Notícias

“Pode vacinar sem medo”, aconselha doutor Edson Moura sobre vacinação de crianças

Por André Luis

Aos 79 anos e 53 dedicados a medicina, médico lembrou das muitas doenças que já foram erradicas por conta de vacinas

Por André Luis

O médico Edson Moura, esclareceu na quinta-feira (20), ao Debate das Dez da Rádio Pajeú, as dúvidas sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19, que permeiam as mentes dos pais e responsáveis por conta da grande tempestade de informações que envolve o assunto, além da enxurrada de notícias falsas que inundam as redes sociais desde que a Anvisa aprovou em 16 de dezembro de 2021 o imunizante da Pfizer para esta faixa etária.

Ao longo dos seus 79 anos, destes, 53 dedicados a medicina, Edson Moura é um médico respeitado e querido no Sertão do Pajeú.

Segundo ele, “não há perigo algum em vacinar o público infantil contra a Covid-19, os pais e responsáveis devem sim, levar as suas crianças para vacinarem”.

Doutor Edson lembrou que a vacina foi aprovada pela Anvisa, que é a maior autoridade no assunto no Brasil e que só libera vacinas, medicamentos e tratamentos após analisar criteriosamente todo o processo envolvido.

Ele também destacou o protagonismo do Brasil quando o assunto é vacina e a importância destas ao longo da história na erradicação de doenças. 

“Nós somos dos países mais evoluídos na fabricação de vacina. A Fundação Oswaldo Cruz que é a Fiocruz, do Rio de Janeiro e o Instituto Butantã, de São Paulo, são dois laboratórios com mais de 100 anos. E Nós fabricamos as nossas vacinas para a poliomielite, sarampo. Todos os tipos de vacinas nós produzimos no Brasil. É lógico que essa vacina, para combater a Covid-19, que pegou o mundo de surpresa, nós não estávamos preparados”, lembrou Moura.

“Eu tenho 53 anos de formado e nunca mais ouvi falar em poliomielite, varíola, que antigamente se chamava de ‘bexiga’, a varicela que é a catapora esporadicamente ainda aparece, a sífilis, praticamente também já está sendo erradica, pelo menos no Sertão a gente não vê falar disso, na Capital até pode ter ainda, mas aqui no sertão não vejo”, completou doutor Edson.

“A única maneira de você, se proteger da Covid e das suas causas graves é a vacina, não existe outra maneira. É a vacina e os cuidados dos protocolos que recomendam a Organização Mundial da Saúde, que é o uso do álcool, distanciamento social e o uso da máscara. Fora isso, não existe outra maneira”, destacou o médico.

No auge de sua experiência, Edson Moura também comentou o caso de Lençóis Paulista, que foi amplamente divulgado por negacionistas sobre uma criança de 10 anos que teria sofrido uma parada cardíaca supostamente provocada pela vacina contra a Covid-19.

“Veja bem, existe esse caso que se notificou, mas que ainda está num processo de investigação, se o problema cardíaco que essa criança teve está ligado a vacina ou não. Porque muitas vezes você pode ter uma patologia congênita e que não sabe entendeu? Isso aí está sendo estudado. Eu acredito piamente que não tem nada a ver com a vacina”, afirmou. 

Ainda na tarde da quinta-feira, o Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo disse, que a vacina contra Covid-19 não causou a parada cardíaca na criança. A investigação foi feita por mais de dez especialistas e apontou que a criança possuía uma doença congênita rara, desconhecida até então pela família, que desencadeou o quadro clínico.

A experiência faz a diferença.

Outras Notícias

Múltipla: Temer continua sendo o pior no item transferência de votos em PE

O presidente Michel Temer continua liderando o critério rejeição no Estado. Quando a população é perguntada se apoiaria um candidato do presidente, 92,3% afirmaram que não votam de jeito nenhum, contra 2,7% que com certeza votariam, 2,8% que afirmaram que talvez, dependendo do candidato e 2,2% que não sabem ou não opinaram. Plano amostral: Utilizou-se o […]

O presidente Michel Temer continua liderando o critério rejeição no Estado. Quando a população é perguntada se apoiaria um candidato do presidente, 92,3% afirmaram que não votam de jeito nenhum, contra 2,7% que com certeza votariam, 2,8% que afirmaram que talvez, dependendo do candidato e 2,2% que não sabem ou não opinaram.

Plano amostral: Utilizou-se o método de amostragem estratificada proporcional de conglomerados, selecionados com probabilidade proporcional ao tamanho (PPT) em três estágios.

Perfil da amostra: Masculino 46,7%, Feminino 53,3%; 16 a 24 anos 16,7%, 25 a 34 anos 22,5%, 35 a 44 anos 21,3%, 45 a 59 anos 23,5%, 60 anos ou mais 16,0%; Até Fundamental completo 51,7%, Médio (completo e incompleto) 40,7%, Superior (completo e incompleto) 7,6%; Até 01 salário mínimo 70,7%, De 01 a 05 salários mínimos 26,5% e acima de 05 salários mínimos 2,8%. São previstas eventuais ponderações para as variáveis sexo e idade, caso a diferença entre o previsto na amostra e a coleta de dados seja superior a 3 pontos percentuais; para as variáveis escolaridade e renda domiciliar o fator previsto para ponderação é 1 (resultado obtido em campo). A amostra é composta por 600 entrevistas aplicadas na população que tenha título de eleitor, more e vote no estado de Pernambuco e distribuída da seguinte forma: Capital 18,0%, Região Metropolitana 24,2%, Zona da Mata 14,6%, Agreste 25,2% e Sertão 18,0%. O intervalo de confiança estimado é de 95% para uma margem de erro para mais ou para menos de 4,1%.

Municípios: Floresta, Petrolândia, Cabrobó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Araripina, Bodocó, Exu, Ipubi, Ouricuri, Salgueiro, São José do Belmonte, Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Serra Talhada, Arcoverde, Custódia, Sertânia, Águas Belas, Bom Conselho, Buíque, Garanhuns, Lajedo, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre Deus, Caruaru, Gravatá, Pesqueira, São Bento do Una, São Caetano, Bom Jardim, João Alfredo, Limoeiro, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, Toritama, Abreu e Lima, Cabo, Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife, São Lourenço da Mata, Água Preta, Barreiros, Catende, Escada, Palmares, Ribeirão, Sirinhaém, Vitória de Santo Antão, Aliança, Carpina, Glória do Goitá, Goiana, Itambé, Nazaré da Mata, Paudalho, Timbaúba e Vicência.

Números de registros da pesquisa: PE 04601/2018 e BR 07197/2018

 

Armando defende redução de impostos em caminhada

Em caminhadas pelos bairros de Casa Amarela, na Zona Norte, e Ibura, na Zona Sul do Recife, na manhã deste sábado 1º, o candidato ao governo do Estado pela coligação Pernambuco Vai Mudar, Armando Monteiro (PTB) propôs um conjunto de ações para a retomada do desenvolvimento econômico e a geração de empregos. “O Estado está […]

Em caminhadas pelos bairros de Casa Amarela, na Zona Norte, e Ibura, na Zona Sul do Recife, na manhã deste sábado 1º, o candidato ao governo do Estado pela coligação Pernambuco Vai Mudar, Armando Monteiro (PTB) propôs um conjunto de ações para a retomada do desenvolvimento econômico e a geração de empregos.

“O Estado está parado. É preciso que nós busquemos no apoio aos pequenos negócios e no oferecimento de qualificação para os jovens a saída para esta letargia que tomou conta de Pernambuco nos últimos quatro anos”, afirmou Armando, após ouvir queixas de moradores e comerciantes dos bairros.

O dia começou às 8h30, com um café da manhã no Mercado de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. Acompanhado do seu vice, vereador Fred Ferreira (PSC), e dos candidatos ao Senado Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB), Armando caminhou na feira livre e no comércio do populoso bairro da Zona Norte e criticou a ausência de políticas estruturadoras para impulsionar os pequenos negócios.

Na última quinta-feira, Armando anunciou uma série de propostas para a retomada do crescimento, entre elas a redução da carga tributária sobre as mais de 100 mil micro e pequenas empresas em funcionamento hoje no Estado, diminuindo a informalidade.

No Ibura, Armando contou com a presença do deputado federal Daniel Coelho (PPS) na caminhada pelas ruas da UR-5.

À tarde, Armando e seus companheiros de chapa têm atividades nos municípios de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, na Região Metropolitana, e em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. No domingo, é a vez de Caruaru, São Joaquim do Monte e Lajedo, no Agreste.

Vice-prefeito de Iguaracy representa prefeito no encerramento do Congresso da AMUPE

Na manhã desta quarta-feira (30), o vice-prefeito de Iguaracy, Marcos Melo, que também ocupa a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, marcou presença no encerramento do 8º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), na capital Recife.  O evento, considerado um dos maiores encontros do setor público municipal do estado, […]

Na manhã desta quarta-feira (30), o vice-prefeito de Iguaracy, Marcos Melo, que também ocupa a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, marcou presença no encerramento do 8º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), na capital Recife. 

O evento, considerado um dos maiores encontros do setor público municipal do estado, reuniu gestores, vereadores e representantes de diversas cidades pernambucanas com o objetivo de fortalecer a união entre os municípios, promover debates sobre gestão pública e buscar soluções para os desafios enfrentados pelas administrações locais.

Marcos Melo destacou a importância do congresso para o fortalecimento do municipalismo pernambucano. “Eventos como este são essenciais para a troca de experiências, o fortalecimento de parcerias e a busca por recursos que possam fazer a diferença na vida das nossas comunidades. Nosso compromisso é trabalhar cada vez mais pelo desenvolvimento de Iguaracy,” afirmou o vice-prefeito.

Também participaram os vereadores do município de Iguaracy: Jorge Soldado, Lequinho e Paulinho CLP. 

Participação do prefeito Dr. Pedro Alves

Ontem (29), o prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, também esteve presente no Congresso Pernambucano de Municípios, reforçando o compromisso de sua gestão com o fortalecimento do municipalismo. Além disso, na manhã de hoje, o prefeito participou de uma importante agenda no Centro de Múltiplo Uso de Iguaracy, ao lado da equipe do projeto IntegraChagas Brasil. 

O encontro teve como objetivo apresentar dados relevantes sobre os casos de doença de Chagas no município de Iguaracy, contribuindo com ações de combate e prevenção à enfermidade.

Várias autoridades do município e da região participaram dessa apresentação, que buscou fortalecer as ações de saúde e ampliar o diálogo entre diferentes setores para o enfrentamento da doença. “Nosso compromisso é cuidar da saúde do nosso povo, e esse tipo de encontro é fundamental para traçarmos estratégias eficientes e integradas,” afirmou o prefeito durante o encontro.

Lucas Ramos comemora anúncio de mais viaturas para o Sertão

O Governo de Pernambuco realizou a entrega de 61 viaturas destinadas à Polícia Militar, Polícia Civil e ao Corpo de Bombeiros que vão reforçar as ações de segurança no estado. A chegada dos novos veículos está dentro do Plano de Segurança de Pernambuco anunciado no dia 12 de abril pelo governador Paulo Câmara, que vai […]

O Governo de Pernambuco realizou a entrega de 61 viaturas destinadas à Polícia Militar, Polícia Civil e ao Corpo de Bombeiros que vão reforçar as ações de segurança no estado.

A chegada dos novos veículos está dentro do Plano de Segurança de Pernambuco anunciado no dia 12 de abril pelo governador Paulo Câmara, que vai investir R$ 290 milhões este ano no setor.

Entre os veículos estão 20 caminhonetes 4×4 e 41 automóveis do modelo Chevrolet Spin.

O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) participou da solenidade realizada no Palácio do Campo das Princesas, no Recife e destacou que municípios sertanejos foram contemplados com as viaturas.

“Conquistamos, graças à nossa articulação, mais viaturas para os municípios de Santa Maria da Boa Vista e Ipubi, no Sertão, e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana”, afirmou o parlamentar.  Os novos veículos também estarão nas cidades de Igarassu, Paulista, São Lourenço da Mata, Nazaré da Mata, Caruaru, Vitória de Santo Antão, Surubim, Petrolândia, Recife e São José do Egito.

Durante a entrega de viaturas, Paulo Câmara sancionou a Lei que cria o 1º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (Biesp), em Caruaru, e anunciou a transformação da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) no Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).

BOMBEIROS – Durante o evento, Lucas Ramos aproveitou para destacar a necessidade de implantação de um posto avançado do Corpo de Bombeiros Militar no município de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco. A unidade descentralizará a prestação do serviço e diminuirá distâncias no atendimento à população.

Tuparetama implanta programa de revitalização da palma resistente à Cochonilha

A Prefeitura Municipal de Tuparetama, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e em parceria com o Instituto Nacional do Sertão (INSA), com sede em Campina Grande-PB, implantou nesta sexta-feira (24) o Programa de Revitalização da Cultura da Palma Forrageira Resistente à Cochonilha do Carmim no município. Ao todo foram distribuídas vinte mil raquetes de palma […]

DSCF0317

A Prefeitura Municipal de Tuparetama, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e em parceria com o Instituto Nacional do Sertão (INSA), com sede em Campina Grande-PB, implantou nesta sexta-feira (24) o Programa de Revitalização da Cultura da Palma Forrageira Resistente à Cochonilha do Carmim no município.

Ao todo foram distribuídas vinte mil raquetes de palma forrageira resistentes à praga, que dizimou as plantações de palma no Sertão nordestino nos últimos anos. A distribuição das raquetes para os produtores rurais aconteceu na escola da comunidade de Logradouro, zona rural do município.

“Já tivemos plantação de palma, mas devido à cochonilha a gente perdeu o gosto de plantar e de criar os animais, porque sem palma não dá pra sustentar, mas agora com as explicações que tivemos aqui voltamos a ter esperança em plantar palma”, comemora a agricultora Ana Lúcia de Araújo Brito, da comunidade de Carnaúba.

Além da distribuição de raquetes, foram realizadas palestras sobre o manejo e utilização da palma na alimentação animal, os múltiplos usos da mesma, histórico do cultivo e as ações do Governo no Estado de Pernambuco para recuperar a cultura. “Após o advento da praga, a cultura da palma precisa ser estimulada, sensibilizando os agricultores para que voltem a plantar essa cultura, usando os genótipos resistentes à praga”, destaca o professor da UFRPE, Maurício Leite.

Djalma Cordeiro dos Santos, pesquisador do IPA de Arcoverde, explica como o Governo do Estado vem enfrentando o problema da dizimação da palma. “O governo vem fazendo um programa de discussão das variedades resistentes e desde 2008 identificou que a melhor maneira de conviver com a cochonilha é introduzir essas variedades selecionadas pelo IPA, até o momento já foram distribuídas cerca de 60 milhões de folhas para os agricultores fazerem sementeiras”, afirma.