Poda radical de mais uma árvore gera debate em Afogados
Um Internauta Repórter procurou o blog para denunciar o corte radical de uma árvore no centro de Afogados.
“Olha a maldade na Travessa João da Cruz. Sabe dizer se existe fiscalização? Nem danificando calçada estava. Foi hoje. Deveria ser multada. No mínimo é pra não parar nenhum carro na frente da casa”.
Segundo o denunciante, a calçada não tem problema. “São muitos anos dessa árvore aqui.
O tema tem sido amplamente debatido no Instagram do Blog. Alguns defendem a ação por se tratar de uma espécie invasora. Outros que a prefeitura também derrubou árvores como na reconstrução da Praça do São Francisco.
O problema é mais complexo. No caso da praça do São Francisco, lembremos, a prefeitura alegou que os pés de algaroba não eram compatíveis com a obra e garantiu replantio de espécies adaptáveis ao espaço.
Deve caber ao município e não a cada pessoa definir que árvore fica e que árvore vem abaixo. Isso não pode gerar a impressão de dar ao morador essa decisão.
À prefeitura, cabe avaliar se a árvore é invasora, se danifica a calçada, ou se ela pode ser mantida. Também deve ter um programa de replantio de espécies adequadas, inclusive nas ruas que recebem novo pavimento e tem árvores tiradas.
A arborização no meio urbano atua diretamente na melhoria da qualidade climática local, trazendo maior umidade, devido a perda de água durante a “respiração” das plantas, isolamento térmico e acústico, proporcionado pelo fechamento das copas, principalmente em meio à atual crise climática.
O blog manteve contato com a prefeitura de Afogados da Ingazeira e com o prefeito Sandrinho Palmeira, que prometeram averiguar o caso.
Ver essa foto no Instagram