista, no Grande Recife, na manhã desta sexta-feira (7). De acordo com testemunhas, pessoas foram soterradas pelos escombros do edifício e ficaram feridas, e crianças estão desaparecidas entre os destroços. O Corpo de Bombeiros procuram “múltiplas vítimas”.

O Corpo de Bombeiros disse que foi acionado por volta das 6h35. O prédio que desabou é o bloco D7 do Conjunto Beira-Mar e fica na Rua Dr. Luiz Inácio de Andrade Lima. Oito viaturas foram enviadas ao local.

O prédio, segundo moradores, estaria interditado por ordem judicial, e, devido à falta de vigilância, foi invadido e reocupado em 2012. Uma mulher que não se identificou disse que a irmã, chamada Maria da Conceição, morava no edifício com os filhos.

“A gente invadiu aí porque não tinha onde morar. Minha irmã e os filhos dela estavam lá. Moravam cinco filhos com ela aí, e ela ainda estava tomando conta dos três netos, mas eles ainda viriam agora de manhã. Eu moro de lado do prédio. A gente está sem notícia dela”, disse.

O despachante Jailson Júnior presenciou o momento em que o prédio caiu. “Eu trabalho no terminal de ônibus do Conjunto Beira-Mar, aqui do lado. Havia pessoas soterradas lá embaixo, inclusive uma placa [de concreto] caída em cima de crianças. Está todo mundo aqui, Samu, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros”, disse.

Em abril deste ano, uma parte do Edifício Leme desabou em Jardim Atlântico, Olinda. O acidente deixou seis mortos e cinco feridos. O prédio, do tipo caixão, estava interditado desde 2000, por causa de problemas de segurança. Entretanto, foi reocupado.

Outras Notícias

Representando a CNM, Patriota faz palestra no Chile sobre desenvolvimento sustentável

Debater o andamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esse foi o propósito de uma oficina na cidade chilena de Viña del Mar, finalizada nesta quinta (26). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) esteve presente. Quem representou a entidade foi um de seus diretores, José Patriota, também Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) e […]

Debater o andamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esse foi o propósito de uma oficina na cidade chilena de Viña del Mar, finalizada nesta quinta (26). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) esteve presente.

Quem representou a entidade foi um de seus diretores, José Patriota, também Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) e Prefeito de Afogados da Ingazeira. Na ocasião, ele falou sobre a atuação da CNM ao incentivar os gestores brasileiros a se engajarem com a Agenda 2030. Patriota representa a CNM na Comissão Nacional para os ODS (CNODS) da Presidência da República.

Resultado – A oficina teve a participação de mais de 50 pessoas, representando pelo menos oito países da América Latina. Como um dos resultados, os prefeitos presentes assinaram a Declaração de Viña del Mar, acordo firmando o compromisso dos ali presentes com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promovida pela Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações (FLACMA), a oficina contou com a parceria da Organização Mundial Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), da Associação Chilena de Municípios (AChM) e da Articulação de Redes Territoriais do Programa das Nações Unidas (Pnud).

Encontro – em um dos diversos encontros bilaterais que o evento propiciou, o Prefeito José Patriota reuniu-se com o Presidente da Associação Chilena de Municípios, Luís Felipe Delpin. Convidado por Patriota, o Presidente da AChM confirmou sua presença no 5º Congresso Pernambucano de Municípios, a ser realizado nos próximos dias 05 e 06 de Abril.

Prefeito não entrega farda e na prefeitura ninguém arrisca outra promessa

por Anchieta Santos De promessa não cumprida vive o governo do Prefeito Sebastião Dias em Tabira. A última promessa feita pelo gestor no microfone da Rádio Cidade FM foi de que até ontem dia 21 de outubro entregaria o fardamento completo dos garis. Não entregou. O gestor viajando não foi localizado e o Secretário de […]

0

por Anchieta Santos

De promessa não cumprida vive o governo do Prefeito Sebastião Dias em Tabira. A última promessa feita pelo gestor no microfone da Rádio Cidade FM foi de que até ontem dia 21 de outubro entregaria o fardamento completo dos garis. Não entregou.

O gestor viajando não foi localizado e o Secretário de Obras Mário Amaral usado em outras oportunidades para fazer a mesma promessa não atendeu o celular. Resta saber qual será a próxima promessa do poeta.

Afogados da Ingazeira: aberta a votação para escolha do homenageado do Carnaval 2016

Por André Luis A partir de hoje (11) está aberta votação popular para a escolha do homenageado do carnaval 2016 de Afogados da Ingazeira. A Secretaria de Cultura do município indicou alguns nomes para que a população possa escolher. A votação deve ser feita na Rádio Pajeú até a próxima quinta-feira dia 14. Os ouvintes […]

carnaval_2016Por André Luis

A partir de hoje (11) está aberta votação popular para a escolha do homenageado do carnaval 2016 de Afogados da Ingazeira. A Secretaria de Cultura do município indicou alguns nomes para que a população possa escolher.

A votação deve ser feita na Rádio Pajeú até a próxima quinta-feira dia 14. Os ouvintes podem indicar outros nomes fora da relação, mas só serão considerados válidos se o indicado ainda não tiver sido homenageado em carnavais passados.

Os três nomes mais votados durante os dias de vigência, irão para uma nova fase final, onde o ganhador sairá de escolha realizada na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara no dia 16, que será iniciada as 07h.

Os nomes sugeridos pela Secretaria são: Seu Sena, Dona Rosilda, Dona Ivete, Elias Mendes, Yane Marques, Lino da Celpe e Bosco de Augusto (músico).

Já foram homenageados no carnaval afogadense Ivo Januário (2006), Chagas (2007), Genésio da Burrinha (2008), Dinamérico Lopes (2009), Zé Coió (2010), Mestre Biu (2011), Luzinete Tavares (2012), Mariinha (2013), Lobsan (2014) e Edgley Brito (2015).

Em São José do Egito, aumenta movimentação em torno de 2024

O prefeito de São José do Egito,  Evandro Valadares voltou a negar ao blog que o atual vice,  Eclérinston Ramos,  tenha desistido da disputa à prefeitura. Ele segue, segundo Valadares,  disputando a vaga de candidato com o prefeito de Ouro Velho,  Augusto Valadares. Essa semana, a notícia ganhou alguns interlocutores e o blog buscou checar a […]

O prefeito de São José do Egito,  Evandro Valadares voltou a negar ao blog que o atual vice,  Eclérinston Ramos,  tenha desistido da disputa à prefeitura.

Ele segue, segundo Valadares,  disputando a vaga de candidato com o prefeito de Ouro Velho,  Augusto Valadares.

Essa semana, a notícia ganhou alguns interlocutores e o blog buscou checar a informação. “Eles vão se revolver par decidir quem é o candidato”, disse Evandro.

Enquanto isso, na oposição, dia 28 próximo, Zé Marcos,  Romério Guimarães,  Fredson Brito, João de Maria e vereadores do grupo se reúnem pra definir quem vai disputar a prefeitura pelo bloco.

Há uma tendência pela preferência em toro do ex-prefeito e ex-deputado José Marcos de Lima, com o empresário Freson sendo defendido por alguns como um bom nome para a vice.

Abertura oficial da IV Feira do Empreendedorismo bate recorde de público

Evento contou com mais de 150 expositores e 117 estandes de várias áreas da economia Recorde de público. Foi assim a noite de abertura da IV Feira do Empreendedorismo em Afogados da Ingazeira, que aconteceu nesta quarta (28), atraindo um público de quase 15 mil pessoas e que surpreendeu visitantes diante da variedade de produtos […]

Cláudio Gomes

Evento contou com mais de 150 expositores e 117 estandes de várias áreas da economia

Recorde de público. Foi assim a noite de abertura da IV Feira do Empreendedorismo em Afogados da Ingazeira, que aconteceu nesta quarta (28), atraindo um público de quase 15 mil pessoas e que surpreendeu visitantes diante da variedade de produtos e serviços oferecidos, como revela Lívia Amorim, professora em Carnaíba, que veio prestigiar o evento.

“Estou surpresa com tanto estande bonito, atrativo e pela variedade de serviços, sem falar nas bancas e no espaço do Território Vivo. É, sem dúvida, uma feira para ficar na história da cidade”, conta a professora.

De acordo com o Sebrae, este ano o evento contou com 117 stands e mais de 150 empreendedores se apresentando. “Buscamos oferecer espaço a todas as áreas, com a Arena Gastronômica, Arena de Negócios Território Vivo, Espaço do Sebrae (palestras), além dos estandes e barracas. Foi uma feira muito bem organizada e executada a fim de fomentar o negócio na região”, explica Leila Monte, Analista da Unidade do Sebrae no Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica.

As atrações culturais tiveram início pontualmente às 18h, com a Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara já com grande público. As crianças da Escola Dom Hélder, o Balé Semearte e os jovens da Orquestra Sanfônica de Carnaíba, foram os primeiros a se apresentarem. Em seguida, deu-se início à solenidade oficial de abertura, que contou com as presenças do Prefeito José Patriota, Vice-prefeito Alessandro Palmeira e dos Vereadores: Igor Mariano, Augusto Martins, Raimundo Lima, Luiz Gonzaga, Franklin Nazário.

Também estiveram presentes Heleno Mariano, coordenador da Ciretran; Professor Ezenildo, diretor do IFPE, e as entidades parceiras na realização do evento, como o SEBRAE, representado pelas analistas Ana Paula Santos e Leila Monte, e SENAC, representado por Suzany Ribeiro. O CDL Afogados foi representado pelo seu Presidente, Glauco Queiroz.

Em seu discurso, o Prefeito José Patriota destacou a ousadia e a criatividade do empreendedor Afogadense, que tem sido parceiro fundamental para o êxito das políticas públicas municipais direcionadas ao empreendedorismo. “Eu só tenho a agradecer aos nossos empreendedores. Sem eles, nada disso seria possível. A ação da Prefeitura, da nossa sala do empreendedor, só tem eficácia e só tem alcançado esse sucesso porque nossos empreendedores também assumiram essa ideia,” destacou o Prefeito José Patriota.

A noite terminou ao som do bom e tradicional forró pé-de-serra, com o cantor afogadense Lindomar Souza.

Nesta quinta (29), a programação começa pela manhã, no IF-PE, com rodadas de negócios para os segmentos de beleza, gastronômico e da agricultura familiar. À noite, na Praça Arruda Câmara, a partir das 18h, apresentam-se grupos de capoeira (Cordão de Ouro), aula de zumba com a academia Estação Atlética, aula de ritmos com estudantes de educação física da UNIP, Academia Xtreme (funcional), Academia Falcon (Step and Jump) e apresentação dos atletas do Chikão team jiu-jitsu. E, a partir das 19h, acontece a tradicional feira de negócios.