Peemedebistas não querem irmãos Duque e Duquinho intrigados em Serra, mas defendem oposição à gestão
Por Nill Júnior
Os peemedebistas serra-talhadenses Carlos Antônio e Israel Silveira (PMDB) defenderam em entrevista ao radialista Waguinho Nascimento a aproximação pessoal entre os irmãos Luciano Duque (PT) e João Duque Filho (PMDB), o Duquinho, que tem tomado posições á oposição do irmão gestor na cidade. Duquinho esteve na recente conversa com Câmara e a oposição, que fortaleceu o bloco na cidade.
“Torcemos que as questões familiares sejam ajustadas. E como nós bem entendemos que esta família sempre esteve unida. Estas indiferenças são pontuais e existe em toda família. Nós defendemos a unidade familiar. A mídia explora muito mais do que nós”, disse Israel, segundo reprodução do STMais.
Mas politicamente, o PMDB de Duquinho já definiu seguir outro caminho.”Somos oposição e defendemos outro caminho”, firmou Carlos Antônio. Ou seja, “irmãos, irmãos, política bem a parte”…
Vereador também falou que cobrar a realização do concurso público será pauta principal da oposição na Câmara. Por André Luis O vereador Edson Henrique (PTB) – de mudança para em breve para o PSDB – Falou ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, que o fato do prefeito Sandrinho Palmeira, o deputado estadual […]
Vereador também falou que cobrar a realização do concurso público será pauta principal da oposição na Câmara.
Por André Luis
O vereador Edson Henrique (PTB) – de mudança para em breve para o PSDB – Falou ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, que o fato do prefeito Sandrinho Palmeira, o deputado estadual eleito, José Patriota, o ex-prefeito, Totonho Valadare e o vice-prefeito, Daniel Valadares terem se divido nos apoios as candidatas que disputaram o segundo turno das eleições deste ano ao Governo de Pernambuco.
A vencedora foi Raquel Lyra (PSDB) apoiada pelo grupo político de Zé Negão e Edson Henrique e também pelo grupo de situação do município.
“Temos duas crias e duas criaturas. Sandrinho, que cria de Patriota, apoiou Raquel, já Patriota apoiou Marília. Daniel, cria de Totonho, apoiou Raquel, Totonho apoiou Marília. Está explicito que houve oportunismo e conveniência e política não se faz por conveniência”, afirmou o vereador.
Edson Henrique destacou ainda que Zé Negão continua sendo o principal nome da oposição em Afogados da Ingazeira. Ele agradeceu a votação confiada a Zé, Miguel Coelho e João Paulo Costa no primeiro turno. Dos três, o único a lograr êxito nas urnas foi João Paulo Costa que foi reeleito.
Sobre os votos de Raquel, o vereador afirmou que não entra na conta nem dele, nem de Zé Negão, nem de Sandrinho e muito menos de Daniel. “Os votos de Raquel foram por conta do estarrecimento da população com o desgoverno do PSB, que está aí”, disse.
“Política não se faz fechando portas”, afirmou Edson Henrique ao ser questionado sobre a possibilidade de Zé Negão formar uma aliança com o prefeito Alessandro Palmeira em 2024. A questão aparece pelo motivo dos dois grupos terem apoiado Raquel em Afogados da Ingazeira.
“Nós podemos até escutar Raquel, mas deixando claro que não abrimos mão de nossas convicções políticas. Temos que ver o que primordial para o crescimento e desenvolvimento de Afogados da Ingazeira”, completou.
Sobre o que esperar do governo Raquel Lyra, o vereador disse ter convicção de que fará um bom governo. Ele citou a gestão da tucana em Caruaru como exemplo de boa gestão. O vereador também listou o Plano de Governo de Raquel Lyra para o estado.
Questionado se chegaram a tratar de alguma pauta específica, com Raquel, para Afogados da Ingazeira, Edson Henrique disse que não houve tempo hábil. “Nos reunimos com ela na pré-campanha. Depois, só tratamos com Armando Monteiro, a vice-governadora eleita, Priscila Krause e o deputado federal Daniel Coelho. Mas as pautas são as mesmas que defendemos para todo o Estado. Educação, saúde, infraestrutura…”
Sobre as pautas da oposição que serão prioridades na Câmara de Vereadores, Edson Henrique citou como principal a cobrança do concurso público.
“Temos muitas pautas a serem cobradas, mas a principal será evitar que o prefeito cometa um estelionato eleitoral deixando de fazer o concurso público. Não podemos deixar que ele use esta pauta durante a campanha para ganhar voto e após chegar ao poder negue esse direito ao povo de Afogados”, destacou Edson Henrique.
Por Júnior Campos, blogueiro Em Serra Talhada, o nome do empresário Faeca Melo (Avante) como pré-candidato a vice na chapa de Márcia Conrado (PT) para a reeleição tem sido o principal assunto nas rodas de conversas da Capital do Xaxado. Após a aliança do AVANTE, liderado por Sebastião Oliveira, com a prefeita Márcia Conrado do PT, […]
Em Serra Talhada, o nome do empresário Faeca Melo (Avante) como pré-candidato a vice na chapa de Márcia Conrado (PT) para a reeleição tem sido o principal assunto nas rodas de conversas da Capital do Xaxado.
Após a aliança do AVANTE, liderado por Sebastião Oliveira, com a prefeita Márcia Conrado do PT, ficou estabelecido que ele indicaria o vice-prefeito. Os postulantes ao cargo, como Doutor Leirson Magalhães, Allan Pereira e Roberta Menezes, seguiram às orientações de Oliveira e colocaram não só os nomes à disposição, como também, o bloco e a ‘cara’ literalmente na rua.
No entanto, como antecipamos, o nome de Faeca foi o escolhido. Durante uma reunião recente na casa de Sebastião Oliveira, descrita como “a noite do terror”, a decisão foi tomada de maneira pouco amigável. Apesar da foto de Doutor Leirson Magalhães no final do encontro com o grupo de governistas, ele foi o primeiro a sair da residência do ex-deputado, externando sua indignação com a decisão de Sebastião.
Apesar do vexame público, Allan, Leirson e Roberta, reforçaram apoio à reeleição de Márcia Conrado, mas não demonstraram o mesmo entusiasmo em relação ao líder do AVANTE, Sebastião Oliveira, nem tão pouco a Faeca pela missão recebida.
A escolha de Faeca, considerada improvável por muitos, não foi celebrada publicamente pela prefeita ou pelos governistas. O único comunicado oficial da prefeita foi uma nota formal e pouco convincente.
Um vídeo do abraço de Márcia Conrado em Allan Pereira vem chamando a atenção – já que ela não fez o mesmo com Faeca – evidenciando sua insatisfação e tristeza com a escolha de Sebastião.
A principal questão é por que Márcia Conrado, conhecida por enfrentar desafios sem baixar a cabeça – expressão usada por ela mesma – aceitou a escolha de Sebastião Oliveira, colocando sua reeleição em risco com a alta e crescente rejeição de Faeca – que embora seja querido por muitos, porém sua aceitação política é controversa. A pergunta que fica é: quais foram as estratégias de Sebastião Oliveira e por que a prefeita cedeu a essa decisão?
O deputado estadual João Paulo Costa (Avante) informa em nota que viabilizou R$ 80 mil em emendas para o município de Itapetim, no Sertão do Pajeú. Os recursos serão utilizados para a perfuração e instalação de poços artesianos. “Conversei com Anderson Lopes e ele me confidenciou que a cidade de Itapetim está necessitada de recursos […]
O deputado estadual João Paulo Costa (Avante) informa em nota que viabilizou R$ 80 mil em emendas para o município de Itapetim, no Sertão do Pajeú.
Os recursos serão utilizados para a perfuração e instalação de poços artesianos. “Conversei com Anderson Lopes e ele me confidenciou que a cidade de Itapetim está necessitada de recursos para atender o trabalhador do campo. Vamos levar esses poços para o município e ajudar a melhorar as condições do plantio, que dão o sustento para essas pessoas”, afirmou o deputado.
Anderson Lopes, que é pré-candidato a prefeito de Itapetim. “O apoio do deputado João Paulo Costa é importante para, além de contribuir com melhorias para o trabalhador rural, ajudar a trazer projetos que façam nossa cidade se desenvolver e gerarmos emprego e renda para nossa população”, declarou Lopes.
A deputada federal Maria Arraes (SD-PE) participou no sábado (22) de evento em apoio à oposição de Tuparetama. Ao lado do deputado estadual Luciano Duque e dos vereadores Danilo Augusto e Plécio Galvão, a parlamentar defendeu uma alternativa ao atual ciclo, da gestão Sávio Torres . “Estamos prontos para 2024. O deputado Duque e eu […]
A deputada federal Maria Arraes (SD-PE) participou no sábado (22) de evento em apoio à oposição de Tuparetama.
Ao lado do deputado estadual Luciano Duque e dos vereadores Danilo Augusto e Plécio Galvão, a parlamentar defendeu uma alternativa ao atual ciclo, da gestão Sávio Torres .
“Estamos prontos para 2024. O deputado Duque e eu já temos uma parceria muito bem-sucedida no Sertão. Vamos trabalhar para garantir oportunidades de trabalho, renda e inclusão a todas e todos os tuparetamenses”, disse Maria Arraes, que colocou o seu mandato à disposição para articular projetos.
“A vinda da deputada e vice-líder do governo Lula Maria Arraes a Tuparetama significa a garantia de dias melhores aos tuparetamenses através das ações que o nosso grupo político irá promover”, corroborou o vereador Danilo.
O vereador Plécio também vê com entusiasmo a presença da deputada Maria Arraes. “Projetamos um novo horizonte para Tuparetama”, afirmou.
A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira aprovou na tarde desta quinta (05) a Lei Orçamentária Anual e a Revisão do PPA. Até aí nenhuma novidade, já que o orçamento do município anualmente é discutido e aprovado no Poder Legislativo. A novidade e o fato histórico estão nas chamadas emendas impositivas, aprovadas pela primeira […]
A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira aprovou na tarde desta quinta (05) a Lei Orçamentária Anual e a Revisão do PPA. Até aí nenhuma novidade, já que o orçamento do município anualmente é discutido e aprovado no Poder Legislativo. A novidade e o fato histórico estão nas chamadas emendas impositivas, aprovadas pela primeira vez na história da Casa Parlamentar.
O Presidente Igor Mariano comemorou o fato e falou da sua expectativa: “é algo novo, estamos tomando pé de como as coisas funcionam, mas é um avanço enorme na parte legal, tenho certeza que ao longo dos anos será um avanço enorme na valorização do Poder Legislativo. É novo também para o Executivo, usaremos do bom senso nos diálogos e esperamos ter nossos pleitos atendidos, sempre entendendo que os municípios enfrentam grave crise financeira e isso pode atrapalhar o andamento normal das execuções das emendas.”, destacou o Presidente.
Veja abaixo como cada vereador destinou sua emenda:
Sargento Argemiro
Agricultura – Perfuração de Poços – R$ 30.384,61
Saúde – Média e Alta Complexidade – R$ 34.900,00
Educação – Fundo Municipal de Educação – R$ 4.540,00
Luiz Bizorão
Agricultura – Construção de Passagem Molhada – R$ 30.384,61
Saúde – Manutenção das Atividades do CEO – R$ 34.900,00
Educação – Aquisição de Ar Condicionado para Biblioteca Municipal – R$ 4.540,00
Rubinho do São João
Agricultura – Escavação de novos barreiros e limpeza dos existentes – 30.384,61
Saúde – Média e Alta Complexidade – R$ 34.900,00
Educação – Fundo Municipal de Educação – R$ 4.540,00
Cancão
Agricultura – Perfuração de Poços – R$ 30.384,61
Saúde – Média e Alta Complexidade – R$ 34.900,00
Educação – Fundo Municipal de Educação – R$ 4.540,00
Igor Mariano, Raimundo Lima, Rivelton Veterinário e Augusto Martins
AEDAI/FASP – Construção do Núcleo de Práticas Jurídicas da FASP – R$ 121.538,44
Saúde – Manutenção das Atividades da Casa de Apoio – R$ 69.800,00
Saúde – Manutenção das Atividades da Saúde da Mulher – R$ 69.800,00
Educação – Reformas e/ou ampliação de Unidades Escolares – R$ 18.160,00
Daniel Valadares
Agricultura – Perfuração de Poços – R$ 30.384,61
Saúde – Aquisição de Tablets para os ACS´s – R$ 34.900,000
Educação – Aquisição de Material de Informática para Escolas Municipais – R$ 4.540,00
Zé Negão
Agricultura – Perfuração de Poços – R$ 30.384,61
Saúde – Reforma de Postos de Saúde – R$ 34.900,00
Educação – Fundo Municipal de Educação – R$ 4.540,00
Cícero Miguel
Agricultura – Perfuração de Poços – R$ 30.384,61
Saúde – Reforma de Postos de Saúde – R$ 34.900,00
Educação – Fundo Municipal de Educação – R$ 4.540,00
Welington JK
Agricultura – Perfuração de Poços – R$ 30.384,61
Saúde – Reforma de Postos de Saúde – R$ 34.900,00
Educação – Aquisição de Material de Informática para Escolas Municipais – R$ 4.540,00
Reinaldo Lima
Agricultura – Perfuração de Poços – R$ 30.384,61
Saúde – Média e Alta Complexidade – R$ 34.900,00
Educação – Fundo Municipal de Educação – R$ 4.540,00
Você precisa fazer login para comentar.