Notícias

PF prende dois homens por tráfico de drogas e homicídios em Serra Talhada

Por Nill Júnior

Cidade também registrou mais um homicídio, indo a 12 no ano

A Polícia Federal, em parceria com a Polícia Militar, prendeu na última terça-feira (23) dois homens envolvidos com tráfico e homicídios no assentamento Virgulino Ferreira, localizado na Zona Rural de Serra Talhada.

Contra eles já existiam vários mandados de prisão em aberto pelos crimes de tráfico de entorpecentes, assalto a mão armada e homicídios.

João Batista da Silva, 42, foi preso em sua residência. Com eles, os agentes encontraram uma pistola calibre 380 com 14 munições intactas, 8 quilos de maconha e 2 quilos de sementes. Também foi encontrado uma roça de maconha a 2 quilômetros de sua residência cerca de 21 mil pés, além de 14 munições calibre 12. Já Daniel Manoel Lopes da Silva, 30, conhecido como “nandin”, tentou fugir quando notou a presença dos agentes, mas a tentativa não deu certo. Com ele foi apreendo um revólver calibre 38, com 20 munições intactas. Ambos possuem antecedentes criminais por tráfico de drogas e homicídios.

João Batista da Silva alegou, durante interrogatório, que a pistola encontrada em sua residência era para sua defesa e pertencia ao seu pai, e negou que o plantio de maconha fosse seu, mesmo estando a poucos quilômetros de sua residência. O acusado também negou participação em homicídios. Já Daniel Manoel Lopes da Silva contou que desconhece o plantio de maconha, e negou a participação em homicídios.

Os presos foram autuados pelo crime de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo de calibre permitido, previsto no artigo 33 § 1º da Lei 11.343/2006 e artigo 12 da Lei 10.826/03. Eles passaram por exame de corpo de delito e foram levados para a Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Salgueiro, onde ficarão à disposição da Justiça Estadual/PE.

Homicídio: o 12º homicídio do ano foi registrado hoje na cidade. Fernando Francisco de Lima, 43 anos, do Bairro Cagep foi encontrado morto próximo à sua casa. Ele teve parte do corpo queimado e pode ter sido vítima também de arma branca.

Outras Notícias

Campus do IFPE em Afogados da Ingazeira lança manual do estudante 2021

O Campus do IFPE em Afogados da Ingazeira lançou a edição 2021 do Manual do Estudante para Aulas Remotas.  O material foi elaborado pela Direção de Ensino e Gestão Pedagógica do Campus, baseado nas diretrizes institucionais e está sendo encaminhado aos/as estudantes novatos/as e veteranos/as.  O documento traz um passo a passo para o acesso […]

O Campus do IFPE em Afogados da Ingazeira lançou a edição 2021 do Manual do Estudante para Aulas Remotas. 

O material foi elaborado pela Direção de Ensino e Gestão Pedagógica do Campus, baseado nas diretrizes institucionais e está sendo encaminhado aos/as estudantes novatos/as e veteranos/as. 

O documento traz um passo a passo para o acesso às salas de aula do Google Classroom e reúne ainda sugestões de ferramentas, aplicativos, programas e sites interativos para a nova realidade de distanciamento social imposta pela pandemia.

Temer ignora apelo de Dilma e une PMDB para impeachment

Numa “guerra fria” em que o rompimento se mostra iminente, a presidente Dilma Rousseff  seu vice,Michel Temer, definiram estratégias distintas para enfrentar o processo de impeachment. No roteiro do vice – que assumirá a Presidência num eventual afastamento de Dilma – o ponto principal é a unificação da bancada do PMDB da Câmara, dividida ao meio […]

temoNuma “guerra fria” em que o rompimento se mostra iminente, a presidente Dilma Rousseff  seu vice,Michel Temer, definiram estratégias distintas para enfrentar o processo de impeachment.

No roteiro do vice – que assumirá a Presidência num eventual afastamento de Dilma – o ponto principal é a unificação da bancada do PMDB da Câmara, dividida ao meio pelos vaivéns sobre a escolha do seu líder.

No campo oposto, o Palácio do Planalto aumenta a pressão sobre os deputados da bancada peemedebista que detêm cargos do governo federal, sobretudo nos Estados. As ameaças lado a lado serão cada vez mais frequentes.

Na conversa que tiveram na noite de quarta-feira, Temer e Dilma afirmaram que buscariam uma convivência “profícua”. No entanto, o vice deixou claro que vai se dedicar ao comando do PMDB.

Segundo aliados do vice, se Dilma buscar fustigá-lo dentro da sigla, Temer vai promover uma convenção do partido para consolidar o rompimento com o governo.

Antes, porém, o vice almeja unificar a bancada do partido em torno do seu nome.

Depois, pretende atrair para sua órbita outros partidos da base do governo, como PSD, PR, PTB e PP. O arremate da tática é forçar a saída dos ministros peemedebistas remanescentes na Esplanada.

Segundo relatou ao Estado um auxiliar do vice-presidente, a estratégia inicial é “consolidar” a força de Temer na Câmara.

“Esse é o primeiro passo, pois temos certeza de que, se houvesse uma convenção nacional do partido agora, a tese do rompimento venceria de lavada”, disse. Hoje, no entanto, o Planalto ainda exerce muita influência na bancada.

“A caneta ainda está com a Dilma”, afirma um deputado peemedebista da ala governista.

O mesmo se reproduz em outros partidos da base aliada. “É por isso que está todo mundo de olho no PMDB. Se de fato o partido se unir e romper em favor do impeachment, os demais partidos da base vão fazer o mesmo”, conta um dirigente do PP que tem participado das conversas com o grupo de Temer.

“Podemos ir até o velório, mas ninguém vai querer ser enterrado com o governo.”

A divulgação da carta a Dilma em que reclama de falta de confiança foi o primeiro passo de Temer em favor do rompimento. Depois, os aliados mais próximos do vice articularam a troca do líder do PMDB na Câmara.

Tachado como “demasiadamente governista”, Leonardo Picciani (RJ) foi trocado por Leonardo Quintão (MG). Agora, Picciani quer dar o troco em Quintão com alterações na bancada.

A decisão foi tomada após apresentação de uma lista à Mesa Diretora da Câmara com o apoio de 35 dos 66 deputados em favor de Quintão. O Palácio do Planalto vai tentar reverter essa decisão.

Alguns deputados, que detêm cargos federais em seus Estados, começaram a ser pressionados a voltar atrás e assinar uma nova lista para Picciani reconquistar a liderança.

“Se fizerem isso, vamos reagir com a convocação da convenção nacional e promover o rompimento definitivo com o governo”, diz o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA). “Não será tolerada nenhuma ação agressiva do Planalto sobre a bancada. Temos capacidade de pensar o que é melhor para o Brasil.”

Após garantir a união dentro do PMDB, o próximo passo do grupo de Temer é pressionar a demissão dos ministros ligados à bancada do PMDB.

Indicados por Picciani, Marcelo Castro (Saúde) e Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) já adiantaram que vão tentar resistir. Castro chegou a dizer que se fosse preciso voltaria ao cargo de deputado para ajudar Picciani voltar à liderança.

Com origem na Câmara, mas garantido no cargo graças a Temer, o ministro Henrique Eduardo Alves (Turismo) tem dito publicamente que vai trabalhar para que não haja rompimento com Dilma. Contudo, a interlocutor próximo, já disse que fica no cargo “só até a hora que o Michel quiser”. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Já teve confusão e empurra empurra em Tabira

A disputa em Tabira já iniciou neste domingo (6) pegando fogo. Uma confusão generalizada foi registrada no início da manhã de hoje, em plena praça pública, a Gonçalo Gomes, entre as militâncias de Flávio Marques (PT) e Nicinha de Dinca (PP). O município tem tradição de acirramento político. O flagrante foi do Blog do Magno. […]

A disputa em Tabira já iniciou neste domingo (6) pegando fogo.

Uma confusão generalizada foi registrada no início da manhã de hoje, em plena praça pública, a Gonçalo Gomes, entre as militâncias de Flávio Marques (PT) e Nicinha de Dinca (PP).

O município tem tradição de acirramento político. O flagrante foi do Blog do Magno.

Em Tabira, a segunda disputa entre Flávio Marques e Nicinha Melo teve episódios lamentáveis dos dois lados. Faltou muito pouco para algo mais grave.

Polícia Civil e MP tiveram que intervir com uma operação para investigar investigar crimes de aliciamento violento de eleitores, compra de votos, corrupção eleitoral e porte ilegal de arma de fogo.

Tudo seria resolvido se, no campo da civilidade política, Nicinha, Dinca, Flávio Marques e entorno liderassem um movimento pela pacificação dos ânimos. Já sabemos, algo impossível.

Resta a quem vencer tentar ao menos o discurso de unificação do povo, também algo aparentemente distante da realidade.

 

Em três anos, a aviação brasileira bate recorde com a inclusão de 30 milhões de passageiros

O setor aéreo brasileiro vive um dos seus melhores momentos da história recente. Em apenas três anos, cerca de 30 milhões de pessoas passaram a integrar a movimentação aérea do país, refletindo a retomada econômica, o fortalecimento das políticas públicas e os investimentos realizados no período. Em 2022, o Brasil encerrou o ano com 97,7 […]

O setor aéreo brasileiro vive um dos seus melhores momentos da história recente. Em apenas três anos, cerca de 30 milhões de pessoas passaram a integrar a movimentação aérea do país, refletindo a retomada econômica, o fortalecimento das políticas públicas e os investimentos realizados no período.

Em 2022, o Brasil encerrou o ano com 97,7 milhões de passageiros transportados. Já em 2023, primeiro ano do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o número saltou para 112,7 milhões, marcando uma recuperação consistente do setor após anos de instabilidade.

O crescimento manteve ritmo acelerado em 2024, quando o país registrou 118,4 milhões de passageiros, e atingiu um novo recorde em 2025, com 129,6 milhões de pessoas utilizando o transporte aéreo. O resultado representa um aumento de 9% em relação a 2024 e consolida um avanço expressivo de mais de 30 milhões de passageiros desde 2022.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os números refletem uma política clara de fortalecimento da aviação civil e de democratização do acesso ao transporte aéreo no Brasil.

“O setor aéreo brasileiro voltou a crescer de forma sólida. Em apenas três anos, conseguimos incluir 30 milhões de novos passageiros, o que mostra que mais brasileiros estão podendo voar, visitar suas famílias, fazer negócios e movimentar a economia”, comemorou Silvio.

O ministro destacou ainda o papel direto do presidente Lula na retomada do setor.

“Esse crescimento não acontece por acaso. Ele é resultado da liderança do presidente Lula, que recolocou o Brasil no rumo do desenvolvimento, fortaleceu o diálogo com as companhias aéreas, estimulou investimentos e trabalhou para reduzir custos e ampliar a conectividade no país”, afirmou.

Segundo Silvio, o avanço do setor aéreo impacta diretamente a geração de empregos, o turismo e o desenvolvimento regional.

“Quando a aviação cresce, o Brasil cresce junto. Estamos falando de mais empregos, mais turismo, mais integração entre regiões e mais oportunidades para a população. O presidente Lula tem sido fundamental para que o setor volte a dar saltos de crescimento e cumpra seu papel estratégico no desenvolvimento nacional”, concluiu o ministro.

Com resultados expressivos e perspectivas positivas, o setor aéreo se consolida como um dos motores da retomada econômica brasileira nos últimos anos.

Deputado Lucas Ramos entrega homenagem da Alepe a Faculdade em Petrolina‏

O deputado estadual Lucas Ramos (PSB-PE) esteve esta sexta-feira (12) no Vale do São Francisco, representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE-PE), para prestar uma singela e justa homenagem aos 40 anos de fundação da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE). A homenagem da ALEPE foi proposta pelo deputado. Modelo sólido entre […]

9O deputado estadual Lucas Ramos (PSB-PE) esteve esta sexta-feira (12) no Vale do São Francisco, representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE-PE), para prestar uma singela e justa homenagem aos 40 anos de fundação da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE).
A homenagem da ALEPE foi proposta pelo deputado. Modelo sólido entre as autarquias municipais de ensino em Pernambuco, a FACAPE se destaca por seu pioneirismo e credibilidade e por ser uma instituição que soube acompanhar a evolução do tempo mantendo-se sempre atual e formando cidadãos de maneira exemplar.
Participaram autoridades do Legislativo e Executivo municipal, estadual e federal, além de coordenadores de curso e professores da FACAPE. Em seu discursos, os participantes enalteceram a importância da instituição para o progresso de Petrolina e do Vale do São Francisco, e defenderam a melhoria da contínua da estrutura educacional na região.
O presidente da FACAPE, Rinaldo Remígio, recebeu com muita gratidão a honra e dedicou aos colegas de trabalho e aos alunos dizendo que trabalha para manter o padrão e melhorar cada vez mais a instituição.
No mesmo evento, a Câmara de Vereadores de Petrolina concedeu à FACAPE a Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan, principal honraria do Legislativo petrolinense, proposta do vereador Elismar Gonçalves (PMDB-PE), pelos 40 anos de relevantes serviços prestados ao município, especialmente na área da educação.