Pedro Pilota reafirma apoio a Raquel Lyra, mas permanece no Republicanos
O cenário político em Pernambuco ganhou contornos confusos nesta quarta-feira (25), após a direção estadual do PSD divulgar à imprensa que o prefeito de Itaíba, Pedro Pilota (Republicanos), estaria se filiando à sigla da governadora Raquel Lyra (PSD).
A nota, enviada pela assessoria do partido, trazia inclusive declarações da própria Raquel e do presidente estadual do PSD, André Teixeira Filho, saudando a suposta adesão de Pilota.
“Receber Pedro Pilota no PSD é uma honra. Ele é uma liderança consolidada no Agreste e sua chegada fortalece ainda mais o projeto que estamos construindo”, dizia a nota do PSD.
A informação, no entanto, não corresponde à realidade, como o próprio prefeito esclareceu horas depois:
“Continuo no Republicanos do ministro Silvio Costa Filho. Não existe possibilidade alguma de deixar o partido”, afirmou Pedro Pilota ao blog Cenário. A declaração não apenas desmentiu a filiação, como expôs a precipitação da cúpula do PSD.
Apesar da confusão, o prefeito confirmou seu apoio político à reeleição de Raquel Lyra em 2026, destacando que a aliança administrativa com o governo estadual tem sido estratégica para Itaíba. Entre as ações em parceria com o Estado estão a Adutora do Agreste, a construção de uma creche, a entrega de novos ônibus escolares e obras de infraestrutura para a bacia leiteira do município.
Pedro Pilota ingressou oficialmente no Republicanos em março de 2024, com filiação abonada pela ex-prefeita Regina da Saúde e pelo próprio ministro Silvio Costa Filho, presidente estadual da legenda e vem promovendo grandes transformações em Itaíba, com uma gestão altamente aprovada pela população.
O episódio evidencia um ambiente de disputa entre legendas pelo apoio de prefeitos em ano pré-eleitoral, ao mesmo tempo em que revela o jogo político de bastidores que já começa a se desenhar em torno do projeto de reeleição da governadora. As informações são da Folha das Cidades.








O candidato a prefeito Danilo Simões (PSD) e seu vice, Edson Henrique (PP), apresentam um plano de governo para Afogados da Ingazeira que integra a preocupação social em várias de suas propostas. O documento prevê a criação e implementação de políticas públicas que busquem o desenvolvimento integral da população, com atenção especial às desigualdades e vulnerabilidades sociais.
Em mensagem divulgada nesta segunda-feira (26), por ocasião dos 76 anos de emancipação política de Tabira, representantes da oposição municipal parabenizaram a cidade e destacaram o compromisso com a população e o futuro do município.















Você precisa fazer login para comentar.