Notícias

PGR ajuíza ações contra leis que limitam percentual de mulheres na PM e no Corpo de Bombeiros

Por André Luis

Por André Luis

A Procuradoria-Geral da República (PGR) ajuizou, nesta quarta-feira (11), ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) contra trechos de leis de 14 estados e do Distrito Federal que limitam o percentual máximo de mulheres em cargos nas Polícias Militares (PMs) e nos Corpos de Bombeiros Militares (CBMs).

As leis impugnadas estabelecem limites de 10%, 20% ou 30% para o número de mulheres em cargos de policiais e bombeiros, dependendo do estado ou do DF. A PGR argumenta que essas leis violam os princípios da igualdade, da não discriminação e da isonomia, previstos na Constituição Federal.

Segundo a PGR, as leis limitam o acesso das mulheres a cargos públicos, o que fere o princípio da igualdade. Além disso, as leis também podem levar a discriminação contra as mulheres, pois podem criar a impressão de que elas não são capazes de ocupar cargos nas corporações militares.

A PGR pede que o Supremo Tribunal Federal (STF) declare a inconstitucionalidade dos trechos das leis impugnadas. Com a decisão do STF, as mulheres poderão concorrer a todas as vagas disponíveis nos concursos públicos para as PMs e os CBMs.

A PGR também requereu urgência no julgamento das ADIs, para que as mulheres possam concorrer a todas as vagas disponíveis nos próximos concursos públicos.

O julgamento das ADIs ainda não tem data prevista.

Outras Notícias

Volta às aulas em Serra Talhada acontecerá de forma remota

A Prefeitura de Serra Talhada realizou uma live em suas redes sociais nesta quinta-feira (27) para tratar do protocolo de vacinação para crianças e a volta às aulas. Durante a transmissão foi anunciada a data e a modalidade que será adotada no retorno às aulas em 2022. Segundo a secretária de Educação, Marta Cristina, a […]

A Prefeitura de Serra Talhada realizou uma live em suas redes sociais nesta quinta-feira (27) para tratar do protocolo de vacinação para crianças e a volta às aulas.

Durante a transmissão foi anunciada a data e a modalidade que será adotada no retorno às aulas em 2022. Segundo a secretária de Educação, Marta Cristina, a volta às aulas nas escolas públicas municipais de Serra Talhada acontecerá inicialmente de forma remota.

“A gente tinha um calendário aprovado para voltar dia 07 de fevereiro, presencialmente, mas quando nós planejamos isso e debatemos com o Conselho Municipal de Educação, o cenário não era esse. Nós não tínhamos essa quantidade de casos […] e após uma última reunião decidimos voltar remotamente e assim que o cenário for favorável, com a vacinação das crianças, se Deus quiser, voltaremos com o ensino presencial. Estamos ansiosos por isso”, afirmou a secretária.

Com a alteração no calendário, o início das aulas acontecerá no dia 14 de fevereiro, na modalidade de ensino remoto. Ainda segundo a secretária, a data para o retorno presencial ainda será discutido com o Comitê de Crise e com o Conselho Municipal de Educação, observando os índices dos casos de Covid-19 no município.

Oswaldo Montenegro entrega o que prometeu em show

O público que esperou Oswaldo Montenegro no seu show na Expoagro não se decepcionou. O artista carioca de 68 anos cantou seus maiores sucessos,  incluindo Bandolins e a aguardada A Lista, que fechou o show. Nos bastidores,  muita especulação pelo fato de o artista e seu staff não concederem entrevistas.  Ele também esteve em um […]

O público que esperou Oswaldo Montenegro no seu show na Expoagro não se decepcionou.

O artista carioca de 68 anos cantou seus maiores sucessos,  incluindo Bandolins e a aguardada A Lista, que fechou o show.

Nos bastidores,  muita especulação pelo fato de o artista e seu staff não concederem entrevistas.  Ele também esteve em um palco onde nenhuma atração pisou na noite, com o palco 2 sendo dividido entre os outros nomes da noite.

Quanto à transmissão,  o cantor liberou uma parte da transmissão do seu show.  Cerca de 25 minutos depois, o som foi cortado do YouTube oficial da Prefeitura de Afogados da Ingazeira.  A transmissão passou a gerar imagens das ações da gestão.

Pra quem esteve no palco, se despediu com A Lista. O público fiel ao trabalho do artista, acompanhou atentamente a sua apresentação e não  reclamou.

A noite foi aberta com o Pop Rock de Ney Gomes, que agradou no palco e na transmissão. Depois, Brasas do Forró fizeram um show menor que o programado,  em virtude do horário de Oswaldo.  E Mateus Max fechou com um bom público e sua legião de fãs.

Super trovão assusta população de Afogados da Ingazeira

Trovões e raios não costumam ser destaque por aqui. Mas a queda de um raio seguido de um estrondo ensurdecedor assustou a população de Afogados da Ingazeira agora a noite, por volta das 18h20. De todos os pontos da cidade, pessoas tiveram um grande susto. Ninguém se feriu. Alguns viram o clarão seguindo da onda […]

Trovões e raios não costumam ser destaque por aqui. Mas a queda de um raio seguido de um estrondo ensurdecedor assustou a população de Afogados da Ingazeira agora a noite, por volta das 18h20.

De todos os pontos da cidade, pessoas tiveram um grande susto. Ninguém se feriu. Alguns viram o clarão seguindo da onda de som do impacto no solo.

Um deles, segundo Márcio Araújo, Diretor do Vianão, caiu no estádio. “Ele caiu no para-raio de um dos refletores por traz das cabines. O fogo saiu embaixo, mas não queimou nada. O sistema funcionou”, disse.

Gente ligando pros filhos, meninos chorando, cães assustados, pessoas indo à rua, outros confundindo com uma grande explosão. A cidade parou diante do fenômeno. Raios foram vistos no entorno da área de instabilidade momentos depois. Até em outras cidades e distritos do entorno o raio ou o clarão foi ouvido.

Raio e trovão

A luz, que nós sempre vemos primeiro, é o raio ou o relâmpago – que significam a mesma coisa. O barulho, que vem logo depois, é o trovão. Essa diferença entre o raio ou relâmpago e o (trovão) acontece porque a velocidade da luz é mais rápida que a do som, por isso chega antes até nós, aqui na Terra.

O trovão é apenas o som proveniente do deslocamento de ar da passagem do raio. Como foi muito próximo, isso explica a explosão ensurdecedora e a sensação de ver a onda de som se espalhando cidade adentro. Por isso, mesmo com o susto, agradeça ao ouvir o trovão. Sinal de que o raio não pegou você…

Promotor que coordena MP na região diz não haver base legal para impeachment

O promotor Lúcio Luiz de Almeida neto disse hoje Não há crime de responsabilidade configurado para justificar impedimento da Presidenta Dilma Roussef. “Pode se questionar o governo em vários níveis. Mas não pode porque o governo tem popularidade baixa, equívocos e casos investigados de corrupção que não envolvem diretamente a Presidente, usar o impeachment para […]

Promotor-Lúcio-Luiz-de-Almeida-Neto_

O promotor Lúcio Luiz de Almeida neto disse hoje Não há crime de responsabilidade configurado para justificar impedimento da Presidenta Dilma Roussef.

“Pode se questionar o governo em vários níveis. Mas não pode porque o governo tem popularidade baixa, equívocos e casos investigados de corrupção que não envolvem diretamente a Presidente, usar o impeachment para anular a manifestação democrática da escolha do povo”.

Para ele, é preciso que a sociedade tenha este entendimento em defesa da legalidade e da constituição federal. “O remédio para governo ruim ou que não esteja em sintonia com a avaliação popular deve dado no debate eleitoral próprio”.

Pra quem perdeu: a volta de Cid Moreira e Sérgio Chapelin ao Jornal Nacional

A edição especial do Jornal Nacional da noite da última sexta-feira (24) mexeu com os ânimos da Internet. Ao longo de toda a semana, o telejornal apresentou uma série com as reportagens mais impactantes que marcaram os 50 anos da Rede Globo. Para fechar o especial, Cid Moreira e Sérgio Chapelin foram homenegeados e convidados […]

A edição especial do Jornal Nacional da noite da última sexta-feira (24) mexeu com os ânimos da Internet. Ao longo de toda a semana, o telejornal apresentou uma série com as reportagens mais impactantes que marcaram os 50 anos da Rede Globo.

Para fechar o especial, Cid Moreira e Sérgio Chapelin foram homenegeados e convidados a voltar à bancada, ao lado de William Bonner e Renata Vasconcellos.

Os lendários âncoras do telejornal causaram repercussão e muitos telespectadores usaram o Twitter para comentar o assunto com um toque de nostalgia.

jnespecialglobo50anosrenato-velascoglobodiv

Famosos como Tiago Leifert, Otaviano Costa, e o próprio Bonner twittaram sobre o tema. “Bora rever a última década do jornalismo da Globo. E curtir a homenagem ao Cid Moreira e ao Sérgio Chapelin”, escreveu.

Algumas celebridades usaram do bom humor para opinar sobre o programa. “Emocionante a emoção de Cid e Chapelin. Aliás Chapelin ainda está um gato. (Essa segunda parte foi dispensável)”, brincou o humorista Marcelo Adnet.”O Cid vai dar boa noite. Me sinto com 15 anos de novo!”, comentou a atriz Leandra Leal.