Pediatra Americano faz pesquisa sobre estímulo para leitura em crianças
Por Nill Júnior
Nas próximas segunda, terça e quarta-feira, dias 5, 6 e 7 de agosto, o médico pediatra norte-americano Alan Mendelsohn estará visitando Arcoverde para avaliar a pesquisa que está sendo realizada com famílias atendidas pelo Programa Criança Feliz, bem como com as famílias que estão sendo visitadas pelas equipes do IAB e incentivadas a prática da leitura para as crianças que estão na fase da primeira infância.
Na oportunidade ele visitará Unidades Básicas da Saúde da Família, entre elas a UBSF do bairro Cidade Jardim e também a Creche Dr. Jennecy Ramos, na mesma comunidade. Após as visitas, Alan terá encontro com a secretária de Saúde do município, Andréia Britto, e em seguida, audiência com a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto.
“O médico-pesquisador estará recolhendo dados e impressões das unidades de Arcoverde, bem como do trabalho desenvolvido pelo Programa Criança Feliz, já que como pediatra e estudioso, ele atua no segmento do Desenvolvimento Comportamental Infantil”, ressaltou a secretária municipal de Assistência Social, Patrícia Padilha.
Alan é professor-associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York e no Belleuve Hospital Center. Também é membro do Conselho da Academia Americana de Pediatria Sobre a Primeira Infância. Fundado há 283 anos, o Bellevue é o hospital público mais antigo dos Estados Unidos.
De acordo com a pesquisa de “Doctor Alan” e também da pesquisadora Adriana Weisleder, da mesma instituição, em uma parceria com parceria com o Instituto Alfa & Beto, a rotina de ler para os filhos traz ganhos como 14% de incremento no vocabulário das crianças, 27% de aumento na memória de trabalho, além de crescimento de 25% no índice de crianças sem problemas de comportamento.
Sentença foi anunciada pela juíza Fernanda Moura de Carvalho Após três dias de julgamento, o júri, em sessão presidida pela juíza Fernanda Moura de Carvalho, condenou o réu João Victor Ribeiro de Oliveira a 29 anos, 4 meses e 24 dias de prisão pelo triplo homicídio qualificado e pela tentativa de homicídio dos sobreviventes. Na […]
Sentença foi anunciada pela juíza Fernanda Moura de Carvalho
Após três dias de julgamento, o júri, em sessão presidida pela juíza Fernanda Moura de Carvalho, condenou o réu João Victor Ribeiro de Oliveira a 29 anos, 4 meses e 24 dias de prisão pelo triplo homicídio qualificado e pela tentativa de homicídio dos sobreviventes.
Na sentença lida pela juíza Fernanda Moura de Carvalho foi apontada a culpabilidade extrema do acusado e a comoção do acidente. A reportagem é de Marjourie Corrêa/Folha de Pernambuco.
João Victor respondia por dirigir embriagado e causar o acidente que vitimou fatalmente três pessoas, deixando outras duas feridas em um acidente de carro na Tamarineira, na Zona Norte do Recife, em 2017.
Em via do que foi apresentado, João Victor, que inicia o cumprimento da pena em regime fechado deve voltar para a unidade prisional em que estava.
Dada as devidas circunstâncias, além da pena, o réu teve a suspensão da sua carteira de habilitação e perde o gozo aos direitos políticos enquanto durar a pena.
A promotoria já protocolou um pedido para recorrer em virtude da pena, que alegou ser menor do que a esperada pela acusação. “Em vista do que foi apresentado e com base no cálculo que fizemos, acreditávamos que a pena seria maior que do que 30 anos. Vamos reunir as apelações e apresentar ao tribunal para garantir o pedido”, disse a promotora Eliane Gaia.
Relembre o caso – Em 26 de novembro de 2017, o então universitário João Victor Ribeiro, que tinha 25 anos na época, conduzia, alcoolizado, um Ford Fusion em alta velocidade e avançou o sinal vermelho no cruzamento da Rua Cônego Barata com a Avenida Conselheiro Rosa e Silva, no bairro da Tamarineira, atingindo um Toyota RAV4, onde estavam cinco pessoas.
A batida provocou a morte da funcionária pública Maria Emília Guimarães, de 39 anos; do filho dela, Miguel Neto, de 3 anos; e da babá Roseane Maria de Brito Souza, de 23 anos, que estava grávida.
O marido de Maria Emília, o advogado Miguel Arruda da Motta Silveira Filho, que estava ao volante do Toyota, e a filha Marcela Guimarães, na época com 5 anos, ficaram gravemente feridos, mas sobreviveram.
O promotor Aurenilton Leão, de São José do Egito foi enfático ao afirmar que todos os loteamentos instalados em São José do Egito não tem nada de regulares. “Na entrada da cidade há áreas loteadas de um lado e de outro. Eles divulgam que a área está legalizada. Mas não há nenhuma estrutura ou licenciamento […]
O promotor Aurenilton Leão, de São José do Egito foi enfático ao afirmar que todos os loteamentos instalados em São José do Egito não tem nada de regulares. “Na entrada da cidade há áreas loteadas de um lado e de outro. Eles divulgam que a área está legalizada. Mas não há nenhuma estrutura ou licenciamento como determina a legislação”, questionou.
O relato embasou a orientação de promotores a prefeitos em reunião ontem para que exerçam o poder de fiscalização de loteamentos espalhados pela região. Muitos não obedecem a legislação. Não tem licenciamento ambiental, registro ou infra estrutura mínima como manda a lei.
Sem falar nos que invadem áreas rurais sem que houvesse qualquer autorização de desmembramento ou transformação em trecho urbano.
A Rádio Cultura FM recebeu uma denúncia de pacientes de hemodiálise de Serra Talhada. Eles procuraram a equipe de jornalismo da emissora para relatar que passaram a receber como alimentação durante o tratamento na cidade de Arcoverde apenas um copo de suco e três bolachas de água e sal. O repórter Orlando Santos, do Programa Sertão […]
A Rádio Cultura FM recebeu uma denúncia de pacientes de hemodiálise de Serra Talhada. Eles procuraram a equipe de jornalismo da emissora para relatar que passaram a receber como alimentação durante o tratamento na cidade de Arcoverde apenas um copo de suco e três bolachas de água e sal.
O repórter Orlando Santos, do Programa Sertão Notícias, ouviu três pacientes de Serra Talhada que vão, três vezes por semana, para Arcoverde, para realizar o tratamento. Eles afirmam que saem da cidade as 07h da manhã e retornam apenas às 19h, e durante todo esse período recebem apenas essa pouca alimentação.
Os pacientes ainda cobraram o início do funcionamento do Centro de Hemodiálise de Serra Talhada, que promete amenizar o sofrimento dessas pessoas, evitando viagens cansativas para outras cidades em busca do tratamento necessário para permanecerem vivas.
Barroso põe freio em Queiroga e Bolsonaro Não há perfeição no judiciário. Há ao contrário razão em quem critica posições de Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Marco Aurélio de Melo. Decisões polêmicas não são poucas. Marco Aurélio soltou André do Rap. Gilmar Mendes mandou soltar três vezes Jacob Barata Filho, sem se julgar […]
Não há perfeição no judiciário. Há ao contrário razão em quem critica posições de Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Marco Aurélio de Melo.
Decisões polêmicas não são poucas. Marco Aurélio soltou André do Rap. Gilmar Mendes mandou soltar três vezes Jacob Barata Filho, sem se julgar suspeito pela relação de proximidade.
Agora, o Supremo vem anulando todos os atos de Moro, Deltan e cia na Lava Jato. Até Sérgio Cabral começou a ser beneficiado, em mais uma polêmica. Unanimidade passou longe.
Mas em um governo tão idiotizado, com tantos bobocas de plantão, às vezes é sesse Supremo tão inconsistente que sai a tábua de salvação dos que tem juízo.
Essa semana, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deu mais uma prova de quão inconsequente, submisso a Bolsonaro e desalinhado com a vida é. Abriu mão da cobrança de passaporte vacinal dos vindos do exterior, diante de uma nova variante da Covid-19 e de uma nova onda da pandemia na Europa. Pior, parafraseando o presidente para agradá-lo, disse que é “melhor perder a vida que a liberdade”, de preferência a dos outros, ao falar de medidas de encontro à ciência.
Aí teve que entrar em campo o Supremo. O ministro Luís Roberto Barroso, determinou a obrigatoriedade de comprovante de vacinação para viajantes que chegarem ao país.
Segundo a decisão, estrangeiros sem comprovante vacinal não poderão entrar no Brasil. O ministro argumenta que monitorar a quarentena de milhares de viajantes tornaria a situação fora do controle e traria mais risco à população brasileira.
Em suma, diante de um governo tão desalinhado com a noção e bom senso, o Supremo, mesmo ele tão questionado, virou nossa tábua de salvação. Mesmo quem sabia reage com um “quem diria”…
Apulso
Com a proibição de acesso a espaços públicos no judiciário, estado e alguns municípios, aumentou a procura de negacionistas aos postos de vacinação. Ignorância se combate assim.
A versão de Totonho
O ex-prefeito Totonho Valadares negou à Coluna que tenha deixado de citar Rubinho do São João intencionalmente no evento que lançou a reformulação do Plano Diretor em Afogados.
Entre Aspas
“Citei quatro lideranças na mesa, mas não fiz referência a nenhum vereador. Não tenho nada contra o presidente da Câmara”, garantiu. Rubinho não esconde que está de olho na vice, hoje do filho de Totonho, Daniel, em 2024.
Forra
O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, disse que o executivo vai ter um projeto de combate à pobreza menstrual nas escolas da rede municipal. Esta semana, a oposição explorou a rejeição de um projeto similar barrado pelos governistas. A lei proíbe vereador de gerar despesa.
Luz própria
O Diretor do Múltipla, Ronald Falabela, comentou ao blog que pela primeira vez, a aprovação de Márcia Conrado se descolou da eleição e do “fator Luciano Duque”. Para ele, a aprovação agora é exclusivamente dela.
“Não vi”
A propósito, a Coluna perguntou a Luciano Duque se ele recebeu ou teve acesso a algum número silobre, por exemplo, sua força local para 2022. Duque respondeu com um seco “não”. Os dados estão em posse de Márcia e seu staff.
Ao mestre, com carinho
O Afogados Futebol Clube faz uma bela e justa homenagem ao radialista Anchieta Santos, morto em setembro. Traz na manga da camisa que disputará o Pernambucano 2022 o nome do profissional, que era também comentarista da Rádio Pajeú.
Mais covardes
Existem muitos Pedros Euricos por aí, agressores covardes de mulheres escondidos sob a posição social ou política. O machismo também se manifesta de outras formas. Parte das mulheres só assume protagonismo na política quando o marido é impedido por ser ficha suja, por exemplo.
Lá vem Leonísio
É menino o filho do promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto com Milena Siqueira. O evento de revelação foi noite passada no Kabanna Recepções com muitos amigos reunidos. Vai se chamar Leonísio Neto. Parabéns ao casal. Isso é o que levamos da vida!
Futrica
Qual o poder de interferência no governo da primeira Dama de Arcoverde, Rejane Maciel, ainda é difícil aferir. Mas ir aos comentários de uma live da Câmara para bater boca sobre o papel de Israel Rubis na gestão, diz muito sobre o modus operanti.
Frase da semana:
“Melhor perder a vida do que a liberdade”.
Do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em declaração criticada pelo óbvio.
Tratamos na Coluna do Domingão de hoje, que o Afogados Futebol Clube, sensação da Copa do Brasil, sofreu o pão que o diabo amassou e, primeiro, quase perde o direito de sediar o jogo de volta, mesmo com o regulamento da competição permitindo, fruto da pressão da Ponte Preta, com quem decide a vaga a […]
Tratamos na Coluna do Domingão de hoje, que o Afogados Futebol Clube, sensação da Copa do Brasil, sofreu o pão que o diabo amassou e, primeiro, quase perde o direito de sediar o jogo de volta, mesmo com o regulamento da competição permitindo, fruto da pressão da Ponte Preta, com quem decide a vaga a partir da próxima quinta, com a mão da própria CBF.
Agora, sabe que, para poder sediar a partida dia 19, não poderá colocar um lance sequer de arquibancadas móveis, mesmo com todos os laudos necessários. Essa estrutura que foi usada no Pernambucano contra o Santa Cruz foi proibida para o jogo histórico com o Atlético-MG. Torcedores só subiram na estrutura após Delegado do Jogo, Federação Pernambucana e o Comandante do 23º BPM liberarem sua utilização por questões de segurança.
Mas agora, não tem choro, nem vela, muito menos arquibancada móvel. A CBF já mandou avisar: está proibida qualquer estrutura no Estádio Valdemar Viana de Araújo (Vianão) para o jogo decisivo da terceira fase entre Afogados e Ponte Preta dia 19.
“A CBF tem todo o poder. Ela decide. Se quiser barrar, barra”, disse o Presidente do Afogados FC, João Nogueira. Segundo ele, a CBF informou à Federação Pernambucana de Futebol através do Diretor de Competições Murilo Falcão que só haveria a liberação sem arquibancada móvel. Nogueira disse que as usadas nos dois últimos jogos não estão mais no Estádio.
Não houve sequer margem para negociação. Ou aceitava assim ou o jogo sairia de Afogados. “O que disse foi que queria o jogo aqui”. João não criticou a decisão. Respeitou. Não dá pra peitar CBF e FPF às vésperas de uma decisão.
Com isso, a capacidade que poderia ser de até 5 mil lugares não passará de 2 mil, o que cabe na estrutura já pronta no estádio. Assim como no jogo histórico com o Galo, a partida com a Macaca também atrai atenção de toda região. A correria por ingressos será enorme a partir de sexta, 13, principalmente se o jogo de ida for equilibrado, aumentando as chances de classificação da Coruja.
A decisão da CBF mostra, que assim como em outras dimensões, o preconceito contra o Nordeste, principalmente nas cidades menores é realidade.
Mais que isso, apenas a constatação de que no caso em tela, prevalece o que já assistimos em outras dimensões da vida: o olhar desrespeitoso e preconceituoso ao Sertão, de véspera, dificultando, condicionando, até ameaçando.
Foi assim também no jogo com o Atlético, inclusive a partir do olhar dos próprios torcedores e alguns jornalistas ligados à equipe mineira. Ainda bem que, disse Euclides da Cunha, o sertanejo é um forte. Fosse diferente, uma cidade sertaneja de 40 mil habitantes não teria tamanho atrevimento…
Você precisa fazer login para comentar.