Notícias

Polêmica do SAMU: Luciano Duque agora fala em abrir unidade municipal

Por Nill Júnior
duque
Foto: reprodução Júnior Campos

O prefeito de Serra Talhada Luciano Duque, disse falando ao programa Serra FM Notícias, com Júnior Campos, que vai investir agora em uma espécie de SAMU municipal, dando impressão de que abandonou o debate regional sobre o tema.

Serra Talhada sedia a Central de Regulação, que atenderia toda a região, mas não funciona segundo os próprios gestores por falta de garantias do Estado e do Governo Federal.

O Prefeito disse ao programa que o serviço vai funcionar, mas de maneira municipalizada. Ou seja, só para Serra Talhada. Ele garantiu que até março o serviço funciona sem deixar claro se alguma estrutura que serviria aos 35 municípios da região será utilizada na versão serra-talhadense.

Duque cobrou um posição do Secretário Estadual Iran Costa. “Estou pronto para uma pactuação, desde que faça parte desta pactuação, o governo estadual, federal e que se conduza essa discussão com o Secretário de Saúde do Estado. Isso é uma ação intermunicipal, não é uma ação do município de Serra Talhada. O Secretário de Saúde do Estado tem que assumir a sua responsabilidade, chamar os 35 municípios e, perguntar o que é que falta para resolver”, cobrou.

Luciano durante entrevista, ainda reforçou que nunca se negou, em colocar os 25% dos recursos para funcionar o sistema. “Não é dá pra  gente assumir 100% e pegar dinheiro do povo de Serra Talhada, pra atender os 35 municípios”.

Outras Notícias

RAIO-X NO PAJEÚ: Estudo aponta recuo na participação de Lula e avanço da oposição na região em 2026

Um relatório detalhado de autoria de Gildazio Moura, um petista histórico na região,  acendeu o sinal de alerta para as lideranças governistas no Sertão do Pajeú. O estudo realizou uma análise comparativa minuciosa entre os primeiros turnos das eleições presidenciais de 2022 e 2026 em 18 municípios da região, revelando que o presidente Lula registrou […]

Um relatório detalhado de autoria de Gildazio Moura, um petista histórico na região,  acendeu o sinal de alerta para as lideranças governistas no Sertão do Pajeú. O estudo realizou uma análise comparativa minuciosa entre os primeiros turnos das eleições presidenciais de 2022 e 2026 em 18 municípios da região, revelando que o presidente Lula registrou uma perda de força relativa e absoluta em territórios historicamente considerados redutos consolidados do petismo.

O Cenário Geral: crescimento do eleitorado x encolhimento de Lula

O dado mais emblemático do relatório mostra que o encolhimento de Lula não se deu por desidratação total de sua base, mas sim pela incapacidade de capturar os novos eleitores.

Votos válidos na região: deram um salto de 198.428 em 2022 para 209.559 em 2026 — um crescimento de 5,61%.

Votação de Lula: no caminho inverso, a votação nominal do presidente caiu de 162.036 para 159.709 votos (menos 2.327 votos absolutos).

Participação de Mercado (Share): A dominância agregada de Lula no Pajeú despencou de 81,66% para 76,21%, uma perda expressiva de 5,45 pontos percentuais.

O relatório introduz o conceito de “déficit ajustado”. Se Lula tivesse mantido a mesma proporção de votos de 2022, aproveitando o crescimento do eleitorado, ele deveria ter alcançado 171.126 votos em 2026. Como obteve 159.709, o “prejuízo” político real foi de 11.417 votos. Em contrapartida, a oposição liderada pelo campo de Jair/Flávio Bolsonaro cresceu na região, saltando de 31.242 para 40.303 votos válidos.

Os extremos do comportamento eleitoral

O estudo deixa claro que o comportamento eleitoral não foi homogêneo e destaca dinâmicas locais bastante específicas:

MunicípioVotos Válidos (Variação)Votos de Lula (Variação)Participação de LulaO que o dado revela
Tabira+5,40%-636 votosCaiu de 82,47% para 74,43% (-8,04 p.p.)Maior queda percentual de Lula entre todos os 18 municípios estudados.
Serra Talhada+6,34%-865 votosCaiu de 76,61% para 70,29% (-6,32 p.p.)O principal colégio eleitoral da região registrou o maior déficit absoluto de votos.
Santa Terezinha+0,02%-344 votosCaiu de 82,18% para 76,50% (-5,68 p.p.)O eleitorado ficou estagnado, provando que houve migração direta de votos para a oposição.
Calumbi+14,40%+401 votosCaiu de 87,64% para 83,55% (-4,09 p.p.)Teve o maior crescimento de eleitores. Lula cresceu em votos absolutos, mas perdeu força proporcional.
Betânia+7,37%+240 votosCaiu de 87,33% para 84,52% (-2,81 p.p.)Registrou a menor perda percentual do presidente, mantendo uma altíssima concentração lulista.

Cidades de peso político acendem Alerta

Em Afogados da Ingazeira, principal centro urbano da região, os votos válidos subiram 7,46%. Lula conseguiu crescer nominalmente apenas 369 votos, mas sua participação despencou de 76,73% para 73,01%. A análise aponta para uma “maior diversificação do comportamento eleitoral” em solo afogadense, impulsionada pelo avanço objetivo da oposição.

Já em São José do Egito, Lula conseguiu segurar o seu núcleo duro de votação absoluta (perdeu apenas 98 votos), mas viu sua participação encolher 6,39 pontos percentuais (indo para 74,61%) porque o crescimento de 7,81% do bolo de eleitores válidos foi absorvido pelas candidaturas adversárias.

Fatores locais e o segundo turno

De acordo com o autor do estudo, os números funcionam como um mapa, mas não explicam sozinhos os motivos individuais da mudança. O relatório levanta hipóteses como o peso de alianças políticas municipais, a força de lideranças locais, dinâmicas socioeconômicas e o crescimento de discursos de segmentos religiosos na região.

“Os números apresentados neste estudo mostram que nenhuma eleição está definitivamente decidida antes que a sociedade volte a se manifestar nas urnas”, conclui Gildazio Moura, apontando o segundo turno como um momento propício para que as forças políticas recalculem a rota, ampliem a escuta da população e entendam os recados vindos do interior de Pernambuco.

Clique aqui e veja o relatório.

Entendimento do STF esfriou debate sobre nepotismo por prefeitos no Estado

Para confrontar argumentos de que é ilegal a nomeação de familiares para funções como a de Secretários municipais, por exemplo, prefeitos tem recorrido a notícia de que o Supremo Tribunal Federal (STF) já tem maioria para definir de uma vez por todas, com repercussão geral reconhecida para as demais instâncias, que não configura nepotismo – […]

Para confrontar argumentos de que é ilegal a nomeação de familiares para funções como a de Secretários municipais, por exemplo, prefeitos tem recorrido a notícia de que o Supremo Tribunal Federal (STF) já tem maioria para definir de uma vez por todas, com repercussão geral reconhecida para as demais instâncias, que não configura nepotismo – e portanto não se choca com a Súmula Vinculante nº 13 da Corte – a nomeação de parentes próximos de chefes do Poder Executivo para cargos públicos de natureza política.

A maioria da 2ª Turma do STF sinalizou ontem que é a favor da nomeação nesses casos. Por 4 votos a 1, o colegiado anulou a condenação por improbidade administrativa (nepotismo) da ex-prefeita Janete Pedrina Paes, que nomeou o marido como secretário de Gabinete, Segurança Pública e Trânsito em sua gestão (2013-2016) à frente do município de Pilar do Sul (SP).

Os ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski julgaram procedente a reclamação (RCL 22.339) apresentada pela defesa da reclamante contra a sentença do juiz da Vara Única da Comarca de Pilar do Sul, mantida pela 5ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo e – em grau de recurso – pelo Superior Tribunal de Justiça.

O caso começou com ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo. Na região do Pajeú, o tema chegou a ganhar força no ano de 2006, por exemplo. Em setembro daquele ano, o blog noticiou que o MP lançou no o estado uma campanha que visa combater a contratação de parentes em até terceiro grau. No Pajeú, Josete Amaral (Tabira) e José Veras (Ingazeira) estavam entre alvos da campanha.

Mas em setembro de 2018, a maioria dos ministros da 2ª Turma reforçou o entendimento já predominante nos dois colegiados de cinco integrantes cada, na linha de que o enunciado sumulado não se aplicava ao caso por se tratar de “cargo de confiança”, sim, mas de natureza “política”.

Guerra Fria na política de Tabira

por Anchieta Santos Depois das ações populares contra o Governo Sebastião Dias, aliados não assumem de público, mas são unânimes em admitir que a vice-prefeita Genedy Brito estaria por trás das denúncias. Na semana em que a vice prefeita deverá se reunir com o Presidente do TCE Valdecir Pascoal para tratar das denúncias contra o […]

genedy_brito

por Anchieta Santos

Depois das ações populares contra o Governo Sebastião Dias, aliados não assumem de público, mas são unânimes em admitir que a vice-prefeita Genedy Brito estaria por trás das denúncias.

Na semana em que a vice prefeita deverá se reunir com o Presidente do TCE Valdecir Pascoal para tratar das denúncias contra o gestor, os governistas procuram a imprensa para denunciar que o porcelanato das paredes da Câmara de vereadores está caindo.

Obra onde foram gastos R$ 15.537,82 durante o período de Genedy Brito na Presidência da casa legislativa.

Shopping Serra Talhada ganha agência Sicoob

O Shopping Serra Talhada ganhou uma unidade do Sicoob nesta segunda (1). A agência Serra Talhada faz parte do projeto de expansão da cooperativa em Pernambuco e aproveita o bom momento econômico da Capital do Xaxado. Participaram autoridades locais como a prefeita de Serra Talhada,  Márcia Conrado,  o ex-prefeito Luciano Duque, os presidentes da CDL, […]

O Shopping Serra Talhada ganhou uma unidade do Sicoob nesta segunda (1).

A agência Serra Talhada faz parte do projeto de expansão da cooperativa em Pernambuco e aproveita o bom momento econômico da Capital do Xaxado.

Participaram autoridades locais como a prefeita de Serra Talhada,  Márcia Conrado,  o ex-prefeito Luciano Duque, os presidentes da CDL, Maurício Melo e do Sindicom, Francisco Mourato, além do Diretor do Shopping, Murilo Duque.

Pela cooperativa,  o presidente do Sicoob Pernambuco e Nordeste Evaldo Campos, Edmilson Ramos, Diretor Executivo, Aline Araújo, Gerente Regional e Margarete Pereira, Gerente da Agência.

Evaldo voltou a destacar o crescimento da instituição, presente em várias regiões do estado e o plano de expansão para 2021.

No modelo se negócio do Sicoob, a é função idêntica a uma instituição financeira, porém com um diferencial: fazer com que todos os negócios sejam de forma sustentável, ou seja, hoje atendemos todas as linhas de crédito e investimento tanto de pessoa física quanto pessoa jurídica.

Hoje o Sicoob Pernambuco tem autorização do BC para trabalhar em todo o Estado. É modelo de gestão nacional.

Depois de abrir com 101 sócios e volume de R$ 36 mil, hoje são  quase 40 mil sócios e recursos que passam da ordem de R$ 170 milhões.

A unidade do Shopping Serra Talhada já foi pensada com foco em tecnologia e modernização, evitando filas de espera, alinhada com as normas de convivência com a pandemia de Covid-19.

Prefeitura de Carnaíba diz que acompanha caso Aryel Feitosa

Em nota, a  Prefeitura de Carnaíba, através das secretarias de Saúde e de Assistência e Inclusão Social, informou que está dando todo o suporte necessário à família do bebê Aryel Feitosa, após caso de agressão sofrido pela criança, pelo seu genitor. “Após a ocorrência do fato, a criança foi atendida em nosso hospital municipal, onde […]

Em nota, a  Prefeitura de Carnaíba, através das secretarias de Saúde e de Assistência e Inclusão Social, informou que está dando todo o suporte necessário à família do bebê Aryel Feitosa, após caso de agressão sofrido pela criança, pelo seu genitor.

“Após a ocorrência do fato, a criança foi atendida em nosso hospital municipal, onde foi avaliada, medicada e, após um período de observação, liberada para o domicílio. A criança e a mãe estão na residência da tia e encontra-se bem, ou seja, sem nenhuma manifestação de gravidade em seu quadro clínico”.

Para um melhor acompanhamento está sendo providenciado um exame de tomografia com sedação. Devido à idade da criança esse exame só foi encontrado em alguns serviços particulares de Recife. A Secretaria de Saúde está articulando junto à família para realizar o referido exame.

“Fomos informados no início desta tarde que uma clínica em Tavares, PB, se ofereceu para realizar o exame gratuitamente, devido à repercussão e comoção que o caso vem tomando. Estamos no aguardo da realização do procedimento, para, se necessário prosseguir os encaminhamentos para a capital pernambucana”, explicou a secretária Alessandra Noé.

De acordo com a secretária de Assistência e Inclusão Social, Janiele Mabele, que esteve visitando a família, juntamente com o CREAS e outros equipamentos da pasta também já foi disponibilizado todos os serviços de benefícios eventuais, tais como cesta básica, material de limpeza, de higiene pessoal da criança e também atualização do Cadastro Único da mãe do bebê.

Mais cedo, a tia da criança, Cicera Maurícia Nascimento disse ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, que a mãe, Regina e a criança,  deverão deixar a cidade. Ela vai viver com irmãos em Alagoas para ficar distante do pais agressor.

José Hércules da Silva Feitosa, de 26 anos, teve a prisão em flagrante transformada em prisão temporária após agredir a criança, de apenas 8 meses, no Bairro Bela Vista.

Ele teria agido sob efeito de drogas e álcool. Após cometer o crime jogando a criança contra uma pedreira, avisou à irmã. A mulher dele, identificada como Regina, também foi agredida e, segundo a irmã, não teve como evitar. Ele depois teria usado a criança para chantagear reatar com a mulher. Correu com a criança para a pedreira e só não a matou com uma pedra porque um homem que testemunhou tudo conseguiu imobilizá-lo até a chegada da polícia.

“Resta cristalina a ameaça à ordem pública, porquanto pesa sobre o autuado diversos processos criminais em tramitação, inclusive de violência doméstica, além de reincidência, conforme ficha de antecedentes criminais acostado ao feito, demonstrando assim sua reiteração delitiva. Ademais, o depoimento da vítima, em sede policial, traz uma miríade de detalhes sobre o fato posto, além de indicar agressões a uma criança, filho do autuado, a resultar em um quadro certamente mais drástico e perigoso ao estado físico e psicológico da vítima, caso não haja uma resposta enérgica do Estado-Juiz.

À toda evidência, os delitos praticados pelo denunciado são reveladores de indícios que demonstram a personalidade do agente nociva à paz social, reclamando a segregação do autuado, até que seja aquilatada a sua efetiva participação no fato objeto da peça informativa. Desta forma, para garantia da ordem pública, evitando-se assim que o representado pratique novos delitos contra outrem, apresentam-se inadequadas e insuficientes a incidência de outras medidas, sejam protetivas ou cautelares, diversas da custódia cautelar do flagranteado”, diz  juiz Bruno Querino Olímpio na decisão.