Notícias

Petrolina: Polícia Civil prende em flagrante suspeitos de assassinar menor

Por Nill Júnior

20151015_081154

Numa ação rápida a Polícia Civil em Petrolina, conseguiu prender em flagrante no inicio da noite desta quarta-feira (14), os autores do homicídio contra o menor Wallison Pedro Souza de Sá, de 9 anos, que estava desaparecido desde a última segunda-feira (12).  De acordo com a delegada Francisca Polyana Neri, que presidiu as investigações o suspeito, José Cícero da Silva de 43 anos, morador de rua confessou o homicídio e revelou que estuprou e assassinou o menor com ajuda de um adolescente de 16 anos, que era vizinho da vítima.

20151015_082126Segundo as investigações, o suspeito teria articulado com o adolescente mediante a  promessa de pagar a quantia de R$10, para que ele levasse o menino ao encontro de José Cícero. Para isso o menor convenceu o garoto para acompanha-lo na promessa de que ganharia um presente.  O menor foi estuprado e morto por asfixia e jogado em um canal no bairro Antônio Cassimiro, Zona Norte de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

Os dois suspeitos confessaram o crime e na manhã de hoje (15), foram conduzidos respectivamente o maior para o Presidio Dr. Edvaldo Gomes em Petrolina e o adolescente par ao Centro de Internação Provisória, onde aguardam o julgamento. A delega destaca ainda que os suspeitos serão indiciados  por homicídio triplamente qualificado e estupro de vulnerável.

Outras Notícias

Acessibilidade: tema ganha cada vez mais espaço em debates. Falta crescer nas cidades

As cidades sertanejas, assim como os grandes centos, não podem fugir do tema Acessibilidade. O debate no sentido de fazer que se cumpra a legislação fazendo com que os municípios se adequem à realidade dos portadores de necessidades especiais é urgente. Prova disso foi a participação do Major Marcelino, da PMPE, que proferiu palestra no […]

amupe 2

As cidades sertanejas, assim como os grandes centos, não podem fugir do tema Acessibilidade. O debate no sentido de fazer que se cumpra a legislação fazendo com que os municípios se adequem à realidade dos portadores de necessidades especiais é urgente.

Prova disso foi a participação do Major Marcelino, da PMPE, que proferiu palestra no 2º Congresso da AMUPE, com o tema: “Cidades para as pessoas”. Ele esteve  representando o Lions Clube Arcoverde.

A temática da acessibilidade foi abordada através de imagens que mostram como estão e como devem ser as nossas cidades e a legislação, mostrando as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

amupe 6
Romério Guimarães (São José do Egito), Marcelino Carvalho e Geraldo Júlio (Recife) : voz em defesa da acessibilidade nas cidades pernambucanas

Também foi apresentada a campanha de acessibilidade do Lions Clube coordenada pelo Major em parceria com a prefeitura de Arcoverde que vem transformando a cidade exemplo em acessibilidade.

Marcelino Carvalho encontra-se paraplégico em virtude de um acidente automobilístico em serviço ocorrido em 2007. Não se intimidou e transformou seu drama em uma bandeira na defesa dos portadores de necessidades especiais.

532139bae2f264d3bfeedc90084ae94d
Joana Darck (Secretária de Assistência Social), Lobsan Góis, Lindomarques Silva e Ailton: luta por melhores condições, contra o desordenamento urbano e preconceito

O movimento pela acessibilidade só vem crescendo. Afogados da Ingazeira, por exemplo, já conta com uma Associação de Deficientes que promete pressionar as autoridades e opinião pública para cumprimento à legislação e mais tolerância.

“Vi um carro na vaga de deficiente e não consegui estacionar. Fui reclamar e ainda ouvi desaforo e preconceito do motorista. Há muito preconceito e desrespeito”, admite Josimarques Silva, integrante da Associação.

Governo volta atrás na decisão sobre fim das aulas na autoescola

O governo federal anunciou mudanças no projeto “CNH para Todos”, que tem como objetivo reduzir o custo da primeira habilitação. A nova proposta estabelece a obrigatoriedade de um mínimo de cinco aulas práticas antes de realizar o exame de direção, segundo informações da jornalista Paula Gama, do site UOL. Originalmente, o Ministério dos Transportes pretendia […]

O governo federal anunciou mudanças no projeto “CNH para Todos”, que tem como objetivo reduzir o custo da primeira habilitação.

A nova proposta estabelece a obrigatoriedade de um mínimo de cinco aulas práticas antes de realizar o exame de direção, segundo informações da jornalista Paula Gama, do site UOL.

Originalmente, o Ministério dos Transportes pretendia eliminar a exigência de aulas em autoescolas. Atualmente, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) exige 20 horas práticas e 45 horas teóricas presenciais. De acordo com a reportagem, o governo ainda avalia manter o curso teórico gratuito e online, conforme previsto na proposta inicial.

Além disso, a proposta de criar a figura do instrutor autônomo foi mantida. No entanto, diante da pressão do setor de autoescolas e das críticas ao fim da obrigatoriedade das aulas práticas, o Ministério dos Transportes decidiu estabelecer um mínimo de cinco horas. Com isso, a pasta segue com o objetivo de reduzir o custo da CNH em cerca de 60%.

Na última terça-feira (21), o governo federal informou que a consulta pública sobre o tema bateu recorde, recebendo mais de 32 mil contribuições em aproximadamente 20 dias. A participação continua aberta até 2 de novembro na plataforma “Participa + Brasil”. Após o término da consulta, o projeto deve ser encaminhado para votação no Contran.

Serra sediará feira de produtos odontológicos

Reconhecida como polo médico, a cidade de Serra Talhada, localizada na região do Sertão do Pajeú em Pernambuco, é também lembrada como Terra da Beleza Feminina (devido aos concursos de Miss Pernambuco vencidos pelo município), e é vista ainda como sinônimo de excelência nos atendimentos odontológicos. Para prestigiar esse setor tão importante a cidade sediará […]

Imagem ilustrativa

Reconhecida como polo médico, a cidade de Serra Talhada, localizada na região do Sertão do Pajeú em Pernambuco, é também lembrada como Terra da Beleza Feminina (devido aos concursos de Miss Pernambuco vencidos pelo município), e é vista ainda como sinônimo de excelência nos atendimentos odontológicos. Para prestigiar esse setor tão importante a cidade sediará nos dias 22 e 23 de novembro a primeira feira de negócios de Odontologia, a Dental Expo.

Montado no Hotel São Cristóvão, o evento traz o que há de mais moderno e proporcionará o encontro de profissionais e acadêmicos, estimulando a troca de conhecimentos. Mas engana-se quem pensa que a feira é restrita a profissionais da odontologia, ela é aberta ao público em geral que poderá conhecer o seu universo por meio de empresas renomadas que auxiliam para que o sertanejo tenha o melhor profissional cuidando da saúde bucal.

A abertura oficial será no dia 22 às 16h e terá credenciamento e palestra com o Dr. David Jorge, falando sobre: “Laminados: do planejamento a cimentação”. Logo em seguida o Cirurgião-Dentista e Conselheiro do CRO-PE, Dr. Audison Pereira faz sua palestra abordando o tema: “publicidade e propaganda nas redes sociais, o que pode?”. Ainda no dia 22 a Executive Coach, Marleide Falcão, fecha o circuito de palestras falando acerca da “Odontologia: mercado e negócios”. Para encerrar o primeiro dia do evento haverá visita aos estandes e acesso a feira de negócios odontológicos.

No dia 23 a abertura também será as 16h com palestra do Dr. Vinicíus Florentino, formado no CTBMF (Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial), que ministra palestra sobre: “tratamento dos dentes impactados”. Em seguida o Doutor em Periodontia, Renato Vasconcelos, faz a sua palestra acerca de “Cirurgias periodontais no contexto da odontologia estética”. Depois o Doutor em Implantodontia, John E. L. de Vasconcelos, ministra a palestra “Aplicação clínica do L-Prf em implantodontia”. Após as palestras haverá visitação aos estandes, acesso a feira de negócios, depois encerramento do evento.

CUSTOS

O acesso a Arena do Conhecimento + Feira (apenas para pessoas da área: profissionais e estudantes de odontologia) custa R$ 30,00. Já a entrada apenas para a feira é gratuita.

Saiba mais e se inscreva acessando o site oficial do evento (clique aqui).

SERVIÇO

Feira de Negócios Odontológicos Dental Expo

Local: Hotel São Cristóvão, Av. João Gomes de Lucena, Nº 3478 – São Cristóvão, Serra Talhada

Data: dias 22 e 23 de novembro 2018

Horário: das 16h às 23h

Opinião : Interligação do Rio Tocantins com o São Francisco é possível

Por Gonzaga Patriota* Como morador às margens e, modesto conhecedor do rio São Francisco, tenho percorrido o seu trajeto, de Pirapora até Petrolândia, no lago de Itaparica e, vendo a diminuição do seu volume de água a cada ano que se passava e, considerando estarrecedora e preocupante a situação de um dos rios mais importantes […]

bacia-hidrica-reuniao

Por Gonzaga Patriota*

Como morador às margens e, modesto conhecedor do rio São Francisco, tenho percorrido o seu trajeto, de Pirapora até Petrolândia, no lago de Itaparica e, vendo a diminuição do seu volume de água a cada ano que se passava e, considerando estarrecedora e preocupante a situação de um dos rios mais importantes do Brasil, essencial para milhões de pessoas, em particular, as que residem no interior do nordeste brasileiro e, como parlamentar, não dando mais para assistir á impassível morte desse gigante maltratado, no ano de 1995, apresentei o Projeto de Lei nº 250/95, que foi reapresentado, em 2013, através do Projeto de Lei nº 6.569/2013 e, aprovado por unanimidade na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, para interligar o rio Tocantins a esse rio São Francisco, o “Papa nordestino”, para que ele possa continuar desenvolvendo a região nordeste do Brasil.

No ano de 2004, em audiência com o então Presidente Lula, lhe repassei os dados que apresentarei na audiência pública dessa Comissão de Viação, no próximo dia 20/10, tendo o então presidente designado, imediatamente, o seu vice-presidente, José Alencar, para proceder ao levantamento desse meu projeto.

O competente vice-presidente José Alencar, com sua também competente equipe de trabalho, constataram que a solução para salvar o rio São Francisco e a região nordeste, seria a sua interligação com o rio Tocantins.

Passados 20 anos da apresentação desse meu Projeto de Lei nº 250/95, e dos levantamentos procedidos pela equipe do então vice-presidente José Alencar, nenhuma providência fora tomada pelo governo e, a cada dia, mais água retirada do rio São Francisco, para atender as necessidades da região, inclusive, agora, com o início da implantação de dois grandes canais que saem do rio São Francisco, com custo superior a 10 bilhões de reais, para interligá-lo a outras bacias hidrográficas e, abastecer 12 milhões de pessoas, nos Estados de Pernambuco, incluindo 70 municípios da região agrestina, próximo à capital, bem como, os Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Em face da grave escassez atual de água do rio São Francisco, pondo em risco o colossal, bem como esses investimentos – 10 bilhões de reais –  do governo federal, na transposição do Velho Chico, para atender esses 12 milhões de nordestinos é que apelarei às autoridades do governo, presentes e representadas, na audiência pública da Comissão de Viação, para que possam apoiar esse Projeto de Lei, de minha autoria, considerando as sugestões a seguir, capazes de contribuir para a adequada regularização do nível da barragem de Sobradinho, no Estado da Bahia e, tornar possível atender, também, as crescentes demandas à jusante, principalmente as usinas hidrelétricas.

Como consta do meu Projeto de Lei, além da interligação hidroviária, trata-se, também, da transposição de água do rio Tocantins, com ponto de captação na margem direita, ao sul da cidade de Porto Nacional, no Estado do Tocantins, para o rio São Francisco.

Essa escolha do traçado se prende ao propósito de exigir a menor intervenção possível de obras de engenharia e, consequentemente, reduzindo os custos do projeto.

O trecho mais oneroso dessa transposição está no Estado de Tocantins, pois haverá necessidade de construção de canais e elevatórias, para conduzir a água, até transpor a Serra Geral de Goiás, na divisa do Estado de Tocantins, com a Bahia. Neste ponto, no Distrito de Garganta – BA, a água é despejada na nascente do rio Preto, de onde segue por gravidade até desaguar na barragem de Sobradinho, o maior reservatório artificial do planeta, num percurso de 523 km.

Esse primeiro trecho da integração do rio Tocantins, com o rio São Francisco, visa encontrar a menor distância para os canais e, a topografia mais favorável a ser vencida, até chegar aos contrafortes da Serra Geral de Goiás.

O ponto mais adequado para a captação na confluência do rio Manuel Alves, afluente da margem direita do rio Tocantins, o qual se encontra, em linha reta, a 61 km, à montante e ao sul, da cidade de Porto Nacional – TO.

A escolha desse local se prende ao fato do rio Manuel Alves ter sua nascente no flanco oeste da Serra Geral de Goiás, próximo a nascente do rio Preto, no flanco leste dessa serra. No traçado em linha reta de direção E-W, a distância do ponto de captação, na foz do rio Manuel Alves, até a nascente do rio Preto, é de 208 km.

Este traçado atravessa os cumes das Serras de Belo Horizonte e do Batista, com altitude de 680m, existindo alternativa, possivelmente mais viável, do ponto de vista econômico, que será contornar a cumeeira das serras, seguindo o leito do rio Manuel Alves, cujas altitudes, no trajeto, vão variar de 260m a 450m.

Do oeste ao leste, ou seja, da foz do rio Tocantins, até a divisa TO/BA, o rio Manuel Alves atravessa os seguintes municípios, no Estado de Tocantins: Morro de São João, Apinajé, Natividade, Príncipe e Dianópolis.

Do ponto de captação até o encontro com as águas da barragem de Sobradinho, o percurso total será de 733 quilômetros, assim distribuídos: 210 km do rio Tocantins até o distrito de Garganta – BA; daí segue no leito do rio Preto, até a confluência com o rio Grande, por 315 km; desse ponto, segue por 86 km, até desembocar no rio São Francisco, na cidade de Barra – BA; desse ponto até a barragem de Sobradinho, percorre-se 122 km.

Como referenciado anteriormente, apenas no primeiro trecho, correspondendo a 28,6% do percurso total, haverá necessidade de obras de engenharia, para a adução e elevação da água, a 600m de altura, de modo a transpor a Serra Geral de Goiás, na divisa Tocantins/Bahia. Daí em diante, a água escoa por gravidade ao longo de 523 km, 71,4% da trajetória, atravessando a Chapada Ocidental da Bahia, geologicamente formada pelos arenitos do Grupo Urucuia, até seu destino final, na barragem de Sobradinho.

A precipitação média anual na bacia do rio Tocantins é de 1.600mm, estendendo-se os meses chuvosos de novembro a maio e os meses secos de junho a setembro, enquanto isso, a região semiárida do rio São Francisco tem índices pluviométricos inferiores a 600mm anuais. A vazão média do rio Tocantins é de 13.600m3/s e a do rio São Francisco 2.846m3/s, esse, hoje, com menos de 800m3/s.

Admitindo-se uma retirada de 50m3/s, o impacto sobre a vazão média do Rio Tocantins é de 0,37%, mas representaria um acréscimo de 1,76% na vazão média do rio São Francisco, dados obtidos de um trabalho elaborado cuidadosamente pelo geólogo João Moraes, que muito tem nos ajudado neste trabalho de interligação do rio Tocantins ao rio São Francisco.

* GONZAGA PATRIOTA é Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista, pós graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutor em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina. É Deputado desde 1982.

Conheça aeronave que fará rota Recife-Serra Talhada pela Azul

Cessna Grand Caravan 208 terá nove lugares e fará voos diários O anúncio de voos diários da Azul na rota Recife-Serra Talhada trouxe uma novidade: a mudança de aeronave responsável pelo trecho. A previsão inicial era de operações três vezes por semana com o modelo ATR 72-600, tido como o avião do gênero mais moderno […]

Cessna Grand Caravan 208 terá nove lugares e fará voos diários

O anúncio de voos diários da Azul na rota Recife-Serra Talhada trouxe uma novidade: a mudança de aeronave responsável pelo trecho.

A previsão inicial era de operações três vezes por semana com o modelo ATR 72-600, tido como o avião do gênero mais moderno do mundo, com até 74 lugares.

Para que esse modelo de aeronave cruzasse os céus entre Recife e Serra Talhada, seriam necessários mais investimentos por questões de segurança, ligados a área de escape e outras intervenções.

Com a aquisição da empresa Two Flex pela Azul, entra em cena o avião Cessna Grand Caravan 208. Segundo o fabricante, esse avião pode ter até 14 passageiros. Os vendidos à Azul tem nove lugares. Atinge até 359 km/h, 152 km/h a menos que o ATR 72-600. A fabricação é americana.

A tripulação tem piloto e co-piloto. As aeronaves adquiridas pela Azul juntoà Two Flex já receberam a marca da empresa, conforme imagens a que o blog teve acesso. Especialista ouvido pelo blog afirma que, apesar de menor, é uma aeronave moderna e segura.