Notícias

PM nega parcialidade no caso envolvendo Luciano Duque. “Cumprimos nosso dever”

Por Nill Júnior

Nota Oficial

O Comando do 14º BPM vem a público esclarecer os fatos ocorridos no dia 17 de outubro de 2020, em virtude de infundadas especulações levantadas pelo chefe do Poder Executivo de Serra Talhada e partidário de um dos candidatos no pleito a prefeito deste município.

A autoridade em questão levantou suspeitas a respeito de suposta parcialidade e exagero por parte da PMPE durante o debate eleitoral ocorrido no dia em pauta, que apenas fez cumprir seu dever constitucional e determinação expressa da Justiça Eleitoral.

Em relação ao fato, o debate entre os concorrentes a prefeito de Serra Talhada transcorria dentro da normalidade, com base nas normas vigentes, e até então estavam sendo respeitadas por todos os envolvidos no evento assim como pelos militantes presentes, instante em que o Prefeito de Serra Talhada se dirigiu ao local onde acontecia o debate ultrapassando o perímetro estabelecido, com o objetivo claro e narrado pelo próprio, de se juntar à sua candidata, onde na ocasião foi impedido pelo policiamento, uma vez que sua ação violava duas normas contidas na Portaria do Tribunal Regional Eleitoral n° 784/2020 TRE-PE/PRES/DG/ZE071, de 30 de setembro de 2020, exarada pelo Exmº. Sr. Dr. Marcus César Sarmento Gadelha, Juiz Eleitoral de Serra Talhada, que estabelece diretrizes a serem seguidas durante o período eleitoral no município.

Em seu Art. 2º fixa em 100 (cem) metros do prédio onde ocorre o debate a distância a ser mantida por militantes e partidários dos candidatos, e em seu Art. 5º que cada concorrente seja acompanhado de, no máximo, 3 (três) assessores, o que já ocorria no momento, visto que a pleiteante do prefeito já encontrava-se acompanhada de 3 (três) assessores, conforme prevê a portaria supra.

Cumpre salientar que cabe à Polícia Militar zelar pela ordem pública e pelo fiel cumprimento dos dispositivos legais, agindo sempre com total isenção e imparcialidade. A Corporação reconhece e mantém relações de respeito e cooperação com todas as autoridades constituídas, em todas as esferas legais, assim como seguirá sempre incansável na defesa da paz e do estado democrático de direito, bem como na fiscalização das infrações de todas as naturezas e em todos os períodos.

PMPE – 14º Batalhão de Polícia Militar

Outras Notícias

Sávio Torres percorre gabinetes em Brasília

O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres (PTB-PE), cumpriu agenda em Brasília. O prefeito esteve com os Deputados Federais Bruno Araújo (PSDB-PE), Ricardo Teobaldo (PODE-PE), com o Senador Armando Monteiro (PTB-PE) e com o ex-ministro da Educação e Deputado Federal Mendonça Filho (DEM) pleiteando emendas parlamentares para o município de Tuparetama. O prefeito solicitou aos deputados […]

O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres (PTB-PE), cumpriu agenda em Brasília.

O prefeito esteve com os Deputados Federais Bruno Araújo (PSDB-PE), Ricardo Teobaldo (PODE-PE), com o Senador Armando Monteiro (PTB-PE) e com o ex-ministro da Educação e Deputado Federal Mendonça Filho (DEM) pleiteando emendas parlamentares para o município de Tuparetama.

O prefeito solicitou aos deputados novas máquinas para a produção rural, recursos para a saúde e para a educação.

Este ano,  com as emendas parlamentares do Deputado Federal Ricardo Teobaldo, Sávio conseguiu comprar três ambulâncias, equipamentos para o hospital e três veículos para os PSF do município.

“Tuparetama tem o menor Fundo de Participação dos Município (FPM) do país, de zero ponto seis, aí entra a importância das emendas parlamentares na gestão do município”, disse Sávio.

As emendas que os deputados conseguirem aprovar vão ter os recursos liberados em 2019 para o município.

Escritor serra-talhadense lança primeiro volume da trilogia Diário do Cangaço

O escritor e professor Paulo César Gomes, lança na próxima segunda-feira (14), na Câmara de Vereadores de Serra Talhada, durante a realização do Seminário Cariri Cangaço, o primeiro volume de uma trilogia sobre o fenômeno do cangaço, lampião e Serra Talhada.  Inicialmente o trabalho será disponibilizado em um formato de livreto/ensaio e posteriormente em uma […]

O escritor e professor Paulo César Gomes, lança na próxima segunda-feira (14), na Câmara de Vereadores de Serra Talhada, durante a realização do Seminário Cariri Cangaço, o primeiro volume de uma trilogia sobre o fenômeno do cangaço, lampião e Serra Talhada. 

Inicialmente o trabalho será disponibilizado em um formato de livreto/ensaio e posteriormente em uma versão definitiva. O título do trabalho é “Diário do Cangaço: das Origens de Villa Bella a Ascensão de Lampião (1838-1930) Volume 1”.

“Confesso que o tema Cangaço não me enche os olhos, no entanto, a História como ciência me convenceu a cumprir o meu papel de historiador. Esse ensaio que está sendo inicialmente publicado em forma de livreto, posteriormente dará início a uma trilogia que se encerrará nos tempos atuais. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2015, 2016 e 2017, quando estava realizando o meu mestrado em História pela Universidade Federal de Campina Grande, e minha monografia de História, concluída em 2009, tendo como fonte os arquivos de jornais e revistas de várias localidades do país”, explica o escritor.

Ao longo de 167 páginas, Paulo César aborda questões relacionadas à formação da cidade Villa Bella, hoje Serra Talhada, e os processos que fizeram desabrochar o fenômeno do Cangaço na região. Ele ainda destaca o papel importantíssimo da imprensa da época que fez com os fatos ocorridos no interior do Nordeste ganhassem o mundo.

“O debate sobre o Cangaço ou sobre Lampião vai muito além das paixões, ou animosidades, trata-se de um dos maiores fenômenos de violência social, com fortes traços de brutalidade e desumanidade poucas vezes vistas em sociedades tidas como civilizadas. Vale registrar o papel da imprensa que documentou o passo a passo dessa anomalia, o que nos permite dizer que existe um verdadeiro ‘diário do cangaço’, com datas e relatos originais, ainda que na época muitos boatos (fake news) fossem usadas para despistar os diferentes interessados no assunto”, concluiu PC Gomes.

SERVIÇO:

Livreto/ensaio: Diário do Cangaço: das Origens de Villa Bella a Ascensão de Lampião (1838-1930) Volume 1 (167 páginas). Valor: 39,99

Local de compras: Rua Cornélio Soares, 391 (Próximo a Igreja do Rosário dos Pretos).

Pedidos para todo o Brasil pelo whatsapp: (87) 9.9938-0839

Solidão: prefeitura iniciou hoje pagamentos de setembro

A prefeitura de Solidão informou através do prefeito Djalma Alves que está sendo realizado o pagamento dos servidores públicos municipais a partir desta sexta, dia 27, quando o recurso começa a cair na conta dos servidores municipais efetivos, com calendário até este sábado (28). Segunda, dia 30, recebem aposentados, pensionistas e contratados. A informação também foi […]

A prefeitura de Solidão informou através do prefeito Djalma Alves que está sendo realizado o pagamento dos servidores públicos municipais a partir desta sexta, dia 27, quando o recurso começa a cair na conta dos servidores municipais efetivos, com calendário até este sábado (28).

Segunda, dia 30, recebem aposentados, pensionistas e contratados. A informação também foi confirmada pelo Secretário de Administração Maurício Silva ao blog.

“O pagamento dos funcionários na data correta é uma demonstração do equilíbrio econômico e administrativo do nosso governo e mostra o quanto me preocupo com o bem estar dos servidores da nossa cidade”, diz o Prefeito Djalma Alves (PSB).

Kaio Maniçoba ingressa no Solidariedade

O deputado federal Kaio Maniçoba vai se filiar ao Solidariedade, na tarde desta sexta-feira (6). O ato de filiação será às 17h, no escritório do vice-presidente nacional e vice-presidente do partido em Pernambuco, deputado federal Augusto Coutinho, localizado no Empresarial Rio Mar, no Recife. Em 2014, Kaio  foi candidato a Deputado Federal pelo Partido Humanista da Solidariedade […]

O deputado federal Kaio Maniçoba vai se filiar ao Solidariedade, na tarde desta sexta-feira (6).

O ato de filiação será às 17h, no escritório do vice-presidente nacional e vice-presidente do partido em Pernambuco, deputado federal Augusto Coutinho, localizado no Empresarial Rio Mar, no Recife.

Em 2014, Kaio  foi candidato a Deputado Federal pelo Partido Humanista da Solidariedade e foi eleito, sendo uma das surpresas do processo, com  28.585 votos.

Entrou no PMDB, hoje MDB e não vou ambiente para sua permanência após a indefinição sobre o comando do partido. Ocupou até hoje a Secretaria de Habilitação na gestão Paulo Câmara. Conseguiu ampliar bases para onproo pro deste ano.

Dono de ótica em Patos recusa a vacina e morre de Covid

Um empresário de 58 anos morreu por complicações do novo coronavírus na madrugada deste domingo (29), na cidade de Patos, Sertão da Paraíba. José Roberto Aranha Gomes foi diagnosticado com a doença e devido ao agravamento dos sintomas precisou ser internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Patos, mas o […]

Um empresário de 58 anos morreu por complicações do novo coronavírus na madrugada deste domingo (29), na cidade de Patos, Sertão da Paraíba.

José Roberto Aranha Gomes foi diagnosticado com a doença e devido ao agravamento dos sintomas precisou ser internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Patos, mas o quadro de saúde piorou e ele acabou falecendo.

De acordo com informações, o empresário havia optado por não tomar a vacina contra a Covid-19 e tinha se medicado com o chamado “kit covid”, que não tem eficácia comprovada contra a doença. José Roberto era proprietário de uma ótica na cidade de Patos.