Notícias

‘Perto da gravação de Jucá, a minha é uma Disney’, diz Delcídio

Por Nill Júnior

delcO último ato que levou à cassação do ex-senador Delcídio Amaral veio de Romero Jucá, o ministro do Planejamento que foi oficialmente exonerado nesta terça-feira (24). Acusado de tentar obstruir as investigações da Lava Jato, Delcídio teve sua cassação acelerada após uma cartada de Jucá, que apresentou um requerimento de urgência para a realização da votação. Agora, é o ministro quem foi flagrado em uma gravação tentando travar as mesmas investigações.

“Depois da gravação do Mercadante, Lula e Dilma e essa agora do Jucá, com todo respeito, a minha conversa é uma Disney, uma grande brincadeira”, afirmou Delcídio, em referência aos recentes grampos que tornaram públicas supostas tentativas de impedir o funcionamento da Justiça.

O então ministro Mercadante foi flagrado, em março deste ano, pelo próprio assessor de Delcídio, enquanto supostamente oferecia vantagens para comprar o silêncio do senador. Dilma e Lula foram grampeados em diálogo rápido que sugere que a nomeação do ex-presidente à Casa Civil era uma manobra.

Jucá sugere para Sérgio Machado uma mudança no governo para “estancar” a Lava Jato. Já Delcídio foi pego tramando um plano de fuga para o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró.

As comparações foram muitas. Em protesto, durante a vinda de Temer e Jucá ao Senado na tarde de segunda-feira (23), deputados petistas e servidores do Congresso trouxeram placas com os dizeres “Jucá = Delcídio: Prisão e Conselho de Ética Já!”.

Para o ex-senador, a ação de Jucá foi muito mais explícita e comprometedora. “Ele fala de tudo, e por muito menos eu fui pro saco. Ele cogita uma mudança de governo para se fazer um pacto contra a Lava Jato. É absurdo!”.

Delcídio cobrou que seja feito o pedido de cassação de Jucá, que reassume seu cargo no Senado, mas que seja dado a ele o direito de defesa que, segundo Delcídio, ele próprio não teve.

O ex-líder do governo Dilma no Senado também analisa que o diálogo entre Jucá e o ex-presidente da Transpetro demonstra mais do que uma atuação solo, mas uma ação “institucionalizada”.

“O que essas gravações provam é que há uma obstrução de justiça institucionalizada. Uma obstrução de justiça em cima de um pacto que passa pelo afastamento de uma presidente, isso é muito grave!” Para o ex-senador, a gravação de Jucá transmite a ideia de que não havia argumento constitucional para o impeachment de Dilma e que os motivos eram outros.

Outras Notícias

Irlando Parabólicas comemora aprovação de contas pelo TCE

O Tribunal de Contas do Estado (TCE), aprovou, nesta terça-feira (14), as contas do governo do prefeito José Irlando de Souza Lima (Irlando Parabólicas), de Santa Cruz da Baixa Verde. as contas são referentes ao ano de 2022, comprovando mais uma vez a responsabilidade da gestão municipal. O prefeito Irlando Parabólicas comemorou a decisão. “A […]

O Tribunal de Contas do Estado (TCE), aprovou, nesta terça-feira (14), as contas do governo do prefeito José Irlando de Souza Lima (Irlando Parabólicas), de Santa Cruz da Baixa Verde.

as contas são referentes ao ano de 2022, comprovando mais uma vez a responsabilidade da gestão municipal. O prefeito Irlando Parabólicas comemorou a decisão.

“A aprovação das contas é um reflexo do compromisso e lisura da nossa gestão. Ao mesmo tempo em que nós realizamos obras e ações que mudam de verdade a vida da população, sempre tivemos um compromisso inquebrável com a, responsabilidade fiscal”, destaca o prefeito Irlando.

“Agora mais do que nunca tenho a plena convicção de que estamos no caminho certo. Parabenizo e agradeço a toda nossa equipe pelo empenho, zelo e dedicação com o que é público, sem a união de todos não teríamos esse resultado”, concluiu.

Fachin dá 72 horas para Mendonça se manifestar sobre recurso da AGU contra afastamento de Andrei Rodrigues

Governo tenta reverter decisão que afastou Andrei Rodrigues e Leandro Almada; julgamento na Segunda Turma foi interrompido após pedido de vista de Gilmar Mendes. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, deu prazo de 72 horas para que o ministro André Mendonça se manifeste sobre o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) que […]

Governo tenta reverter decisão que afastou Andrei Rodrigues e Leandro Almada; julgamento na Segunda Turma foi interrompido após pedido de vista de Gilmar Mendes.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, deu prazo de 72 horas para que o ministro André Mendonça se manifeste sobre o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) que tenta derrubar o afastamento do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

A medida foi determinada após a AGU recorrer contra a decisão de Mendonça que afastou Andrei e o diretor de Inteligência Policial, Leandro Almada. Segundo o órgão, a decisão interfere em uma competência do presidente da República sobre a direção da Polícia Federal.

No recurso, a AGU sustenta que o afastamento provoca efeito direto sobre a organização e o comando da corporação e restringe, ainda que provisoriamente, a possibilidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidir sobre a permanência ou substituição de quem ocupa o cargo.

Mendonça havia determinado o afastamento preventivo dos dois dirigentes após questionar relatórios produzidos pela inteligência da PF e afirmar ter sido alvo de monitoramento irregular.

Segunda Turma formou maioria, mas julgamento foi suspenso

A Segunda Turma do STF chegou a formar maioria para manter a decisão de Mendonça. Luiz Fux e Nunes Marques acompanharam o relator, formando três votos favoráveis ao afastamento.

O julgamento, porém, foi interrompido depois que Gilmar Mendes pediu vista do processo. Enquanto não houver nova decisão, a liminar que afastou Andrei e Almada continua em vigor. 

No pedido de vista, Gilmar indicou que o caso pode exigir análise do plenário do STF e levantou dúvidas sobre os efeitos da medida no equilíbrio político-eleitoral. 

Cúpula da PF reage

Outro desdobramento ocorreu dentro da própria Polícia Federal. Onze diretores colocaram seus cargos à disposição em apoio a Andrei Rodrigues e Leandro Almada.

Em nota, o grupo contestou acusações contra os dois dirigentes e defendeu a atuação da corporação. Com o afastamento de Andrei, o delegado William Marcel Murad assumiu interinamente o comando da PF. 

O episódio amplia a crise entre setores da Polícia Federal e integrantes do Supremo, que já vinha se intensificando em meio às investigações relacionadas ao caso Master.

Agora, além da manifestação de Mendonça, caberá a Fachin decidir como seguirá a análise do recurso apresentado pela AGU.

Fonte: Diario de Pernambuco
Foto: Carlos Alves Moura

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

Brejinho antecipa salários e injeta R$ 1,2 milhão na economia durante Festa de Janeiro

A Prefeitura de Brejinho realizou nesta quinta-feira, dia 22, o pagamento antecipado dos salários dos servidores municipais, referentes ao mês de janeiro. A medida acontece em meio às festividades da tradicional Festa de Janeiro, que será realizada hoje (22) e amanhã (23), fortalecendo ainda mais a economia local. Com o pagamento da folha salarial, a […]

A Prefeitura de Brejinho realizou nesta quinta-feira, dia 22, o pagamento antecipado dos salários dos servidores municipais, referentes ao mês de janeiro. A medida acontece em meio às festividades da tradicional Festa de Janeiro, que será realizada hoje (22) e amanhã (23), fortalecendo ainda mais a economia local.

Com o pagamento da folha salarial, a gestão municipal injetou aproximadamente R$ 1,2 milhão na economia do município, beneficiando diretamente o comércio, os prestadores de serviços e toda a população que participa do evento festivo.

O prefeito Gilson Bento destacou que a antecipação dos salários foi resultado de um esforço da administração municipal, com o objetivo de valorizar os servidores e garantir que todos possam aproveitar o período festivo com mais tranquilidade.

“Nossa gestão fez um grande esforço para que os funcionários recebessem seus salários durante a festa. Isso melhora muito a economia do município. Nossa responsabilidade com os funcionários da gestão é fundamental, pois sabemos dos compromissos que cada um tem”, afirmou o prefeito.

STF abre fase de conclusões finais em ação penal sobre tentativa de golpe de Estado contra Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta sexta-feira (25), a intimação das partes para a apresentação das discussões finais na Ação Penal (AP) 2.668, que apura a atuação do Núcleo 1 na suposta tentativa de golpe de Estado. Trata-se da última etapa da tramitação do processo, antes do seu julgamento. […]

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta sexta-feira (25), a intimação das partes para a apresentação das discussões finais na Ação Penal (AP) 2.668, que apura a atuação do Núcleo 1 na suposta tentativa de golpe de Estado. Trata-se da última etapa da tramitação do processo, antes do seu julgamento. As partes — acusação e defesas — terão 15 dias, sucessivamente, para apresentar suas últimas manifestações sobre o caso.

Em seu despacho, o ministro declarou encerrada uma instrução penal processual, fase em que são produzidas as provas perante o Judiciário. Nesse período, foram ouvidas as testemunhas, interrogados os réus e realizadas todas as diligências solicitadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelas defesas, devidamente autorizadas pelo relator.

O prazo de 15 dias para as discussões finais é contado de forma sucessiva, iniciando-se para a PGR. Após a apresentação das denúncias pela PGR, a defesa do réu tenente-coronel Mauro Cid terá 15 dias para sua manifestação. Como o militar firmou acordo de colaboração premiada, deve se manifestar antes dos demais réus. Por fim, o restante das defesas terá um prazo conjunto de mais 15 dias para apresentar suas alegações.

Os prazos não serão suspensos durante o recesso do Judiciário, de 2 a 31 de julho, já que um dos réus, o general e ex-ministro Walter Braga Netto, está preso.

Núcleo 1

São réus na ação penal o ex-presidente da República Jair Bolsonaro e outras sete pessoas: Alexandre Ramagem (deputado federal e ex-diretor da Abin), Almir Garnier Santos (ex-comandante da Marinha), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça), Augusto Heleno (ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional), Mauro Cid (ex-ajudante de ordens da Presidência), Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa) e Walter Braga Netto (ex-ministro da Defesa) Defesa e da Casa Civil). O grupo é considerado pela PGR como “núcleo crucial” da tentativa de golpe, e a denúncia contra ele foi recebida pela Primeira Turma do STF em março.

Todos foram denunciados por cinco crimes: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e restrições de patrimônio tombado.

O que abre e o que fecha neste dia da Data Magna de Pernambuco

Celebrada dia 6 de março, a Data Magna de Pernambuco este ano coincide com a Quarta-feira de Cinzas, e por ser feriado, altera o funcionamento do comércio, bancos e repartições públicas. A Data Magna homenageia a Revolução Pernambucana de 1817 e visa a homenagear os revolucionários que lutaram contra os desmandos da Coroa portuguesa na […]

Celebrada dia 6 de março, a Data Magna de Pernambuco este ano coincide com a Quarta-feira de Cinzas, e por ser feriado, altera o funcionamento do comércio, bancos e repartições públicas.

A Data Magna homenageia a Revolução Pernambucana de 1817 e visa a homenagear os revolucionários que lutaram contra os desmandos da Coroa portuguesa na Capitania de Pernambuco, no período do Brasil colônia.

Confira o que abre e o que fecha na região:

Bancos: Todas as repartições públicas e privadas terão suas atividades paralisadas em decorrência do feriado de Data Magna. Atendimentos serão retomados amanhã, quinta (7). Comércio: Funcionamento é facultativo.