Notícias

Pernambuco: Dispositivo legal pode viabilizar conclusão do ramal da Transnordestina 

Por André Luis

O governador Paulo Câmara enviou, nesta segunda-feira (09.08), proposta de emenda à Constituição Estadual que concede ao Estado competência para explorar a infraestrutura e os serviços de transporte ferroviário no território pernambucano. 

A medida é mais uma ação do governo que vai contribuir para viabilizar a conclusão do Ramal Suape, da Ferrovia Transnordestina. 

A instituição de um marco constitucional para o desenvolvimento da malha ferroviária estadual permitirá ampliar a competitividade logística de Pernambuco, com um modal mais econômico e sustentável ambientalmente, resultando em maiores oportunidades de emprego e renda para os pernambucanos.

“Temos uma ferrovia já construída, que vai do interior do Piauí até o município de Custódia, no Sertão de Pernambuco. Todos os estudos técnicos mostram que a conclusão da Transnordestina até Suape é a opção mais viável, seja pelo percurso menor, seja pelo custo da obra a ser finalizada. Com o envio dessa emenda constitucional ao Legislativo, estamos deixando claro que todos os esforços necessários para a Transnordestina se tornar uma realidade em Pernambuco estão sendo feitos pelo Governo do Estado”, afirmou Paulo Câmara.

A construção e exploração da Ferrovia Transnordestina é uma concessão do Governo Federal a um grupo investidor privado. A obra, iniciada em 2006, prevê a ligação ferroviária entre municípios do interior do Piauí, produtores de minério de ferro e soja, com os portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. 

Em recente entrevista, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou que apenas o ramal de Pecém seria concluído, apesar de a instalação da ferrovia estar mais adiantada em território pernambucano, e além de o trajeto até Suape ser 92 km mais curto do que o percurso até Pecém.

Outras Notícias

Mulheres repentistas no sindicato dos Bancários

Um festival de mulheres repentistas é uma das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (08). O evento “As Mulheres de Repente” será realizado neste sábado (09), a partir das 21h, na sede do Sindicato dos Bancários de Pernambuco. Estarão presentes: Fabiane Ribeiro & Toinha Brito, Minervina Ferreira & Santinha Mauricio, Mocinha de […]

Mocinha de Passira

Um festival de mulheres repentistas é uma das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (08). O evento “As Mulheres de Repente” será realizado neste sábado (09), a partir das 21h, na sede do Sindicato dos Bancários de Pernambuco.

Estarão presentes: Fabiane Ribeiro & Toinha Brito, Minervina Ferreira & Santinha Mauricio, Mocinha de Passira & Maria Soledade, e Lucinha Saraiva & Luzia dos Anjos.

A coordenação do encontro, que terá apresentação de Mariana Teles, é do também repentista Rogério Meneses. A sede do Sindicato dos Bancários de Pernambuco fica localizada na Avenida Manoel Borba, 564, no Bairro da Boa Vista, Recife.

De saída, Patriota diz que deixa R$ 5 milhões de saldo para Sandrinho começar governo

O Prefeito de Afogados da Ingazeira e Presidente da AMUPE, José Patriota (PSB), fez avaliação positiva do seu ciclo de oito anos de gestão no Debate das Dez, da Rádio Pajeú. O gestor começou citando várias ações no ciclo de oito anos de gestão nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e agricultura. Patriota ainda afirmou […]

O Prefeito de Afogados da Ingazeira e Presidente da AMUPE, José Patriota (PSB), fez avaliação positiva do seu ciclo de oito anos de gestão no Debate das Dez, da Rádio Pajeú.

O gestor começou citando várias ações no ciclo de oito anos de gestão nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e agricultura.

Patriota ainda afirmou que deixará uma gestão saneada para o vice e prefeito eleito, Sandrinho Palmeira, com dinheiro em caixa e possibilidade de já começar a gestão dando sequência, executando ações e programas. Em valores, disse que, considerando recursos próprios e carimbados,  passa a prefeitura com um montante na casa dos R$ 5 milhões.

O prefeito lamentou que não tenha conseguido resolver questões como  a do lixão, saneamento e do disciplinamento do trânsito. Sobre esse último tema, adiantou que será firmado um convênio com o Estado, além de um trabalho de organização para os primeiros passos da organização do trânsito. Ele disse que uma autarquia de trânsito não poderá ser criada agora porque  com a legislação atual em virtude da pandemia, aprovada pelo Congresso e sancionada pela Presidência, não pode realizar concurso a não ser para repor cargos.

O prefeito também falou de futuro. Sobre a AMUPE, admitiu que tem sido pressionado para se colocar como candidato a reeleição. Também que o estatuto permite que le seja candidato mesmo sem mandato por atender alguns critérios. “Muitas associações tem esse perfil porque é muito difícil ser prefeito e ocupar essa função”.

Patriota ainda falou sobre a possibilidade de ser candidato a Estadual em 2022. Afirmou que até chega a pensar no assunto, mas tende a recuar diante da dificuldade de unir a região. Deixou nas entrelinhas que o poder econômico que “loteia” espaços prejudica muito. “Alguns falam com sinceridade dessa possibilidade, mas é muito difícil”, disse, lembrando de gestores ou políticos que já tem compromisso ou que colocam o fator financeiro na frente.

José Patriota disse que vai participar da gestão Sandrinho da forma como ele desejar que participe. “Vou  continuar ajudando Afogados da Ingazeira”, sem deixar claro se, por exemplo, ocupará alguma Secretaria na gestão ou se contribuirá como consultor ou conselheiro.

Patriota defendeu o direito de Sandrinho de escolher seu secretariado e afirmou que assim como ele teve, o eleito deve ter liberdade plena para fazer suas escolhas. “Todos podem opinar, mas a escolha é de Sandrinho”, afirmou, fazendo também uma analogia com o futebol ao dizer que ele põe o time em campo. Ao final, agradeceu emocionado à população, equipe e à família.

Rádio Cultura FM comemora 32 anos

O dia da Independência do Brasil do ano de 1990 teve outro marco histórico além do feriado nacional. Em 7 de setembro daquele ano, a rádio Cultura FM, emissora fundada por Argemiro Pereira Filho e família, entrou no ar às 19:00 horas, tendo como primeira música tocada o clássico “Mordida de Amor”, da banda Yahoo, […]

O dia da Independência do Brasil do ano de 1990 teve outro marco histórico além do feriado nacional. Em 7 de setembro daquele ano, a rádio Cultura FM, emissora fundada por Argemiro Pereira Filho e família, entrou no ar às 19:00 horas, tendo como primeira música tocada o clássico “Mordida de Amor”, da banda Yahoo, pelo locutor Josley Gildo.

A partir daí, foram anos de diversos programas musicais que traziam, em primeira mão, os sucessos de bandas locais, nacionais e internacionais.

Com o passar do tempo, a rádio começou a se transformar também em fonte de informação com credibilidade. Foi aí que programas jornalísticos, como o Sertão Notícias, que está no ar desde 2011, ganharam espaço na grade na emissora. A partir deste programa, a rádio Cultura se consolidou como a emissora que tem o compromisso de trabalhar com a verdade, e com a notícia de qualidade.

Hoje, a Cultura FM chega a 40 cidades em um raio de 100 quilômetros quadrados no sertão de Pernambuco, e completa mais um ano com a inovadora missão de se adequar à era da tecnologia, e leva seus conteúdos não apenas aos ouvintes, mas também aos telespectadores, já que toda a programação é veiculada não apenas em áudio, mas em vídeo.

A rádio também está presente nas mídias sociais, trazendo aproximação e interatividade para a população de Serra Talhada e região. As informações são do Sertão Notícias PE.

Prefeitura de Itapetim inaugura Laboratório Municipal e entrega ampliação do Hospital Maria Silva

Na tarde da última quinta-feira (27) o Governo Municipal de Itapetim, através da Secretaria de Saúde, inaugurou o Laboratório Municipal Dr. Alexandre Machado, localizado no Hospital Maria Silva e vai oferecer de forma gratuita mais de 30 tipos de exames a exemplo de hemograma, tipagem sanguínea, colesterol, glicemia, hemoglobina glicada, triglicerídeos, HIV, hepatite, fezes, urina […]

Na tarde da última quinta-feira (27) o Governo Municipal de Itapetim, através da Secretaria de Saúde, inaugurou o Laboratório Municipal Dr. Alexandre Machado, localizado no Hospital Maria Silva e vai oferecer de forma gratuita mais de 30 tipos de exames a exemplo de hemograma, tipagem sanguínea, colesterol, glicemia, hemoglobina glicada, triglicerídeos, HIV, hepatite, fezes, urina e vários outros. O Laboratório já começa a funcionar no dia 1º de agosto.

Na oportunidade também foi entregue a ampliação do hospital que ganhou um novo consultório médico, sala de oxigênio, uma sala de observação masculina e outra feminina, sala pediátrica, sala de medicamentos, sala para imobilizar pacientes com fraturas, e novos banheiros.

A solenidade contou com a presença do prefeito Adelmo Moura e do deputado federal Felipe Carreras que destinou várias emendas parlamentares para a saúde e asfaltamento de ruas da cidade.

O evento também contou com a participação do vice-prefeito Chico de Laura, da secretária de Saúde Aline Karina, do presidente da Câmara Júnior de Diógenes, dos vereadores Lailton Brito, Romão de Piedade, Silvanio Lucena, Carlos Nunes, Jordânia Siqueira, do vereador licenciado e secretário de Agricultura Júnio Moreira, secretários e diretores municipais, e a população.