PEC 22 e voto de aplauso a aluno contratado pelo Itaú são destaque em sessão da Câmara
Por Nill Júnior
Foi realizada na manhã desta 3ª feira (28) a 31ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira.
Logo no início dos trabalhos o agente comunitário de saúde Rogério Jesuíno usou a tribuna da Câmara para pedir apoio do Poder Legislativo na luta da categoria na PEC 22 que reajusta os salários dos agentes e incorpora insalubridade.
Segundo ele, o presidente Jair Bolsonaro vetou as conquistas obtidas pela classe e agora a luta é pela manutenção destes direitos. No próximo dia 04 de outubro haverá uma mobilização dos agentes em Afogados para protestar contra a medida tomada pelo chefe da nação.
No grande expediente a vereadora Gal Mariano apresentou requerimento solicitando voto de aplauso para o estudante Mateus de Lima Ramos, do IFPE Campus Afogados da Ingazeira pela aprovação em cargo no banco Itaú.
O presidente Rubinho do São João destacou o esforço da família nascida e criada na comunidade do São João em colocar os filhos para estudar. A próxima reunião foi confirmada pelo Presidente Rubinho do São João para a próxima terça-feira (05) às 09 horas da manhã.
Um ônibus da Progresso que fazia a linha Triunfo-Recife saiu da pista esta manhã na BR 232, entre Cruzeiro do Nordeste, município de Sertânia e Arcoverde. O acidente aconteceu especificamente quatro quilômetros depois do distrito. Ninguém ficou ferido e a empresa providenciou outro ônibus para transportar e dar assistência aos passageiros. Ainda não se sabe […]
Um ônibus da Progresso que fazia a linha Triunfo-Recife saiu da pista esta manhã na BR 232, entre Cruzeiro do Nordeste, município de Sertânia e Arcoverde.
O acidente aconteceu especificamente quatro quilômetros depois do distrito.
Ninguém ficou ferido e a empresa providenciou outro ônibus para transportar e dar assistência aos passageiros. Ainda não se sabe o que causou o acidente.
Chama a atenção o fato de que o carro saiu da pista em uma reta. Assim, difícil avaliar se houve falha mecânica, ou se o motorista desviou para evitar acidente.
Produção afogadense ganhou maior número de prêmios, seguida da serra-talhadense. Curtas de Belém do São Francisco, Cabrobó e São José do Belmonte também concorreram. Ao final, vitória do cinema Afogados da Ingazeira viveu, neste Domingo (19), uma noite de magia e encantamento pela sétima arte. Com um cineteatro São José lotado, com direito a tapete vermelho e tudo, […]
Alexandre Morais ganhou como melhor ator por interpretação em A Moça e a Bailarina. Na foto, ao lado do produtor Marcos Carvalho
Produção afogadense ganhou maior número de prêmios, seguida da serra-talhadense. Curtas de Belém do São Francisco, Cabrobó e São José do Belmonte também concorreram. Ao final, vitória do cinema
Afogados da Ingazeira viveu, neste Domingo (19), uma noite de magia e encantamento pela sétima arte. Com um cineteatro São José lotado, com direito a tapete vermelho e tudo, o público pode conferir o resultado final do Projeto Cinema no Interior, capitaneado pela Monserrat Filmes, com recursos do Governo de Pernambuco, e apoio das Prefeituras de Afogados da Ingazeira, Belém do São Francisco, Cabrobó, São José do Belmonte e Serra Talhada.
Durante os últimos três meses, profissionais de cinema percorreram os municípios promovendo oficinas de roteiro, fotografia, produção em cinema e formação de atores. Como resultado, em cada município, foram produzidos, roteirizados e encenados cinco curtas-metragens pelos próprios moradores de cada uma das cidades escolhidas.
Público fez fila na entrada do cinema
O resultado pode ser conferido ontem à noite, com a exibição dos filmes “A bailarina e a moça” (Afogados), “Zeomi” (Serra Talhada), “O bloco do bacurau” (São José do Belmonte), “Amor de gigantes” (Belém) e “A noiva” (Cabrobó).
“A moça e a bailarina” foi premiado como melhor filme pelo júri especial, formado por Milena Evangelista (produtora cultural), André Dib (jornalista e crítico de cinema) e Alexandre Soares (produtor de cinema). Pelo júri técnico, o melhor filme foi “Zeomi”, de Serra Talhada.
Cena de A Bailarina e a Moça
Outras premiações importantes obtidas pelo filme afogadense foram as de Melhor Ator (Alexandre Morais) e Atriz (Juliana Ramos). Detalhe, os dois foram escolhidos tanto pelo júri técnico quanto pelo júri especial. Alexandre Morais recebeu, inclusive, um convite para um teste no novo filme a ser produzido pelo Cineasta André Dib, devendo contracenar com atores de renome nacional.
“A bailarina e a moça” levará o nome de Afogados da Ingazeira para fora do Brasil, no próximo dia 18 de Junho, quando será exibido em um festival de cinema na França, ao lado dos filmes “Zeomi” e “Amor de gigantes”.
Estiveram presentes na festa do cinema no interior, os Prefeitos de Afogados da Ingazeira, José Patriota, e de Belém do São Francisco, Gustavo Caribé. “Fiquei emocionado em ver na tela o resultado do talento afogadense. Esse projeto mostra que quando se é dada a oportunidade, o nosso povo sertanejo se supera e mostra a força das nossas raízes, da nossa cultura,” avaliou José Patriota.
Prefeitos de Afogados da Ingazeira, José Patriota, e de Belém do São Francisco, Gustavo Caribé
Em Afogados da Ingazeira, as filmagens foram realizadas na comunidade da Pintada e na barragem de Brotas. A Prefeitura vai dialogar com a comissão que cuida do Cinema São José, para avaliar a possibilidade de exibir os “curtas” antes das sessões principais.
O culpado mora ao lado e diz em quem você vai votar Não foi novidade o resultado da votação da maioria da bancada pernambucana em favor de Temer esta semana. O resultado final, de 13 votos contra a investigação e 11 favoráveis com uma abstenção, é o retrato do fisiologismo que contamina parte dos nossos Deputados. […]
O culpado mora ao lado e diz em quem você vai votar
Não foi novidade o resultado da votação da maioria da bancada pernambucana em favor de Temer esta semana. O resultado final, de 13 votos contra a investigação e 11 favoráveis com uma abstenção, é o retrato do fisiologismo que contamina parte dos nossos Deputados. Nesse caso, estranho seria resultado contrário.
O discurso contra o petismo ou o Lulismo, ou porque “o partido mandou”, ou “pela estabilidade”, todas questões que não estavam em jogo na votação – o importante era saber se o presidente havia cometido erros passíveis de investigação do Supremo – foram invocados para encobrir o que na maioria dos casos prevalecera: o toma lá dá cá, o jogo imundo dos porões da política, mais do mesmo na velha barganha cada vez mais explícita.
O problema também reside nos nosso políticos locais. Muitos vão se dizer “decepcionados”, “tristes”, tráidos” com a postura do seu Deputado em Brasília, mas ao fundo sabem como a banda toca. Tem ciência em boa parte que tem muito pouco ou quase nada a cobrar do Digníssimo Representante proporcional. Isso porque as candidaturas e os apoios negociados na região, tem , guardadas as proporções e exceções a parte, o mesmo modus operante do jogo em Brasília.
Determinados candidatos são apoiados pelo agentes locais, não pela plataforma política, pelo chamado conteúdo programático, pelos discurso em sintonia com a prática. Sejamos sinceros: o mesmo toma-lá dá cá de Brasília, o mesmo jogo de quem dá mais, a mesma troca de apoio por vantagens existe por aqui. Em resumo: candidatos são apoiados ou não a partir de sua capacidade de ofertar mais em troca, sustentando o mesmo esquema podre que no discurso todos condenam.
Já foi dito muitas vezes que a moralização da política no futura passa rigorosamente por 2018, a partir da representação que teremos em Brasília. Se o Congresso hoje é conservador, isso é fruto das “más e$colhas” de boa parte dos políticos locais, incluindo prefeitos, vices, vereadores, líderes de oposição e congêneres, repito, salvo exceções. O que o futuro Congresso será, também tem muita relação com a escolha que nossos políticos farão. Reclamar agora é sinismo, cara de pau e gozação com a opinião pública, salvo exceções. Não desculpem a franqueza…
Que falou foi Sebá
Se o prefeito de sua cidade teve em 2016 o apoio de Sebastião Oliveira e sair falando da crise é balela e chororô. A interpretação vem da própria justificativa de Oliveira ao votar contra a investigação do presidente Temer. “Sou um deputado municipalista. Meus prefeitos todos atestam que nunca houve últimos nos 12 anos um momento melhor nos repasses dos recursos federais para Prefeituras”.
Faltou completar a frase
A participação de Sebastião Dias no Congresso da AMUPE para falar sobre tema A Política de Cultura: Um desafio para os Municípios, foi interessante. Dias disse que há dificuldade para conseguir financiamento do governo do estado para a cultura. A segunda observação foi de que as festas populares estão esquecendo a participação dos artistas locais, investindo em artistas de fora. Faltou completar com o “por minha culpa, minha tão grande culpa”…
Pra onde é?
Secretários de Turismo de mais de quarenta cidades do Estado ficaram encantados com o potencial turístico de Afogados da Ingazeira. Estiveram na Catedral, Barragem, trilha e no roteiro foram ao Museu do Rádio, da Rádio Pajeú. Devem ter percebido haver uma carência histórica: faltam placas na cidade que orientem e direcionam o turista. Tá na hora, né?
Saia justa
Entre os políticos que ficaram na saia justa pelo voto de seus Deputados pró Temer, Carlos Evandro que apoiou Marinaldo Rosendo, Sebastião dias e Mário Filho, que apoiaram Ricardo Teobaldo, Luciano Torres, que pediu votos para Fernando Filho, Zé Negão, que defendeu Zeca Cavalcanti, Vitor Oliveira, aliado de Sebastião, dentre outros.
Exagero
A imprensa noticiou a possibilidade de que Luciano Duque venha a ser candidato ao governador pelo PT em 2018. Menos… Luciano é um quadro estratégico do partido, poderia até ser um candidato a vice em uma chapa pão com pão, mas há um abismo entre a possibilidade de encabeçar uma chapa e a realidade da legenda que tem Marília Arraes no plano A e João Paulo no plano BL, “Bem Longe”.
Fotocharge
“Patriota diz se é candidato”
Frase da semana:“A decisão soberana do parlamento não é uma vitória pessoal de quem quer que seja, mas é uma conquista do estado democrático, da força das instituições e da própria Constituição”.
De Michel Temer, comemorando escapar com a bênção e apoio de Adalberto Cavalcanti, Augusto Coutinho, Bruno Araújo, Eduardo da Fonte, Fernando Filho, Fernando Monteiro, Jorge Corte Real, Luciano Bivar, Marinaldo Rosendo, Mendonça Filho, Ricardo Teobaldo, Sebastião Oliveira e Zeca Cavalcanti.
Um incêndio de grandes proporções é registrado nesse momento na área do Riacho do Gado, município de Tabira, próximo ao trevo que dá acesso a Solidão. Segundo o Internauta Repórter Breno Chateubriant, o fogo se alastra sobre uma grande extensão de terra. Fruteiras e coqueiros na área também foram atingidos. Há rumores de fogo intencional, […]
Um incêndio de grandes proporções é registrado nesse momento na área do Riacho do Gado, município de Tabira, próximo ao trevo que dá acesso a Solidão.
Segundo o Internauta Repórter Breno Chateubriant, o fogo se alastra sobre uma grande extensão de terra. Fruteiras e coqueiros na área também foram atingidos.
Há rumores de fogo intencional, mas sem comprovação. Até um vereador com mandato estaria entre os suspeitos. Bombeiros ainda não chegaram ao local.
Ontem a noite um incêndio de importantes proporções também atingiu a área do Aeroporto de Serra Talhada.
Não houve informações sobre danos na estrutura do terminal de passageiros. Segundo relatos, o fogo contornou a pista e segue em direção à beira do rio. O incidente gerou relatos e repercussão nas redes sociais. Não há informações sobre danos ou vítimas.
Em virtude das altas temperaturas e de uma densa vegetação seca comum na área de caatinga, aumentam muito os riscos de incêndios na região, potencializados muitas vezes pela ação do homem.
O Laboratório Maria do Carmo reuniu coordenação e colaboradores para comemorar seus 36 anos de serviços a Afogados da Ingazeira e região. Na oportunidade, a Diretora da unidade, Dra Maria do Carmo, falou da história do Laboratório. Dentre os destaques, as diferenças técnicas da realização de exames há 36 anos, no início de tudo e […]
O Laboratório Maria do Carmo reuniu coordenação e colaboradores para comemorar seus 36 anos de serviços a Afogados da Ingazeira e região. Na oportunidade, a Diretora da unidade, Dra Maria do Carmo, falou da história do Laboratório.
Dentre os destaques, as diferenças técnicas da realização de exames há 36 anos, no início de tudo e agora. “Era tudo manual. Tinha qualidade por conta de nosso empenho. É emocionante comemorar esses 36 anos, trabalhando com cada vez mais dedicação e qualidade”.
Ela destacou as novidades anunciadas por ocasião do aniversario. “Estamos cada vez com equipamentos mais automatizados, com interfaceamento e mais tecnologia, como um novo automatizado para hemograma. Ele mesmo se encarrega de ler e dar o resultado com mais precisão. São quase 30 parâmetros aferidos”. Outra novidade é a aquisição de um novo aparelho de bioquímica, dando suporte ao outro, de ponta, já instalado.
De fato, o Laboratório Maria do Carmo é um dos mais modernos do Estado, sem dever nada a laboratórios de outros grandes centros, graças ao programa de controle de qualidade nos exames. Na equipe, dois biomédicos, dois bioquímicos, técnicos de laboratório e enfermagem com qualificação de ponta e unidades regionais atendendo outras cidades.
“Acompanhei toda essa evolução e dedicação a esse equipamento que a região tem o privilegio de ter na área de medicina diagnostica. Admiro a dedicação e o entusiasmo com que ela e equipe vem fazendo seu trabalho”, diz Joseph Domingos, Diretor do Grupo JM, que engloba além do laboratório, a Farmácia dos municípios, Pharmaplus Distribuidora e o Clinical Center.
Promoção de aniversário: por ocasião da festa, neste mês de setembro, até o dia 29, o laboratório disponibilizou condição única para os quinze exames que fazem parte do check up padrão. “Estamos oferecendo 70%. Foi uma maneira que a gente encontrou de presentear nossos clientes no mês de setembro”, diz a biomédica Layse Lima.
Você precisa fazer login para comentar.