Notícias

Policiais Civis irão decidir na próxima terça se irão paralisar no Carnaval 2020

Por André Luis
Foto: Reprodução

A categoria realizou uma assembleia nesta sexta-feira (14) para decidir os próximos passos

Rute Arruda/JC Online

Na próxima terça-feira (18), policiais civis de Pernambuco irão se reunir em uma assembleia, que será realizada no Palácio do Campo das Princesas, para decidirem se irão paralisar as atividades durante o Carnaval 2020. O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) realizou uma assembleia geral nesta sexta-feira (14) para definir os rumos da campanha salarial da categoria.

Em nota, o Sinpol informou que “vinha investido no diálogo como principal estratégia de negociação com o governo. Mas, diante da falta de propostas concretas por parte da gestão estadual, e dos vários prejuízos a que a categoria vem sendo submetida, inclusive com perdas salariais, o movimento começou a endurecer suas ações”.

Passeata

Antes da assembleia, na terça-feira (18), será realizada uma grande passeata, que sairá do Sinpol, localizado no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, às 10h, até o Palácio do Campo das Princesas.

Outras Notícias

Delegado Israel: “o sonegador não é Wellington”

O Delegado Israel Rubis afirmou em um vídeo nas redes sociais que o ex-deputado Zeca Cavalcanti é que teve seu nome em uma “vergonhosa lista de deputados sonegadores de impostos da Receita Federal, segundo dados da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional”. O vídeo gravado em resposta a vereadora Zirleide Monteiro, que na sessão de ontem […]

O Delegado Israel Rubis afirmou em um vídeo nas redes sociais que o ex-deputado Zeca Cavalcanti é que teve seu nome em uma “vergonhosa lista de deputados sonegadores de impostos da Receita Federal, segundo dados da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional”.

O vídeo gravado em resposta a vereadora Zirleide Monteiro, que na sessão de ontem da Câmara chamou a chapa de Wellington e Israel de “sonegador e torturador”.

“Na sessão da Câmara de ontem, a vereadora Zirleide Monteiro disse que a nossa chapa é composta por um sonegador de impostos e um torturador.

Primeiro eu queria falar de mim, vereadora. Eu estive aqui como Delegado de Polícia em Arcoverde. Trabalhei muito por essa terra. Inclusive solucionei casos importantes, como o de Gilmar da Banda Caras e Bocas, noticiado a nível nacional no Linha Direta.  Dei entrevista para o Domingo Espetacular. Um caso com 16 anos que não havia sido concluído. Também posso citar o caso do menino Welinton e do moto-taxista Miltinho”.

Segue: “com relação a Wellington, um grande gerador de empregos e grande empreendedor.  A senhora pode consultar o CPF dele e o CPNJ das empresas na SEFAZ e na Receita Federal que a senhora vai ver que ele tem o nome totalmente limpo”.

“Mas, eu queria citar um fato importante do seu candidato. Ele frequentou uma lista de Deputados Federais que deviam cerca de seiscentos e cinquenta milhões de reais de impostos à União Federal. Quem de fato é o sonegador? Eu sei vereadora que isso é desespero!  O jogo virou e nós vamos ganhar essa eleição com a força do nosso povo!” – alfinetou.

“Torturador é quem faz mal uso de recursos das crianças carentes. Zeca é que responde a processo por desvio de finalidade de recursos do PETI, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, com condenação já proferida no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília”, disse ao blog.

Ingazeira ganha trator e veículos por emenda de Danilo Cabral

Ingazeira inicia a VIII FECAPRIO, Feira de Caprinos e Ovinos. O prefeito Luciano Torres e a vereadora Deorlanda Carvalho comemoraram a entrega de um trator para Secretaria Municipal de Agricultura e de dois veículos para a Secretaria Municipal de Assistência Social. Os veículos foram adquiridos graças a emendas Parlamentares do Deputado Danilo Cabral. Serão utilizados […]

Ingazeira inicia a VIII FECAPRIO, Feira de Caprinos e Ovinos.

O prefeito Luciano Torres e a vereadora Deorlanda Carvalho comemoraram a entrega de um trator para Secretaria Municipal de Agricultura e de dois veículos para a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Os veículos foram adquiridos graças a emendas Parlamentares do Deputado Danilo Cabral. Serão utilizados pela Secretaria de Assistência Social, para pessoas atendidas pelo CRAS.

O  trator será utilizado para o programa Terra Pronta do município, na aração de terras dos agricultores familiares na época do inverno.

O Blog e a História: a lista do TCU de 2008

Em 28 de junho de 2008 – saiu a lista dos 237 gestores de Pernambuco com as contas irregulares, divulgada pelo Tribunal de Contas da União. Muitos deles aspirantes a cargos eletivos, e que, por figurarem na relação poderão estar com suas candidaturas prejudicadas, devendo encontrar embaraços para formalizar o pleito perante os órgãos competentes. […]

Em 28 de junho de 2008 – saiu a lista dos 237 gestores de Pernambuco com as contas irregulares, divulgada pelo Tribunal de Contas da União.

Muitos deles aspirantes a cargos eletivos, e que, por figurarem na relação poderão estar com suas candidaturas prejudicadas, devendo encontrar embaraços para formalizar o pleito perante os órgãos competentes.

Na época, em 2008, apareciam na relação os seguintes sertanejos:

ADELMO ALVES DE MOURA – Prefeito de Itapetim
AURICLEA SOUSA LIMA – Assessora do ex-prefeito de Serra Talhada, Geni Pereira
EDGAR DE ALENCAR CALDAS CAVALCANTI – Ex-prefeito de Cabrobó
EMELIANO TEIXEIRA LEITE – Ex-prefeito de Trindade
ERIVÂNIA CAMELO DE ALMEIDA – Ex-prefeita de Arcoverde e diretora da Adagro
EUGÊNIO MANOEL DO NASCIMENTO MORAIS – Ligado a Inocêncio Oliveira
FRANCISCO RAMOS DA SILVA – Ex-prefeito Biu Ramos, de Ouricuri
GENIVALDO PEREIRA LEITE – Ex-prefeito de Serra Talhada
GERVÂNIO GOMES DE LIMA – Ex-funcionário dos Correios e Telégrafos de
Quixaba
GILMAR DE QUEIROZ – Ex-prefeito de Flores
ISAÍAS SERAFIM DE LIMA – Ex-prefeito de Solidão
JOÃO CAVALCANTI NOVAES SOBRINHO – Ex-secretário de Obras do ex-prefeito
Geni Pereira, de Serra Talhada.
JOÃO PEREIRA DE MENEZES FILHO
JOSÉ ESDRAS DE FREITAS GÓIS – Ex-prefeito de Custódia
JOSÉ OSÓRIO GALVÃO DE OLIVEIRA -Ex-servidor da estinta AER (Administração
Execultiva Regional) da FUNAI em Arcoverde PE
LEENE MARIA ALENCAR FALCÃO COSTA FERREIRA – Secretária do ex-prefeito
de Serra Talhada, Geni Pereira
LUIZ TENÓRIO FALCÃO – Prefeito de Iati
MANOEL DE ARAÚJO CARVALHO CARIBÉ – Ex-prefeito de Belém do São
Francisco
MARIA DAS GRAÇAS PEREIRA NUNES – Assessora do ex prefeito de Serra
Talhada, Geni Pereira
MARIA ROSÂNGELA VITAL MENEZES
NEEMIAS GONÇALVES DE LIMA – Prefeito de Custódia
OZÉAS DAS NEVES DO NASCIMENTO – Ex superitendente da Polícia Rodoviária
Federal, ligado ao Dep Inocencio Oliveira
ROMERO MAGALHÃES LEDO – Prefeito de Itacuruba
SEVERINO SARAIVA BEZERRA – Vereador de Exú
TADEU MARCELO NOVAIS TORRES – Ex prefeito de Carnaubeira da Penha
UBIRATAN OLIVEIRA DOS SANTOS – Ex-chefe da AER (Administração Execultiva
Regional) da FUNAI em Arcoverde PE

TCE mantém condenação de ex-prefeito de Escada por uso indevido de diárias

Valores recebidos chegavam a 80% do salário e foram considerados “remuneração disfarçada” pelo Tribunal PRIMEIRA MÃO O Pleno do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) negou, por unanimidade, o recurso do ex-prefeito de Escada, Lucrécio Jorge Gomes Pereira da Silva, mantendo sua condenação por irregularidades no uso de diárias. O ex-gestor terá que […]

Valores recebidos chegavam a 80% do salário e foram considerados “remuneração disfarçada” pelo Tribunal

PRIMEIRA MÃO

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) negou, por unanimidade, o recurso do ex-prefeito de Escada, Lucrécio Jorge Gomes Pereira da Silva, mantendo sua condenação por irregularidades no uso de diárias. O ex-gestor terá que devolver R$ 395.354,07 aos cofres públicos, além de pagar uma multa fixada em R$ 21.870,02.

A decisão, detalhada no Acórdão T.C. nº 2/2026, ratifica que o ex-prefeito utilizou o sistema de suprimento de fundos de forma sistemática e desproporcional entre os anos de 2013 e 2020. A auditoria apontou que as diárias não eram usadas para cobrir despesas eventuais de viagens, mas sim para inflar os rendimentos mensais do político.

Diárias como complemento salarial

O relator do processo, conselheiro Marcos Loreto, destacou em seu voto que o ex-prefeito recebeu diárias por 72 meses consecutivos. Em alguns períodos, os valores recebidos a título de indenização eram quase tão altos quanto o próprio salário líquido do gestor.

De acordo com o levantamento do TCE, o impacto das diárias nos rendimentos de Lucrécio Jorge seguiu a seguinte progressão:

2015: Representavam 57% do salário;

2016: Chegaram a 75%;

2017: Próximo a 69%;

2018 e 2019: Atingiram o pico de 80% do subsídio;

2020: Em torno de 56%.

Para o Tribunal, essa prática configura “desvio de finalidade”. Na prática, as diárias — que servem apenas para reembolsar gastos com alimentação e hospedagem em serviço — foram transfiguradas em remuneração extra, o que é proibido por lei.

Falta de comprovação e punição

Além dos valores abusivos, o Tribunal de Contas identificou que uma parte significativa desses gastos não possuía nenhum documento que comprovasse a realização das despesas ou a necessidade das viagens.

“A ausência de documentos comprobatórios não constitui mera falha formal, mas irregularidade grave”, registrou o acórdão.

Com a decisão do Pleno, a tese fixada pelo TCE reforça que o recebimento sistemático de diárias que representam percentual elevado do salário descaracteriza a natureza do benefício. O ex-prefeito ainda pode tentar recursos em instâncias superiores, mas, no âmbito administrativo do Tribunal de Contas, a obrigação de ressarcir o erário está mantida.

Agência de risco S&P coloca nota do Brasil em perspectiva negativa

Na escala da agência, o Brasil está no limite do grau de investimento, mas a perspectiva deixou de ser neutra Da Folhapress A agência de classificação de risco Standard & Poors’s confirmou o temor do governo brasileiro ao anunciar nesta terça-feira (28) que colocou a nota do Brasil em perspectiva negativa. Com isso, a agência […]

Na semana passada, o governo reduziu a meta de superávit primário de 1,1% do PIB (Produto Interno Bruto) para 0,15% Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Na semana passada, o governo reduziu a meta de superávit primário de 1,1% do PIB (Produto Interno Bruto) para 0,15%
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Na escala da agência, o Brasil está no limite do grau de investimento, mas a perspectiva deixou de ser neutra

Da Folhapress

A agência de classificação de risco Standard & Poors’s confirmou o temor do governo brasileiro ao anunciar nesta terça-feira (28) que colocou a nota do Brasil em perspectiva negativa.

Com isso, a agência sinaliza que o país poderá passar a ter grau especulativo, o que forçaria uma alta dos juros brasileiros, no entendimento do governo.

Na semana passada, o governo reduziu a meta de superávit primário de 1,1% do PIB (Produto Interno Bruto) para 0,15%.

A S&P não fez referência à medida, mas o governo já temia o possível rebaixamento de sua classificação.

Em nota, a agência afirmou que investigações de corrupção caindo sobre políticos e empresas tem tido peso cada vez maior na perspectiva fiscal e econômica do Brasil, colocando em risco a implementação da política econômica, particularmente no Congresso.