Notícias

PGR vai denunciar Joesley em 1ª denúncia de Temer se o empresário perder imunidade

Por André Luis
Joesley Batista, do JBS (Daniela Toviansky/EXAME.com/Revista EXAME)

Do blog da Andréia Sadi/G1

A Procuradoria-Geral da República vai denunciar Joesley Batista por corrupção ativa na primeira denúncia contra o presidente Michel Temer, se a perda da imunidade do empresário da JBS for confirmada.

Como Joesley não podia ser processado, ele ficou fora da denúncia por corrupção passiva contra Temer. Sem o benefício, o empresário será denunciado no que os advogados chamam de pólo passivo da ação.

A gravação de Joesley com Temer não fez parte de ação controlada, foi antes do acordo de delação – o que, sem imunidade, configura crime.

O aditamento à primeira denúncia de Temer não terá impacto na votação já realizada pela Câmara, que rejeitou o prosseguimento da denúncia antes do fim do mandato de Temer. A Constituição obriga apenas que a Câmara seja ouvida sobre o presidente.

Há dois caminhos para a PGR: a denúncia aditada fica parada junto com Temer ou, mais provável, a PGR adita a denúncia e pede a sua cisão. A parte do Temer fica parada e a de Joesley caminha.

Também a denúncia contra Rocha Loures será aditada para a inclusão de Ricardo Saud, pelos mesmos motivos. A parte em que ele propõe propina em troca de favores no Cade não foi ação controlada, foi feita antes da delação. Já nesse caso, houve a cisão. A denúncia de Rocha Loures já corre desmembrada.

Outras Notícias

Multidão se despediu de Socorro Martins

Uma multidão lotou o Cine Teatro São José, em Afogados da Ingazeira, para dar o último adeus a Socorro Martins, esposa do Secretário de Cultura e Esportes, Augusto Martins. Socorro foi secretária de Assistência Social e, atualmente, coordenava o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no município. O corpo de Socorro chegou ao cinema […]

Uma multidão lotou o Cine Teatro São José, em Afogados da Ingazeira, para dar o último adeus a Socorro Martins, esposa do Secretário de Cultura e Esportes, Augusto Martins.

Socorro foi secretária de Assistência Social e, atualmente, coordenava o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no município.

O corpo de Socorro chegou ao cinema por volta da 1h30 da madrugada, após ser liberado pelo IML de Caruaru.

A celebração das exequias foi realizada às 8h da manhã desta terça-feira e, em seguida, a multidão seguiu em cortejo até o Cemitério Parque da Saudade, onde ela foi sepultada.

Augusto,  os filhos Olga e Luiz Augusto,  o cunhado Magno Martins e a concunhada Nayla Valença,  além dos demais familiares e uma multidão seguiram o cortejo fúnebre em uma manhã de tempo cinzento na cidade.

Adriano Roberto ganha título de cidadão triunfense

A Câmara Municipal de Triunfo, no Sertão, a 355 km do Recife, aprovou em sessão realizada na manhã de hoje, o título de cidadão triunfense para o jornalista Adriano Roberto. O autor da proposição foi o presidente da Casa, Anselmo Martins (PR), que justificou seu pedido alegando o grande carinho que o radialista tem pela […]

Adriano, quando esteve com Magno Martins no Debate das Dez
Adriano (esquerda), quando esteve com Magno Martins no Debate das Dez

A Câmara Municipal de Triunfo, no Sertão, a 355 km do Recife, aprovou em sessão realizada na manhã de hoje, o título de cidadão triunfense para o jornalista Adriano Roberto. O autor da proposição foi o presidente da Casa, Anselmo Martins (PR), que justificou seu pedido alegando o grande carinho que o radialista tem pela cidade, prestando relevantes serviços a Triunfo por intermédio da divulgação positiva da cidade em vários meios de comunicação no Estado. A informação é do Portal Triunfo Hoje.

Ao votar, o vereador Djaci Marques, líder da oposição, destacou que conhece Adriano há muito tempo e que é notória a história de amor do mesmo com Triunfo, sendo ele intitulado por Martins como “o amante de Triunfo” e um dos seus maiores divulgadores da atualidade.

Adriano Roberto é radialista e jornalista pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação, detém extensa experiência nas principais emissoras de rádio e televisão do país. Natural de São Paulo, mudou-se para Olinda em 1972, chegando a Pernambuco com 11 anos e já se familiarizando com o estilo de vida na região.

Na vida profissional, Adriano Roberto é especialmente conhecido pelas coberturas ao vivo, destacando-se nos eventos e vestibulares pela extinta Rádio Cidade, na década de 80, mas como sempre teve veia jornalística, se tornou repórter correspondente do Sistema Globo de Rádio e CBN aqui em Pernambuco na década de 90.

Hoje, está engajado no projeto da Rede Nordeste e Blog do Magno com o jornalista Magno Martins, do qual se tornou parceiro há mais de 10 anos. Atualmente acumula a função de assessor parlamentar e marqueteiro político, coordenando campanhas eleitorais em todo estado.

‘Hoje é dia de dizermos em alto e bom som: ainda estamos aqui’, diz Lula em evento que marca o 8 de janeiro

Presidente também afirmou que se considera um ‘amante da democracia’, pois entende que muitas vezes maridos amam mais as amantes do que as próprias companheiras. Por Guilherme Mazui, Kevin Lima, g1 — Brasília O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parafraseou o título do filme de Walter Salles “Ainda estou aqui” em seu discurso […]

Presidente também afirmou que se considera um ‘amante da democracia’, pois entende que muitas vezes maridos amam mais as amantes do que as próprias companheiras.

Por Guilherme Mazui, Kevin Lima, g1 — Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parafraseou o título do filme de Walter Salles “Ainda estou aqui” em seu discurso em defesa da democracia, durante a programação que marcou dois anos dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

“Hoje é dia de dizermos em alto e bom som: ainda estamos aqui. Estamos aqui para dizer que estamos vivos e que a democracia está viva, ao contrário do que planejavam os golpistas de 8 de janeiro de 2023”, afirmou.

“Estamos aqui porque é preciso lembrar, para que ninguém esqueça, para que nunca mais aconteça”, prosseguiu o presidente.

Lula reafirmou que os responsáveis pelos atos de 8 de janeiro de 2023 serão punidos, inclusive os suspeitos de um plano para matar o petista, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

“Sempre seremos implacáveis contra quaisquer tentativas de golpe. Os responsáveis pelo 8 de janeiro estão sendo investigados e punidos. Ninguém foi ou será preso injustamente. Todos pagarão pelos crimes que cometeram, inclusive os que planejaram o assassinato do presidente, do vice-presidente da República e do presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Terão amplo direito de defesa e terão direito à presunção de inocência”, disse Lula.

O presidente também frisou que se considera um “amante da democracia”, pois entende que muitas vezes maridos amam mais as amantes do que as próprias companheiras.

“Não sou nem marido, eu sou um amante da democracia. Porque a maioria das vezes os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres. Eu sou um amante da democracia”, disse.

Lula citou as obras de arte vandalizadas, que foram reintegradas ao acervo do governo após restauro, e lembrou que ditaduras costumam atacar a arte e a cultura.

“A arte e a cultura, que as ditaduras odeiam, a história e a memória que sempre tentaram apagar. Estamos aqui porque é preciso lembrar para que nunca mais aconteça. Se hoje estamos aqui, é porque a democracia venceu. Hoje, estamos aqui para garantir que ninguém seja morto por causa da causa que defenda, estamos aqui em nome de todas as Marias, Clarices e Eunices. Democracia para poucos não é democracia plena. Por isso, democracia é sempre uma obra em construção”.

Lula também afirmou que trabalha para que pessoas não sejam mortas por questões políticas, a exemplo do que ocorreu no passado do país.

“Estamos aqui para garantir que ninguém seja morto ou desaparecido e razão da causa que defende”, declarou.

A solenidade, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, ocorreu após a reintegração ao acervo da Presidência da República de obras de arte que foram vandalizadas há dois anos. As peças passaram por um processo de restauro. Ao todo, foram entregues 21 obras.

Danilo fez porta a porta na Pitombeira

Na noite desta segunda-feira (9), o candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, Danilo Simões, realizou um porta a porta na Vila Pitombeira. Ele esteve acompanhado por candidatos a vereador da Coligação União Pelo Povo. Na passagem pela Vila Pitombeira vieram à tona lembranças da ex-prefeita Giza Simões, mãe de Danilo, segundo nota, por “seu […]

Na noite desta segunda-feira (9), o candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, Danilo Simões, realizou um porta a porta na Vila Pitombeira.

Ele esteve acompanhado por candidatos a vereador da Coligação União Pelo Povo.

Na passagem pela Vila Pitombeira vieram à tona lembranças da ex-prefeita Giza Simões, mãe de Danilo, segundo nota, por “seu legado afetivo e político naquela região”.

Em discurso, Danilo destacou “a importância de um governo que olhe para as pessoas o tempo todo, e não apenas em época de eleição”. Ele criticou a atual administração, “por deixar as ações para a última hora, após um longo período de inatividade”.

“Agora, nos últimos meses antes da eleição, querem resolver tudo ao mesmo tempo. A gente vê claramente que o objetivo é apenas eleitoreiro”, declarou.

“Nós acreditamos no potencial de Afogados da Ingazeira. Eu só quero ser prefeito para servir. Não fiz da política uma profissão. Não sou um profissional da política”, afirmou Danilo.

José Humberto recebe apoios no Moxotó

Ao som da sanfona, do triângulo e da zabumba, o deputado estadual José Humberto foi recebido por apoiadores na manhã desta sexta-feira (14) no município de Betânia, no sertão do Moxotó. Em companhia do ex-prefeito Val Araújo, suplentes de vereador e outras lideranças locais que o apoiam, José Humberto visitou a feira-livre do município. Também […]

Wellington Júnior

Ao som da sanfona, do triângulo e da zabumba, o deputado estadual José Humberto foi recebido por apoiadores na manhã desta sexta-feira (14) no município de Betânia, no sertão do Moxotó.

Em companhia do ex-prefeito Val Araújo, suplentes de vereador e outras lideranças locais que o apoiam, José Humberto visitou a feira-livre do município. Também aproveitou para realizar um bate-papo expondo as suas ideias para a região.

“O sertão do Moxotó tem neste povo forte, obstinado e resistente, a sua maior riqueza. Há um potencial enorme a ser explorado por aqui, no entanto precisamos de políticas públicas que incentivem a interiorização do desenvolvimento. Na Assembleia tenho levantado e defendido esta bandeira, porém o atual governo não tem correspondido. Acredito que com a eleição de Armando para o Governo poderemos fazer muitos mais para contribuir com o desenvolvimento de Betânia e do Moxotó em geral”, destacou José Humberto.

Na reta final da campanha eleitoral o deputado José Humberto tem cumprido uma extensa agenda compromissos. Em pouco mais de um mês ele já percorreu quase 50 municípios do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana, sempre conversando com a população e somando apoios.